O Aberto da Austrália é o primeiro Grand Slam do ano e um dos torneios de tênis mais prestigiados e emocionantes do mundo. Todo ano, no calor do janeiro australiano, começa a temporada de tênis com partidas emocionantes, performances que quebram recordes e uma atmosfera festiva incrível nas quadras em piso hard court do Austrália Open.
O torneio é realizado no Melbourne Park (embora nem sempre tenha sido). E seja você um fã do tênis ou um entusiasta do esporte, aqui está tudo o que você precisa saber sobre esse importante torneio de Grand Slam.
A rica história e a evolução do Aberto da Austrália
A história do torneio de Melbourne começou em 1905, como o Australasian Championship. A primeira edição, com 17 jogadores, foi realizada no Warehouseman's Cricket Ground. Mas Melbourne nesta época não era a casa permanente do torneio e, por vários anos, ele foi sediado em diferentes cidades da Austrália e da Nova Zelândia.

O Open da Austrália já foi disputado em sete cidades diferentes da Austrália e Nova Zelândia: Adelaide, Brisbane, Melbourne, Sydney, Perth, Christchurch e Hastings. A medida que o torneio cresceu, ele acabou se tornando o Campeonato Australiano de Tênis, sediado em Melbourne e, em 1969, se tornou o Aberto da Austrália.
Se fossemos classificar em uma linha do tempo a evolução e os principais marcos históricos do torneio de tênis australiano, poderíamos listar assim:
1905
Estreia do torneio
É realizado o primeiro evento de simples masculino.
1922
Introdução da modalidade feminina
Inicia-se as competições de simples e duplas femininas.
1969
Aberto da Austrália
O torneio se tornou o Aberto da Austrália, permitindo que amadores e profissionais competissem.
1972
Mudança para o Kooyong Lawn Tennis Club
Mudança permanente para Melbourne.
1985
Mudança das datas de realização
Neste ano o torneio passa a ser disputado no final do mês de janeiro
1988
Mudança para o Melbourne Park e troca para quadras duras
2000
Renomeação da quadra central
A quadra central passa a se chamar Rod Laver Arena.
2014
Política de Calor Extremo
O torneio implementou e essa política, permitindo pausas em partidas com condições de calor extremo.
2021
Julgamento eletrônico de linha
Primeiro Grand Slam a usar exclusivamente o julgamento eletrônico de linha.
Curiosidades e recordes do Aberto da Austrália
O Australian Open é repleto de fatos fascinantes e marcas históricas que o tornam um grande e emocionante torneio de Grand Slam. Confira as principais curiosidades e recordes que fazem parte da trajetória desse renomado torneio:
- Ficou conhecido como Australian Open apenas em 1969, antes era conhecido como Australasian Championships e depois como Australian Championships.
- As primeiras edições eram disputadas em grama, assim como no Torneio de Wimbledon, e apenas no ano de 1988 que passou a ser disputado em uma superfície dura.
- O torneio é conhecido pelas suas altas temperaturas, o calor em Melbourne em janeiro pode ultrapassar os 40ºC. Um dos dias mais quentes da história do evento foi em 2009 quando os termômetros marcaram 46ºC.
- As quadras possuem tetos retráteis, para evitar interrupções por chuva ou calor.
- O maior campeão masculino possui 10 títulos: Novak Djokovic.
- A maios campeã feminina possui 13 títulos: Margaret Court.
- O jogo mais longo foi entre Rafael Nadal e Novak Djokovic e durou 5 horas e 53 minutos.
- A vitória mais rápida da história do torneio aconteceu em apenas 44 minutos e quem conseguiu o feito foi Serena Williams.
- Muitos jogos são realizados a noite sob os holofotes. Em 2020, mais de 90 mil pessoas assistiram aos jogos noturnos em apenas um dia.
- É o único Grand Slam com tie-break no último set. Foi adotado em 2019 o super tie-break (10 pontos) no quinto set masculino e terceiro set feminino.
O Austrália Open é um torneio de superação e momentos inesquecíveis. Seja pelo calor extremo, pelas longas batalhas ou pelos recordes quebrados, esse evento costuma sempre surpreender os fãs do tênis.
Por que o piso hard court é desafiador?
O Aberto da Austrália é o único Grand Slam disputado em piso hard court, que é um piso de concreto com uma camada acrílica. Esse tipo de piso, usado desde 1988 pelo torneio, torna a disputa única em termos de desgaste físico, estratégia e necessidade de adaptação dos tenistas.

Mas por que essa superfície é considerada assim tão exigente?
Essa é a superfície mais dura de todas (grama, saibro ou carpete), e isso gera um maior impacto nas articulações dos jogadores. Alguns jogadores já sofreram graves lesões por jogar em pisos duros. O saibro, presente em Torneio Roland Garros, por exemplo, tem um amortecimento natural, que não existe no piso duro.
A velocidade do quique da bola também é diferente. A velocidade é maior do que no saibro, mas menor do que na grama, e o quique da bola é mais alto e regular. Essa característica favorece jogadores de fundo de quadra.
Esse tipo de piso presente no Australian Open exige uma adaptação tática diferenciada e completa, exigindo um bom saque, um fundo de quadra consistente e uma explosão nos contra-ataques. É um grande desafio para os tenistas, exigindo resistência física, técnica apurada e capacidade de adaptação.
Onde o Austrália Open já aconteceu e onde acontece?
Como falamos, nem sempre o Aberto da Austrália aconteceu em Melbourne. Ele já foi sediado em outras cinco cidades australianas e até mesmo em duas cidades da Nova Zelândia. Esse foi um fator problemático para o torneio em seus primeiro anos, tornando mais difícil atrair tenistas de alto nível do mundo todo.

No entanto, o que começou como um torneio itinerante, acabou por encontrar o seu lar definitivo e hoje o Aberto da Austrália já considera Melbourne Park a sua casa. Jogadores e fãs do tênis viajam de vários lugares do mundo para assistir alguns dos melhores jogos de tênis de alguns dos melhores locais de tênis.
O local abriga instalações de classe mundial, incluindo:
Arena Rod Laver
O estádio principal, com 15 mil lugares e com teto retrátil, foi batizado em homenagem ao lendário jogador australiano.
Arena Margaret Court
Outro local importante, também com teto retrátil e que leva o nome da campeã recordista do torneio. Possui 7,5 mil lugares.
Arena John Cain
Conhecido pelo ambiente animado, e pelas partidas noturnas que atrai multidões, essa arena também conta com um teto retrátil e com 10,5 mil lugares.
Além das três arenas principais, o parque ainda conta com 30 quadras externas, incluindo as quadras de aquecimento. Em 2023 o complexo ainda passou por grandes reformas para aumentar ainda mais a sua capacidade.
Os principais vencedores no simples masculino
Ao longo da história do Aberto da Austrália, tivemos muitos grandes campeões no simples masculino, mas há alguns nomes que se destacam acima dos outros.
Mas antes de falar dos gigantes mundiais, vale citar o brasileiro que foi destaque no Australian Open: Gustavo Kuerten. O nosso Guga, maior tenista brasileiro de todos os tempos, chegou às quartas de final em 2004 e foi o nome brasileiro que avançou mais longe na competição.

Novak Djokovic
Nacionalidade: Sérvia
Classificação mais alta: número 1 do mundo
Títulos conquistados: 10 (2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016, 2019, 2020, 2021 e 2023)
Considerado o Rei do Aberto da Austrália.
Djokovic dominou as quadras duras do Aberto da Austrália e a sua resistência mental e física, brilhantismo tático e domínio técnico tornam ele um tenista difícil de ser vencido. Na final de 2012, ele e Rafael Nadal duelaram durante quase seis horas, terminando com Novac vencedor.
Roy Emerson
Nacionalidade: Austrália
Classificação mais alta: número 1 do mundo
Títulos conquistados: 6 (1961, 1963, 1964, 1965, 1966 e 1967)
Dominou o território nacional nos anos 60.

Roy usava um jogo agressivo de saque e voleio nas quadras de grama da época. Combinou sua capacidade atlética e resistência para superar os seus oponentes. Também foi um grande jogador de duplas.

Roger Federer
Nacionalidade: Suíça
Classificação mais alta: número 1 do mundo
Títulos conquistados: 6 (2004, 2006, 2007, 2010, 2017 e 2018)
Um dos maiores de todos os tempos.
Sua primeira vitória em Melbourne em 2004 foi só o começo de uma trajetória de muito sucesso e conquistas. Ele teve uma carreira incrível, vencendo seis Abertos da Austrália. Sua vitória contra Rafael Nadal em 2017 após retornar de uma lesão foi histórica.
Federer tinha um estilo elegante, movimentos fluidos e uma grande inteligência tática. Assistir Roger jogar era uma alegria. Sua precisão, capacidade de ataque e postura, tornava-o eficiente em qualquer superfície.
Além dos três grandes campeões citados, ainda podemos destacar o americano André Agassi e o australiano Jack Crawford, que também conquistaram 4 títulos cada um.
Conheça também a história do US Open.
As maiores vencedoras do simples feminino
O Australian Open também recebeu grandes nomes na modalidade feminina e que fizeram história na competição.
Entre as brasileiras, o destaque vai para Beatriz "Bia" Haddad Maia, que chegou até as oitavas de final em 2023.

Margaret Court
Nacionalidade: Austrália
Classificação mais alta: número 1 do mundo
Títulos conquistados: 11 (1960, 1961, 1962, 1963, 1964, 1965, 1966, 1969, 1970, 1971 e 1973)
A jogadora mais bem sucedida na história do Aberto da Austrália, jogando na época nas quadras de grama.
Margaret Court não foi apenas a jogadora de simples feminina mais bem-sucedida na história do Aberto da Austrália, com seus 11 títulos. Ela também teve uma das arenas batizadas em sua homenagem. Jogou um jogo de saque e voleio nas quadras de grama na época. Além de seus 11 títulos de simples, ela também ganhou duplas femininas e duplas mistas.
Serena Williams
Nacionalidade: Estados Unidos
Classificação mais alta: número 1 do mundo
Títulos Conquistados: 7 (2003, 2005, 2007, 2009, 2010, 2015, 2017)
Em 2017 Serena conquistou um título estando grávida, tornando a sua vitória ainda mais impressionante.

Uma das melhores tenistas da história do torneio australiano, Serena ganhou sete títulos em 14 anos. Seus espírito competitivo, seu físico e suas inúmeras conquistas são fontes de inspiração para muitas tenistas de todo o mundo.

Nancye Wynne Bolton
Nacionalidade: Austrália
Classificação mais alta: número 4 do mundo
Títulos conquistados: 6 (1937, 1940, 1946, 1947, 1948 e 1951)
Uma das maiores na era pré-Open.
Nancye foi uma das maiores tenistas australianas da era pré-Open e acumulou seis títulos entre 1937 e 1951. Ela provavelmente teria mais títulos se os torneios não tivessem sido interrompidos durante o período da Segunda Guerra Mundial.
Além das três grandes campeãs, ainda podemos destacar as também australianas Daphne Akhurst, que conquistou cinco títulos, Evonne Goolagong Cawley com quatro títulos.
Se você é um fã do tênis e deseja assistir a um dos Grand Slam presencialmente, Austrália pode ser uma ótima opção. O clima quente australiano ajuda a esquentar também o clima das partidas.









