O tecido de poliéster é um dos mais utilizados na indústria têxtil. Ele conquistou território e espaço no guarda roupa de muitas pessoas ao redor de todo o mundo. Derivado de fibras sintéticas, o poliéster é um tecido bastante durável, versátil e tem como vantagem a facilidade de cuidado, e uma das suas maiores vantagens é que ele não amassa.
Muito usado nas roupas esportivas e também em peças do dia a dia, além de ser resistente as rugas e não amarrotar, tem uma secagem rápida e retém cores vibrantes. Mas nem tudo são flores e o poliéster também tem algumas desvantagens, incluindo algumas questões ambientais e de conforto. Se você quer conhecer melhor esse tipo de tecido para roupas tão popular e saber mais sobre as vantagens, desvantagens e aplicações do poliéster, confira o nosso artigo completo.
O que é o tecido poliéster e como ele é fabricado?
Apesar de toda a sua durabilidade e versatilidade, o poliéster é um tecido sintético e derivado do petróleo, produzido por meio de um processo químico que transforma o petróleo em fibras têxteis que podem ser tricotadas ou tecidas de forma a cria diversos tipos de tecidos. A questão é que esse processo não é muito ecológico e envolve a polimerização de compostos químicos como e etileno. O resultado, no entanto, é um material resistente e maleável.

As fibras do poliéster também podem ser mescladas com fibras naturais como do algodão e da lã, criando tecidos mistos que aproveitam o melhor de cada um dos materiais. Uma das variações mais conhecidas do poliéster é a microfibra, que é feita a partir de fibras extremamente finas e que conferem ao tecido uma textura bastante suave.
A microfibra, conhecida por sua capacidade de repelir líquidos e sua resistência a poeira é a aplicação ideal para casacos de inverno resistentes a chuva. A depender da forma de como o poliéster é tratado, ele recebe propriedades como a resistência à água, a elasticidade e o controle de temperatura.
Os quatro principais formatos de produção do poliéster são o fio, a fibra de grampo, a estopa e a fibra de poliéster. Cada um desses produtos têm uma finalidade específica. A sua versatilidade e características fazem deste produto um material muito procurado, tanto na moda, como na indústria têxtil em geral, como em estofados e roupas de cama. As peças de poliéster são duráveis, exigem pouca manutenção e oferecem conforto e praticidade.
O poliéster é o campeão na lista de tecidos que não amassam.
Vantagens do poliéster para o dia a dia e a moda
O poliéster oferece diversas vantagens, que acabam tornando ele um dos tecidos mais utilizados do mundo. Podemos destacar assim, as suas principais vantagens:
- Durabilidade: o poliéster é altamente durável, resistente a rasgos e ao desgaste, tendo um vida útil bastante alargada.
- Pouca propensão ao encolhimento e deformação: sua estrutura sintética faz com que ele não sofra alterações na sua estrutura, mesmo após diversas lavagens.
- Facilidade de manutenção: é um tecido muito fácil de cuidar, não amassa facilmente, seca rápido e não encolhe após as lavagens.
- Capacidade de reter cor e estampas: um outro benefício é a capacidade de reter estampas, mesmo após várias lavagens.
Essas são as principais vantagens que tornam o poliester a escolha ideal para roupas de uso diário, como uniformes e roupas esportivas. Os atletas, por exemplo, se beneficiam da leveza e resistência do material, da liberdade de movimentos e do conforto proporcionado pelas peças durante a prática esportiva.

A modernização das tecnologias permite a criação de estampas de alta definição e cores intensas que não desbotam com facilidade, sendo o tecido ideal quando pensamos em roupas estampadas, vestidos coloridos e peças personalizadas.
Por ser um tecido leve e muito versátil, como já dissemos, ele é muito popular nas roupas esportivas. Mas também é o tecido ideal para jaquetas resistentes a água. Também é comum ver o seu uso em vestidos e acessórios. O fato de poder ser combinado com outros materiais faz com que o poliéster seja tão popular na indústria da moda. Ao misturar o poliéster com o elastano, é possível criar roupas com muita elasticidade, como as leggings e as roupas de ginástica. Se combinado com o algodão, pode trazer a peça um toque natural e confortável.
É um crepe de base sintética, leve, que é mais econômico e muito usado para roupas do dia a dia.
A microfibra, por outro lado, é apreciada pela sua maciez e capacidade de repelir os líquidos, sendo ideal para roupas de banho e tecidos de limpeza. Sua capacidade de absorver e a sua resistência a umidade fazem da microfibra uma escolha popular para as toalhas, e também para roupas de cama e panos de limpeza, que exigem um alto potencial de durabilidade.
Conheça as diferenças entre os tipos de couro: ecológico, sintético e legítimo.
Desvantagens do poliéster: impacto ambiental e desconforto
Apesar de todas essas vantagens que listamos, também devemos considerar algumas desvantagens desse tipo de tecido. Sem dúvida, umas das críticas principais é o impacto ambiental. Como um tecido derivado do petróleo, sua produção consome muitos recursos naturais não renováveis e ainda emite gases poluentes.

Extrair petróleo e produzir o poliéster geram emissões de CO2 e outros poluentes que contribuem para o efeito estufa, a degradação ambiental e o aquecimento global. Além de não ser um material biodegradável, contribuindo para a geração de resíduos têxteis que demoram anos e anos para se decompor quando descartados.
Conheça as vantagens de um tecido campeão em sustentabilidade: o tecido de algodão cru.
mas apenas 20% são recicladas ou reaproveitadas...
O poliéster também é um dos responsáveis pela geração de partículas de microplásticos que são liberados na água e acabam nos nossos oceanos. Outro ponto negativo em relação aos tecidos de fibra natural como o algodão é que o poliéster não é tão respirável, retendo calor e umidade, o que pode ser desconfortável em climas quentes e tropicais como o do Brasil.
Em contraponto e na linha da sustentabilidade, já vemos o surgimento de poliéster reciclado, buscando uma opção mais ecológica e sustentável, com menor impacto ambiental:
Por fim, uma outra possível desvantagem do poliéster é que ele pode causar irritação nas peles mais sensíveis e em pessoas que sofrem de alergias ou sensibilidade da pele. Algumas pessoas podem sentir desconforto ou irritações ao usar roupas muito justas de poliéster por muitas horas.
Microfibra: o que é e por que ela é tão especial?
A microfibra é uma variação do poliéster, conhecida por uma textura extremamente macia e suave. A microfibra é feita a partir de fibras extremamente finas, com o diâmetro menor até que um fio de seda, conferindo-lhe uma alta densidade, um bom caimento e ainda a capacidade de repelir líquidos ou poeira. Essas são as principais características que tornam a microfibra um material muito eficiente em variadas aplicações, não só no mundo da moda, como também em estofados e produtos de limpeza, como panos e esfregões.
Diferente de outros tecidos convencionais como o tecido de malha, a microfibra possui uma estrutura capaz de capturar partículas de sujeira e poeira sem a necessidade de usar produtos químicos agressivos, tornando-se uma boa alternativa para a limpeza doméstica e industrial.

Na moda, a microfibra é usada em roupas íntimas, graças ao seu toque delicado e agradável e a sua durabilidade. Sua leveza e flexibilidade permite a criação de peças que trazem conforto e elegância, sendo a escolha ideal para quem busca sofisticação sem perder em conforto. É também muito usada em roupas de banho.
Assim como o poliéster tradicional, a microfibra também recebe críticas quanto ao seu impacto ambiental, principalmente relacionado a liberação de microplásticos durante a lavagem. Para minimizar o impacto ambiental, aconselhamos o uso de roupas fabricadas com o poliéster reciclado, bem como o consumo consciente de roupas. Não precisamos ter muitas peças, precisamos ter boas peças de roupa. A tendência de um "armário capsula" pode ser uma boa ideia para quem deseja levar uma vida mais sustentável e contribuir para um ambiente mais limpo, evitando a geração de lixo têxtil.
Como vimos no decorrer desse artigo, o poliéster e a suas variações como a microfibra, trazem consigo diversos benefícios, tornando um tecido indispensável na indústria têxtil. Mas é também fundamental estar atento aos desafios ambientais que a produção e o consumo desenfreado desse material tem para o meio ambiente. A busca por alternativas sustentáveis é fundamental para reduzir o impacto desse material no planeta.
Uma outra alternativa mais sustentável é o tecido de seda pura.
Os avanços tecnológicos já permitem a criação de um poliéster 100% reciclado, sendo possível um equilíbrio entre as vantagens do poliéster e um futuro mais sustentável com soluções ecológicas. Produzir e consumir de forma responsável é essencial para a preservação do nosso planeta. Que tal aprender mais sobre costura em uma aula de costura ou um curso de corte e costura online para reaproveitar suas roupas usadas e criar novas peças a partir daquelas que já não usa mais?









