Bem-vindos à nossa seção dedicada à resolução de equações lineares e sua aplicação em uma ampla variedade de problemas. As equações lineares são a base das matemáticas e têm uma ampla gama de aplicações em diversos campos, desde a física até a economia. Neste guia, acompanharemos vocês em uma jornada de aprendizado que abrange tanto a resolução de equações lineares quanto sua aplicação em situações do mundo real.

A resolução de uma equação linear envolve encontrar o valor ou os valores de uma variável desconhecida que tornam a equação verdadeira. É um processo sistemático que exige manipulação algébrica cuidadosa. Além disso, aprenderemos a aplicar equações lineares para resolver problemas práticos em diversas disciplinas.

É fundamental lembrar que o conhecimento e a aplicação das equações lineares são habilidades essenciais em matemática e na resolução de problemas cotidianos. Ao longo deste guia, exploraremos exercícios que nos ajudarão a entender como usar essa ferramenta matemática para analisar e resolver situações que podemos encontrar no nosso dia a dia.

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Vamos

Exercícios de equações

1

Solução

Realizamos as multiplicações em ambos os lados da equação:

Somamos e subtraímos os termos semelhantes nos lados da equação:

Para isolar , primeiro somamos em ambos os lados da equação e simplificamos:

Para obter , agora multiplicamos por em ambos os lados da equação e novamente, simplificamos:

Assim, é a solução da equação.

2

Solução

Realizamos as multiplicações:

Somamos e subtraímos os termos semelhantes nos dois lados da equação

Para isolar , primeiro subtraímos e em ambos os lados da equação e simplificamos

Para obter , agora multiplicamos por em ambos os lados da equação e mais uma vez, simplificamos:

Assim, é a solução da equação.

3

Solução

Realizamos as multiplicações:

Somamos e subtraímos os termos semelhantes dos dois lados da equação

Subtraímos de ambos os lados

Como não é possível, portanto, a equação não tem solução.

4

Solução

Realizamos as multiplicações:

Subtraímos de ambos os lados

Isso não é possível, então, a equação não tem solução.

5

Solução

Realizamos as multiplicações: 

Somamos e subtraímos os termos semelhantes:

Para isolar , subtraímos e somamos em ambos os lados:

Dividimos os dois lados por

Assim, é a solução da equação.

6

 

Solução

Vamos remover os colchetes:

Calculamos o dos denominadores:

Multiplicamos os dois lados da equação pelo :

Somamos e subtraímos os termos semelhantes:

Subtraímos e em ambos os lados da equação:

Multiplicamos ambos os lados da equação por

Assim, é a solução da equação.

7

 

Solução

Resolvemos utilizando a fórmula de Bhaskara para encontrar as raízes da equação do segundo grau:

As raízes são:

As raízes da equação são suas soluções. Assim, as soluções são e .

8

 

Solução

Resolvemos utilizando a fórmula de Bhaskara

Como não existem raízes reais para números negativos, concluímos que a equação não tem soluções reais.

9

 

Solução

Resolvemos utilizando a fórmula de Bhaskara:

As raízes são:

As raízes da equação são suas soluções. Assim, as soluções são: e .

10

 

Solução

Resolvemos utilizando a fórmula de Bhaskara:

As raízes são:

As raízes da equação são suas soluções. Assim, as soluções são: e .

Problemas de aplicação

1

 Um pai tem 35 anos e seu filho tem 5. Em quantos anos a idade do pai será três vezes maior que a idade do filho?

Solução

A idade atual do pai é 35 anos e a do filho é 5 anos, enquanto são os anos que precisam passar para que satisfaça a condição do problema.

Escrevemos a condição dada na forma de uma equação:

Realizamos a multiplicação:

Subtraímos e de ambos os lados da equação

Para isolar , multiplicamos ambos os lados da equação por e simplificamos:

Portanto, daqui a anos, a idade do pai será três vezes maior que a do filho.

2

 Se o dobro de um número for subtraída sua metade, o resultado é 54. Qual é o número?

Solução

Como não conhecemos o número solicitado, representamos por .

Escrevemos a condição fornecida na forma de uma equação

Multiplicamos ambos os lados da equação por dois:

Multiplicamos os dois lados da equação por

O número procurado é .

3

A base de um retângulo é o dobro de sua altura. Quais são suas dimensões se o perímetro mede 30 cm?

Solução

Representamos a altura por , logo, sua base é .

4

Em uma reunião, há o dobro de mulheres do que homens e o triplo de crianças do que de homens e mulheres juntas. Quantos homens, mulheres e crianças há, se a reunião é composta por 96 pessoas?

Solução

Representamos o número de homens por , então o número de mulheres é e o número de crianças é .

Escrevemos a condição dada na forma de uma equação:

Realizamos as multiplicações e somamos os termos semelhantes:

Multiplicamos ambos os lados da equação por:

Sendo assim, o número de homens é , o de mulheres é e o de crianças é .

5

Foram consumidos de um galão de óleo. Repondo , o galão ficou cheio até da sua capacidade. Calcule a capacidade total do galão.

Solução

Vamos chamar de a capacidade do galão e, como foi consumido de sua capacidade, sobrou

Ao repor , escrevemos a segunda condição dada na forma de uma equação

Multiplicamos ambos os lados da equação pelo

Subtraímos e de ambos os lados da equação

Multiplicamos os dois lados da equação por

Portanto, a capacidade total do galão é de  

6

Uma fazenda tem porcos e pavões que somam 35 cabeças e 116 patas. Há, quantos porcos e pavões na fazenda no total?

Solução

Vamos chamar de a quantidade de cabeças de porcos e como no total, há 35 cabeças, então é o número de cabeças de pavões.

Escrevemos a condição das patas, para o qual os porcos têm 4 patas e os pavões 2. Portanto:

Multiplicamos e depois somamos os termos semelhantes:

Subtraímos de ambos os lados da equação

Multiplicamos por de ambos os lados da equação:

Dessa forma, há porcos e pavões.

7

Luís fez uma viagem de carro, na qual foram consumidos de gasolina. O trajeto foi feito em duas etapas: na primeira, consumiu da gasolina que tinha no tanque e na segunda etapa, a metade da gasolina que sobrou.

Pergunta-se: qual a quantidade de litros de gasolina que havia no tanque e os litros consumidos em cada etapa?

Solução

Vamos chamar de a quantidade de litros de gasolina que havia no tanque.

Escrevemos a condição da primeira etapa.

Agora, escrevemos a condição da segunda etapa.

Para encontrar a quantidade de gasolina que havia no tanque, somamos o que foi consumido nas duas etapas, o qual é igual a

Multiplicamos por os dois lados da equação

Agora, vamos multiplicar por de ambos os lados da equação

Assim, o tanque tinha .

Na primeira etapa, foram consumidos , enquanto na segunda etapa foram consumidos

8

Em uma livraria, Ana compra um livro com um terço de seu dinheiro e um quadrinho com as dois terços do que lhe restou. Ao sair da livraria, ela tinha R$ 12. Quanto dinheiro Ana tinha?

Solução

Chamamos de o total de dinheiro de Ana.

Escrevemos a condição do livro.

Agora, escrevemos a condição para o quadrinho.

Para encontrar a quantidade de dinheiro que ela tinha, somamos os gastos do livro e do quadrinho com o dinheiro restante:

Multiplicamos por ambos os lados da equação e somamos os termos semelhantes:

Subtraímos e os dois lados da equação

Multiplicamos por ambos os lados da equação:

Assim, Ana tinha R$

9

Um caminhão parte de uma cidade a uma velocidade de 40 km/h. Uma hora depois, um carro sai da mesma cidade, seguindo na mesma direção e sentido, a uma velocidade de 60 km/h. Determine o tempo necessário para que o carro alcance o caminhão.

Solução


Vamos chamar de o tempo empregado pelo caminhão, logo, o tempo empregado pelo carro é

Como ambos os veículos percorrem a mesma distância, podemos estabelecer a seguinte relação:

Realizamos a multiplicação:

Subtraímos em ambos os lados da equação:

Multiplicamos por nos dois lados da equação:

Assim, para que os veículos se encontrem, o caminhão terá percorrido enquanto o carro levará

10

Os dois algarismos de um número são consecutivos, sendo o maior o das dezenas e o menor o das unidades. O número é igual a seis vezes a soma dos seus algarismos. Qual é o número?

Solução

Chamamos de o algarismo das unidades, logo, sendo consecutivos, o algarismo das dezenas é

Se temos um número de dois dígitos, por exemplo , podemos decompor da seguinte forma:

Nosso número de dois dígitos é , com a condição, vamos obter:

Subtraímos e em ambos os lados da equação:

Multiplicamos por em ambos os lados da equação e obtemos

Portanto, o número procurado é:

11

Suponha que você esteja economizando dinheiro para comprar um novo telefone celular que custa R$700. Você tem um trabalho de meio período e ganha R$50 por dia trabalhado. Além disso, recebe uma mesada semanal de R$20 dos seus pais. Você gasta R$3 por cada dia de trabalho. A pergunta é: quantos dias por semana você precisa trabalhar para conseguir comprar o telefone celular em 8 semanas?

Solução

Seja o número de dias que você trabalha por semana. Então, o montante líquido por semana que ganha é de . Agora, o que gasta é semanalmente em transporte e ganha R$20 semanaisde mesada. Então, por semana tem: 

Portanto, em 8 semanas ganha:

Se, nesse período, precisa de, no mínimo R$700, vamos obter a seguinte equação:

Ou seja, se trabalhar pelo menos 1.7 dias por semana, você pode comprar o celular em 8 semanas.

12

Uma loja de roupas vende camisetas a um preço fixo de R$15 cada uma. Além disso, a loja cobra uma taxa de envio de R$5 por cada pedido realizado. Um cliente quer comprar um número desconhecido de camisetas e está disposto a gastar no máximo R$80 no total, incluindo o preço das camisetas e o frete.

Quantas camisetas ele pode comprar sem exceder seu orçamento de R$80?

Solução

Seja o número de camisetas que o cliente pode comprar. Então, a equação a ser considerada é:

Agora, isolamos a variável:

Ou seja, o cliente com um orçamento de R$80 só pode comprar, no máximo, 5 camisetas.

13

Um estudante trabalha durante o verão para economizar dinheiro para seus gastos escolares. Ele ganha R$8 por hora trabalhada e planeja trabalhar um número desconhecido de horas durante as férias. Além disso, seus gastos escolares somam R$600. O estudante quer saber quantas horas precisa trabalhar para cobrir seus gastos escolares. Quantas horas ele precisa trabalhar? E e ele só puder trabalhar 6 horas por dia, quantos dias deverá trabalhar?

Solução

Seja o número de horas que ele deve trabalhar. Então, o dinheiro a ser feito pode ser calculado da seguinte maneira:

Dinheiro ganho = (dinheiro por hora) * (horas trabalhadas)

Se ele precisa de R$600, então queremos que o dinheiro ganho seja 600 e devemos isolar a variável horas trabalhadas.

Ou seja, ele deve trabalhar 75 horas para atingir seu objetivo. Agora, se ele só pode trabalhar 6 horas diárias, então ele deve trabalhar por:

Como deve completar a jornada, portanto, ele deve trabalhar por 13 dias completos.

14

Uma empresa de envios oferece duas opções de tarifas para o envio de pacotes. A Tarifa A cobra uma taxa fixa de R$10 mais R$2 por cada quilograma de peso do pacote. A Tarifa B, por sua vez, cobra uma taxa fixa de R$15 mais R$1,50 por cada quilograma. Qual deve ser o peso de um pacote para que o custo das duas tarifas seja o mesmo?

Solução

 

Seja o peso do pacote que queremos enviar. Buscamos um peso tal que:

Agora, isolamos a variável peso:

Então, para que ambas as tarifas sejam iguais, o pacote deve pesar 10 kg.

15

Um cliente está comparando dois planos de telefonia celular. O Plano A tem um custo fixo mensal de R$30, além de R$0,10 por minuto de chamadas. O Plano B, por sua vez, cobra uma taxa fixa mensal de R$45, mais R$0,05 por minuto de chamadas. Quantos minutos o cliente deve utilizar para que o custo de ambos os planos seja o mesmo?

Solução

Seja o número de minutos que o cliente utiliza. Então, buscamos uma quantidade de minutos de forma que:

Ou seja, um tal que a tarifa de ambos os planos seja igual. Agora, isolamos a variável tempo em minutos:

Ou seja, caso o cliente utilize 300 minutos de serviço, o custo das duas tarifas será o mesmo.

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Ms. Kessia

Produtora de conteúdo apaixonada por conectar culturas por meio das palavras, equilibrando a criação para redes sociais com o desafio de criar para o mundo dois meninos incríveis.