Bem-vindo à nossa seção dedicada à resolução de equações lineares e suas aplicações práticas. As equações lineares são essenciais na matemática e desempenham um papel fundamental em diversas áreas, como física, economia e até na solução de problemas cotidianos. Neste guia, vamos acompanhar você em um aprendizado que inclui tanto a resolução de equações quanto o uso delas para interpretar situações do dia a dia.

Resolver uma equação linear significa encontrar o valor que torna a equação verdadeira. Esse processo requer atenção ao passo a passa da álgebra e, mais do que isso, ajuda a desenvolver o raciocínio lógico. Além disso, você verá como essas equações podem ser usadas para solucionar questões reais em diferentes contextos.

Dominar o conceito de equações lineares é uma habilidade indispensável, seja na matemática ou em desafios da vida prática. Nesta jornada, você encontrará exercícios e exemplos aplicados que mostram como essa ferramenta pode ajudar a compreender e resolver situações que encontramos no nosso cotidiano.

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Vamos

Exercícios práticos

1

Solução

1) Fazemos a multiplicação dos dois lados da equação:

2) Em seguida, fazemos a soma e a subtração dos termos semelhantes nos dois lados:

 

3) Para descobrir X, primeiro somamos 40 nos dois lados e então, simplificamos:

 

4) Para obter X, agora multiplicamos por nos dois lados da equação e simplificamos:

Dessa forma, x = 7 é o resultado dessa equação

2

Solução

1) Fazemos a multiplicação:

2) Somamos e subtraímos os termos semelhantes nos dos lados da equação

 3) Para descobrir X, primeiro subtraímos X e 8, dos dois lados da equação e simplificamos:

4)  Para obter X, multiplicamos por nos dois lados da equação:

Logo, a solução da equação é: x = 1

3

Solução

1) Calculamos o

2) Multiplicamos os dois lados pelo

3) Somamos e subtraímos os termos semelhantes:

4) Para descobrir o x, primeiro resolvemos 4x e depois somamos 4 e vamos obter:

Para obter x, vamos multiplicar por os dois lados da equação:

Assim, a resposta da equação é x = 6

4

Solução

1) Realizamos a multiplicação e simplificamos as frações:

2) Calculamos o dos denominadores:

3)Multiplicamos os dois lados pelo

4) Fazemos a adição e a subtração dos termos semelhantes:

5) Para descobrir X, multiplicamos por os dois lados da equação e obtemos

Desta forma, a solução para essa equação é: 

5

Solução

Multiplicamos ambos os lados da equação por x - 3 e x - 2 e obtemos:

2)  Fazemos a multiplicação:

3) Adicionamos 4x e subtraímos 15 dos dois lados:

Portanto, a resposta para essa equação é x = 7

6

Solução

1) Tiramos os colchetes:

2) Calculamos o dos denominadores:

3) Multiplicamos pelo

4) Somamos e subtraímos os termos semelhantes:

5) Retiramos 30x e 3 dos dois lados:

6) Multiplicamos os dois lados da equação por :

Logo, o resultado da equação é x = 3

7

Solução

1) Resolvemos usando a fórmula para encontrar a raiz quadrada de uma equação de segundo grau:

E as raízes quadradas são:

As raízes da equação são os resultados buscados. Desta forma, x = 1 e x = - 4.

8

Solução

1) Resolvemos empregando a fórmula para encontrar a raiz quadrada de uma equação de segundo grau:

Como nos números reais não existem raízes de números negativos, concluímos que a equação não possui soluções reais.

9

Solução

1) Resolvemos empregando a fórmula para encontrar a raiz quadrada de uma equação de segundo grau:

As raízes são:

Como o resultado das raízes são os mesmos das equações, os resultados são:

e

 

10

Solução

1) Resolvemos usando a fórmula para encontrar a raiz quadrada de uma equação de segundo grau:

As raízes são essas:

Como o resultado das raízes são os mesmos das equações, portanto:

x = - 2 e x = 2

Problemas aplicados

1

Um pai tem 35 anos e seu filho tem 5 anos. Daqui a quantos anos a idade do pai será exatamente três vezes a idade do filho?

Solução

1) A idade atual do pai é 35 anos e a do filho é 5 anos, enquanto X representa os anos que precisam passar para que a condição dada seja satisfeita.

2) Escrevemos a condição dada na forma de uma equação.

35 + x = 3(5 + x)

3) Realizamos a multiplicação.

35 + x = 3(5 + x)

35 + x = 15 + 3x

4) Subtraímos 3x e 35 em ambos os lados da equação.

35 + x - 3x - 35 = 15 + 3x - 3x - 35

-2x = -20

5) Para isolar X, multiplicamos por ambos os lados da equação e simplificamos.

6) Portanto, em 10 anos, a idade do pai será três vezes maior que a do filho.

2

O dobro de um número menos a metade desse mesmo número é igual a 54. Qual é o número?

Solução

1) Como não conhecemos o número solicitado, representamos por X

2) Escrevemos a condição dada na forma de uma equação.

3) Multiplicamos ambos os lados da equação por 2.

4) Resolvemos a equação para encontrar X, multiplicando por .

5) O número procurado é 36.

3

A base de um retângulo é duas vezes maior que sua altura. Sabendo que o perímetro do retângulo é de 30 cm, quais são as dimensões?

Solução

1) Representamos a altura por X e, logo, sua base é 2x.

2) Escrevemos a condição do perímetro na forma de uma equação.

2(x) + 2(2x) = 30

3) Realizamos as multiplicações e somamos os termos semelhantes.

2(x) + 2(2x) = 30

          2x + 4x = 30

6x = 30

4) Multiplicamos por os dois lados da equação:

5) A altura é x  = 5 cm e sua base é 2x = 10 cm

4

Em uma reunião, há o dobro de mulheres em relação ao número de homens e três vezes mais crianças do que o total de homens e mulheres juntos. Quantos homens, mulheres e crianças há, considerando que são 96 pessoas no total?

Solução

1) Vamos representar o número de homens por x, mulheres como 2x (já que há o dobro delas em relação a homens) e o número de crianças como 3(x + 2x).

2) Vamos escrever em forma de equação:

x + 2x + 3(x + 2x) = 96

3) Vamos fazer a multiplicação e somar os termos semelhantes:

x + 2x + 3(x + 2x) = 96

   x + 2x + 3x + 6x = 96

      12 x = 96

4) Multiplicamos por os dois lados da equação

5) Uma vez que descobrimos que  x = 8,  podemos concluir que, na reunião tem 8 homens (x), 16 mulheres (2x) e 72 crianças (3(x + 2x)).

5

Foi consumido de um galão de óleo. Após reabastecer 38 litros, ele ficou preenchido até de sua capacidade. Qual é a capacidade total do galão?

Solução

1) Vamos chamar a capacidade do galão de X, e como consumimos uma parte de sua capacidade, ficará

2) Ao repor 38l, a segunda condição é expressa na forma de uma equação.

3) Multiplicamos ambos os lados da equação pelo MMC (8, 5) = 40

4) Subtraímos 24x e 1520 de ambos os lados da equação.

5) E multiplicamos por nos dois lados:

6) Assim, a capacidade do galão é de 80 litros

6

Em uma fazenda há porcos e perus. No total, há 35 cabeças e 116 pés de animais. Quantos porcos e perus há na fazenda?

Solução

1) Chamamos de X a quantidade de cabeças de porcos, e como no total há 35 cabeças, então 35−x representa o número de cabeças de perus.

2) Escrevemos a equação referente aos pés, onde os porcos têm 4 pés e os perus têm 2.

3) Multiplicamos os valores e somamos os termos semelhantes.

4) Subtraímos 70 de ambos os lados da equação e multiplicamos ambos os lados da equação por

 

 

5) Portanto, 23 porcos e (35−23) = 12 perus.

7

Luís fez uma viagem de carro, durante a qual consumiu 20 litros de gasolina do tanque. O trajeto foi dividido em duas etapas: na primeira, ele consumiu da gasolina que havia no tanque, e na segunda, consumiu metade da gasolina restante. O que se pede: determinar a quantidade de litros de gasolina que havia no tanque e o consumo em cada etapa.

Solução

1) Representamos por X os litros de gasolina que havia no tanque inicialmente.2

2) Descrevemos a condição da primeira etapa:

3) Para encontrar a quantidade de gasolina do tanque, somamos o consumo das duas etapas, que foi de 20l.

4) Resolvemos a equação: multiplicamos ambos os lados por 6 para eliminar os denominadores.

Simplificamos ao multiplicar por e e determinamos o valor de x.

No tanque havia 24 litros de gasolina

Na primeira etapa, foram consumidos , e na segunda etapa, .

8

Em uma livraria, Ana compra um livro com um terço do seu dinheiro e um quadrinho com dois terços do que restava. Ao sair da livraria, ela tinha R$12. Quanto dinheiro Ana tinha inicialmente?

 

Solução

1) Representamos o total de dinheiro de Ana por X

2) Descrevemos a equação do valor gasto com o livro:



3) Descrevemos a equação do valor gasto com o quadrinho


4) Para encontrar o total inicial, somamos os gastos com o livro e o quadrinho ao valor restante de R$12

5) Multiplicamos ambos os lados da equação por 9 para eliminar os denominadores e somamos os termos semelhantes.


6) Subtraímos os valores adequados de ambos os lados da equação. 

7) Multiplicamos por para simplificar e resolver o valor de x.

Assim, Ana tinha R$ 54,00

9

Um caminhão sai de uma cidade com uma velocidade de 40 km/h. Uma hora depois, um carro parte da mesma cidade, na mesma direção e sentido, com uma velocidade de 60 km/h. Determine o tempo necessário para que o carro alcance o caminhão.

Solução

1) Representamos o tempo percorrido pelo caminhão por t. Assim, o tempo percorrido pelo carro será t−1.

2) Ambos os veículos percorrem a mesma distância, logo podemos escrever a equação:

40t=60(t−1)

3) Expandimos a equação:

40t=60t−60

4) Subtraímos 40t de ambos os lados:

0=20t−60

5) Resolvemos para t:

20t=60  ⟹  t=3

6) Assim, o caminhão leva 3 horas para que o carro o alcance. O carro, por sua vez, leva t−1= 2 horas para alcançar o caminhão.

10

As duas cifras de um número são consecutivas. A maior corresponde às dezenas e a menor às unidades. O número é igual a seis vezes a soma de suas cifras. Qual é o número?

Solução

a) Chamamos a unidade de x. Como as cifras são consecutivas, a dezena será:

x+1.

b) Como temos número de duas cifras, por exemplo, 65, pode ser decomposto como:

10⋅(dezena)+(unidade)

c) Nosso número será:

, vamos ter a seguinte equação:

d) Subtraímos 12 e 10 dos dois lados da equação:

e) Multiplicamos por -1 nos dois lados e vamos obter

Assim,

O número buscado é 54.

11

Vamos supor que você está economizando dinheiro para comprar um novo celular que custa R$700. Você tem um trabalho de meio período e ganha R$50 por dia trabalhado. Além disso, recebe uma mesada semanal de R$20 dos seus pais. Porém, gasta R$3 por cada dia que vai trabalhar.

Pede-se: quantos dias por semana precisa trabalhar para comprar o celular em 8 semanas?

Solução

1) Seja x o número de dias trabalhados por semana. Assim, o valor líquido que você ganha por semana é dado por:

50x−3x+20

2) Simplificando:

47x+20

3) Agora, para 8 semanas, o total acumulado será:

8(47x+20)

4) Expandindo:

376x+160

5) Se você precisa de pelo menos $700 para comprar o celular, montamos a seguinte equação:

376x+160≥700

6) Subtraímos 160 de ambos os lados:

376x≥540

7) Dividimos ambos os lados por 376:

Como 1,437 representa 2 dias inteiros trabalhados, arredondamos para cima. Assim, você precisa trabalhar pelo menos 2 dias por semana para alcançar a meta de $700 em 8 semanas.

12

Um estudante trabalha durante o verão para economizar dinheiro para seus gastos escolares. Ele ganha $8 por hora e planeja trabalhar um número desconhecido de horas durante as férias. Seus gastos escolares somam $600. O estudante quer saber quantas horas precisa trabalhar para cobrir os gastos. Além disso, se ele só puder trabalhar 6 horas por dia, quantos dias serão necessários?

Solução

Seja x o número de horas que o estudante deve trabalhar. O dinheiro ganho pode ser calculado assim:

Dinheiro Ganho=(dinheiro por hora)x(horas trabalhadas)

Como ele precisa de R$600, temos:

 

O estudante precisa trabalhar 75 horas para atingir sua meta.

Se ele só pode trabalhar 6 horas por dia, o número de dias necessários é:

 

Como ele precisa completar a jornada, serão necessários 13 dias completos.

13

Uma loja de roupas vende camisetas a um preço fixo de $15 cada uma. Além disso, a loja cobra uma taxa de envio de $5 por cada pedido realizado. Um cliente deseja comprar um número desconhecido de camisetas e está disposto a gastar no máximo $80 no total, incluindo o preço das camisetas e a taxa de envio.

Quantas camisetas o cliente pode comprar sem ultrapassar seu orçamento de $80?

Solução

1) Seja x o número de camisetas que o cliente pode comprar. Então, a equação a ser considerada é:

15x+5≤80

2) Agora, isolamos a variável x:

Ou seja, com um orçamento de R$80, o cliente pode comprar no máximo 5 camisetas.

 

14

Uma empresa de envios oferece dois tipos de tarifas para envio de pacotes. A Tarifa A cobra R$10 de taxa fixa mais R$2 por quilo de peso do pacote. A Tarifa B cobra R$15 de taxa fixa mais R$1,50 por quilo.

Qual deve ser o peso de um pacote para que ambas as tarifas sejam iguais?

Solução

Seja x o peso do pacote em quilos. A condição de igualdade entre as tarifas é:

 

Agora, isolamos o peso:

Para que ambas as tarifas sejam iguais, o pacote deve pesar 10 quilos.

15

Um cliente está comparando dois planos de telefonia celular. O Plano A tem um custo fixo mensal de R$30 mais R$0,10 por minuto de chamadas. O Plano B tem um custo fixo mensal de R$45 mais R$0,05 por minuto.

Quantos minutos o cliente deve usar para que ambos os planos tenham o mesmo custo?

Solução

1) Seja x o número de minutos utilizados. A condição de igualdade entre os custos dos planos é:

3) Agora, vamos isolar o tempo em minutos -

Ambos os planos custarão o mesmo quando o cliente utilizar 300 minutos.

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Ms. Kessia

Produtora de conteúdo apaixonada por conectar culturas por meio das palavras, equilibrando a criação para redes sociais com o desafio de criar para o mundo dois meninos incríveis.