O rei Luís XVI da França, cujo nome de nascimento foi Luís Augusto de Bourbon, recebeu o título de Duque de Berry quando nasceu. Entre 1774 e 1791, ele governou a França até ser derrubado em 1792. Ele foi o último rei francês antes da grandiosa Revolução Francesa.
Luís XVI de França assumiu o trono com apenas 19 anos de idade em uma época marcada por grandes tensões no país francês e pela imensa insatisfação popular. Afinal, a França apresentava uma grande desigualdade entre as classes sociais.
A nobreza e o clero eram classes "cheias" de privilégios, enquanto o terceiro estado (o povo) produzia quase toda a riqueza do país e detinha poucos direitos. Diante dessa situação, o povo começou a lutar por mudanças significativas na administração durante o reinado de Luís XVI.
Por isso, esse período monárquico francês foi marcado pela insatisfação popular, a revolta do povo e o início da Revolução Francesa, além de apresentar dívidas enormes e gastos excessivos. No meio "disso tudo", havia um rei sem firmeza e determinação, apesar de apresentar, em alguns momentos, boas intenções. Vamos saber mais sobre a história de Luís XVI de França e a sua relação com a Revolução Francesa e quem foi Maria Antonieta?
Cronologia da vida e reinado do rei Luís XVI
Luís Augusto de Bourbon nasceu em 23 de agosto de 1754. Em 21 de abril de 1770, ele se casou por procuração com Maria Antonieta, uma arquiduquesa da Áustria. Em 1774, seu avô Luís XV morreu, e ele ascendeu ao trono. Veja a cronologia da vida do rei Luís XVI da França e como se deu o seu reinado:
1754
Nascimento de Luís XVI de França
Luís XVI de França nasceu em Versalhes, na França, no dia 23 de agosto de 1754.
1765
Morte do pai de Luís XVI
Luís Fernando, pai de Luís XVI, morreu em 1765. Com isso, Luís XVI se tornou o herdeiro do trono, com apenas 11 anos.
1770
Casamento com Maria Antonieta
Luís XVI se casou com Maria Antonieta de Habsburgo, a arquiduquesa austríaca. Em 21 de abril de 1770, ocorreu o casamento por procuração em uma igreja em Viena. Em 16 de maio de 1770 houve uma cerimônia no Palácio de Versalhes.
1774
Ascensão de Luís XVI ao trono
Em 1774, o avô de Luís XVI morreu, o rei Luís XV. Nesse período, o governo francês estava sofria economicamente por conta de grandes dívidas.
1776-1783
Apoio aos colonos norte-americanos na Guerra da Independência contra a Grã-Bretanha
O rei Luís XVI apoiou os colonos norte-americanos na guerra contra a Grã-Bretanha. Nessa guerra, os colonos norte-americanos objetivavam conquistar a sua independência.
1788
Convocação da Assembleia dos Estados Gerais em Versalhes
A França passou por más condições climáticas durante o ano de 1788, havendo queda na produção de alimentos e aumento dos preços, o que levou à fome da população e a sua insatisfação.
Julho e agosto de 1789
O Terceiro Estado se declarou representante da Assembleia Nacional Constituinte
A Assembleia Nacional Constituinte deu início à criação de uma constituição, apesar das ameaças feitas pelo rei Luís XVI. No dia 14 de julho de 1789, houve a tomada Bastilha (velha prisão real de Paris). Em 26 de agosto de 1879 foi proclamada a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Outubro de 1789
Marcha das mulheres em direção à Versalhes
Em outubro de 1789, houve uma marcha das mulheres de Paris para o Palácio de Versalhes para demonstrar descontentamento pela falta de alimentos. Nesse mesmo mês, a família real foi obrigada a se mudar para Paris, e morar no Palácio das Tulherias.
Setembro de 1791
Promulgação de uma nova constituição pela Assembleia Nacional da Constituinte
Uma nova constituição foi criada pelo povo na Assembleia Nacional Constituinte, a qual convertia o poder absoluto do rei em um poder limitado.
Julho de 1791
Tentativa de fuga da família real para a fronteira
A família real tentou fugir, mas foi capturada em Varennes e retornou para Paris.
Agosto de 1792
Suspensão da monarquia francesa
O povo atacou o Palácio de Tulherias e o Luíx XVI foi em busca de refúgio na Assembléia.
Setembro de 1792
Proclamação da Primeira República Francesa
A monarquia foi abolida na França e a república foi proclamada em 22 de setembro de 1792.
Janeiro de 1793
Luís XVI é julgado e condenado à guilhotina francesa por traição
Em 21 de janeiro de 1793, Luís XVI foi guilhotinado na Place de La Révolution.
O rei Luís de França nasceu em Versalhes e morreu aos 38 anos, sendo guilhotinado na Place de la Révolution. Em 1792, a monarquia já tinha sido abolida da França, e ele já tinha sido deposto do seu "cargo". A população francesa o chamava de "Cidadão Luís Capeto". Durante o seu reinado, se deu o fim da monarquia francesa após mais de mil anos no poder contínuo. Vamos conhecer também a história de Napoleão Bonaparte?
Características de Luís XVI de França
Luís XVI de França subiu ao trono com 19 anos, sendo neto de Luís XV. Ele ascendeu como rei em um período marcado por crises e desafios, além de imensa insatisfação popular. Vale destacar que o reinado passou de avô para neto porque o pai de Luís XVI, Luís Fernando, morreu em 1765, antes do fim da monarquia de seu pai, Luís XV.
O rei Luís XVI era considerado um homem de temperamento frágil, que não tinha firmeza em suas tomadas de decisões. Muitas pessoas o consideravam honesto e um rei com boas intenções, mas que não tinha a firmeza necessária para promover as reformas urgentes que a monarquia precisava.
Luís XVI não era um homem tirano, mas um homem fraco colocado em um momento que exigia força extraordinária
Simon Schama, escritor e historiador britânico
Ele também tinha duas características que impactavam negativamente a sua atuação política: Luís XVI de França era desajeitado e tímido. Isso significa que ele não apresentava uma boa capacidade de liderança, apresentando uma personalidade mais introspectiva.
Luís XVI se destacava quanto ao desempenho nos estudos, se interessando, principalmente, por temas como astronomia, geografia, história e latim. Ele tinha domínio também em outras duas línguas: o inglês e o italiano.
Além de contribuir com a formação intelectual de Luís XVI, os seus tutores também o ensinaram a ser um indivíduo com perfil reservado, implementando uma metodologia de educação rígida e conservadora. Essa educação pode ter contribuído com a formação de um governante inseguro e frágil.
Durante o seu reinado, percebia-se que o rei Luís XVI de França queria ser amado pelo povo francês, indicando que sempre levaria em consideração a opinião pública. Inclusive, ele tomou algumas decisões a fim de ganhar o apoio do povo, como a questão da restauração dos parlamentos.
Fim do rei Luís XVI: Contexto da revolução e guilhotina francesa
O reinado de Luís XVI ocorreu durante um período em que a insatisfação popular e a crise financeira assolavam a França. A população estava insatisfeita por conta da divisão social francesa em clero, nobreza e terceiro estado. Esse último correspondia ao povo, que pagava altos impostos, tinha poucos direitos e mantinha as extravagâncias da nobreza.
A crise financeira era decorrente, entre outras coisas, dos gastos com a Revolução Americana. Além disso, em 1789, as mudanças climáticas comprometeram a produção agrícola francesa, aumentando o preço dos produtos alimentícios e impossibilitando que parte da população tivesse condições de se alimentar, levando à fome.
O descontentamento das pessoas gerou uma grande revolta, fazendo com que o povo decidisse formar uma Assembleia Nacional (com os grupos políticos jacobinos e girondinos). O rei tentou impedir que essa assembleia acontecesse, o que fez a população se sentir oprimida.
Essa sensação de opressão fez o povo se movimentar e dar início à Revolução Francesa com a queda de Bastilha em 14 de julho de 1789. Meses depois desse acontecimento, a população francesa obrigou o rei a sair de Versalhes e morar em Paris. Com essa mudança, o rei Luís XVI passou a ser constantemente vigiado pela população. Em 1791, o rei tentou fugir, mas foi capturado.

Por conta dessa tentativa de fuga, o povo passou a desconfiar de que o rei Luís XVI de França estava buscando ajuda externa, ou seja, pedindo ajuda para potências estrangeiras. Com isso, a imagem do rei ficou ainda mais "manchada" diante do povo.
Em agosto de 1792, a monarquia francesa foi suspensa após a invasão ao Palácio Tulherias, havendo a proclamação da república. O povo descobriu, depois de acessar alguns documentos secretos, que o rei Luís XVI realmente estava colaborando com inimigos da França.
Com isso, o rei Luís XVI de França foi julgado por traição e condenado à guilhotina francesa pela Convenção Nacional, sendo executado em 21 de janeiro de 1793. Antes da sua morte e execução, em meio à multidão, ele falou uma célebre frase:
Morro inocente de todos os crimes que me acusam. Perdoo os responsáveis pela minha morte. Peço a Deus que meu sangue não traga desgraças à França
Fala do rei Luís XVI em momentos antes de ser guilhotinado
Além da monarca Maria Antonieta e do rei Luís XVI terem sido condenados à guilhotina francesa, o filho do casal, o delfim Luís Carlos, nascido em 1785, foi mantido em cativeiro, com apenas 7 anos. Após a execução do seu pai, Luís XVI, Luís Carlos foi separado da mãe e trancado em uma cela da torre templo. Ele morreu em 1795, com 10 anos.
Curiosidades sobre o rei Luís XVI
O principal passatempo realizado pelo rei Luís XVI era o de caça. Ele também gostava de praticar serralharia, sendo incentivado a essa prática desde jovem. Além disso, o monarca mantinha, junto à sua esposa, Maria Antonieta, uma vida de muitos luxos na corte. As cocheiras da corte tinham
cavalos
O palácio contava com em torno de 1400 funcionários. Havia ainda mais de 200 carruagens à sua disposição. Já Maria Antonieta tinha um estilo de vida bastante extravagante. Ela costumava ter altos gastos com jóias, corridas de cavalo, passeios de carruagem e bailes.
O rei luís XVI vivia uma vida marcada por luxos junto à rainha Maria Antonieta, apesar das grandes dívidas da monarquia francesa
Maria Antonieta ainda recebeu um belo presente do rei França Luís XVI: o Palácio de Petit Trianon, em Versalhes. Junto à rainha, o rei Luís XVI teve 4 filhos. No entanto, um único herdeiro sobreviveu até a vida adulta, a Maria Teresa Carlota. Agora, vamos descobrir quem foi Maria Antonieta? Entenda também sobre um movimento importante, o movimento intelectual do iluminismo.
Quem foi Maria Antonieta?
Vamos descobrir quem foi Maria Antonieta? Maria Antonieta foi a rainha da França entre 1774 e 1792, sendo esposa do rei Luís XVI. Ela era filha do imperador Francisco I e da imperatriz Maria Teresa, e nasceu na Áustria. Ela foi prometida a Luís XVI ainda muito nova; com apenas 14 anos de idade.
O casamento entre o monarca Luís XVI e Maria Antonieta foi combinado para reforçar uma aliança política entre a Áustria e a França. Em 1770, ela chegou à França, havendo duas cerimônias de casamento com Luís XVI. A vida luxuosa de Maria Antonieta, com festas, carruagens, joias e corridas de cavalo chamavam atenção.
Muitas vezes, a monarca Maria Antonieta era considerada uma "inimiga do povo" por conta do seu apoio aos grupos conservadores da corte e pelos seus pedidos de ajuda às monarquias estrangeiras. Em 1792, Maria Antonieta foi condenada à guilhotina francesa, assim como o rei Luís XVI. A sua execução ocorreu em 16 de outubro de 1793.
Uma curiosidade interessante sobre a família real francesa é que, após a Revolução Francesa, e a morte dos filhos de Luís XVI, os Bourbons (linha tradicional dos reis franceses) ficaram sem descendentes diretos.
No entanto, a presença do duque de Berry, o sobrinho de Luís XVI e primo do delfim Luís Carlos, era uma forma de manter essa dinastia viva. No entanto, ele foi assassinado em 1820 por um extremista, na saída de um show de ópera em Paris.
Esse acontecimento provocou um grande abalo, mas, meses após a morte do duque, nasceu o seu filho, pois sua esposa estava grávida. Henrique, Duque de Bordeaux, ficou conhecido como "a criança milagrosa", pois ele manteve a linhagem dos Bourbon viva.
E aí, gostou de conhecer a história do rei Luís XVI (ou seja, de Luis Augusto Borboun), além de descobrir quem foi Maria Antonieta? Se você gostou do conteúdo dessa biografia, comente no texto e compartilhe. Depois, você também pode acompanhar, através do nosso blog, a biografia de Napoleão Bonaparte!
Se o seu objetivo por aqui é aprender mais sobre a Revolução Francesa, temos uma branche completa esperando por você! Aprenda também sobre iluminismo, queda da Bastilha e muitos outros assuntos interessantes! Tenha também aulas de história particulares para aprender tudo sobre a monarquia francesa!









