Um ícone da moda, um tecido luxuoso. Com caimento perfeito, brilho natural e maciez, a seda é um dos tecidos mais cobiçados do mundo. Produzida a partir dos casulos do bicho-da-seda, essa fibra natural tem uma história que remonta milhares de anos e é um símbolo de elegância e sofisticação.
Vamos falar um pouco mais sobre a seda pura e explorar tudo sobre esse nobre tipo de tecido para roupas. Desde a sua produção até os cuidados para aumentar a sua durabilidade, abordando também as vantagens e desvantagens desse tecido. Sendo você um amante da moda ou um entusiasta da costura, venha ler e entender um pouco sobre o motivo da seda ser tão especial.
Como a seda é produzida? Do bicho-da-seda ao tecido
A produção da seda é um processo muito interessante e que fascina muitas pessoas. A sua delicada produção começa com o cultivo ou criação do bicho-da-seda, uma larva da mariposa Bombyx Mori. Esses insetos alimentam-se exclusivamente das folhas de amoreiras e é durante a fase de pupa que eles produzem os casulos feitos com o fio contínuo da fibra da seda. Portanto, para se obter a seda, os casulos desses preciosos bichinhos é extraído cuidadosamente, em um processo conhecido como "descasqueamento", e colocado em água quente para ajudar a desenrolar os fios sem danificar.
Uma vez imersos em água quente, a sericina fica amolecida, facilitando o desenrolar das fibras. Após a extração, os fios são torcidos juntos com o objetivo de formar um fio mais resistente. Esse fio extraído a partir do casulo do bicho-da-seda pode ser tecido em diferentes tipos de seda como o crepe, a organza e o chiffon.
Há uma lenda de que a seda foi descoberta por uma imperatriz chinesa que tomava um chá embaixo de uma amoreira, quando um casulo de bicho-da-seda caiu na sua xícara. Ao tentar retirar o casulo ele estava amolecido pelo chá quente e então se desenrolou, descobrindo-se então o fio da seda.
A extração e produção da seda é um trabalho muito artesanal e que exige tempo e bastante paciência, explicando o seu custo tão elevado. A seda é também um tecido natural e biodegradável, sendo uma escolha mais ecológica e sustentável se comparados às fibras sintéticas como o poliéster.
Por outro lado, a produção da seda envolve outras questões éticas, já que envolve a morte dos bichos-da-seda. O processo de cozimento do casulo para extração das fibras causa a morte dos bichinhos. Algumas marcas já adotam métodos de extração da seda chamados de "cruelty-fre", onde os casulos só são recolhidos depois da emersão da mariposa.
Talvez você não saiba, mas o Brasil é um dos maiores produtores de seda do mundo. Ocupando a 7ª posição1, com a produção de 3 mil toneladas de tecido por ano. O fio da seda brasileira é considerado o melhor do mundo, mas infelizmente a produção da seda brasileira caiu muito nos últimos 20 anos2.
Tipos de seda: conheça as variedades e aplicações
Há diversos tipos de seda disponíveis no mercado, cada um com as suas características únicas e que as tornam tão especiais e ideais para diferente usos.

- Seda amoreira ou mulberry: considerada a seda de mais alta qualidade, obtida a partir do bicho-da-seda (o Bombyx Mori). É muito famosa por sua textura suave e brilho intenso. É a seda mais pura do mercado e tem um valor extremamente elevado. Conhecida também como a 'Rainha das Sedas'.
- Seda charmeuse: tem um lado brilhante e o outro fosco e é muito usada em lingeries, vestidos e lenços.
- Seda chiffon ou musseline: leve e translúcida, perfeita para peças fluidas e véus e blusas mais elegantes e vestidos mais transparentes. É ideal para o verão, pois é bem fina e arejada.
- Seda crepe: tem uma textura granulada e opaca, ideal para roupas com caimento mais estruturado, como tailleurs e blazers. Tem uma aparência enrugada e uma grande flexibilidade,
- Seda organza: muito usada em decoração e em vestidos de noiva.
- Seda selvagem ou seda Tussah: essa seda é produzida a partir de outras espécies de mariposa e possui uma estrutura mais irregular e um aspecto mais rústico. Tem uma cor mais escura e um aspecto de amassado. Sendo menos fina do que a outra seda, é mais usado para decoração e algumas roupas mais específicas
Cada um desses tipos de seda oferece uma característica e experiência única, tanto em termos estéticos como em termos de funcionalidade.
Conheça também os principais tipos de couro e suas aplicações na costura.
Vantagens da seda pura e porque ela é tão valorizada
A seda têm inúmeras vantagens, além da sua aparência luxuosa, que a fazem um tecido valorizado: é biodegradável, sendo portanto um fibra eco responsável; proporciona conforto e é macia ao toque; se bem cuidada pode ter uma alta durabilidade; é hipoalergênica; possui termorregulação, tornando-a ideal para qualquer estação.
Mas também há algumas desvantagens: tem um alto custo de produção; é um tecido frágil e delicado, exigindo alguns cuidados específicos para a sua preservação e manutenção; há uma questão ética em relação a exploração animal; se manchadas, dificilmente será possível a remoção; não pode ser exposta a luz solar direta; deve ser passada em baixas temperaturas.

As características que tornam esse tecido tão cobiçado na indústria têxtil são:
- é uma fibra natural e biodegradável,
- tem uma textura macia, brilhante e fluida,
- é leve, flexível e adapta-se ao corpo, com um caimento impecável,
- tem uma boa condutividade térmica e respirabilidade,
- é hipoalergênico e antibacteriano,
- absorve facilmente as cores.
A indústria da seda existe há milhares de anos na China, e na Idade Média um quilo de seda pura chegou a valer o mesmo preço do quilo do ouro. Isso porque são necessários pelo menos 5 quilos de fibras de um casulo da mariposa para obter 1 quilo do tecido da seda. O tecido de malha, por exemplo, é muito mais popular e acessível.
O processo da sericultura é artesanal, exige paciência e tempo no cultivo (ou criação) do bicho-da-seda. Primeiramente os ovos do Bombyx Mori são selecionados e alimentados até se transformarem em larvas. Uma vez eclodidos em larvas, elas se alimentam das folhas das amoreiras, por isso é necessário também cultivar amoreiras para cultivar os animais. Eles vão consumir muitas folhas e crescer rapidamente, esse processo de muda das lagartas demora cerca de um mês. Apenas após a última muda é que eles começam a produzir os seus casulos.

O casulo é gerado com a produção de um líquido pegajoso que é chamado de serina. Em contato com o ar, a serina endurece formando o casulo protetor da lagarta. É esse casulo que é a fonte das fibras da seda e cada casulo pode produzir entre 1500 e 3000 metros de comprimento de um fio contínuo e extremamente fino.
Antes dos casulos eclodirem, eles são colhidos e passam por um processo de cozimento para extração das fibras, matando o bicho-da-seda no seu interior. Como você pode observar, esse processo leva tempo e tem um alto custo, o que justifica também o algo custo de um tecido de seda pura.
Veja as principais características de outro tecido de fibra natural, o tecido de algodão.
Cuidados de preservação da sua peça de seda
Um tecido tão valorizado precisa mesmo durar muitos anos, não é mesmo? Mas para garantir que as suas peças de seda durem muitos e muitos anos é necessário uma série de cuidados especiais e específicos. A seda deve ser lavada preferencialmente à mão. Se lavar na máquina, use sempre o ciclo delicado, com água fria e um sabão neutro. Evite esfregar o tecido, pois esse processo pode danificar as fibras e diminuir a sua durabilidade.

Após a lavagem, é importante enxaguar bem e tirar todo o sabão. Por fim, seque a sua peça à sombra e sem exposição direta a luz solar, pois isso pode desbotar as cores. Quando for passar a sua peça de seda, use o ferro com uma temperatura bem baixa e coloque um pano entre o ferro e o tecido para evitar queimaduras. Uma alternativa é usar aqueles ferros verticais a vapor. Veja exemplos de tecidos que não amassam.
Guarde as suas peças de seda em cabides com revestimento macio ou então dobradas em gavetas. Evite guardar em locais úmidos ou pouco ventilados. Evite uso de desodorantes ou perfumes diretamente no tecido, pois eles podem provocar manchas nas roupas.
Com esses cuidados básicos, as suas preciosas peças de seda poderão durar muito e manter a sua maciez, brilho e beleza por muitos e muitos anos.
A seda possui característica únicas e como vimos é muito valiosa. Por isso, é importante conhecer bem esse tecido e as técnicas de costura para evitar o desperdício de um material tão caro. Se você quer aprender ainda mais sobre a seda e sua aplicação na moda, que tal começar ainda hoje uma aula de costura com um Superprof?
Referências:
- Cirio, Gianna; Pereira, Joabe; de Paula, Larissa (2021) Prognóstico Agropecuário Sericicultura - ISSN 2764-2887 - Vol 13 N.40
- Mainardes, Carolina (2024) - Produção da cobiçada seda brasileira está em declínio