O futebol é um esporte fascinante, que possui muitas regras e, ao mesmo tempo, emociona a todos. Quase todo mundo possui o seu clube de coração e torce fielmente por esse time. Os brasileiros, principalmente, são apaixonados pelo clube que torcem.
Pensando na paixão das pessoas pelo futebol, escrevemos este texto sobre as regras do futebol, a história do futebol feminino, a origem da modalidade, os principais clubes do Brasil e mais. Faça a sua leitura e saiba tudo sobre futebol!
Quais são as regras do futebol?
O futebol tem muitas regras e algumas, claro, podem gerar dúvidas nos torcedores. As principais regras desse esporte são:
- Tiro de meta: o tiro de meta é batido por um goleiro ou jogador do mesmo time, quando a bola sai pela linha de fundo, com último toque da equipe atacante;
- Escanteio: o escanteio é batido por um jogador em ação atacante, quando a bola sai pela linha de fundo, com último toque da equipe defensiva;
- Falta: é considerado falta quando o jogador age com imprudência em qualquer lugar do campo, contanto que não seja na grande área; a falta é cobrada com um tiro livre;
- Pênalti: é considerado pênalti quando o jogador age de forma grave contra outro jogador dentro da grande área; ele é cobrado com tiro direto dentro da grande área;
- Impedimento: é considerado impedimento quando o jogador fica próximo do gol do time oponente, a uma distância menor do que a da bola e do penúltimo jogador de defesa, no momento do passe;
- Cartão amarelo: advertência dada, pelo árbitro, por uma ação imprudente do jogador dentro de campo;
- Cartão vermelho: expulsão dada, pelo árbitro, por uma ação grave dentro do campo.
Essas são as principais regras do futebol, e elas ditam, mais ou menos, o rumo da partida. É importante ter conhecimento dessas regras para entender melhor qualquer jogo de futebol.
Qual a história do futebol feminino no Brasil?
A história futebol feminino se inicia entre os anos 20 e 30, pois, nessas décadas, há comprovações de que ocorreram alguns jogos femininos. Os registros desse período, quanto ao futebol feminino, são de estados como Rio Grande do Norte, São Paulo e Rio de Janeiro.
É importante ressaltar que esses jogos de futebol feminino não eram profissionais - como os de futebol masculino. Portanto, eram jogos informais, em que as próprias jogadoras marcavam o dia, a hora e o local para realizarem a partida.
Até o primeiro ano da década de 40, as partidas de futebol feminino continuaram na informalidade, uma vez que a sociedade em geral dizia que o futebol era muito violento para as mulheres. Logo após o primeiro ano, em 1941, o futebol foi proibido para as mulheres, com o decreto-lei 3199.
Esse decreto-lei não expressava o termo "futebol" de forma clara, mas havia uma lista de esportes proibidos para mulheres, pois dizia-se que esses não eram apropriados. A citação do futebol não estava explícita, mas todos entenderam que o futebol fazia parte dessa lista.
Nos anos 50, não há muitos registros de alguma partida futebol feminino devido à imposição do decreto-lei. Porém, sabe-se que ainda ocorreram algumas partidas, como o jogo beneficente que ocorreu em Araguari, no estado de Minas Gerais, e a partida de futebol feminino fez um tremendo sucesso.
No momento em que estabelecemos metas e sonhos e criamos nossas próprias expectativas, somos capazes de surpreender
Rainha Marta
Nos anos 60, a situação piorou ainda mais, com uma republicação do decreto-lei de proibição e o impedimento expresso da prática do futebol feminino. Por conta da proibição, não se sabe da existência de jogos de futebol feminino nesse período.
Nos anos 70, a glória chegou e a proibição do futebol feminino cessou, sendo revogado o decreto-lei publicado em 1965. O fim da proibição se deu no fim dos anos 70, mais precisamente em 1979. Vale ressaltar que, após o fim da proibição, o futebol feminino não recebeu o apoio esperado - e nem foi regulamentado.
Apenas em 1983, o futebol feminino foi regulamentado no Brasil. Com isso, foi criado um calendário de jogos e competições de futebol feminino, foram disponibilizados estádios para as partidas, entre outros. Assim, o futebol feminino cresceu bastante no Brasil.
Já nos anos 90, ocorreu a primeira Copa do Mundo futebol feminino, mais especificamente em 1991. Apesar da rápida eliminação da primeira Copa do Mundo, a seleção brasileira feminina ganhou a Copa América no mesmo ano.
Ao longo da década de 90, a seleção brasileira feminina ganhou várias taças da Copa América, se destacando nesse campeonato. As principais jogadoras desse período foram Sissi, Roseli, Kátia Cilene e Pretinha.
Já nos anos 2000 para frente, a seleção brasileira feminina teve a sua era de ouro - e período de glórias. Com o surgimento da Marta, o futebol feminino se transformou no Brasil. As principais conquistas nesse período foram as taças da Copa América e os jogos Pan-Americanos. Nessa mesma época, a Marta ganhou troféus de melhor jogadora do mundo, totalizando 6.
Origem do futebol: a história do esporte mais popular do mundo!
Estima-se que um esporte parecido com o futebol tenha sido criado em 2.500 a.C., por um imperador chinês, que tinha o objetivo de treinar os militares chineses para os combates futuros. Gostando de tais treinos, os combatentes logo começaram a praticá-los dentro e fora do exército.
Vale ressaltar que essa história não é aceita totalmente pela comunidade de historiadores, uma vez que alguns estudiosos apontam outras origens do futebol, como a grega, egípcia, romana, entre outras. Há uma concordância total apenas quanto à origem futebol moderno.
O futebol moderno foi criado na Inglaterra, e se popularizou rapidamente entre os militares ingleses, que estavam se machucando recorrentemente, e não conseguindo participar das batalhas. Por isso, durante um tempo, o futebol foi proibido no país inglês.
O fim da proibição do futebol na Inglaterra ocorreu apenas em 1681, fazendo esse esporte se popularizar rapidamente. No século XIX, se deu o auge da prática do futebol, e esse esporte foi "exportado" para todo o mundo.
Em 1930, para diminuir as ações agressivas comuns na partida de futebol, foram criadas regras. Nesse conjunto de regras futebol, já tinha-se os cartões amarelos e vermelho, a regra do impedimento, a quantidade de jogadores, etc. Ela foi chamada de The Football Rules.
A institucionalização do futebol ocorreu com a fundação da Football Association (FA), em 1863, e, depois, com a criação da FIFA (Federação Internacional Futebol). Em 1930, ocorreu a principal competição de futebol: a copa mundo futebol, pela primeira vez. A sua sede foi no Uruguai e a seleção uruguaia foi campeã.
O futebol chegou ao Brasil somente em 1894, com a ajuda de Charles Miller, um paulistano que morou um tempo na Inglaterra para estudar e trouxe a modalidade esportiva para o Brasil. Com o tempo e apoio da CBF (Confederação Brasileira Futebol), nos tornamos o verdadeiro país do futebol esporte!
Hoje, a seleção brasileira é a única pentacampeã da história da Copa Mundo FIFA. Temos, ainda, um dos principais campeonatos de futebol do mundo, o Campeonato Brasileiro, e exportamos os melhores jogadores do mundo futebol, como Neymar Jr, Vini Jr, Rodrygo e muitos outros, e tudo sobre futebol!
Futebol: qual é o maior clube do Brasil?
Como o Brasil é o país do futebol, há muitos clubes brasileiros que são de elite. Os cinco maiores times do Brasil são os seguintes:
- Palmeiras;
- Flamengo;
- São Paulo;
- Santos;
- Corinthians.
Criado em 1914, o Palmeiras tem uma profunda relação com a nação italiana, uma vez que esse clube foi idealizado pelos imigrantes italianos, que moravam em São Paulo. Não é à toa que, inicialmente, o Palmeiras se chamava "Palestra Itália" (nome que foi proibido de ser usado, posteriormente, pelo governo brasileiro, na 2ª Guerra Mundial).
O Palmeiras é um time com muitas glórias, sendo um dos clubes que têm 3 taças de campeão da Libertadores (1999, 2020 e 2021). Além das taças da Libertadores, o clube também já conquistou muitas competições, incluindo Campeonatos Brasileiros série A, Copas do Brasil e Campeonatos Paulistas.
Já o Flamengo é um clube um pouco mais antigo, pois foi criado em 1911. Um ano depois da sua criação, o carioca rubro-negro já ganhou a sua primeira competição: o Campeonato Carioca de 1912. A era de ouro do Fla veio alguns anos depois, na década de 80, com conquistas da Copa Libertadores América, Mundial de Clubes, etc.
Além disso, o mengão da Gávea teve ídolos que marcou uma geração do futebol brasileiro, como Zico, Adílio, LeandRo e Zé Roberto. Com uma história tão bonita, o mengão conta com uma das maiores torcidas do Brasil.
O Campeonato Brasileiro é uma das competições mais disputadas e a torcida brasileira é a mais apaixonada do mundo!
O São Paulo, por sua vez, foi criado um pouco mais tarde, no ano de 1930. Assim como o Flamengo, o tricolor paulista também ganhou logo um campeonato, um ano depois da sua criação, sendo esse o Campeonato Paulista de 1931.
Vale ressaltar que o tricolor do Morumbi se destaca pelo seu tricampeonato da Libertadores e no Mundial de Clubes. Dois desses campeonatos foram conquistados na década de 90, mais especificamente em 1992 e 1993. Nesses dois anos, o São Paulo fez a felicidade da sua torcida, sob a liderança do técnico Telé Santana.
Já o Santos foi criado em 1912, e, até hoje, é um dos clubes brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, principalmente por conta da sua relação com Pelé. Em 1956, o rei do futebol chegou à equipe santista e o alvinegro praiano atingiu o seu auge.
Considerando as conquistas santistas até os dias atuais, o clube paulista tem 3 Copas Libertadores da América e 2 Mundiais de Clubes. Os principais ídolos do Santos são Pelé, Neymar, Coutinho, Zito e vários outros.
Por fim, o Corinthians foi fundado em 1910, e a sua torcida é conhecida pelo termo "bando de loucos", por serem apaixonados pelo timão. Esse clube já ganhou muitos títulos, e tem o seu próprio estádio: Neo Química Arena.
O coringão teve o seu ano de ouro em 2012, quando conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes. Vale ressaltar que os principais ídolos do Corinthians são Rivellino, Neco, Sócrates, Vampeta, Cássio e Biro-biro.
O nosso artigo conseguiu te ensinar tudo sobre futebol? Se fomos eficientes na nossa proposta, deixa o seu comentário ou qualquer observação. Também envie este artigo sobre o mundo futebolístico para outras pessoas que, assim como você, simplesmente amam o futebol Brasil!










muito legal
🙌