A trança escama de peixe é um dos tipos de tranças mais diferentes, sendo bastante requisitada por quem gosta de trançar os cabelos. A maior diferença entre a trança escama de peixe e a trança tradicional é que a divisão do cabelo da trança escama de peixe é feita com apenas duas mechas.
Além disso, o processo de "criação" da trança escama de peixe é um pouco mais trabalhoso do que o da trança comum. Por isso, muitas pessoas decidem fazê-la no salão de beleza - ou aprendê-la com aulas, artigos e vídeos da internet. Conheça e saiba tudo sobre a trança espinha de peixe? Acompanhe o artigo!
Qual a origem da trança espinha de peixe?
A origem do nome da trança "escama de peixe" é decorrente justamente do formato da trança, a qual tem uma estrutura parecida com uma escama de peixe (ou espinha de peixe). Essa trança tem o mesmo padrão geométrico de uma espinha de peixe.
Já a origem da trança espinha de peixe, propriamente dita, é da Grécia Antiga. As mulheres gregas costumavam usar o penteado de trança espinha de peixe em eventos importantes, como em diversas cerimônias. Além disso, elas também usavam essas tranças em representações artísticas.
As mulheres europeias também costumavam usar essa trança, com bastante frequência, para ficar com um estilo mais romântico e/ou elegante. Nos dias atuais, as mulheres costumam usar a trança escama de peixe em festas importantes, como casamentos.
Como deu para perceber, até hoje, a trança espinha de peixe é usada para momentos importantes - e para os simples também. A trança escama de peixe combina com qualquer roupa, com qualquer ocasião e com qualquer ânimo.
Na dúvida do penteado do look, escolha a trança escama de peixe ou penteado trança twist, pois não tem erro. Esse look serve para um encontro romântico, para um dia de trabalho, para um casamento, para uma formatura, para uma visita à casa de uma amiga... Para qualquer ocasião!
Como é feita a trança escama de peixe?
A trança espinha de peixe está com tudo, e você pode fazê-la tanto para um encontro romântico quanto para um evento sofisticado, por exemplo. Além disso, ela combina tanto para o período do inverno quanto para o período do verão.
Apesar de muitas pessoas acham difícil fazer a trança espinha de peixe, a realidade é que essa trança é mais simples do que a maioria das pessoas imaginam, não é mesmo? Ela é bem diferente, além de ter uma aparência "soltinha" e "frouxa". Além disso, essa trança é bem sofisticada e feminina. Sem dúvidas, ela dá um up no visual!
O modelo da trança espinha de peixe é bem exótico, o que a faz ser a queridinha de quem gosta de penteados bem diferentes. Veja o passo a passo de como fazer a famosa "fishtail braid", ou melhor, o passo a passo trança escama de peixe:
Não esqueça de lavar bem os seus cabelos, antes de fazer essa trança. Assim, o preparo da trança se torna muito mais fácil! Ah, e se você quiser fazer uma trança com uma aparência mais frouxinha, não esqueça de dar leves puxadinhas na sua base.
Para manter a trança espinha de peixe por mais tempo, ou seja, para "fixá-la bem", não deixe também se usar um bom spray fixador. Dessa forma, a sua bela trança espinha de peixe não se desmanchará rapidamente (ou seja, em poucas horas).
Para que tipo de cabelo a trança espinha de peixe é adaptada?
A trança espinha de peixe é bastante versátil, o que indica que essa trança pode ser feita em diversos tipos de cabelos. Mas, aqui vão diversas dicas para deixar essa trança ainda mais bonita, considerando cada tipo de cabelo:
- Cabelo liso: esse cabelo deixa a trança com uma aparência bastante alinhada, conferindo uma grande elegância. Se o seu cabelo for liso e muito fino, não deixe de usar um mousse ou um spray de textura para deixá-lo mais encorpado e manter a trança por mais tempo;
- Cabelo ondulado: esse cabelo deixa a trança com uma aparência bastante natural, tornando-a bem despojada. As ondas do cabelo ondulado geram mais volume, deixando a trança ainda mais bonita, com uma aparência de "cheia";
- Cabelo cacheado: esse cabelo deixa a trança no estilo "boho chic", apresentando bastante volume. Se você gosta de tranças mais volumosas, considere "abrir" os seus cachos, antes de iniciar o "processo de criação" da trança, ou fazê-la mais "soltinha";
- Cabelo crespo: esse cabelo precisa ser um pouco comprido para que seja possível criar uma trança espinha de peixe. O resultado é de uma trança volumosa e muito bonita.
Percebeu que é possível fazer tranças em qualquer tipo de cabelo? Para cabelos curtos, o ideal é que se faça uma trança espinha de peixe lateral ou uma trança pequena mesmo, a depender do tipo de cabelo e o que ele possibilita. Então, se você tem um cabelo curto ou longo, invista na ideia de ter uma trança espinha de peixe e siga os passos que citamos anteriormente!
Quanto tempo dura uma trança espinha de peixe?
O tempo de duração de uma trança espinha de peixe depende de três fatores: tipos de cabelo, técnica de trança aplicada e cuidados com a trança. Veja, mais ou menos, quanto tempo dura uma trança espinha de peixe, considerando cada situação:
👩🦰
Trança feita em casa (sem uso de produtos específicos para aumentar a durabilidade da trança)
- Duração de 8 a 12 horas
- Cabelos lisos podem ter as tranças desmanchadas mais facilmente
- Pessoas, que mexem muito no cabelo durante o dia, podem ter as tranças desmanchadas mais facilmente
👩🦱
Trança feita no salão (com uso de produtos profissionais que aumentam a durabilidade da trança)
- Duração de 1 a 2 dias
- Ideal para eventos importantes, como formaturas e casamentos
- Com uso de spray fixador, pomada modeladora e elásticos de cabelo
👩🦳
Dormir com a trança a noite (cuidados com a trança durante a noite)
- Duração de 1 a 2 dias
- O ideal é dormir com uma touca de cetim para que os fios não se soltem e, consequentemente, a trança não se desmanche
- A trança pode ficar com uma aparência mais "bagunçada", se você dormir com ela. Isso é ótimo para quem deseja ter um estilo mais despojado.
Como deu para perceber, a trança indicada para eventos, pode durar apenas algumas horas, se você a fizer em casa, e pode durar dias, se for feita no salão, com uso de produtos específicos que aumentam a sua durabilidade. Com os cuidados necessários, o seu cabelo trança espinha de peixe pode durar até 2 dias!
Qual o valor da trança escama de peixe?
O custo para fazer uma trança espinha de peixe no cabeleireiro é de R$ 35,00, em média. Dependendo da cidade, esse preço para fazer a trança espinha de peixe pode se elevar ou decair. Além da opção de fazer a trança espinha de peixe em um salão de beleza, outra possibilidade é aprender a fazê-la.
Na Superprof, as aulas para aprender a fazer tranças custam, em média, R$ 105,00 hora/aula. Para fazer a trança espinha de peixe no dia a dia, ter uma aula de tranças é fascinante, pois você compreende o processo de "construção" da trança e o aplica na sua rotina.
Ah, e claro, você também pode aprender a fazer tranças espinha peixe para trabalhar como um trancista, fazendo diversas tranças maravilhosas em outras pessoas (seja a espinha de peixe, a embutida, a boxeadora, a cascata, a coroa, a box braids, a twists ou outras).
Como cuidar da trança espinha de peixe?
Você pode ter alguns cuidados para aumentar a durabilidade da sua trança espinha de peixe. Veja uma lista de cuidados que você pode ter com a sua peixe trança escama:
- Lave o seu cabelo e o hidrate antes de fazer a trança espinha de peixe;
- Utilize produtos que aumentam a durabilidade da trança, como spray de textura ou mousse modelador;
- Não mexa no seu cabelo com frequência, após fazer a trança;
- Utilize uma touca de cetim, quando for dormir, para que a trança não se desmanche (se você quiser que a trança se mantenha de um dia para o outro, claro);
- Prenda a trança com um elástico firme;
- Aplique um reparador de pontas ou um finalizador na trança, quando necessário.
Com esses cuidados, a escama peixe trança pode durar até mais de 2 dias. Então, vamos cuidar bem da trança espinha de peixe para que essa se mantenha por bastante tempo? Com isso, você pode ter os cabelos sempre bonitos - e arrumadinhos.
Se você curtiu o conteúdo deste texto sobre a trança escama peixe, escreva um comentário sobre a sua percepção sobre essa trança, e indique se você gosta da versão mais clássica, cheia de acessórios (com flores, tiara, etc) ou outros estilos (trança escama peixe embutida, trança escama de peixe lateral, trança escama de peixe com fios soltos, trança fulani braids, etc).









