Quando você é um Microempreendedor Individual tem mil coisas para cuidar. E entre esses mil está a tão temida contabilidade! Gestão comercial, faturação, compras, vendas, clientes, marketing, gestão das redes sociais, faturação, tantos pontos que se juntam para dar vida ao seu próprio negócio. Mas às vezes os números podem nos derrubar um pouco, mas isso não pode significar que você vai desistir.
Apesar de muitas pessoas fazerem faculdades de administração, economia ou contabilidade, nem todos os empreendedores tem formação nessas áreas ou tiveram a oportunidade de entender o funcionamento do caixa e das faturas. Mas sim, um microempreendedor deve vestir todos os chapéus para cumprir com maestria a sua missão de empreender.
Um verdadeiro trabalho 360 graus, que garante desenvolver mil e uma habilidades, mas também sentir a alma de um verdadeiro líder, um verdadeiro empresário ou empresária.
Entre lembretes, configuração, lançamentos contábeis, faturação e verificação, você precisa economizar tempo e ser simples? É possível que o software de contabilidade seja muito útil para você. Isso te interessa? Aqui vamos falar um pouco sobre como um software ou aplicativos podem simplificar a contabilidade e o gerenciamento!
Microempreendedores: por que usar um software de contabilidade?
Esta é talvez a primeira pergunta a fazer antes de escolher qual software de contabilidade mais convém para o seu negócio e por que usá-lo? Porque sim, quando você é autônomo obviamente tem que declarar seu faturamento, fazer orçamentos, emitir notas fiscais e pagar impostos. Mas a administração de uma MEI é relativamente simples e sem armadilhas, basta um pouco de estudo, conhecimento das leis e organização.
Normalmente, não é totalmente obrigatório ter uma conta bancária específica, mas essa é uma grande valia. Se seu faturamento anual não ultrapassar o limite estipulado para um Microempreendedor, você tem apenas que pagar uma guia única mensal e fazer um fecho de contas anual. Por mais que seja uma contabilidade simples, perder tempo com uma infinidade de papéis ou com planilhas de Excel não é o ideal para quem já tem tantas outras preocupações.
Por essa razão, um software de contabilidade pode ser um suporte valioso. O software contábil pode te ajudar, entre outras coisas a:
Evitar erros
Facilitar a emissão de notas
Controle dos custos
Controle de estoque
E para escolher, basta verificar se o seu orçamento permite pegar um software pago, mas também se a sua atividade exige um controle de contabilidade mais complexo, como por exemplo o controle de mercadorias, ou se pode ser algo mais simples e menos robusto.

Além disso, o software de contabilidade permite que você esteja sempre em dia com seus clientes, além de garantir um acompanhamento regular e economizar tempo. Entendendo as restrições e obrigações fica mais fácil gerenciar seu negócio. Enfim, todas as vantagens estão aí para realizar sua microempresa!
Então, quais são os melhores softwares de contabilidade? Aqui está a nossa seleção!
Os melhores softwares para microempreendedores
Como dito, estar em dia com suas obrigações fiscais exige alguma organização e um software de contabilidade pode ajudar a manter a saúde financeira do seu negócio. Quando se é um Microempreendedor Individual - MEI, nem sempre contamos com um orçamento elevado para investir em um software robusto, e por isso, há algumas soluções pensadas exclusivamente para esse público.
Um software contábil tem como funções o armazenamento, organização e emissão de notas fiscais. Controle de compras, vendas, inventário de bens, controle de estoque e muito mais. Apesar do mercado possuir diversas opções disponíveis, sempre vai haver um que se enquadra melhor às suas necessidades.
Então, não existe um software melhor ou pior, já que o melhor é aquele que se encaixa às suas necessidades. Nem sempre a necessidade de um empreendimento é igual a outro. Mas uma coisa é fato, ter um software de contabilidade vai te ajudar a manter as contas organizadas.
Se você ainda não possui recurso para investir em um software de ERP, saiba que temos disponível algumas soluções gratuitas.
O ERP Lite Free é um exemplo de um sistema gratuito que pode te ajudar com o controle financeiro, controle de estoque, controle comercial e emissão de nota fiscal eletrônica. Entre seus principais recursos estão o controle de pedidos, inventário, fluxo de caixa, contas a pagar e receber, faturamento com NE-e e integração com o Contador.

Outro exemplo de software gratuito é o SIGE Lite. Ele permite o cadastro de pessoas, o cadastro de produtos e serviços, o registro das suas vendas, a emissão de notas e um dashboard personalizável. Ele também possui uma versão premium que é paga.
O Odoo é também um software integrado e de código aberto. Oferece ferramentas como CRM, vendas, projetos, manufatura, estoque e contabilidade.
O Bling é um software nacional desenvolvido especialmente para as micro e pequenas empresas. Com mensalidades a partir de R$ 30,00 você pode automatizar a sua rotina, emitir notas fiscais e boletos, controlar e organizar o seu estoque, cadastrar clientes e fornecedores e gerenciar as suas vendas. Além disso, ajuda no controle financeiro e de fluxo de caixa, controle de contas e automatização de cobranças.
O Nibo também é um dos ERPs mais conhecidos no Brasil. É fácil e intuitivo e oferece funções que vão desde o fluxo de caixa até o envio de lembretes por e-mail. Possui opções de planos Ligth, Plus e Premium, com valores acessíveis para quem ainda está começando o seu negócio.
Se você não tem um curso basico de contabilidade, um software de gestão contábil e financeira torna-se ainda mais importante. Apesar das vantagens e simplificações para um MEI, ainda há com o que se preocupar.
O e-Contab já tem um foco maior na parte da contabilidade, oferecendo soluções de contabilidade, controle patrimonial, financeiro e emissão de notas fiscais eletrônicas. Os planos são todos em reais e o sistema é totalmente voltado para o público brasileiro.
O SAGE tem uma versão adaptada para o Brasil e possui o gerenciamento contábil e financeiro, além da cadeia de suprimentos e de produção. Para as pequenas empresas, destaca-se o controle completo de contas a pagar e receber.
Por último, citaremos o Qipu, que promete ser tudo que um MEI, profissional liberal, freelancer ou prestador de serviços precisa. Desde a abertura do seu CNPJ até um sistema de ERP e gestão financeira, com emissão de NF-e e também uma conta digital. O Qipu tem também um aplicativo, e por falar em aplicativo, veja na sequência quais são os aplicativos essenciais quando se é um Microempreendedor.
Os aplicativos essenciais para um MEI
Se você resolveu regularizar o seu empreendimento e abrir o seu CNPJ, optando inicialmente pela abertura de um Microempreendedor Individual, saiba que tem alguns apps essenciais e que vão te ajudar muito na sua nova rotina como empreendedor.
Se você não é contador ou contabilista e nunca fez nenhuma aula particular de contabilidade, ter esses aplicativos instalados no seu celular podem te ajudar muito com essa rotina dos números e vão facilitar muito as tarefas de gestão do seu novo negócio.
Alguns deles vão te auxiliar na organização das demandas e rotinas, outros com a criação de relatórios e alguns permitem até mesmo emitir as notas fiscais.

O primeiro aplicativo essencial é o MEI, disponível tanto na App Store como no Google Play, o app do microempreendedor individual permite emitir o DAS para pagamento, consultar informações sobre o seu CNPJ e a situação mensal dos débitos tributários, bem como outras informações sobre MEI e SIMEI.
Há também o app MaisMei, que permite emitir as notas fiscais, sua guia DAS, além de permitir fazer a declaração DASN. A aplicação tem uma ótima avaliação dos usuários.
O aplicativo Guiabolso também pode te ajudar a controlar melhor suas finanças. Pode ser usado tanto para um microempreendedor como para uma pessoa física. A ferramenta permite categorizar os gastos, mostrando onde sua empresa tem gastado mais. Permite criar relatórios e ainda te fornece dicas de como melhorar os ganhos e diminuir o prejuízo.
Outro app importante é o WhatsApp Business. Separar as conversas relacionadas a sua empresa das suas conversas pessoais. Além disso, o whatsapp business tem ferramentas que a outra versão não possui, como a opção de respostas automáticas, informações de contato, site, definição de horário de atendimento e muito mais.
Outro app que pode te ajudar a dar uma cara mais profissional para o seu negócio é o Canva. Ele permite criar uma logomarca, uma imagem padronizada para o seu negócio, postagens de Instagram com mais qualidade. Tudo isso vai ajudar a dar ainda mais credibilidade para o seu negócio.
O aplicativo NFS-e Mobile, lançado em 2022 pela Receita Federal em parceria com o Sebrae também já permite a emissão de nota fiscal de serviço eletrônica a partir de um aplicativo de celular. O que facilita, e muito, a vida do empreendedor.
Mesmo sem um curso de contabilidade básica, se você for organizado e usar as ferramentas disponíveis no mercado, será fácil gerenciar sua nova empresa sem dor de cabeça.
Gerenciando sua contabilidade de forma simples
Se você não fez nenhuma disciplina de contabilidade na sua vida, se não tem nenhuma noção do que é ativo, passivo, património líquido, imobilizado ou todos esses temos que são ensinados nos cursos de ciências contábeis, você vai precisar de aprender alguns desses fundamentos.
Para fazer uma gestão de forma simples e ter um bom resultado, há três passos básicos:
Planejamento
Estudo
Organização
Planejar a sua rotina, ter em mente, ou melhor ainda, anotado, todas as tarefas necessárias para atender seus clientes. Além também de um bom planejamento financeiro. Isso vai te ajudar muito não só no início do seu negócio, como no decorrer dos anos.
Estudar e aprender as regras de uma nova empresa. Estar atendo às obrigações e aos benefícios. Saber quais são as ferramentas que podem te ajudar e quais são as facilidades que um MEI tem em relação ao pagamento de impostos é extremamente importante. E não só isso, ter aulas particulares de contabilidade, por exemplo, também pode ser ótimo para desenvolver sua capacidade analítica, administrativa e de gestão do seu negócio.
Você não precisa ter uma gradução em contabilidade para saber administrar o seu próprio negócio, mas entender alguns conceitos básicos como ativo circulante, passivo circulante, balanço, demonstração de resultados, patrimônio, receitas, despesas, contas de fornecedores, dívidas e ônus, é importante para entender melhor seu negócio. E com alguma dedicação aos estudos você será capaz de entender esses conceitos.
Por último, mas não menos importante, ser organizado. Ter todos os documentos arquivados e de fácil acesso, estar sempre em dia com as suas obrigações e com os pagamentos das guias, emitir sempre suas notas fiscais, ter um controle financeiro de receitas e despesas. A organização é a chave do sucesso, vai por mim.
Agora que você conheceu as ferramentas, que tal começar a utilizá-las?









