O nosso país está entre os países com a maior malha rodoviária do mundo, figurando no ranking dos cinco primeiros globais. Por essa razão, a profissão motorista de ônibus é uma das mais importantes e tradicionais no transporte brasileiro. Mais do que conduzir um veículo de grande porte, este profissional é responsável por conectar milhões de pessoas todos os dias, seja no trânsito urbano ou nas longas viagens intermunicipais ou interestaduais.

Vamos detalhar um pouco mais sobre a realidade dessa profissão no país, falando desde os requisitos de habilitação, o dia a dia da jornada, as oportunidades de trabalho, o salário de motorista de ônibus e muito mais sobre a realidade dessa carreira profissional no Brasil.

O salário médio de um motorista de ônibus no Brasil é de
2450

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Panorama Salarial e Variações Regionais

Com segurança e atenção, eles transportam vidas e sonhos!

Autor desconhecido

A pergunta "quanto ganha um motorista de ônibus" é muito frequente e também essencial para quem quer se enveredar por essa carreira. Mas essa não é uma pergunta tão simples de responder, já que existe uma grande variação salarial que é influenciada por uma série de fatores, como: o tipo de transporte, a região do país e também os acordos sindicais da categoria.

O que sabemos é que o piso salarial de um motorista de ônibus parte dos R$ 2.250,00 e pode chegar a mais de R$ 4.000,00 dependendo da região, da variação de mercado, do tempo de trabalho e experiência do profissional e do tipo de transporte, se urbano, rodoviário ou de fretamento.

Fatores que podem variar o salário:

Transporte Urbano ou Rodoviário:

Imagem de um ônibus urbano
Imagem: Chris Wong

Urbano: Geralmente os salários são definidos por acordos coletivos de sindicatos locais e tentem a ter uma média menor, porém com uma maior estabilidade de horário e rota.

Rodoviário / Viagens: nestes casos o salário pode ser bem maior, os motoristas recebem adicionais, como diárias de viagens, adicional noturno, horas extras e comissões por trecho ou quilometragem, o que eleva a média salarial.

Imagem de um ônibus de viagem
Imagem: Jonathan Borba

Região e Sindicato

O poder dos sindicatos estaduais e municipais é outro fator que influencia de forma direta o piso salarial do motorista de ônibus. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outros grandes centros urbanos, possuem pisos estabelecidos que acabam por manter os salários nessas cidades acima da média nacional.

Benefícios

Quase sempre, o salário de um motorista de ônibus é complementado com alguns benefícios obrigatórios, como o vale-transporte e o vale-refeição, bem como por adicionais importantes como cesta básica, plano de saúde e em alguns casos a participação nos lucros e resultados. Dependendo da carga horária e do horário de trabalho, há também adicionais previstos na lei como o adicional noturno e as horas extras.

Requisitos essenciais e habilitação

Para ser um motorista de ônibus no Brasil, há uma série de exigências rigorosas a serem seguidas, estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e também pela legislação trabalhista, que garantem tanto a segurança dos passageiros como a do próprio motorista, bem como o cumprimento de todas as normas de trânsito. Para se tornar motorista de ônibus, há pontos que se deve ter em atenção:

  1. Carteira Nacional de Habilitação (CNH): essa é a primeira e mais importante exigência. Diferente da condução dos veículos leves, a condução dos ônibus exigem uma categoria específica de CNH. A categoria D é o requisito mínimo obrigatório. No caso de ônibus biarticulados, é exigido ainda a categoria E.
  2. Idade: o motorista de ônibus deve ter no mínimo 21 anos de idade.
  3. Tempo de habilitação: o condutor deve ter uma CNH de categoria B há pelo menos dois anos ou categoria C há pelo menos um ano para fazer o teste para as categorias D. No caso da categoria E, é preciso ter a categoria D por pelo menos um ano.
  4. Direção cuidadosa: para conseguir uma habilitação de categoria D, o motorista não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias nos últimos doze meses.
  5. Cursos adicionais: a legislação exige também a realização de um curso obrigatório. O Curso de Transporte Coletivo de Passageiros é regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), com uma carga horária específica. O curso aborda temas como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, convivência e relacionamento interpessoal e responsabilidade com o meio ambiente.
  6. Exames adicionais: para a obtenção e a renovação das carteiras de categoria C, D e E, deve ser realizado periodicamente, o exame toxicológico que atesta que o profissional não faz uso de substâncias psicoativas.
Trabalhar no transporte de passageiros é uma grande responsabilidade. | Imagem: Chuttersnap

Em resumo, a obtenção de uma CNH de categoria D é o passo inicial e essencial para quem quer atuar na área de motorista de ônibus no Brasil. A categoria D também é uma exigência para motoristas de caminhão.

Desafios, jornada de trabalho e áreas de atuação

O dia a dia de um motorista de ônibus é repleto de desafios. É um cotidiano dinâmico, exigente, tanto em quesitos físicos como mental, e pode variar muito conforme o tipo de transporte a conduzir, se urbano ou rodoviário.

Enquanto o transporte urbano tem uma rotina mais fixa, com horários rígidos e paradas frequentes, o transporte rodoviário tem rotinas mais longas, com menos paradas e mais tempo contínuo na direção.

No transporte urbano, o motorista precisa ligar com o trânsito intenso, com a logística de cobrar passagens, dar troco e controlar o acesso dos passageiros quando não há cobradores, com os atrasos, o vandalismo, o risco de assaltos e a interação constante com os passageiros.

Já no transporte urbano, os desafios são outros. O motorista pode ficar longos períodos fora de casa, dirigir em diferentes condições climáticas e de estrutura das estradas, além de enfrentar longas jornadas de estrada.

Relativamente a jornada de trabalho, o motorista urbano normalmente trabalha em turnos (manhã/tarde/noite), incluindo também os plantões de fim de semana. Já o motorista de viagens pode ter uma jornada que dure dias, com o cumprimento da legislação sobre tempo de direção e descanso.

Além de conduzir o veículo com zelo e cuidado, há algumas atribuições adicionais tanto para o motorista urbano como para o motorista rodoviário. Além da cobrança de passagens em alguns municípios, o motorista urbano precisa também apoiar passageiros idosos e PCDs no acesso ao ônibus, ajudando no embarque e desembarque desses passageiros. Já no caso do motorista rodoviário, ele verifica as bagagens, a identificação dos passageiros e o atendimento ao cliente.

Outros desafios são enfrentados pelos motoristas de ônibus do nosso país, e se você quer trabalhar nessa profissão, é importante ter ciência desses aspectos.

Veja como se tornar um motorista de ambulância.

Oportunidades e expectativas para o Motorista de Ônibus

Apesar de todos os desafios da profissão que vimos no decorrer do texto, a demanda por motoristas de ônibus qualificados é constante no mercado de trabalho brasileiro, devido à constante necessidade de mobilidade urbana e rodoviária do nosso país.

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Vagas:

O mercado de trabalho para motoristas de ônibus é bastante aquecido, com muitas oportunidades e vagas em aberto.

Os principais setores de emprego para quem está em busca de oportunidades e de um salário de motorista de ônibus competitivo e estável podem ser encontradas nos seguintes setores:

  1. Transporte Urbano: empresas concessionárias de linhas municipais e metropolitanas. Esse é sem dúvida o setor com maior volume de vagas, devido a grande rotatividade no setor.
  2. Transporte rodoviário interestadual e intermunicipal: empresas de viação que operam em longas distâncias. Oferece melhores remunerações, mas exigem uma maior experiência.
  3. Fretamento e Turismo: empresas que fazem transporte de funcionários, fretamento de transporte para escolas ou ainda agências de turismo. O trabalho é por vezes menos estressante que o urbano, com rotas definidas e menor interação com os passageiros.
  4. Transporte Escolar: neste caso, é exigido ainda um curso de especialização adicional e a fiscalização é ainda mais rigorosa. A demanda é em horários específicos de entrada e saída dos estudantes nas escolas.

A carreira de motorista de ônibus também oferece possibilidades de crescimento, principalmente quando o profissional busca se especializar constantemente.

Imagem de um ônibus urbano em uma estação de ônibus.
O transporte urbano depende diariamente dos motoristas de ônibus que cumprem a nobre missão de transportar passageiros. | Imagem: Marlon TG

A especialização em veículos articulados ou biarticulados podem valorizar o seu passe no mercado. Outra especialização é com cursos de formação pedagógica. Com experiência e formação, o motorista pode se tornar instrutor de novos motoristas dentro da empresa.

Em empresas menores, motoristas com perfil gerencial e com experiência podem assumir papéis de coordenação de frota ou planejamento de rotas.

Em resumo, são inúmeros os desafios dessa profissão, mas há também muitas oportunidades de trabalho. O primeiro requisito é manter a sua CNH de categoria D ou E, além, claro, de realizar periodicamente os cursos de aperfeiçoamento. Para garantir a empregabilidade e a progressão na carreira de motorista de ônibus, é importante ter qualidades como paciência, atenção, cordialidade e segurança na direção.

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Foto Camila

Camila Reis

Administradora, Mestre em Economia e Gestão da Inovação, mineira, mãe. Apaixonada por viagens e pela vida, me arrisco na cozinha, amo ler, conhecer pessoas e passear em dias frios com sol.