Influenciador de estilo de vida, moda, maquiagem, fitness ou esporte, agora existem muitas categorias de influenciadores, também chamados de "criadores de conteúdo". Essa nova profissão, tão empolgante quanto viciante, está sendo comentada pelas quantias astronômicas recebidas por certas personalidades do ramo.
Mas qual é o salário real de um influencer em 2023?
US$ 300 mil
Segundo a revista Forbes, um perfil que tenha mais de 7 milhões de seguidores pode fatura essa quantia
Os valores também podem variar conforme a rede social. A mesma pesquisa da Forbes diz que um Influencer com esse mesmo número de seguidores pode ganhar até 150 mil dólares no Instagram e 187 mil dólares no Facebook. Mas além de ser dificil de descobrir, pois muitos influenciadores preferem não revelar seus cachês, o salário de um influenciador não é tradicional, e é baseado em vários critérios. Entre eles:
O nível de popularidade, que é medido pelo número de seguidores em todas as contas
A taxa de engajamento, que é medida pelo número de curtidas e cliques nas publicações
A área de influência, que é medida de acordo com as tendências (moda, estilo de vida, esportes, viagens...)
Segundo a pesquisa "Influenciadores Digitais no Brasil 2021", realizada pela empresa de marketing de influência Squid em parceria com a Opinion Box, o valor médio pago por post patrocinado pelos influenciadores no Instagram é de R$ 1.250. No entanto, influenciadores com maior número de seguidores e interação podem cobrar valores mais altos. No Brasil, um mega influencer da internet, com mais de um milhão de seguidores, tem faturamento estimado em 500mil reais. Nada mal, não é mesmo?
Vamos descobrir juntos como é calculado o salário de um Digital Influencer, quais são os números para 2023 e o âmbito das redes sociais. Você pode ver ainda um guia completo para iniciar na profissão.
Como funcionam os salários dos influenciadores?
Os salários dessa profissão têm umas questões muito específicas. Assim como no restante do setor privado, as receitas variam de acordo com os resultados gerados pelo influenciador. Mas isso não é tudo. A remuneração também é baseada no tipo de conteúdo (vídeos, lives, stories, publicações, postagens), no número do público alcançado (alvo de marketing) ou no retorno dos investimentos da marca (via cliques em promoções).

A influência baseia-se principalmente em parcerias com marcas , para incentivar as pessoas a usá-las ou comprá-las. Existem 6 tipos de campanhas de influência pagas por marcas para influenciadores:
- Afiliação: a marca paga conforme os resultados gerados,
- Envio de produtos (os famosos recebidos): que permite ao influenciador apresentá-lo,
- Sorteios: para gerar interesse e ganhar produtos gratuitos para o seu público,
- O take over: onde o influenciador interage diretamente com a comunidade da marca por um período definido,
- Conteúdo patrocinado: que paga o influenciador para promover a marca,
- Colocação de produtos: frequentemente associada a códigos promocionais temporários.
Além disso, como dissemos no início do artigo o retorno financeiro também varia conforme a plataforma na qual você trabalha como influenciador. Atenção que como toda profissão, aqui também há vantagens de desvantagens. É essencial estar presente em pelo menos uma ou duas plataformas, mas geralmente, não é possível estar ativo em todas as redes.
Para atrais mais pedidos de parceria no Instagram, você precisará multiplicar as postagens e ter seguidores engajados (que interaja na sua postagem, o famoso "curte, comenta e compartilha"). Por outro lado, o YouTube requer um trabalho mais demorado, e também remunera melhor seus influenciadores (+47% em comparação com outras redes).
Além do funcionamento básico do salário dos influenciadores (tipo de campanha de influência, tipo de plataforma), outros critérios são levados em consideração para o cálculo final.
Os critérios para calcular o salário de cada influencidor
Algumas redes são melhores canais de comunicação e geram uma taxa de engajamento melhor com sua comunidade, como o TikTok, o Instagram, ou mesmo o YouTube.
Cabe a você determinar, em conformidade com a imagem da sua marca, como ajustar o seu salário de acordo com o mercado. Alguns aplicativos e softwares podem ajudar a produzir um conteúdo mais profissional.
Se houver tabelas de preços para cada uma das plataformas utilizadas e os perfis dos influenciadores, outros critérios são levados em consideração para o resultado final. Estes incluem os três critérios a seguir:
Notoriedade e Popularidade
Taxa de engajamento da comunidade
O campo de atividade ou nicho
Critério 1 Notoriedade ou Popularidade
Com base no número de assinantes ou seguidores nas redes, a notoriedade ou popularidade é calculada conforme com a importância e o tamanho de uma comunidade. Assim, distinguimos várias categorias de influenciadores de acordo com este critério:
- Nano-influenciadores (até 10.000 assinantes),
- Micro-influenciadores (até 100.000 assinantes),
- Macroinfluenciadores (mais de 100.000 assinantes),
- Mega-influenciadores (mais de 3 milhões).
Diferença entre perfis
10k vs 3M
Pela mesma publicação no Instagram, enquanto um nano-influenciador receberá cerca de R$1.000, um mega-influenciador pode faturar mais de R$ 200.000. Uma diferença enorme!
Critério 2 A taxa de engajamento da comunidade
Outro critério para calcular o salário da profissão e levado em consideração, é a taxa de engajamento de sua comunidade. Isso não deve ser confundido com o número total de seguidores. De fato, é possível comprar assinantes ao criar novos perfis. O que torna a credibilidade de um influenciador é a relação entre o número total de seguidores e o número que interage com ele diariamente.
Se esse índice for inferior a 3% (ou seja, 3.000 curtidas para 100.000 seguidores), isso significa que a taxa de retorno não é suficiente para gerar influência, de acordo com os padrões de marketing digital.

Critério 3 O campo de atividade ou nicho
Algumas categorias de negócios vendem mais do que outras porque permitem uma colocação mais fácil do produto. É o caso das áreas de consumo, bem-estar ou estilo de vida. Isso será mais lucrativo do que influenciadores focados apenas em um esporte ou em uma atividade original. É importante saber como começar sua carreira, e aliar sua paixão com aquilo que vai trazer algum retorno.
Certos critérios adicionais sempre podem ser levados em consideração. Por exemplo, influenciadores de reality shows, como por exemplo um ex BBB, que se beneficiam de determinada exposição na mídia, são considerados "ótimos perfis" nas semanas seguintes ao programa em questão. As marcas não hesitam em basear-se nestes critérios para potenciar os seus rendimentos. Juliete e Gil do Vigor são grandes exemplos de ex BBBs que ganharam mais fora do programa com Marketing de Influência.
Seja você um influenciador ou uma empresa, já existem ferramentas para estimar a renda de um influencer, o que pode ser útil como uma base de negociação. Consultar ferramentas como HypeAuditor ou outra calculadora de dinheiro do Instagram pode te ajudar a não pagar caro ou ganhar menos do que merece.
Existem três regras importantes a serem lembradas para manter ou aumentar o seu rendimento:
- Quanto mais engajamento você tem, mais popular você é,
- Quanto mais popular você é, mais você atrai (boas) marcas,
- Quanto mais você atrai as marcas de sua escolha, mais você controla sua identidade e sua imagem como influenciador.
Um professor particular pode ajudar a fortalecer esses pilares.
Os salários médios dos profissionais de mídia social
Apesar das escalas salariais médias, é difícil calcular com precisão o salário exato dessa função tão cobiçada pelos jovens. Primeiro, porque a notoriedade dos megainfluenciadores sugere que somas astronômicas são comuns no marketing digital. No entanto, não é o caso para todo mundo.

Além disso, mesmo os grandes influencers brasileiros têm rendas muito variáveis. É o caso de Felipe Neto, um dos maiores influenciadores digitais do Brasil, considerado o 5º maior youtuber do planeta e um dos YouTubers mais bem sucedidos financeiramente. Com mais de 45 milhões de seguidores no YouTube, a plataforma SocialBlade estima que ele fatura entre R$ 150.000,00 e R$ 2.400.000,00 por mês graças ao seu canal no YouTube.
Uma faixa com uma lacuna tão grande que é impossível fazer dela um rendimento médio! Mas Felipe não nega que é muito rico, dono de diversas empresas e que movimenta um mercado realmente milionário com seus 34 anos.
Essas somas astronômicas são o sonho de muita gente, principalmente dos jovens. Mas a realidade e que poucas pessoas experimentam a influência dessa forma. Mas ainda assim, este continua a ser um sonho para alguns e um objetivo a alcançar. Porque ainda é possível ganhar um dinheirinho graças a algumas parcerias, ou administrando bem sua estratégia de influência.
Às vezes, os influencers podem se beneficiar de um formato de remuneração híbrido:
- Publicidade de um item oferecido ou um serviço gratuito (para destacar um lugar ou uma marca),
- Vouchers ou brindes adicionais (para serem usados para promover os benefícios de uma marca).
Isso representa a maior parte da remuneração, especialmente para nano ou microinfluenciadores. Então, como aumentar sua renda na área de marketing digital?
Como aumentar a sua renda como influenciador digital?
Gerencie melhor seu conteúdo, desenvolva uma estratégia bem definida, escolha novas oportunidades, desenvolva novas habilidades... As opções para aumentar sua renda de influenciador são inúmeras.
Aviso: você tem que levar este trabalho a sério. Ao contrário de alguns vídeos de influenciadores dizendo que seu trabalho os leva alguns minutos por dia contra vários milhares de reais, isso não é verdade.

Assim como existem três critérios principais para calcular o salário de um influenciador, existem três maneiras principais de aumentar seus ganhos de influenciador :
- Poste mais publicações e conteúdos para aumentar sua visibilidade,
- Expanda sua comunidade e sua taxa de engajamento, oferecendo uma abordagem única e uma identidade só para você,
- Desenvolva mais parcerias externas para gerar mais receita bruta.
Se você não consegue melhorar seu perfil, você está perdendo alguma coisa no caminho. Talvez fazer aulas particulares sobre redes sociais, ou cursos dedicados possam ajudá-lo a desenvolver melhor sua estratégia e, assim, aumentar sua comunidade?
Boa sorte se você entrar no marketing digital, especialmente em tempo integral!