O violino é um dos instrumentos mais demandados quando trata-se de acessar o conservatório ou entrar para o universo da música clássica. Além de aprender um instrumento, tocar violino traz múltiplos benefícios, como por exemplo combater os níveis de estresse, fortalecer o sistema imunológico, ajudar no autocontrole, melhorar a disciplina ou aumentar a autoconfiança. Há inúmeras razões pelas quais muitas pessoas decidem embarcar em seu aprendizado.
Independentemente de você querer aprender por prazer ou porque você gostaria de se dedicar a este instrumento de forma profissional, existem muitas figuras femininas representativas do violino nacional e internacional, não apenas no passado, mas também hoje.
Para ajudá-lo a conhecer alguns dos violinistas mais famosos do momento em escala internacional, aqui está uma breve seleção.
Anne-Sophie Mutter (1963)
Anne-Sophie Mutter é uma violinista de origem alemã que começou a tocar piano aos cinco anos de idade. Logo depois, ele começou a tocar violino. Depois de ganhar alguns prêmios, ela dedicou-se exclusivamente à música, pois estava isenta de ter que ir à escola. Aos treze anos, ela teve o privilégio de tocar como convidada da Orquestra Filarmônica de Berlim.
Em 1980 ele cruzou o oceano para fazer sua estreia nos EUA com a Orquestra Filarmônica de Nova York. Aos 22 anos, ela foi tornada Bolsista Honorária da Academia Real de Música de Londres, bem como diretora do programa Internacional de Estudos de Violino nesta Academia.
Se você quer testemunhar seu talento, aqui está uma pequena amostra:
Dentro do seu repertório, você encontrará muitas obras do período clássico e romântico, como Mozart ou Beethoven, além obras mais contemporâneas. Tal tem sido o seu impacto na música, que Anne-Sophie ganhou vários prêmios Grammy e até mesmo a Medalha de Ouro por Mérito nas Belas Artes, concedida pelo Ministério da Cultura e Educação da Espanha em 2015.
Janine Jansen (1978)
Esta violinista holandesa, que aos seis anos começou a estudar violino, foi considerada uma inovadora em sua performance. Na verdade, sua gravação de 2004, com apenas 26 anos, de The Four Seasons de Vivaldi permitirá que você aprecie seu estilo, já que ela não gravou acompanhada por uma orquestra, mas com apenas cinco instrumentos de cordas.
Sua estreia pública foi em 1997 com a Royal Concertgebouw Orchestra. Sua fama não conhece fronteiras e Janine tem oferecido vários concertos e recitais na Europa e nos Estados Unidos. Sem dúvida, ela colaborou com algumas das melhores orquestras do mundo e suas peças mostram a qualidade que Jansen tem para tocar violino, seja tocando Mozart ou Vivaldi, entre outros grandes.
Vanessa Mae (1978)
Vanessa-Mae é tailandesa, mas que cresceu em Londres. É uma violinista classicamente treinada, mas que famosa por suas gravações em que combinam peças clássicas com outros estilos como pop, jazz, techno e outros ritmos modernos. A gravação conhecida por decretar a sua fama internacional foi The Violin Prayer em 1994.
Embora inicialmente tenha começado sozinha com o piano, por iniciativa do padrasto, Vanessa começou a incorporar o violino entre suas atividades musicais ainda quando criança. Estudou no Conservatório Central da China (Pequim), onde recebeu aulas de violino de um prestigiado professor local (Lin Yao Ji).
Devido à sua precocidade musical e talento natural, a diretora do Royal College of Music em Londres admitiu-a como estudante aos onze anos de idade. Aos 14 anos, ele terminou seus estudos nesta escola e assinou um contrato em 1994, dois anos depois, com a EMI Music para gravar música clássica e pop. Por isso, ela também começou a tocar com violinos elétricos.
Foi a partir deste momento, que ela começou a colher inúmeros reconhecimentos internacionais primeiro com a gravadora EMI Music e depois com a Sony.
Uma outra curiosidade sobre Vanessa, é que ela também é atleta de Slalom e chegou a representar a Tailândia nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014.
Hilary Hahn (1979)
Esta violinista americana, considerado um prodígio infantil, começou a estudar violino aos três anos de idade. Estudou no Instituto Curtis de Música na Filadélfia e aos 12 anos fez sua estreia na Orquestra Sinfônica de Baltimore. No entanto, sua estreia internacional foi apenas quatro anos depois, em 1995, quando ele apresentou, com a Orquestra Sinfônica da Rádio Bávara, o Concerto para Violino e Orquestra de Beethoven.
Apesar de atender aos requisitos para se formar no Instituto Curtis aos 16 anos, ele queria ficar mais alguns anos para receber formação opcional em literatura, poesia, inglês, alemão e história, enquanto estudava música de câmara, contraponto, harmonia, história musical, direção musical, entre outros.
Ela já viajou pelo mundo tocando com algumas das orquestras mais prestigiadas, como a Orquestra Sinfônica de Londres, a Orquestra Filarmônica de Nova York e a Orquestra Sinfônica de Cingapura.
Além de ter um grande talento e ter tocado o violino solo da trilha sonora do filme El Bosque, Hilary já ganhou três Grammy Awards ao longo de sua carreira profissional.
Julia Fischer (1983)
Julia Fischer é uma violinista e pianista alemã, que começou a estudar violino aos quatro anos de idade. Depois de ser admitida em conservatórios e academias de música, aos doze anos de idade, ela ganhou o Concurso Internacional Yehudi Menuhin, onde capturou a atenção de muitas celebridades, que serviram de trampolim para colaborar com algumas das orquestras mais famosas do cenário musical internacional.
Fischer se destaca por sua técnica e sua interpretação, sempre aclamada pelo público e pela crítica. Embora seu repertório seja bastante variado, ela geralmente prefere obras clássicas e do século XIX, como por exemplo de Paganini, Bach, Beethoven, Tchaikovsky e Berg.
Ela combina o violino com o piano. Gravou muitos álbuns e em 2007 foi nomeada "Artista do Ano" pela revista Gramophone.
Lindsey Stirling (1986)
Lindsey Stirling, além de violinista, é dançarina, artista performática e compositora. Com origem na Califórnia - Estados Unidos, essa violinista americana é sem dúvida, uma das violinistas mais influentes nas redes sociais e na internet, porque todas as suas performances coreografadas de violino, tanto ao vivo quanto em videoclipes. Vocês podem encontrar essas performances em seu canal no YouTube - Lindseystomp.
Aqui deixamos uma pequena amostra de seu talento, com o videoclipe de Crystallize, que alcançou a posição número 8 dos vídeos mais vistos em 2012 na plataforma.
Lindsey toca diferentes estilos musicais, da música clássica ao pop, rock ou música eletrônica.
Começou a aprender violino aos cinco anos, mas sem deixar para trás seu sonho de querer aprender a dançar. Ela foi quarta finalista na quinta temporada de America's Got Talent em 2010, onde foi descrita como a "violinista de hip hop". Desde essa aparição, sua carreira cresceu rapidamente, criando colaborações importantes com outros músicos e cantores como The Piano Guys, John Legend ou Pentatonix.
Nicola Benedetti (1987)
Nicola Benedetti é uma violinista escocesa, membro da Ordem do Império Britânico desde 2019 e premiada com o Grammy Award de Melhor Solo Instrumental Clássico em 2020.
Aos cinco anos começou a ter aulas de violino, aos nove anos já tinha feito oito séries de exames musicais e aos dez anos começou a estudar na Yehudi Menuhin School (Surrey). Depois de vencer a competição BBC Young Music of the Year em 2004, sua popularidade foi catapultada no Reino Unido e no mundo da música clássica.
Sem dúvida, sua carreira profissional foi reconhecida com todos os prêmios que ganhou, bem como com o sucesso que vem colhendo com seus álbuns e shows.
Por outro lado, Benedetti também realizou um projeto educativo para promover a educação musical e o apoio a todos os alunos de instrumentos de corda, em parceria com diferentes universidades, escolas e governos locais. Sem dúvida, uma tarefa que amplia sua grandeza, se assim for possível, ainda mais.
Ann Marie Calhoun (1979)
Calhoun é uma violinista americana clássica. Ann Marie colaborou com diversas trilhas sonoras de famosos filmes como Sherlock Holmes, 12 anos de escravidão e Homem de Aço. Filha de dois músicos, seu pai tocava banjo e sua mão piano, sua família toda é musical. Seus irmãos tocam guitarra e sua irmã Mary Simpson também toca violino. Sem parar por aí sua relação familiar com a música, Ann se casou com o guitarrista Mike Einziger.
Suas aulas de violino começaram quando tinha apenas três anos de idade. Aos quatro anos já tirou sua primeira música no violino só de ouvir Hail to the Redskins na televisão enquanto seu pai assistia a um jogo. Chegou a formar uma banda com seus irmãos e quando tinha 14 anos começou a participar de inúmeros concursos de violino. Formou-se na Universidade da Virgínia em Música e Biologia, mas resolveu dedicar-se completamente a carreira musical.

Akiko Suwanai (1972)
Akiko é uma violinista japonesa conhecida por ser a mais jovem violinista a ganhar a Competição Internacional Tchaikovsky, quando tinha apenas 18 anos. Desde então, ela desfruta de uma carreira de sucesso, envolvendo-se com o mais alto nível de orquestras e maestros internacionais.
Sua altura e imponência no palco são destaques, além claro do seu talento com as notas.
Karoline Menezes (1989)
A brasileira Karoline Menezes foi destaque na mídia ao aparecer na performance de Beyoncé na edição do Oscar de 2022. A jovem paraibana mudou-se para os Estados Unidos em 2009 para estudar música na Califórnia depois de receber uma bolsa de estudos na Azusa Pacific University.
Essa foi a sua quarta participação na cerimônia do Oscar, a primeira delas foi em 2015 na performance de The Weekend. Além disso, Karoline já trabalhou com nomes como Adele, Elton John, Snoop Dogg e Andrea Bocelli. Ela também fez diversas gravações para trilhas sonoras de filmes e seriados e é professora de música na El Camino College e Youth Orchestra of Los Angeles.
Confira a apresentação completa para ver a Karoline entre as violinistas:
Como podem ver, há muitas mulheres violinistas que se destacam hoje. Alguns por seu estilo, outros por sua forma de interpretar, outros por sua versatilidade, algumas por manter-se no estilo clássico... O que está claro é que o violino é um instrumento que guarda muitos segredos que você pode descobrir se começar a tocá-lo ainda hoje.
Seja autodidata ou com a ajuda de um professor, como os que você encontrará no site da Superprof, você pode fazer do violino seu meio de expressão. Descobrir um novo talento ou simplesmente começar um novo hobby. Muitas dessas mulheres começaram ainda crianças, mas mesmo se você já é adulto, nunca é tarde para aprender.










Vanessa Mae? Quem fez essa lista?
Um dos melhores é Joshua Bell, dentre outros.
Vanessa Mae é uma violinista britânica de renome internacional, conhecida por sua habilidade técnica e estilo único. Joshua Bell é outro violinista notável, aclamado por sua musicalidade e virtuosismo. Ambos são figuras proeminentes no mundo da música clássica e popular e que bom que você aprecia!