Sabemos que hoje, estar presente na internet é essencial para todos os negócios. Seja um simples site de vitrine ou uma plataforma de e-commerce, é impossível ignorar esse meio. Com a pandemia, aquelas empresas que não tinham site ou mercado digital precisaram se reinventar rapidamente e entrar para o marketplace.
Se você tem um negócio e ainda não tem um site ou se você está pensando em empreender, o posicionamento na internet é algo que precisa estar no seu planejamento de curto prazo.
Mas muitos devem estar se perguntando: Tudo bem, mas quanto custa desenvolver um site próprio? Quanto eu preciso desembolsar para estar presente na internet?
Então vem que vamos tentar te contar aqui, tudo o que você precisa saber e quanto precisará investir para estar visível na web.
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Preço de um site de acordo com a sua natureza
Criar um site tipo blog ou uma simples página de apresentação não representa os mesmos custos de um site de e-commerce muito elaborado. De fato, neste último tipo de site, será necessário adicionar muitas funções , em particular a segurança de compras online. Por isso, muitas pequenas empresas utilizam o marketplace quando querem vender na web, por não terem capital suficiente para investir em um site de e-commerce. Os preços podem, portanto, variar muito, dependendo da natureza do site que você deseja criar.
O primeiro passo então é definir os seus objetivos com o site, para então pesquisar os valores. O custo final estimado vai depender desses fatores e do tipo de interação que deseja.
O custo de um site de uma página
Para começar, você pode optar por fazer um site em uma única página. Muito na moda, esse tipo de site é ideal para empresas muito pequenas e freelancers. Eles permitem ter uma velocidade de carregamento ótima. Neste site, é possível então fazer vários espaços e navegar por todos eles apenas rolando a página.
Esse tipo de site é chamado também de Landing Page e no Brasil tem um custo que pode variar de R$ 2.500,00 a R$ 8.000,00.

Mas quando falamos de uma única página, não significa necessariamente ausência de menu. Âncoras em um menu superior podem então ser criadas em cada uma das categorias e os visitantes poderão rolar mais facilmente entre a parte superior e inferior da página.
Esta página é ideal para apresentar seus serviços, uma apresentação da empresa ou freelancer, arrastar exemplos de projetos ou um portfólio e indicar seus detalhes de contato. Este tipo de site servirá então como um cartão de visita para pessoas que querem ter uma visão geral do seu trabalho.
O preço de um site de vitrine
O site de vitrine é certamente o tipo de site que estamos mais acostumados a ver. É usado por empresas para apresentar seus serviços, transmitir notícias, apresentar a equipe, a história e o negócio da empresa. Esta é uma espécie de versão desenvolvida e ampliada do site de uma página, a landing page que citamos acima. Neste caso, em vez de apresentar todas as informações em uma única página, o site tem entre 3 e 10 páginas diferentes, normalmente estão então divididos por temas.
Você encontrará páginas como o home que é a primeira imagem da empresa, já que é a primeira página que aparece quando os visitantes chegam ao site. Você também encontrará frequentemente uma página de Informações ou Sobre, uma página de Serviços ou Produtos, uma página de resultados de exemplo e uma página de contato. Você também pode, às vezes, encontrar um blog de notícias ou outras páginas relacionadas.

O site de vitrine é o site mais popular. Ele permite que você desenvolva todas as informações que deseja destacar. Portanto, é melhor escolher um site de vitrine se você se sentir preso no site de uma página.
Por outro lado, o site da vitrine é como o próprio nome sugere, uma vitrine, e não permite fazer compras diretamente através do site. Permite que os visitantes tenham uma ideia sobre a empresa e em seguida, entre em contato, se necessário.
Essa presença na web é praticamente essencial, já que a maioria dos brasileiros está procurando serviços diretamente através de pesquisas na internet.
Esse tipo de site Corporativo ou um site mais complexo pode variar de R$ 25.000,00 a R$ 40.000,00. Tudo isso vai depender do nível de complexidade que queira apresentar.
Quanto gastar em um site de e-commerce?
O site de e-commerce requer recursos importantes, pois pretendemos fazer vendas online. Portanto, é necessário ter um banco de dados bastante poderoso, bem como uma segurança eficaz para que seus clientes possam fazer pagamentos on-line com confiança.
Sites de comércio eletrônico grandes e específicos podem custar entre R$ 15.000,00 a mais de R$ 250.000,00, dependendo do tamanho do site e de suas características. Se o site precisar de gerenciamento de envio, um sistema contábil e outras funções muito personalizadas, então o custo pode aumentar rapidamente.

Esse provavelmente é um investimento alto para as pequenas empresas. Uma opção para muitas dessas empresas para posicionar-se no mercado de venda pela internet é fazer parcerias com grandes empresas de marketplace como MagaLu ou Mercado Livre.
Entenda melhor o que está por trás do desenvolvimento de um site fazendo um curso online de programação.
Faça um site sob medida
Nem todos os tipos de sites mencionados acima são necessariamente o tipo de site que você deseja ter. Você pode ter uma ideia muito original que não se parece nada com os códigos clássicos dos sites. Neste caso, o melhor é fazer um site personalizado. No entanto, será necessário pagar um preço por ele. Sites personalizados também podem custar entre R$10.000,00 a R$ 25.000,00 para um negócio de médio porte. É claro que os custos podem ser menores, mas quanto mais trabalho seu site exigir, mais você pagará por ele.
A menos que você seja um desenvolvedor web, a terceirização deste tipo de serviço tem um custo e ele não é dos menores.
Quanto custa ter um site construído por um provedor de serviços?
Se você não tem grandes habilidades computacionais e ainda menos em programação web, pode ser difícil fazer o seu site por conta própria. Neste caso, será necessário chamar um prestador de serviços ou uma empresa especializada para delegar essa tarefa.
Neste caso, você tem várias escolhas na sua frente.
Por exemplo, é possível chamar um desenvolvedor freelancer para fazer o site para você. Neste caso, você vai discutir com ele os seus desejos para que ele entenda o que você quer em seu site, que tipo de gráficos você gosta, quais os itens que considera essenciais. A partir dessas definições ele então cuidará do desenvolvimento. Antes de entregar a versão final, ele vai apresentar o projeto a você para algumas modificações antes da entrega final.

Você deve saber que o preço de um site com um prestador de serviços depende do tempo que ele vai gastar em seu site. Quanto mais você pedir a ele para adicionar opções, mais caro será o site, pois esses profissionais normalmente cobram por horas de dedicação.
Também é possível usar uma agência web para criar um site. Os preços são muitas vezes mais altos do que o programador freelancer, já que neste cenário você recruta uma equipe inteira. As vezes essas agências já tem pessoas de marketing para elaborar um projeto que atenda as questões de UX (User Experience) e UI (User Interface).
Um outra opção é as empresas criarem um departamento de desenvolvimento web dentro de sua equipe. Neste caso, é necessário cuidar do recrutamento de desenvolvedores web para que eles cuidem do desenvolvimento e da manutenção o tempo todo. Esse é frequentemente o caso para empresas que precisam de um site de e-commerce ou um site de interface com o cliente.
Construindo um site você mesmo: qual o preço?
Uma opção para quem não tem muitos recursos para investir, o que normalmente é o caso dos pequenos e novos empreendedores, é o faça você mesmo. Mas mesmo que você construa o seu próprio site, há custos envolvidos nessa produção.
Cada vez mais pessoas decidem fazer seu próprio site, sem passar por uma empresa ou um desenvolvedor freelancer. De fato, por vários anos, muitos CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) se oferecem para criar um site facilmente, sem ter conhecimento de programação web. O design web torna-se, assim, acessível a todos, com, é claro, algumas limitações.
Você pode criar seu site através de plataformas como WordPress, a mais conhecida delas, ou via Wix, por exemplo. Em seguida, é possível escolher um site modelo, alterar o texto inicial para o seu texto e substituir as imagens. Desta forma é possível fazer um site em um dia.
Mas, como tudo nessa vida, isso não é de graça, tem um custo mensal para que seu site seja hospedado. O Wix por exemplo cobra em média R$ 130,00 por mês. Além disso, você também precisa escolher seu nome de domínio e pagar por ele. Esse valor normalmente é pago anualmente.
A outra solução é, obviamente, aprender a codificar e, em seguida, codificar seu site. Com as linguagens HTML, CSS ou mesmo Java, você poderá desenvolver um site mais do que correto.
Mas atenção, você sempre terá que pagar pela hospedagem, bem como pelo nome de domínio. Por outro lado, os custos de manutenção, ao contrário do uso de um prestador de serviços, serão zero, pois você será responsável pela manutenção, se você usa um CMS ou programa seu próprio site. Aprender a programar pode ser bom tanto para criar o site para a sua empresa como também para criar ferramentas que facilitem a gestão do seu negócios. O sistemas informáticos nos permitem extrair e obter dados com muito mais velocidade, auxiliando a gestão de qualquer empresa.
E então, pronto para começar a criar sites?









