Uma equação de primeiro grau (também conhecida como equação linear, já que é elaborado um gráfico da equação, onde é obtido uma linha reta) é uma igualdade de duas expressões algébricas, onde estão presentes uma ou mais incógnitas (todas elas com expoente ), cujos valores podem ser relacionados através de operações aritméticas. De seguida, propomos alguns exercícios sobre equações de primeiro grau. Vamos lá?

1

Solução

Isolamos a incógnita, dividindo os dois membros por . Também, de maneira prática, podemos dizer que que está multiplicando o primeiro membro, passa a dividir o segundo.

2

Solução

Agrupamos os termos semelhantes, temos que somar os dois membros e , de modo que obtemos uma equação equivalente.

Na prática, é comum dizer que se um termo está somando em um membro, passa ao outro membro subtraindo e se estava subtraindo passa para o outro membro somando . Somamos:


 

3

Solução

latex]2(2x-3)=6+x[/latex]Utilizamos a propriedade distributiva para operar o parêntesis, isto é, multiplicar por cada termo algébrico que está dentro do parêntesis, assim, do lado esquerdo temos:  

Agrupamos os termos semelhantes, o x que está somando, passa ao outro membro subtraindo e o que está subtraindo, passa somando. Somamos:

Isolamos a incógnita, o que está multiplicando passa ao outro membro dividindo

4

Solução

Para poder tirar os denominadores, é necessário encontrar o mínimo múltiplo comum de e

Multiplicamos ambos os membros da equação por el m.c.m, neste caso , e obtemos:

Multiplicamos usando a propriedade distributiva para resolver o parêntesis, agrupamos e somamos os termos semelhantes:

Isolamos a incógnita:


 

5

Solução

Multiplicamos por cada termo dentro do parêntesis (propriedade distributiva) para resolver o parêntesis e simplificamos:

Agrupamos e somamos os termos semelhantes:

6

Solução

Usando a propriedade distributiva para calcular os parêntesis, multiplicamos o primeiro parêntesis por e o segundo por .

Agrupamos os termos semelhantes

Somamos os termos semelhantes e isolamos

7

Solução

Usando a propriedade distributiva para resolver os parêntesis, multiplicamos o primeiro parêntesis por e o segundo por .

Agrupamos os termos semelhantes

Somamos os termos semelhantes e isolamos


 

8

Solução

Para poder tirar os denominadores, é necessário encontrar o mínimo múltiplo comum de ; e

Dividimos o denominador comum entre cada denominador e multiplicamos o resultado pelo numerador correspondente

Usando a propriedade distributiva para calcular os parêntesis, multiplicamos o primeiro parêntesis por , o segundo por e o terceiro por .

Agrupamos os termos semelhantes

Somamos os termos semelhantes e isolamos


 

9

Solução

Para poder tirar os denominadores, é necessário encontrar o mínimo múltiplo comum de ,, e .

Dividimos o denominador comum entre cada denominador e multiplicamos o resultado pelo numerador correspondente

Usando a propriedade distributiva para calcular os parêntesis, multiplicamos o primeiro parêntesis por o segundo por , e o terceiro por .

Agrupamos os termos semelhantes

Somamos os termos semelhantes e isolamos

10

Solução

latex]\displaystyle \frac{5}{x-7}=\frac{3}{x-2}[/latex]Para que se cumpra a igualdade entre as duas frações, é necessário que o produto dos extremos seja igual ao produtos dos meios.

Ou se preferir, também é possível encontrar o m.c.m. que é   porque os dois binômios são irredutíveis. Em seguida dividimos o  m.c.m. por cada denominador e multiplicamos o resultado pelo numerador correspondente.

Usando a propriedade distributiva para calcular os parêntesis, multiplicamos o primeiro parêntesis por e o segundo por .

Somamos os termos semelhantes

Isolamos a incógnita:


 
 

11

Solução

Para que se cumpra a igualdade entre as duas frações, é necessário que o produto dos extremos seja igual ao produtos dos meios.

Ou se preferir, também é possível encontrar o m.c.m. que é porque os dois binômios são irredutíveis. Em seguida dividimos o m.c.m. por cada denominador e multiplicamos o resultado pelo numerador correspondente.

Usando a propriedade distributiva para calcular os parêntesis, multiplicamos o primeiro parêntesis por e o segundo por .

Agrupamos os termos semelhantes

Isolamos a incógnita:

12

Solução

Usando a propriedade distributiva para calcular os parêntesis, multiplicamos o primeiro parêntesis por , e o segundo por e o terceiro por .

É preciso lembrar que quando multiplicamos um número inteiro por uma fração, resolvemos multiplicando o inteiro pelo numerador da fração e o denominador fica igual.

Aplicamos a propriedade distributiva para calcular os parêntesis nos numeradores

Para poder tirar os denominadores, é necessário encontrar o mínimo múltiplo comum de , e .

Dividimos o denominador comum entre cada denominador e multiplicamos o resultado pelo numerador correspondente.

Usando a propriedade distributiva para calcular os parêntesis, multiplicamos o primeiro parêntesis por e simplificamos com cuidado as mudanças de sinais.

Agrupamos os termos semelhantes

Isolamos a incógnita:

13

Solução

Neste caso é conveniente calcular primeiro a operação  . Ao resolvê-la, podemos trocar o colchete por um parêntesis.

Calculamos os termos dentro do parêntesis por −1 para poder tirar o sinal negativo e o parênteses da equação:

Para poder tirar os denominadores, é necessário encontrar o mínimo múltiplo comum de e .

Usando a propriedade distributiva para calcular os parêntesis, multiplicamos o primeiro parêntesis por e o segundo por :

Agrupamos os termos semelhantes:

Somamos:

Dividimos os dois membros por:

14

Solução

Calculamos os termos dentro do parêntesis por para poder tirar o sinal negativo e o parênteses da equação, agora podemos substituir o colchete por um parênteses.

Usamos a propriedade distributiva para calcular os parênteses.

É necessário recordar que quando multiplicamos uma fração por outra, deve-se multiplicar o numerador pelo numerador e o denominador pelo denominador.

Para poder tirar os denominadores, é necessário encontrar o mínimo múltiplo comum de e .

Agrupamos os termos semelhantes:

Somamos e isolamos:

 

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Vinicius

Licenciado em letras e mestre em literatura. Gosto de ensinar, produzir e traduzir. Junto a vontade de viajar com a de ler, escrever e desenhar.