Aonde quer que a medicina seja amada, há também amor pela humanidade.
Hipócrates
Hoje, as top 5 melhores faculdades de medicina do Brasil são a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A escolha de uma boa faculdade de medicina no Brasil é importante porque impacta, de forma direta, na sua formação profissional, na qualidade do seu aprendizado e até mesmo nas oportunidades de carreira. Além disso, uma boa faculdade de medicina oferece uma boa infraestrutura para os estudos - com laboratórios, bibliotecas e hospitais-escola.
Para que você a melhor faculdade de medicina no Brasil, separamos os 10 melhores cursos de medicina do Brasil e listamos, a seguir. Você poderá conferir o ranking, considerando diversos critérios de avaliação, como avaliação do mercado, qualidade de ensino, notas dos concluintes... Entre outros. Esse ranking foi baseado no RUF 2025 (Ranking Universitário Folha)¹. Acompanhe os cursos medicina!
Universidade de São Paulo (USP)
A faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP) é reconhecida como a melhor faculdade de medicina do país. No ranking Universitário da Folha, a FMUSP conquistou o primeiro lugar. Essa faculdade também lidera o ranking SCImago (2025) na América Latina para área médica.
O Times Higher Education World University Rankings by Subject (2025) também reconheceu a qualidade de ensino da FMUSP, o que comprova a posição de destaque desse curso até mesmo no cenário internacional. De forma geral, esse curso apresenta um excelente desempenho acadêmico, científico e de mercado.
Em termos de estrutura, a FMUSP conta com o Laboratório de Habilidades e Simulação (LabHab) e possui integração ao Hospital das Clínicas (HCFMUSP), que é o maior complexo hospitalar universitário da América Latina, e ao Centro de Saúde Escola Butantã.
Atualmente, o curso de medicina da USP oferece 335 vagas, as quais são dividas em todos os campi integrados (São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru). São 100 vagas para o campi de Bauru, 60 vagas para o campi de Ribeirão Preto e 175 vagas para o campi de São Paulo.
O curso de medicina é o mais concorrido da USP, com concorrência em torno de 139 candidatos por vaga (2025). Para ingressar, você precisa fazer o vestibular unificado de medicina da USP.
- Estado: São Paulo
- Classificação geral: 1º
- Público ou privado: Público
- Avaliação do mercado: 30
- Qualidade de ensino: 68,39
- Nota dos concluintes: 7,48
- Avaliação dos docentes: 40
- Índice CPC: -
- Índice ENADE: -
- Índice IDD: -
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
O curso de medicina da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi avaliado com 5 estrelas no Guia da Faculdade (2020) e ficou em segundo lugar no ranking Universitário da Folha (2025). Além disso, esse curso é reconhecido formalmente pelo Saeme do Conselho Federal de Medicina, o qual tem relação com o World Federation for Medicacal Education.
A faculdade de medicina da Unicamp possui integração com o Hospital de Clínicas da Unicamp, o Centro de Atenção Integral à Mulher (CAISM), o Hospital Estadual de Sumaré, o Gastrocentro e o Hemocentro. Com isso, os alunos têm experiências clínicas reais.
Atualmente, o curso de medicina da Unicamp oferece 110 vagas anualmente, com concorrência de 241 candidatos por vaga. Uma parte dessas vagas é disponibilizada pelo vestibular próprio da Unicamp e as outras vagas são disponibilizadas pelo Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS). Essa é uma das melhores faculdades públicas medicina. Veja quanto custam essas faculdades de medicina.
- Estado: São Paulo
- Classificação geral: 2º
- Pública ou privada: Público
- Avaliação do mercado: 29,54
- Qualidade de ensino: 67,31
- Nota dos concluintes: 7,48
- Avaliação dos docentes: 39,46
- Índice CPC: 4 (2023)
- Índice ENADE: 5 (2023)
- Índice IDD: 4 (2023)
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa Filho é referência nacional em ensino, pesquisa e extensão. Na classificação da RUF 2025 (Ranking Universitário da Folha) de melhores universidades do Brasil, a Unesp aparece em 6º lugar,
instituições de ensino avaliadas
Já na classificação dos melhores cursos de medicina do Brasil da RUF, a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho aparece em 3º lugar. Isso comprova que a Unesp tem uma das melhores faculdades de medicina do Brasil.
A estrutura desse curso de medicina é integrada e voltada à formação prática. A Unesp conta, por exemplo, com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB). Além diso, a sua infraestrutura acadêmica conta com laboratórios de ensino e pesquisa nos setores de anatomia, fisiologia, bioquímica, microbiologia, imunologia, entre outros.
Atualmente, o curso de medicina da Unesp oferece 90 vagas por ano, e a forma de ingresso é através do vestibular tradicional. A concorrência é de 271 pessoas por vaga. Para serem aprovados, os candidatos passam por duas fases de provas, as quais são aplicadas em novembro e dezembro.
- Estado: São Paulo
- Classificação geral: 3º
- Público ou privado: Público
- Avaliação do mercado: 29,54
- Qualidade de ensino: 66,95
- Nota dos concluintes: 7,72
- Avaliação dos docentes: 37,30
- Índice CPC: 4 (2023)
- Índice ENADE: 5 (2023)
- Índice IDD: 4 (2023)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também tem uma das melhores faculdades de medicina do Brasil. Afinal, o curso de medicina da UFMG é um dos mais tradicionais do país, sendo oferecido no Campus Saúde, em Belo Horizonte.
A estrutura do curso de medicina da UFMG é enorme: conta com um espaço de 104.000m². A sua infraestrutura conta com salas de aula, laboratórios e espaços de simulação clínica. Além disso, o curso possui integração com o Hospital das Clínicas da UFMG, que é um dos maiores complexos hospitalares universitários do Brasil.
Entre as universidades federais, o curso de medicina da UFMG é o primeiro classificado da RUF 2025. Isso porque, nesse ranking, o curso de medicina da federal de Minas Gerais ficou atrás somente de instituições de ensino estaduais (Unesp, Unicamp e USP).
Anualmente, são oferecidas 320 vagas no curso de medicina da UFMG. A forma de ingresso é através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que utiliza a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O curso de medicina é, sem dúvidas, um dos mais concorridos da UFMG, sendo de 216 candidatos por vaga. Após a sua aprovação, conheça as especialidades de medicina.
- Estado: Minas Gerais
- Classificação geral: 4º
- Público ou privado: Público
- Avaliação do mercado: 29,85
- Qualidade de ensino: 65,85
- Nota dos concluintes: 7,43
- Avaliação dos docentes: 38,38
- Índice CPC: 4 (2023)
- Índice ENADE: 5 (2023)
- Índice IDD: 3 (2023)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
No ranking da RUF, o curso de medicina da Universidade Federal de São Paulo aparece comumente nas primeiras colocações. Inclusive, ele já ficou classificado em primeiro lugar em 2016. Em 2025, a sua colocação foi 5º lugar.
O Times Higher Education (THE) World University Rankings 2023 classificou a Unifesp como uma das melhores universidades do Brasil, sendo a 3º colocada no ranking das instituições de ensino avaliadas. Além disso, o The World University Rankings by Subject 2025 destacou a Unifesp em áreas de medicina e saúde.
Vale destacar que o curso de medicina da Universidade Federal de São Paulo tem origem na Escola Paulista de Medicina, uma das primeiras escolas médicas do Brasil, tendo sido fundada em 1933. Isso a torna bastante respeitada e tradicional.
Esse curso oferece, anualmente, 121 vagas e a forma de ingresso é por vestibular misto (prova do Enem + prova prova específica aplicada pela Unifesp). A concorrência é de 175 pessoas por vaga. Quanto à sua estrutura, o curso de medicina da Unifesp tem integração com o Hospital São Paulo (HSP), o hospital universitário dessa instituição de ensino.
Além disso, ele conta com laboratórios de anatomia, fisiologia, bioquímica, patologia e microbiologia e imunologia. Há também laboratórios de simulação clínica e habilidades médicas. Esse curso possui também a biblioteca da escola paulista de medicina, a qual é especializada em ciências da saúde.
- Estado: São Paulo
- Classificação geral: 5º
- Público ou privado: Público
- Avaliação do mercado: 28,01
- Qualidade de ensino: 67,57
- Nota dos concluintes: 7,74
- Avaliação dos docentes: 39,46
- Índice CPC: 4 (2023)
- Índice ENADE: 5 (2023)
- Índice IDD: 3 (2023)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
A RUF 2025 classificou o curso de medicina da Universidade Federal do RIo Grande do Sul (UFRGS) como o sexto melhor. Isso significa que essa universidade oferece uma das melhores formações médicas do país. Além disso, esse curso se destaca na publicação de artigos em revistas científicas, havendo pesquisadores renomados na área médica da UFRGS.
Além disso, os cursos da área da saúde da federal do Rio Grande do Sul têm reconhecimento do Times Higher Education (THE) World University Rankings. O CWUR, por sua vez, posiciona a UFRGS como uma das melhores universidades do mundo, com rank mundial geral em 476º (entre mais de 20.000 instituições de ensino).
A infraestrutura do curso de medicina da UFRGS tem integração com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), que é o hospital universitário dessa instituição de ensino. Esse curso possui também laboratórios de ciências básicas e biomédicas e centros de simulação clínica.
Por ano, são ofertadas 140 vagas no curso de medicina da UFRGS. Existem duas formas de ingressar nesse curso: pelo vestibular próprio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que usa a nota do Enem. A concorrência é de 69 pessoas por vaga.
- Estado: Rio Grande do Sul
- Classificação geral: 6º
- Público ou privado: Público
- Avaliação do mercado: 29,54
- Qualidade de ensino: 64,08
- Nota dos concluintes: 7,69
- Avaliação dos docentes: 38,38
- Índice CPC: 4 (2023)
- Índice ENADE: 5 (2023)
- Índice IDD: 4 (2023)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Conforme o QS Latin American 2025, a Universidade Federal do Rio Janeiro é a quinta melhor da América Latina e Caribe. No CWUR (Center for World University Rankings) 2025, a UFRJ foi considerada a segunda melhor universidade do Brasil, sendo a 221º do mundo.
Na RUF 2025, por sua vez, o curso de medicina da UFRJ ficou em sétimo lugar. Dito isso, sem dúvidas, um dos melhores cursos de medicina do Brasil é o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), o qual é bem tradicional e respeitado.
A infraestrutura do curso de medicina da UFRJ é impecável: conta com o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), que é o hospital universitário vinculado à URFJ, e vários laboratórios de pesquisa e ensino.
A forma de ingresso para entrar no curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro é através do Enem e Sisu. Anualmente, esse curso oferta 200 vagas no campus do Rio de Janeiro (100 vagas no primeiro semestre e 200 vagas no segundo semestre). A conconcorrência é de 98 pessoas por vaga. Há também o campi do curso de medicina da UFRJ em Macaé, que oferece 60 vagas anuais, e apresenta concorrência de 73 pessoas por vaga.
- Estado: Rio de Janeiro
- Classificação geral: 7º
- Público ou privado: Público
- Avaliação do mercado: 29,85
- Qualidade de ensino: 60,98
- Nota dos concluintes: 6,03
- Avaliação dos docentes: 37,30
- Índice CPC: 4 (2023)
- Índice ENADE: 4 (2023)
- Índice IDD: 3 (2023)
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
O curso de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fica na lista de melhores faculdades de medicina do Brasil. Isso é comprovado nos rankings nacionais e internacionais que essa universidade participa e pela sua qualidade ensino.
Na RUF 2025, o curso de medicina da UFPR ficou em oitavo lugar. A universidade Federal do Pará, por sua vez, alcançou a nona classificação na lista de melhores universidades do Brasil. No Webometrics Ranking of World Universities 2024, a UFPR ficou em sétimo lugar na lista das universidades brasileiras. Esse mesmo ranking, colocou a UFPR em 13º lugar na lista de universidades da América Latina.
A infraestrutra do curso de medicina da UFPR tem vínculo com o Hospital de Clínicas da UFPR (HC-UFPR) e um corpo docente qualificado. A estrutura desse curso também possui laboratórios de habilidades, clínica e simulação, onde é possível treinar técnicas médicas.
Esse curso oferece, anualmente, 190 vagas no campus de Curitiba - sendo parte vagas no primeiro semestre e outra parte das vagas no segundo semestre. A concorrência é de 64 candidatos por vaga. No campus Toledo, a quantidade de vagas é 60. É possível ingressar no curso de medicina da Universidade Federal do Paraná através da prova própria do vestibular da UFPR e do Sisu (que usa a nota do Enem).
- Estado: Paraná
- Classificação geral: 8º
- Público ou privado: Público
- Avaliação do mercado: 29,54
- Qualidade de ensino: 59,94
- Nota dos concluintes: 7,67
- Avaliação dos docentes: 32,97
- Índice CPC: 4 (2023)
- Índice ENADE: 5 (2023)
- Índice IDD: 4 (2023)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)
No Times Higher Education (THE) World University Rankings 2025, a PUCPR foi classificada como a melhor universidade privada do Paraná e a terceira melhor universidade privada do Brasil. No THE Latin American University Rankings, a PUCPR ficou na lista de 50 melhores universidades da América Latina.
Além disso, o QS World University Rankings by Subject 2025 classificou o curso de medicina da PUCRS como o melhor curso de medicina de universidades privadas do Brasil. Ainda conforme esse ranking, o curso de medicina da PUCRS está na lista dos 30 melhores cursos de medicina da América Latina.

No mais, o curso de medicina da PUCPR também conquistou a nota máxima (5 estrelas) no Enade e no CPC (Conceito Preliminar de Curso). Esse curso tem boa nota porque tem um hospital universitário vinculado, o Hospital São Lucas (HSL).
O curso de medicina da PUCPR também tem laboratório de habilidades médicas, laboratório de simulação realística e sala de mesa de anatomia. Por ano, são oferecidas 180 vagas no curso de medicina da PUCPR de Curitiba e 90 vagas na PUCPR de Londrina. 50% dessas vagas são ofertadas através do vestibular tradicional aplicado pela PUCPR. O restante das vagas é por nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
- Estado: Paraná
- Classificação geral: 9º
- Público ou privado: Privado
- Avaliação do mercado: 29,54
- Qualidade de ensino: 59,25
- Nota dos concluintes: 6,36
- Avaliação dos docentes: 36,22
- Índice CPC: 4 (2023)
- Índice ENADE: 4 (2023)
- Índice IDD: 4 (2023)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
O curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é um dos mais tradicionais do Nordeste e do Brasil. No QS World University Rankings 2025, a Universidade Federal do Paraná foi classificada como a melhor universidade do Pernambuco e do Nordeste.
Nesse mesmo ranking, a UFPE ficou em 13º lugar na lista de universidades brasileiras e em 49º lugar na lista de universidades da América Latina e Caribe. No CWUR, a UFPE figurou no ranking de melhores universidades do mundo, ficando em 884º.
O melhor curso de medicina do Nordeste é da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco)
A infraestrutura do curso de medicina da UFPE conta com um hospital universitário, que é o Hospital das Clínicas (HC). Há também laboratório de anatomia, fisiologia, bioquímica e práticas médicas, laboratório de habilidades clínicas e simulação e bibliotecas especializadas em ciências da saúde.
Anualmente, o curso de medicina oferece 140 vagas, as quais são ofertadas no Sisu (que utiliza a nota do Enem). A concorrência atual é em torno de 100 candidatos por vaga. A UFPE oferece um dos maiores números de vagas do curso de medicina no Brasil. A duração desse curso de medicina é de 6 anos.
- Estado: Pernambuco
- Classificação geral: 10º
- Público ou privado: Público
- Avaliação do mercado: 29,54
- Qualidade de ensino: 59,05
- Nota dos concluintes: 7,60
- Avaliação dos docentes: 32,97
- Índice CPC: 4 (2023)
- Índice ENADE: 4 (2023)
- Índice IDD: 4 (2023)
Quais os melhores cursos de medicina de universidades públicas e privadas?
Se dividirmos os cursos de medicina em universidades públicas e privadas, a lista modifica um pouco. Veja quais são os cinco melhores cursos de medicina - divididos em universidades públicas e universidades privadas:
🥇
Melhores cursos de medicina de universidade pública
1º - Universidade de São Paulo (USP)
2º - Universidade de Campinas (Unicamp)
3º - Universidade Estadual Paulista (Unesp)
4º - Universidade de Minas Gerais (UFMG)
5º - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
🔝
Melhores cursos de medicina de universidade privada
1º - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR)
2º Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)
3º - Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein
4º - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSSCP)
5º - Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública
Esses são os cinco melhores cursos de medicina, considerando a divisão entre universidades públicas e particulares. E aí, você já escolheu em qual faculdade de medicina pretende ingressar?
Extra: critérios de avaliação das melhores faculdades de medicina do Brasil
Os critérios que utilizamos de avaliação das melhores faculdades de medicina do Brasil foram: avaliação do mercado, qualidade de ensino, nota dos concluintes, avaliação dos docentes, índice CPC, indice ENADE e Índice IDD.
Os primeiros parâmetros são os usados pela RUF (Ranking da Folha de São Paulo) e os três últimos são os aplicados pelo MEC (Ministério da Educação). A seguir, explicaremos melhor esses critérios de avaliação dos melhores cursos de medicina:
- Avaliação do mercado: expressa a percepção de profissionais, empregadores e especialistas na área;
- Qualidade de ensino: avalia aspectos relacionados ao processo de formação em medicina (estrutura curricular, metodologia pedagógica, etc);
- Nota dos concluintes: corresponde ao desempenho médio dos estudantes no final do curso;
- Avaliação dos docentes: considera a qualificação do corpo docente (titulação acadêmica, produção científica, etc);
- Índice Conceito Preliminar do Curso (CPC): analisa desempenho dos estudantes no ENADE, corpo docente, infraestrutura e organização pedagógica, com nota que varia entre 1 e 5;
- Índice ENADE: analisa o desempenho dos estudantes concluintes em relação aos conteúdos, competências e habilidades, com nota que varia entre 1 e 5;
- Índice de Diferença entre o Desempenho Observado e Esperado (IDD): valor agregado pelo curso à formação do estudante, comparando o desempenho esperado com o alcançado, com nota que varia entre 1 e 5.
Dessa forma, definimos a lista das 10 melhores faculdades de medicina do Brasil. E aí, você já escolheu onde você vai cursar o seu curso de medicina no Brasil de excelência? Escolha entre faculdades medicina Brasil públicas e privadas! Veja também as notas de corte de medicina!
Extra: quais os rankings oficiais que existem dos melhores cursos de medicina do Brasil?
Neste artigo, utilizamos como base o ranking oficial da Folha de São Paulo, que é o RUF, e as notas disponibilizadas pelo e-MEC². Ele é o mais utilizado para avaliar os cursos de medicina das instituições de ensino brasileiras.
Todos os anos a Folha de São Paulo produz esse ranking de melhores faculdades medicina Brasil, o qual é baseado, entre outros critérios, na avaliação do mercado, na qualidade de ensino, na nota dos concluintes e na avaliação dos docentes.
Geralmente, os cursos de medicina que ficam no topo da RUF são os da USP, Unicamp, Unesp, UFMG, Unifesp, URFJ e UFPE. Além desse ranking oficial, podemos citar outros rankings que definem as melhores faculdades de medicina do Brasil:
- ENADE (INEP/MEC): avaliação oficial do governo federal aplicado pelo INEP, que é um órgão do MEC. Esse indicador mede o desempenho dos estudantes concluintes de medicina, e gera outros indicadores, como conceito ENADE, CPC (Conceito Preliminar de Curso) e IGC (Índice Geral de Cursos da Instituição);
- QS World University Rankings by Subject (Medicine): avaliação internacional de todas as universidades do mundo na área de medicina (e outras áreas do conhecimento). Os cursos de medicina das universidades brasileias que costumam aparecer são USP, Unicamp, Unifesp, URFJ e UFMG;
- Times Higher Education (THE): avaliação internacional de universidades em áreas específicas, incluindo a área da saúde e medicina. Ele é um dos rankings acadêmicos mais respeitados do mundo. Geralmente, as universidades brasileiras que aparecem nesse ranking são USP, Unicamp, Unifesp, UFRJ, UFMG e UFRGS;
- Center for World University Rankings (CWUR): avaliação internacional do desempenho das universidades.
Vale destacar que, em 2023, o ENADE publicou o seu próprio ranking dos 10 melhores cursos de medicina do Brasil. Tais instituições foram:
- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP);
- Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE);
- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE);
- Universidade Estadual de Maringuá (UEM);
- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS);
- Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP);
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);
- Universidade Federal do Paraná (UFPR);
- Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES);
- Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
E aí, gostou de conhecer as melhores faculdades de medicina do Brasil? Veja também quanto ganha um médico! Esperamos que, através do nosso ranking, você tenha conseguido escolher a melhor faculdade medicina Brasil para estudar. Logo logo, você será um grande médico, estudando em um dos melhores cursos de medicina do Brasil!
Referências Bibliográficas
- FOLHA DE S. PAULO. Ranking Universitário Folha (RUF) 2025: Medicina. Disponível em: https://ruf.folha.uol.com.br/2025/ranking-de-cursos/medicina/. Acesso em: 23 dez. 2025.
- BRASIL. Ministério da Educação. e-MEC: Sistema de Cadastro de Cursos e Instituições de Educação Superior. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/emec/nova. Acesso em: 24 dez. 2025.
Resumir com IA









