Bem vindos a nossa página dedicada a exercícios de estatística. Elaboramos esta página para você ! Coloque à prova seus conhecimentos sobre estatística descritiva!

A estatística é uma disciplina relacionada com coletar, organizar, analisar e interpretar dados para extrair informação significativa e tomar decisões fundamentadas. Está baseada em métodos e técnicas matemáticas para recompilar informação numérica ou descritiva de uma população ou amostra em particular.

A estatística desempenha um papel crucial em uma ampla gama de campos, como a economia, a ciência, a saúde, a pesquisa de mercado e muitas outras áreas onde é necessário a análise de dados. Seu objetivo principal é de descobrir padrões, tendências e relações entre variáveis, o que permite compreender melhor o mundo que nos rodeia e a tomar boas decisões.

Neste espaço exploraremos os desafios e as soluções que surgem no fascinante mundo da estatística. Aqui exploraremos diferentes técnicas para analisar dados de maneira efetiva. Tais técnicas incluem calcular o desvio padrão, a variação, a mediana, média, moda, etc. de conjuntos de dados. O Superprof te convida a resolver os seguintes exercícios e problemas sobre estatística. Aperfeiçoe suas habilidades!

1

Em um conjunto de números cuja média é adicionamos os números e . Qual é a média do novo conjunto de números

Solução

A média do conjunto dos números é

Então

A média dos números é

Que é o mesmo que

2

Um dentista observa o número de cáries em cada um dos garotos de um colégio. A informação obtida aparece resumida na seguinte tabela:

Nº de cáries

  • Complete a tabela obtendo os valores , , .
  • Faça um gráfico de setores.
  • Calcule o número médio de cáries.
Solução

a. Tabela

A soma das frequências relativas tem que ser igual a :

A frequência relativa de um dado é igual a sua frequência absoluta dividida por , que é a soma das frequências absolutas.

Nº de cáries (xi)

b. Gráfico de setores

Calculamos os graus que correspondem a uma unidade de frequência absoluta

Calculamos os graus que correspondem a cada frequência absoluta.

c. Média aritmética

3

Temos o seguinte conjunto de dados:

Obtenha a sua mediana e quartis.

Solução

1 Ordene os dados

Em primeiro lugar ordenamos os dados de menor para maior:

2 Mediana
Como o número de dados é par, a mediana é a média dos dois pontos centrais:

3 Quartis
Para obter o primeiro quartil, dividimos o número de dados por

Localizamos os números e em posição e encontramos a média

O segundo quartil é a mediana

Para o terceiro quartil, multiplicamos o número de dados por e depois dividimos por

Localizamos os números e em posição e encontramos a média

4

Um pediatra obteve a seguinte tabela com os meses de idade de crianças com o registro de quando elas andaram pela primeira vez:

MesesCrianças

  • Desenhe o polígono de frequências.
  • Calcule a moda, a mediana, a média e a variação
Solução

1 Polígono de frequências

2 Complete a tabela

Completamos a tabela com:

A frequência acumulada  para calcular a mediana.

O produto da variável pela sua frequência absoluta  para calcular a média.

O produto da variável ao quadrado pela sua frequência absoluta  para calcular a variação e o desvio típico.

3 Moda
A moda é o valor que tem maior frequência absoluta

Observamos na coluna das  e a maior frequência absoluta corresponde a

4 Mediana
Para calcular a mediana dividimos por e vemos que a caixa das  onde está corresponde a

5 Média aritmética
Calculamos a somatória da variável por sua frequência absoluta  que é e dividimos por

6 Variação
Calculamos a somatória de , dividimos por e subtraímos do resultado a média aritmética ao quadrado

5

Complete os dados que faltam na seguinte tabela estatística:

Solução

1 Tabela
Primeira fileira
A primeira frequência acumulada coincide com a primeira frequência absoluta

A primeira frequência relativa acumulada é igual a primeira frequência absoluta dividida por

Então é o número total de dados

Segunda fileira
A segunda frequência acumulada será igual à frequência acumulada anterior mais a frequência absoluta correspondente

A frequência relativa acumulada é igual à frequência absoluta dividida por

Terceira fileira
Para encontrar a frequência absoluta podemos fazer de duas maneiras

1. Por meio da frequência relativa acumulada:

2. A frequência absoluta será a diferença entre e

Quarta fileira
A frequência acumulada será igual à frequência acumulada anterior mais a frequência absoluta correspondente

Quinta fileira
A frequência relativa acumulada é igual a frequência absoluta dividida por

Sexta fileira
De maneira análoga à terceira fileira, temos dois modos de fazer

A frequência absoluta será igual à frequência acumulada menos a frequência acumulada anterior , isto é, a diferença entre e

A frequência relativa acumulada é igual à frequência absoluta dividida por

Sétima fileira
A frequência relativa acumulada é igual à frequência absoluta dividida por

Oitava fileira
A última frequência acumulada coincide com

A frequência absoluta será igual à frequência acumulada menos a frequência acumulada anterior , isto é, a diferença entre e

A frequência relativa acumulada é igual à frequência absoluta dividida por

2 Complete a tabela
Com os dados obtidos completamos a tabela. Além disso, adicionamos a coluna do produto da variável por sua frequência absoluta para calcular a média

3 Média aritmética
Calculamos a somatória da variável por sua frequência absoluta que é e dividimos por

4 Mediana
Para calcular a mediana dividimos entre e vemos que a caixa das onde está corresponde a

5 Moda
A moda é o valor que tem maior frequência absoluta

Consultamos a coluna das e a frequência absoluta maior corresponde a

6

Considere os seguintes dados: . Pede-se:

  • Calcule sua média e sua variação.
  • Se multiplicamos todos os dados anteriores por 3, qual será a nova média e variação.
Solução

Calcule sua média e sua variação
1 Média

Ordenamos os dados

.

Somamos os valores e dividimos entre o número total de dados que há.

2 Variação

Pegamos a média dos quadrados dos números e subtraímos o quadrado da média

Ao multiplicar por ...
1 Média

Se todos os valores da variável são multiplicados por a média aritmética fica multiplicada por

2 Variação

Se todos os valores da variável são multiplicados por a variação fica multiplicada por ao quadrado

7

O resultado ao lançar dois dados vezes está descrito na seguinte tabela:

SomasVezes

  • Calcule a média e o desvio típico.
  • Encontre a porcentagem de valores compreendidos no intervalo .
Solução

1 Complete a tabela

Completamos a tabela com:

O produto da variável pela sua frequência absoluta  para calcular a média.

O produto da variável ao quadrado pela sua frequência absoluta  para calcular o desvio típico.


2 Média aritmética
Adicionamos a coluna porque queremos encontrar a sua somatória , que logo dividiremos por para obter a média

3 Desvio típico
Adicionamos a coluna porque queremos encontrar a sua somatória , que logo dividiremos por depois subtraímos o resultado pela média aritmética ao quadrado , e por último faremos a raiz quadrada do resultado obtido

4 Porcentagem
Conhecendo o desvio típico, calculamos o intervalo mencionado.

Os valores compreendidos no intervalo são os correspondentes às somas de . Somamos suas frequências absolutas.

Encontramos a porcentagem mediante a seguinte proporção:

8

As alturas de dois jogadores de uma equipe de basquete está dada na seguinte tabela:

AlturaNº de jogadores

Calcule:

  • A média.
  • A mediana.
  • O desvio típico.
  • Quantos jogadores encontram-se acima da média mais um desvio típico?
Solução

1 Complete a tabela
Completamos a tabela com:

A frequência acumulada para calcular a mediana

O produto da variável pela sua frequência absoluta para calcular a média

O produto da variável ao quadrado pela sua frequência absoluta para calcular a variação e o desvio típico

 

2 Média
Calculamos a somatória da variável pela sua frequência absoluta que é e dividimos por

3 Mediana
Devemos procurar o intervalo onde encontra-se a mediana. Para isso dividimos a por porque a mediana é o valor central

Procuramos na coluna das frequências acumuladas o intervalo que contém

Aplicamos a fórmula para o cálculo da mediana para dados agrupados extraindo os seguintes dados:

Deste modo a mediana é

4 Desvio típico
Calculamos a somatória de , dividimos por e subtraímos o resultado pela média aritmética ao quadrado . Por último fazemos a raiz quadrada do resultado

Deste modo

Este valor pertence a um percentil que encontra-se no penúltimo intervalo.

Estabelecemos a seguinte proporção:

Há apenas 3 jogadores acima de

9

Os resultados ao lançar um dado 200 vezes pode ser visto na seguinte tabela:

 

Determine e sabendo que a pontuação média é .

Solução

1 Complete a tabela
Realizamos a somatória de e de

2 Obtenha as equações
A somatória das frequências absolutas é igual a

Com isso podemos concluir que

A somatória dos dividida por é a média

Com o qual podemos concluir que

3 Resolvemos o sistema
Resolvemos o sistema de equações por redução

Finalmente

10

O histograma da distribuição correspondente ao peso de alunos de bacharelado é a seguinte:

  • Forme a tabela de distribuição.
  • Se André pesa kg, então quantos alunos menos pesados que ele há?
  • Calcule a moda.
  • Encontre a mediana.
  • A partir de quais valores encontram-se os dos alunos mais pesados?
Solução

1 Tabela de distribuição

 

2 Alunos menos pesados que André
Notamos que os primeiros quatro intervalos constituem de alunos menos pesados que André, assim, somamos suas frequências absolutas

3 Moda
Em primeiro lugar, procuramos o intervalo onde encontra-se a moda, que será o intervalo que tenha a maior frequência absoluta

A classe modal é:

Aplicamos a fórmula para o cálculo da moda para dados agrupados extraindo os seguintes dados:

Assim, a moda é igual a

4 Mediana
Procuramos o intervalo onde encontra-se a mediana, para isso dividimos a por porque a mediana é o valor central

Procuramos na coluna das frequências acumuladas o intervalo que contém em

Aplicamos a fórmula para o cálculo da mediana para dados agrupados extraindo os seguintes dados:

Calculamos assim a mediana

5 Quartil terceiro
O valor a partir do qual encontra-se os dos alunos mais pesados é o quartil terceiro.

Procuramos o intervalo onde encontra-se o terceiro quartil, multiplicando por e dividindo por

Procuramos na coluna das frequências acumuladas o intervalo que contém em

A classe de é:

Aplicamos a fórmula para o cálculo de quartis para dados agrupados extraindo os seguintes dados:

Assim, o terceiro quartil é igual a

11

Desta distribuição de frequências absolutas acumuladas, calcule:

Idade

  • Média aritmética e desvio típico.
  • Entre quais valores encontram-se as 10 idades centrais?
  • Represente o polígono de frequências absolutas acumuladas.
Solução

1 Complete a tabela
Adicionamos a coluna das frequências absolutas

A primeira frequência absoluta coincide com a primeira frequência acumulada. Para calculá-las temos que subtrair da seguinte frequência absoluta sua anterior

 

2 Média
Adicionamos a coluna porque queremos encontrar sua somatória , que logo dividiremos por para obter a média

3 Desvio típico
Adicionamos a coluna porque queremos encontrar sua somatória , que logo dividiremos por e subtraímos o seu resultado pela média aritmética ao quadrado , e por último faremos a raiz quadrada do resultado obtido

4 Idades centrais
Podemos ver que a porcentagem representa as idades

Os alunos representam os centrais da distribuição.

Devemos encontrar e .

As idades centrais estão no intervalo: .

5 Polígono de frequências


12

Uma pessoa mede m e mora em uma cidade onde a estatura média é de m e o desvio típico é de cm. Outra pessoa mede m e mora em uma cidade onde a estatura média é de m e o desvio típico é de cm. Qual dos dois será mais alto em relação aos outros moradores?

Solução

Obtemos as pontuações típicas destas pessoas na distribuição correspondente

É importante trabalhar com as mesmas unidades, assim, a altura será considerada em centímetros

A pontuação típica da primeira pessoa é:

A pontuação típica da segunda pessoa é:

Ao comparar suas pontuações, concluímos que a pessoa é mais alta em relação aos outros moradores do que a pessoa .

13

Um professor fez dois testes em um grupo de alunos, obtendo assim os seguintes resultados: para o primeiro teste a média é e o desvio típico .

Para o segundo teste a média é e o desvio típico .

Um aluno obtém um no primeiro e um no segundo. Em relação com o grupo, qual dos dois testes obteve uma melhor pontuação?

Solução

Obtemos as pontuações típicas deste aluno nas distribuições de cada teste

A pontuação típica no primeiro teste é:

A pontuação típica no segundo teste é:

Ao comparar as pontuações, notamos que no segundo teste ele consegue uma maior pontuação.

14

O número de espectadores nas salas de um cinema em um determinado dia foi de e pessoas.

  • Calcule a dispersão do número de espectadores.
  • Calcule o coeficiente de variação.
  • Se neste dia aparecem pessoas a mais em cada sala, qual efeito isso causaria na dispersão?
Solução

1 Desvio típico
Obtemos a média aritmética

Finalmente calculamos o desvio típico

2 Coeficiente de variação
Para calcular o coeficiente de variação devemos dividir o desvio típico pela média aritmética

3 Dispersão com 50 pessoas a mais
Se todas as salas têm um incremento de pessoas, a média aritmética também será incrementada em pessoas. Então,

O desvio típico não varia, já que somamos a mesma quantidade a cada dado da série.

A dispersão relativa é menor no segundo caso.

15

Considere o seguinte conjunto de dados

  • Calcule a moda.
  • Calcule a média.
  • Calcule a mediana.
  • Calcule os quartis.
  • Calcule o desvio típico.
Solução

Primeiro ordenamos os dados em ordem ascendente:

1Moda
A moda é o elemento que mais se repete no nosso conjunto de dados. Assim, a moda é

2 Mediana
Obtemos a média aritmética

3 Mediana
A mediana é o dado que separa o conjunto em duas partes iguais. Por ter um conjunto com um número ímpar de dados, a mediana corresponderá ao dado central, que neste caso é

4 Quartis
Para calcular os quartis usaremos a fórmula para um conjunto com um número de elementos ímpar

onde é o número de elementos no conjunto, neste caso Esta fórmula nos dá a posição do quartil.

,

então o primeiro quartil encontra-se na quarta posição do nosso conjunto ordenado de dados, neste caso,

,

então o segundo quartil encontra-se na oitava posição do nosso conjunto ordenado de dados, neste caso, De fato, sempre

,

então o terceiro quartil encontra-se na duodécima posição do nosso conjunto ordenado de dados, neste caso,

4 Desvio típico
Para calcular o desvio típico, usamos a fórmula

onde é o número de dados e são os dados do conjunto, . No nosso caso, e . Assim, temos

Ainda restam dúvidas? E que tal procurar um professor de matemática?

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Vinicius

Licenciado em letras e mestre em literatura. Gosto de ensinar, produzir e traduzir. Junto a vontade de viajar com a de ler, escrever e desenhar.