Você fez as aulas de direção e já estava pronto para comemorar a aprovação no exame de direção mas foi reprovado?
Isso não deve estragar o seu dia. Em breve, você pode tentar novamente e já terá na bagagem a experiência do primeiro exame.
Vamos lá, não perca a esperança, mantenha-se animado, temos algumas dicas para você garantir o sucesso em sua próxima tentativa.
Aperte o cinto, mãos firmes ao volante, e vamos em frente!
Analise os erros cometidos no exame de direção anterior
Relembre todo o seu exame e tome nota daquilo que te prejudicou. Anotar ajuda a tirar da cabeça e seguir em frente.
Repasse com o seu instrutor o que pode ter causado as falhas no dia do exame. Como sabemos, obter a carteira de motorista pode ser uma fonte de estresse, ansiedade e isso pode te levar ao fracasso.
Mas não é o fim do mundo, afinal. É compreensível que depois de uma reprovação você fique desanimado, questione sua capacidade de direção e de conduzir um veículo. Por isso a dica é colocar no papel e tirar da cabeça.

Encontre as melhores aulas de direção para habilitados.
Não fique remoendo o que aconteceu, minimize a situação e bola pra frente. Ter sua carteira de motorista em mãos exige determinação, treinamento e confiança.
Você tem um ano a partir da data de inscrição no Detran para concluir seu processo e fazer quantos exames forem necessários neste período, então não desista.
Trabalhe os erros cometidos no exame de direção para ser aprovado na próxima tentativa
Após ter anotado tudo que pode ter te levado a fracassar na primeira tentativa, trabalhe esses pontos. Foi a tensão e nervosismo que te levaram ao erro? Ou era falta de experiência e maldade? Você deveria ter treinado mais? Foi para o exame antes de estar cem por cento pronto? Deveria ter feito mais aulas de direção?
Analise ponto a ponto, agora você já pode eliminar o estresse do desconhecido e ir para o próximo exame de direção com essa experiência. Converse com o seu instrutor e pratique os pontos de falha. Destaque as habilidades que já estão completamente dominadas e quais as habilidades você ainda precisa adquirir ou melhorar. Continue o seu curso de motorista e siga em frente.
Você perdeu o exame por alguma falta de trânsito? Revise novamente o código de trânsito, mantenha-se calmo e confiante.
Foi reprovado por não conseguir estacionar o veículo? Se foram as balizas que custaram sua licença, pratique mais este ponto. Peça a seu instrutor uma aula inteira só de baliza. Afinal, "a prática leva a perfeição".
Foi simplesmente o nervosismo que te levou aos erros, pois as pernas estavam trêmulas? Então hora de trabalhar mais ainda nisso, experimentando exercícios de respiração, meditação, terapia e relaxamento.
Essas dicas são válidas para qualquer categoria de habilitação.
Retome as aulas de direção rapidamente
"Nossa maior fraqueza é desistir; a maneira mais certa de ter sucesso é tentar novamente." - Thomas Edison (1847 -1931)
Ponto principal, não desista no primeiro fracasso.
Retome imediatamente às aulas práticas de direção. Quanto mais aulas conseguir fazer antes de tentar novamente o exame, melhor.
Mesmo que isso lhe custe algum investimento financeiro, tenha em mente que você já investiu bastante para chegar até aqui e não está na hora de desistir. Treinar é o único caminho viável para obter sucesso.

Nas aulas, você poderá revisar os pontos que ainda não estão dominados como por exemplo:
- O ponto exato do controle de embreagem
- A hora certa de trocar a marcha do carro durante o trajeto
- Regras de segurança e direção defensiva que você viu durante o curso de legislação ou no curso de direção defensiva
- Frenagem e arranque
- Controle do veículo
- Manobra de estacionamento
Depois de mais algumas aulas de direção e horas de treinamentos, temos certeza que em breve você se tornará um motorista devidamente habilitado.
As autoescolas, bem como os instrutores, estão habituados com esse tipo de situação e sabem ensinar de maneira pedagógica e paciente.
Otimize esse tempo adicional de aprendizagem, tire proveito da experiência e do conhecimento do seu instrutor. Faça todas as perguntas que achar necessário, não saia com dúvidas do carro. Essas aulas adicionais são um auxílio absolutamente significativo para que consiga sua carteira de motorista na próxima tentativa.
Se em seu primeiro teste o examinador precisou utilizar o pedal adicional ou colocar a mão no volante durante o percurso, aproveite as aulas para tornar-se capaz de dirigir com autonomia e sem que o instrutor tenha que intervir.
Estude sobre o exame de direção e suas exigências
Você conhece bem o que os examinadores do Detran avaliam durante o exame? Sabe o que precisa saber e fazer com detalhes?
Conforme a Resolução nº 789 de 2020 do CONTRAN, que estabelece normas e procedimentos para a formação de condutores, o futuro motorista será avaliado em duas etapas:
Art. 16º. O Exame de Direção Veicular, para veículo de quatro ou mais rodas, é composto de duas etapas:
I - estacionar em vaga delimitada por balizas removíveis;
II- conduzir o veículo em via pública, urbana ou rural.
Você terá entre 2 e 5 minutos para concluir o estacionamento do veículo na vaga delimitada, cabe à autoridade de trânsito definir o tempo máximo. E você tem até três tentativas para conseguir realizar a manobra com perfeição.
O candidato será ainda avaliado em função da pontuação negativa por falhas cometidas durante todas as etapas do exame, atribuindo a seguinte pontuação, conforme o Art. 18º da mesma resolução:
I - uma falta eliminatória: reprovação;
II - uma falta grave: três pontos negativos;
III - uma falta média: dois pontos negativos; e
IV - uma falta leve: um ponto negativo.

Será considerado reprovado no Exame de Direção Veicular o candidato que cometer falta eliminatória ou cuja soma dos pontos negativos ultrapasse a três. Então, no próximo tópico, você vai entender melhor sobre as faltas que podem te reprovar.
Quais são as faltas eliminatórias, graves, médias e leves da prova prática de direção?
A seguir, vamos listar alguns exemplos de faltas eliminatórias, faltas graves, médias e leves. A íntegra pode ainda ser conferida no Artigo 19 da Resolução nº 798 de 18 de junho de 2020.
FALTAS ELIMINATÓRIAS: desobedecer a sinalização semafórica e de parada obrigatória, avançar sobre o meio fio, não colocar o veículo na área de baliza nas três tentativas, avançar sobre o balizamento, não completar todas as etapas do exame, avançar a via preferencial, provocar acidente durante a realização do exame, exceder a velocidade da via ou cometer alguma infração de trânsito de natureza gravíssima.
FALTAS GRAVES: desobedecer a sinalização da via ou ao agente de trânsito, não observar regras de ultrapassagem ou de mudança de direção, não dar preferência de passagem ao pedestre, manter a porta do veículo aberta ou semi-aberta durante o percurso, não sinalizar antecipadamente a manobra pretendida, não usar o cinto de segurança, perder o controle da direção com o veículo em movimento ou cometer alguma infração de trânsito de natureza grave.
FALTAS MÉDIAS: Executar a prova ou parte dela sem que o freio de mão esteja totalmente liberado, trafegar em velocidade inadequada para as condições locais, interromper o funcionamento do motor, fazer conversão incorretamente, usar buzina sem necessidade ou em local proibido, desengrenar o veículo em declives, usar a embreagem antes de usar o freio nas paradas, engrenar ou utilizar as marchas de maneira errada ou cometer alguma infração de trânsito de natureza média.
FALTAS LEVES: provocar movimentos irregulares no veículo, sem motivo justificado, ajustar incorretamente o assento do veículo destinado ao motorista, não ajustar devidamente os espelhos retrovisores, apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo em movimento, interpretar incorretamente os instrumentos do painel do veículo, dar partida com o veículo engrenado, tentar arrancar o veículo com o carro em ponto neutro ou cometer alguma infração de trânsito de natureza leve.
Ciente de todos esses detalhes, refazer o exame será uma tarefa mais fácil, não é mesmo? Então fique atento para a última dica...
Remarque o próximo exame de direção e não desista
Se você tem o sonho em dirigir e usufruir de toda a liberdade que isso te oferece, nem pense em desistir. Retome imediatamente as aulas de direção e remarque o seu próximo exame.
Para colocar as malas no carro e sair por ai viajando pelo Brasil e aproveitar todas as belezas que uma viagem de carro oferece, você precisa concluir essa etapa.

Você não é o primeiro e nem será o último a ser reprovado no exame de direção. Mantenha o foco no seu objetivo no aprendizado da condução, trabalhe duro, revise os erros, aprimore os detalhes, e tente novamente.
Após saberem do seu primeiro fracasso, aqueles ao seu redor tentarão apoiá-lo. Mas isso pode causar ainda mais nervosismo e pressão. E tudo o que você não precisa neste momento é de mais pressão sobre suas costas.
Portanto, se ninguém estiver ciente da data em que você irá repetir o exame, a pressão externa será menor. Além disso, quando contar a novidade de que foi aprovado e que obteve sucesso, será uma boa surpresa para eles!









