As mídias sociais começam a influenciar cada vez mais profundamente...
O Dilema das Redes Sociais
Ser digital influencer está na moda, é a profissão do momento. Um levantamento da Comscore apurou que o Brasil é o terceiro país que mais consome redes sociais de todo o mundo, estando na frente, por exemplo, dos Estados Unidos e do México. O brasileiro passa em média 46 horas por mês conectado à alguma rede social, ainda segundo o mesmo estudo da Comscore. Impressionante, não é mesmo?
E grande parte do conteúdo que consumimos nas redes são gerados por pessoas especialistas em desenvolver e criar conteúdo para essas plataformas. A profissão de Influencer, Digital Influencer ou Influenciador já é hoje considerada uma profissão real. Mas como toda profissão, há nela vantagens e desvantagens. E há também questões importantes que se deve considerar ao iniciar essa carreira.
Os "prós":
- Viver da sua paixão
- Ser seu próprio patrão
- Grandes oportunidades
- Possibilidade de um bom salário
Os "contras":
- Retorno pode demorar a chegar
- Pressão regular
- Grande competição
- Ter que se censurar as vezes
- Pressão por likes.
A vida de um influenciador, embora sonhada por muita gente, nem sempre é fácil. Mas é certamente uma profissão com muitas vantagens. Venha descobrir mais sobre esse universo neste artigo.
Vantagens: poder viver da sua paixão
Ser influencer e poder viver da sua paixão é uma vantagem real. Quer você goste de maquiagem, custura, pintura, testar restaurantes, tocar piano, moda e estilo, é possível se tornar um influenciador na sua área, seja qual for a sua paixão.
Se seu forte é edição, fotografia ou mesmo desenho, então as redes sociais são um excelente meio para divulgar o teu trabalho e fazer-se conhecer. Um fato é que as redes sociais são muito mais visuais e permitem que você destaque suas habilidades para o seu público.

Como influenciador, você também desenvolve uma comunidade ao seu redor, para trocar dicas com outras pessoas, de todo o mundo, sobre a sua paixão. Você gosta de moda? Então descubra a moda de outros países.
Ser um influencer torna-se então uma oportunidade real de ver o mundo através de um olhar apaixonado e de compartilhar o que você ama com os outros. A capacidade de fazer conexões com pessoas a milhares de quilômetros de distância é exepcional. É a maneira perfeita de colocar em prática o que você sabe e gosta, compartilhando seu conhecimento ou seus talentos com outras pessoas.
Influenciadores: ser o seu próprio chefe
Ser influenciador significa ser seu próprio chefe, é como um empreendimento. Isso pode oferecer vantagens consideráveis. Mas essa responsabilidade exige também algumas competências essenciais.
Primeiro, os influencers, como muitos freelancers, podem escolher o seu horário de trabalho, bem como onde trabalhar. Você certamente já viu influenciador curtindo um sol em Copacabana ou trabalhando da Tailandia. O fato é que, muitos influenciadores viajam porque todo o seu trabalho está na internet, e assim, disponível em qualquer lugar do mundo. Eles, portanto, não precisam estar em um local específico durante todo o ano.
Quanto ao horário de trabalho, embora ainda seja necessário estabelecer limites, os influenciadores podem escolher seu programa, sua carga horária e seus dias úteis. Alguns estarão mais concentrados à tarde e à noite, enquanto outros preferem acordar de madrugada e trabalhar alguma horas antes de aproveitar o resto do dia. E é essa liberdade que faz muita gente sonhar!
Os influenciadores também têm liberdade para escolher seus projetos e com quem querem trabalhar. Embora essa possibilidade de escolha só seja possível quando já se tem alguma notoriedade nas redes sociais, é uma vantagem significativa e permite-lhe valorizar o seu trabalho no dia-a-dia e representar marcas que condizem com os seus valores.
Grandes colaborações e oportunidades
Como influencer, você pode trabalhar em projetos importantes para você e participar de eventos extraordinários, aos quais não teria acesso de outra forma. Veja alguns cursos importantes no início da sua carreira.

Festas, eventos de gala, conferências, jantares... o mundo da influência pode abrir muitas portas para você.
É o caso, por exemplo, de influenciadores dedicados a viagens. Esses podem aproveitar ofertas vantajosas graças às suas parcerias. Um quarto de hotel ou mesmo uma estadia completa no exterior, as ofertas são inúmeras. Imagina conhecer Paris com tudo pago por um parceiro?
Em contrapartida, o influenciador produz conteúdos nas suas redes dedicado àquele produto ou serviço. Essas parcerias, pagas ou não, são uma oportunidade de aproveitar algumas vantagens.
Mas as parcerias não são as únicas que podem lhe oferecer essas grandes oportunidades. Como influenciador, você interage regularmente com a comunidade. E este último também pode oferecer algumas oportunidades.
Vantagem: um salário substancial
O salário dos influenciadores é uma grande vantagem que atrai muitos jovens para o setor. Não é à toa que segundo uma pesquisa da Inflr, 75% dos jovens brasileiros sonham em ser influencers, sendo a questão financeira o principal motivo para esse desejo. É fato que os influenciadores mais famosos podem coletar grandes quantias em dinheiro.
No Brasil, um 'mega' influencer pode ganhar mais de R$ 500 mil por mês, se tiver mais de 1 milhão de seguidores.
Atualmente, muitas marcas incluiram em sua estratégia de comunicação e marketing a contratação de influenciadores, já que esses têm muito poder com os jovens e ajudam a aumentar o faturamento.
De acordo com uma pesquisa realizada em 2020 pela empresa Hopper HQ, os ganhos de um influenciador digiral no Brasil podem variar bastante, dependendo do número de seguidores, engajamento do público, nicho de mercado e outros fatores. Os valores médios, segundo essa mesma pesquisa, por postagem no Instagral são:
- Mais de 1 milhão de seguidores: R$ 100.000 a R$ 200.000
- Entre 500.000 e 1 milhão de seguidores: R$ 50.000 a R$ 100.000
- Entre 100.000 e 500.000 seguidores: R$ 10.000 a R$ 50.000
- Entre 50.000 e 100.000 seguidores: R$ 5.000 a R$ 10.000
- Entre 10.000 e 50.000 seguidores: R$ 1.000 a R$ 5.000
É importante ressaltar que esses valores são apenas uma média e que podem variar bastante dependendo das características específicas de cada influenciador e campanha publicitária. Além disso, existem outras formas de monetização para influenciadores, que nem sempre envolve dinheiro, como parcerias com marcas, publicidade em outras plataformas e venda de produtos próprios.
Desvantagens do influenciador: uma profissão demorada
Mas como em qualquer profissão, "nem tudo são flores". Existem também desvantagens que devem ser levadas a cabo. A profissão de incluenciador é um trabalho exigente e demorado. Não se trata apenas de aparecer nas mídias sociais para compartilhar vídeos e fotos. Exige que aqueles que estão começando sejam eficientes, criativos e flexíveis para se manter atualizados sobre as novas tendências e princípios da publicidade.
Ser um influenciador não exige apenas um comprometimento significativo de tempo e foco, requer também muito planejamento e preparação. Antes de cada publicação, um influencer deve projetar e planejar um conteúdo atraente, revisá-lo, corrigi-lo se necessário e, finalmente, distribuí-lo. Esse processo é tão importante para uma mensagem curta e simples quanto para uma mensagem que requer mais implementação.

Depois que a postagem é publicada, os influenciadores devem reservar um tempo para promovê-la e responder aod comentários dos seguidores, o que pode consumir muito tempo.
Além disso, é preciso estar por dentro das têndencias e tecnologias em constante mudança, monitorar e estudar as últimas atualizações, tendências de consumo e notícias. É importante que os influenciadores garantam que atendem consistentemente às expectativas dos seus parceiros de negócio e principalmente do seu público.
Influenciador: esteja sempre presente
As publicações de conteúdo é o motor que permite aos influenciadores exercerem sua profissão, e é fundamental que as suas publicações sejam vistas e apreciadas. Tem de estar online e presente sempre, para não cair no esquecimento. É a chave do sucesso e é como você deixa a sua marca na profissão. No entanto, os algoritmos impõem algumas restrições aos influenciadores para estarem sempre visíveis. Você já deve ter reparado que certas publicações aparecem com maior frequência no seu feed. Em particular, os criadores de conteúdo devem interagir com sua comunidade e postar com bastante regularidade.
A postagem regular também permite que você não caia no esquecimento dos seus seguidores, que podem mudar rapidamente para outra conta, de outro influenciador, se as suas publicações forem raras.
Para manter o engajamento da sua conta e popularidade a longo prazo, você deve, portanto, permanecer constante e interessante. Mas cuidado para não aparecer em excesso e causar o efeito contrário e afugentar seus seguidores.
A pressão dos likes, um incômodo constante
Nas redes sociais, muitos influenciadores estão sob constante pressão para obter mais curtidas em suas postagens. Como o número de likes influencia na sua renda, muitas vezes é um de seus principais objetivos. O que atrai uma marca para contratar o seu perfil, certamente é o seu engajamento. Nem sempre um perfil com muitos seguidores tem muito engajamento. Mas se o seu público é fiel e reage bem às suas postagens, isso pode ser um grande diferencial e atrair mais empresas.

O Whindersson Nunes, por exemplo, pode bater mais de 3 milhões de likes em uma postagem no Instagram, e seu perfil na mesma rede tem hoje mais de 59 milhões de seguidores. Apesar de ter começado no YouTube e seu canal ser um fenômeno por lá, hoje ele mantém um perfil em outras redes, para estar presente no dia a dia dos seus seguidores.
Existem aplicativos que podem te auxiliar em compreender melhor seus seguidores.
Mas a busca por seguidores e likes pode fazer com que esses influenciadores sintam-se inseguros e ansiosos. Como resultado, o que eles compartilham não reflete necessariamente uma versão autêntica de sua vida ou o que eles desejam realmente compartilhar com seus seguidores, mas sim o que eles precisam mostrar para obter mais adesão do seu público.
O mundo da influência, quando levado ao extremo, pode representar riscos para a saúde mental dos influenciadores. É importante que eles saibam que o seu valor não deve ser medido pelo número de likes.
Influenciador: equilíbrio na fala e nas publicações
Como influenciador, muitas vezes você precisa mostrar um certo equilíbrio nas publicações. Os criadores de conteúdo precisam ter cuidado com o que falam, com base nas marcas com as quais trabalham e pensar bem no que está transmitindo para o seu público. É preciso agradar e manter a audiência.
Fazer aulas particulares para melhorar a oratória pode ajudar nesse aspecto.
Muitas vezes é preciso pensar sobre o seu discurso e como dizê-lo. Às vezes, isso pode resultar em restrição de liberdade, autocensura e até bloqueio criativo. O influencer tem que estar de acordo com o objetivo dos seus clientes e não se desviar muito do que é esperado. Ao mesmo tempo, é preciso ser autêntico para agradar o seu público, bem como trazer conteúdos de qualidade e condizentes com o seu perfil. Portanto, é necessário um equilíbrio para agradar os dois lados, manter seus seguidores e manter boas relações com seus clientes.
Profissão Influencer: concorrência acirrada
Uma pesquisa realizada pela Nielsen revela um quadro talvez até assustador. Essa pesquisa afirma que o Brasil é o país que possui mais influenciadores de todo o mundo. Pelo menos 500mil desses têm mais de 10mil seguidores.
A profissão de influenciador é sem dúvida uma das mais difíceis na indústria de marketing. Num ambiente caracterizado por uma forte concorrência, encontrar um lugar nesse espaço é um grande desafio. É preciso ser criativo para se destacar e ser visível.
Como resultado, os influenciadores também devem manter um alto nível de produção e adaptar-se às novas tendências para manter seguidores leais e engajados. O surgimento de novas redes sociais e uma nova plataforma, como por exemplo o TikTok, faz com que os influenciadores precisem se adaptar a todo o momento aos novos formatos.
Embora a profissão não seja fácil, não podemos esquecer o que essa carreira pode proporcionar. Pode ser muito gratificante para quem tem coragem de encarar o desafio.
E você, gostaria de se tornar um Influenciador?










Gostei, esclarecedor, mas penso que nao iria conseguir, nao tenho seguidores… e tambem nao tenho assunto…
Olá Anabela,
Encontre assuntos que te interessam e te apaixonam, isso fará você encontrar um nicho dentro do que você tem conhecimento. Seguidores com o interesse no que você gosta, chegarão
Adorei