Os bordados são sempre muito bonitos, não é mesmo? Além disso é possível aplicar essa arte em variados tecidos, como roupas, acessórios, estojos, toalhas, lençóis... Diante de tamanha beleza e versatilidade, muitas pessoas se apaixonam pelo mundo dos bordados logo de cara.
Além disso, é possível aprender os pontos básicos de bordado com facilidade, como o ponto reto, ponto atrás, ponto laçado e ponto cheio. Há, ainda, diversos modelos de bordado, como o bordado em pedrarias, bordado em ponto de cruz e bordado livre.
Portanto, o mundo do bordado é amplo e permite a realização de diversos projetos personalizados e artísticos. Então, que tal conhecer mais desse mundo tão bonito do corte e costura? Explore mais sobre as técnicas de bordado com o nosso artigo, a seguir!
Introdução ao bordado à mão: pontos básicos
Os pontos básicos do bordado à mão são: ponto reto, ponto atrás, ponto cheio e ponto laçada. A seguir, separamos informações sobre as funções de cada tipo e o passo a passo de como aplicá-lo no tecido em vídeo.
Ponto reto
O ponto reto é o principal ponto do bordado, visto que é o ponto base para a criação de um bordado e para o aprendizado dos outros tipos de pontos. Portanto, se você deseja se tornar um bordadeiro, saiba que o primeiro passo é aprender a aplicar o ponto reto. A seguir, você consegue acompanhar o passo a passo de como fazer tal ponto:
É válido ressaltar que o ponto reto pode ser usado para diferentes tarefas de bordado: contorno, delineamento de letras e desenhos e preenchimento. Para desenvolver um belo bordado, é importante que além do ponto reto, você aprenda a aplicar diversos outros pontos no tecido.
Ponto atrás
Se você deseja aplicar preenchimentos, contornos, delineamentos densos e diversos outros detalhes de bordado, o ponto atrás é a escolha certa. É válido ressaltar que o ponto atrás é conhecido por conferir mais nitidez e definição ao desenho ou às letras do bordado. Portanto, é fundamental aprender a aplicá-lo no tecido para fazer lindos bordados. Acompanhe o passo a passo:
Para fazer um acabamento perfeito, com detalhes finos, é fundamental que você aplique o ponto atrás. Além disso, aprendendo a fazer esse tipo de ponto, você terá mais opções de criações por conta da multifuncionalidade.
Ponto cheio
Para preenchimento de espaços maiores no bordado, o segredo é usar o ponto cheio. A uniformidade e a solidez proporcionadas pelo ponto cheio tornam a aparência do bordado muito mais bonita. Portanto, um bom bordadeiro deve ter conhecimento do ponto cheio. Veja como fazer:
Portanto, para finalizar o acabamento do bordado, você pode incluir o ponto cheio em combinação com outros, inclusive. É válido ressaltar que a aplicação do ponto cheio é fácil, sendo necessário apenas utilizar o "espaço" e "a direção" corretos.
Ponto laçada
Por fim, o ponto laçada é outro ponto básico, que deve ser aprendido pelo profissional de bordado para fazer um trabalho bem feito. Esse ponto é usado como uma decoração no bordado, sendo representado por vários nós de pequeno tamanho. Veja como aplicar tal ponto:
Para aplicação de contornos e linhas e preenchimentos, invista no ponto laçada. É válido ressaltar que, no ponto laçada, você pode utilizar diversas cores de linhas e espessuras de nós, tornando esse ponto único e personalizado e o seu trabalho ainda mais impecável.
Bordado livre: explorando sua criatividade e personalidade!
O diferencial do bordado é a não existência de um diagrama a ser seguido. Como o nome já diz, é possível desenvolver tal bordado de forma livre. Assim, você pode aproveitar a liberdade proporcionada por esse tipo de bordado e desenvolvê-lo da forma que preferir.
Dessa forma, espontaneamente, você pode criar texturas e formas. Para isso, se utiliza vários pontos de bordado, e comumente, os bordadeiros gostam de usar o ponto atrás para aplicação de bordado livre. Porém, é possível combinar diversos tipos de pontos nesse modelo de bordado.
Outra vantagem do bordado livre é possibilidade de utilizar diversos tipos de miçangas ao aplicá-lo no tecido, como variados modelos de linhas e fitas. Se você deseja expressar todo o seu dom artístico, sem precisar se limitar por um diagrama ou regras de costura, invista no bordado livre. Assim, cada bordado que você desenvolver, terá a sua própria personalidade!
Para se tornar um bom bordador, você precisa entender como desenvolver um bordado livre. A sua compreensão sobre esse modelo de bordado pode ser adquirida através de um curso de corte e costura ou de conteúdos da internet, como este artigo, vídeos no Youtube, etc. Inclusive, aproveite para acompanhar algumas dicas interessantes sobre o bordado livre:
Aprendendo tal bordado, você conseguirá desenvolver diversos projetos artísticos, como quadros, estojos, carteiras, bolsas, chaveiros, almofadas e diversos outros itens personalizados. Lembre-se: com essa técnica, você pode usar diferentes materiais, linhas e cores. Portanto, use a sua criatividade!
Bordado em ponto de cruz: dicas para criar bordados incríveis!
O bordado em ponto de cruz é um dos mais conhecidos, e consiste em aplicar pontos de bordado no tecido em formato de "X" - e, por isso o nome "cruz". Esse tipo de bordado é um dos mais básicos, populares e simples, sendo o queridinho de todo bordador.
Os materiais necessários para aplicar o bordado em ponto de cruz incluem fios, agulha e um tecido apropriado, o qual, geralmente, é revestido de algodão. Assim, aplicando o bordado em ponto de cruz, se cria desenhos geométricos, assim como letras.
É possível, por exemplo, criar desenhos de flores, paisagens, entre outros. Já o desenho do bordado pode ser aplicado em toalhas, lenços e até mesmo roupas. Então, separe o seu kit e aprenda as técnicas de bordado em ponto de cruz, seja por um curso de costura online ou vídeos no Youtube, como o mostrado a seguir.
O bordado em ponto de cruz pode ser aprendido em cursos de corte e costura para iniciantes, como já foi dito. Se você é iniciante, tal curso pode ser realizado com aulas particulares. Encontre o seu professor de bordado que ensina técnicas de bordado em ponto de cruz para iniciantes na Superprof!
É válido ressaltar que o bordado em ponto de cruz é um dos mais populares do mundo do bordado, sendo conhecido por ser um dos mais simples em termos de aplicação. Portanto, se você quer iniciar nesse hobby - ou se profissionalizar -, uma boa indicação é começar pelo bordado em formato de X.
Bordado em pedraria: luxo e detalhes elegantes na costura
Como o nome já diz, o bordado em pedraria consiste em aplicar pedrarias em tecidos com o intuito de desenvolver desenhos, texturas e padrões. O diferencial do bordado em pedraria para os demais é o luxo proporcionado pela sua aplicação. Isso porque o tecido fica com um aspecto muito mais sofisticado com o bordado em pedraria.
É possível aplicar o bordado em pedraria em roupas, objetos de decoração e outros itens. Além disso, o bordador tem a liberdade de utilizar diferentes pedras, de variados tamanhos, cores e design. Com tudo isso, o bordador consegue criar um item único e sofisticado.
Então, se interessou em desenvolver projetos de bordado em pedraria? Veja, com um vídeo no Youtube como seguir o passo a passo de como aplicar tal bordado:
Para aprender mais, você também pode investir em um conteúdo teórico e prático mais aprofundado, como em um curso corte e costura. Na Superprof, você realiza esse curso de técnicas de bordado em pedrarias com professores particulares a um preço médio de R$ 52,00/hora aula.
E aí, curtiu este artigo e gostou dessas informações e dicas sobre bordado? Se sim, comenta e compartilha! Além disso, se você quer desenvolver habilidades e se aprofundar mais sobre técnicas de bordado com especialistas, se inscreva no curso de costura para iniciantes particular com tutores da Superprof!


















