O voleibol é um dos esportes mais populares do nosso país. Somos uma grande potência do voleibol, tanto feminino quanto masculino e tanto nas quadras como nas praias.
Para conhecer um pouco mais sobre esse esporte tão dinâmico e empolgante, faça a leitura do nosso guia completo sobre a modalidade. Faremos um resumo sobre o vôlei de praia, as conquistas do vôlei feminino e masculino no Brasil e um pouco sobre as principais regras do esporte.
A história do vôlei de praia
Vamos começar falando um pouco sobre a história do vôlei de praia, essa modalidade tão vitoriosa no nosso país. Nosso quadro de medalhas olímpicas no vôlei de praia já somam 14 e nos colocam na segunda colocação no ranking de medalhas mundial.
Vôlei de praia masculino:
🥇 2 medalhas (2004 e 2016)
🥈 3 medalhas (2000, 2008 e 2012)
🥉 1 medalha (2008)
Vôlei de praia feminino:
🥇 2 medalhas (1996 e 2024)
🥈 4 medalhas (1996, 2000, 2004 e 2016)
🥉 2 medalhas (2000 e 2012)
O voleibol de praia inicia a sua história no início dos anos 20 no estado da Califórnia. Inicialmente, a modalidade era jogada de forma recreativa e sem muitas regras formais.
Na década de 40, o esporte começa a se organizar de forma mais competitiva. Inicialmente, assim como no vôlei de quadra, na praia também jogava-se em times de 6 pessoas. Posteriormente, começa a surgir o formato em duplas, que consolidou-se como o formato padrão do esporte na areia.
Na década de 60 e 70 o esporte começa a se difundir por outros países, principalmente aqueles com clima mais tropical como Brasil e Austrália, e começam também a surgir competições mais estruturadas. O esporte deixa então de ser um passatempo para tornar-se um esporte competitivo de alto nível.
Após popularizar-se em várias partes do mundo na década de 80, nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992 o esporte fez a sua estreia no quadro olímpico como um esporte de demonstração, para na edição seguinte, de 1996, em Atlanta, ser incluído como uma modalidade oficial no programa.

Como vimos, o Brasil é uma grande potência do esporte, sempre competindo em alto nível. Nosso país tem um grande papel na popularização da modalidade e na evolução do esporte para uma competição de alto desempenho, graças a qualidade técnica dos nossos atletas.
As conquistas do voleibol feminino do Brasil
Outro grande orgulho para o nosso país é a nossa seleção de vôlei feminino. As nossas atletas já conquistaram muitos títulos importantes e são exemplos de superação e dedicação no esporte.
Apesar do vôlei de quadra ter chegado ao Brasil no início do século XX, apenas na década de 60 que o esporte ganha destaque entre as mulheres. As primeiras atletas treinavam por paixão pelo esporte, enfrentando preconceitos, condições adversas e quase nenhum apoio.
Nos anos de 1980, nossa seleção feminina fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos. Mas a verdadeira transformação do esporte veio com a chamada "Geração de Ouro", que no ano de 2008 em Pequim conquistou nosso primeiro ouro olímpico e que 4 anos mais tarde, repetiu o feito, em 2012 nas Olimpíadas de Londres.
Ao todo, a seleção feminina de vôlei brasileira possui seis medalhas, sendo três de bronze 🥉🥉🥉, uma de prata 🥈 e duas de ouro 🥇🥇.
Grandes nomes como Isabel Salgado e Vera Mossa, atletas da década de 80, foram grandes inspirações e marcaram uma geração do esporte nacional.
Outros grandes nomes do nosso vôlei feminino são: Jacqueline Silva, Ana Moser, Fernanda Venturini, Fofão, Sheilla Castro, Fabiana Claudino, Sassá, Fernanda Garay, Thaisa Menezes. Os nomes da nova geração que já têm se destacado no cenário atual são: Gabi Guimarães, Carol Gattaz e Júlia Bergmann.
A trajetória do nosso vôlei feminino é marcada por diversos momentos de superação, determinação, trabalho em equipe e muito amor pelo esporte. Foi o espírito que sempre moveu a nossa seleção para a conquista de títulos e medalhas.
Evolução e história do vôlei brasileiro
Como vimos, é inegável que o vôlei é uma potência no esporte nacional, seja na praia ou nas quadras, seja na modalidade feminina ou masculina. É um dos esportes mais vitoriosos e populares do nosso país e acumula uma série de títulos ao longo das últimas décadas.
A história do voleibol começa quando o esporte foi criado no fim do século XIX por William G. Morgan. No ano de 1915 temos o primeiro registro de uma partida de vôlei no Brasil, na capital do Pernambuco, Recife. O esporte chegou nas terras brasileiras no início do século XX como uma atividade de lazer e recreação em clubes esportivos da época.

Na década de 50, com a criação da Confederação Brasileira de Voleibol, os brasileiros começam a participara de competições internacionais. No ano de 1964 o time de vôlei brasileiro estreou na programação oficial dos Jogos Olímpicos em Tóquio.
O nosso time masculino do vôlei de quadra já conquistou três medalhas de ouro olímpico, sendo uma delas em casa, da edição olímpica de 2016 no Rio de Janeiro. Além de conquistar também três medalhas de prata.
As nossas seleções também dominaram competições a nível mundial como os Campeonatos Mundiais, Ligas Mundiais de Grand Prix. Grandes nomes do vôlei como Giba, Dante, Nalbert, Serginho, Maurício e Ricardinho, sob o comando do técnico Bernardinho, fizeram com que o Brasil consolidasse o seu posto como uma grande potência mundial.
No Ranking da Federação Internacional de Voleibol, referente ao ano de 2024, o Brasil ocupa a sétima posição no masculino e a segunda posição no feminino. Brasil e Estados Unidos são os únicos países do mundo que já conquistaram o ouro olímpico em todas as modalidades do voleibol, tanto o masculino como o feminino de quadra e de praia.
O futuro do nosso vôlei continua promissor com a descoberta de vários talentos, comissões técnicas experientes e a paixão nacional pelo esporte mantém acesa a chama do volei brasileiro.
Regras do voleibol: entenda como funciona
Provavelmente, alguma vez na vida você já jogou uma partida de voleibol em uma aula de educação física, mesmo que de forma recreativa e amadora. Mas ainda assim, quando assistimos a uma partida profissional na televisão podem surgir algumas dúvidas sobre o que é permitido ou não em uma competição. Fique então por dentro dos fundamentos e das regras do voleibol.
O último manual de regras oficiais de volei foi aprovado em 2021 no 37º Congresso da Federação Internacional de Voleibol.

O vôlei de quadra é um esporte coletivo que consiste na disputa entre duas equipes compostas por seis jogadores em quadra e mais seis jogadores reservas. O objetivo é enviar a bola por cima da rede com um máximo de três toques na bola por equipe (normalmente a defesa, o levantamento e o ataque), fazendo com que a bola toque o solo da equipe adversária, conquistando assim um ponto.
- Área do Jogo: a quadra é um retângulo de 18 x 9 metros com uma área livre de 3 metros. Todas as linhas têm 5 centímetros de largura. Há uma linha central e uma linha de ataque, traçada à três metros da linha central.
- Redes e Postes: a rede é colocada no eixo central e tem uma altura de 2,43m para os homens e 2,24m para as mulheres. Tem um metro de largura e entre 9,5 e 10 metros de comprimento. Os postes medem 2,55m.
- Bolas: são feitas em couro flexível, com um peso entre 260 e 280 gramas e uma circunferência de 65 a 67 centímetros.
- Equipes: são compostas por 6 jogadores titulares em quadra e mais seis reservas. Todos os nomes devem ser inscritos no boletim da partida.
- Formato de jogo: a equipe marca um ponto quando faz a bola tocar no chão do campo adversário, ganhando o direito ao saque e rodando as posições da quadra. A partida é composta por no máximo 5 sets, sento os quatro primeiros sets de 25 pontos e o quinto e decisivo set de 15 pontos. Ganha a equipe que conquistar primeiro 3 sets.
- Ações de jogo: uma bola dentro é quando ela toca o chão dentro do campo de jogo. Quando qualquer jogador tocar na bola é considerado um toque. Quando a bola toca no bloqueio, a equipe que receber a bola tem na mesma o direito a três toques.
- Arbitragem: uma partida de voleibol é composta por uma equipe de arbitragem (primeiro e segundo árbitro, anotadores e juízes de linha), que são responsáveis por facilitar a partida.
É importante que o time não cometa faltas como o toque na rede, quatro toques, condução ou toque assistido. Uma falta garante ponto para a equipe adversária.
Algumas regras novas vêm ai em 2025, fique por dentro:
Diferente do vôlei de quadra, o voleibol de praia é jogado em duplas, sem reservas. Os jogos nas quadras de areia têm apenas três sets, sendo os dois primeiros de 21 pontos e o terceiro de 15 pontos. Ganha quem conquistar primeiro dois sets. A quadra é um pouco menor, com 8 metros de largura e 16 de comprimento. A pontuação é por rally e o mesmo jogador da dupla não pode realizar dois saques seguidos. Não há linha de ataque, é jogado em ambiente aberto e pode ter influência das condições climáticas.
Seja no voleibol masculino ou feminino, seja nas quadras ou na areia das praias, o que sabemos é que o nosso país é uma verdadeira potência do esporte. Temos grandes nomes no hall da fama do voleibol e uma lista de conquistas em todas as modalidades.
Se você é um amante do esporte e quer aprender mais na prática, que tal fazer uma aula de voleibol com um professor particular? A Superprof pode te ajudar com a missão de encontrar um professor particular de vôlei na sua cidade









