A religião possui uma função importante dentro da sociedade, uma vez que ela influencia os comportamentos, as identidades, os valores e as normais sociais. A religião une as pessoas em prol de uma crença em comum, orienta as ações pessoais a partir de um conjunto de valores éticos e morais e contribui para a formação cultural e identidade histórica de determinada região.
Hoje, as principais religiões do mundo são o cristianismo, o islamismo, o hinduísmo, o judaísmo e o budismo. Vamos ler um resumo completo sobre a história das religiões pelo mundo afora? Veja a origem, a história religião, as crenças e os símbolos das principais crenças da atualidade, neste artigo!
Da antiguidade aos dias atuais do cristianismo ✝️
O cristianismo surgiu com o nascimento de Jesus Cristo, no século I d.C., na região da Palestina. Essa religião logo se popularizou entre as pessoas do Império Romano, tornando-se, com o tempo, conhecida em todo o mundo.
Além disso, o cristianismo se baseia na vida e nos ensinamentos da palavra de Jesus Cristo, que é o filho de Deus. Essa crença é monoteísta, crendo em um único Deus, que se manifesta através da santíssima trindade Pai, Filho e Espírito Santo.
A religião do cristianismo considera que as pessoas alcançam a sua salvação através da fé em Jesus Cristo, que foi crucificado para a remissão dos pecados da humanidade e ressuscitou para que todos, que acreditam nele, tenham a vida eterna.
Tudo posso naquele que me fortalece.
Filipenses 4:13
O cristianismo apresenta três ramificações: catolicismo, protestantismo e ortodoxia. Ademais, os principais símbolos do cristianismo são a cruz, que representa a crucificação de cristo e a sua morte pela remissão dos pecados da humanidade; o peixe, que significa "Jesus Cristo, Deus, Filho e Salvador"; e o pão e o vinho, que fizeram parte da última ceia de Jesus Cristo com os seus discípulos.
Entenda a história da religião islâmica 🕌
Junto com o cristianismo, o islamismo é uma das principais religiões monoteístas da atualidade. Essa religião se baseia nos ensinamentos de Maomé (Muhammad), que foi um enviado de Alá para propagar sobre o islamismo.
As revelações feitas por Alá a Maomé foram escritas no Alcorão, que é o livro sagrado da religião islâmica. Nesse livro sagrado, os mulçumamos têm acesso aos ensinamentos dessa religião, aprendendo as orientações do islã sobre questões espirituais e sociais.
Os mulçumanos acreditam que as mensagens enviadas por Alá e relevadas por Maomé estão escritas no Alcorão
Essa religião se baseia em cinco pilares, que são considerados deveres para os mulçumanos (ou seja, os seguidores do islamismo). Um desses pilares é o "Shahada", que indica que existe apenas um Deus, que é Alá, e que o seu principal mensageiro é Maomé.
Outro pilar dessa religião é o "Salat", que é a prática das cinco orações ao longo de um dia, voltadas para Meca. Além disso, há também o pilar do "Zakat", que é a prática da caridade, doando parte do lucro para as pessoas que precisam.
O pilar do "Sawm" também faz parte do islamismo, que diz respeito à realização do jejum de comida e bebida durante o Ramadã, durante uma parte do dia (ou melhor, até o pôr do sol). Por fim, o último pilar é o "Hajj", que é a realização da peregrinação até a Meca, a qual deve ser feita pelo menos 1 vez ao longo da vida, se houver condições físicas e financeiras.
Os principais símbolos do islamismo são "a estrela e o crescente", que possui um significado voltado para recomeço (crescente) e divindade (estrela); Alcorão, que é o livro sagrado do islamismo; e mesquita, que é o local de prática religiosa do islamismo.
Hinduísmo: a origem e os princípios da religião 🛕
O hinduísmo é uma das religiões mais antigas da história, sendo criado na Índia. Ao contrário do cristianismo e do islamismo, o hinduísmo não possui um fundador e nem um único Deus. Essa religião possui várias crenças e filosofias. Os principais conceitos dessa religião são os seguintes:
🧘
Dharma
Lei da moral e da ética
🌀
Karma
Lei da causa e do efeito
🕉️
Samsara
Ciclo do nascimento, morte e renascimento
Além disso, também devemos citar o "moksha", que consiste na libertação do ciclo do samsara, havendo o alcance do autoconhecimento e a conquista da devoção. A tradição hindu crê na reencarnação e que todas as vidas estão interconectadas.
Como já foi dito, a religião hindu crê em vários deuses, como o Brahma, que é o deus criador; Vishnu, que é o deus preservador; e o Shiva, que é o deus destruidor. Além disso, os dois principais livros sagrados do hinduísmo são: Shruti e Smriti.
Os Shruti se referem aos textos sagrados que foram revelados ou ouvidos e alguns exemplos são Upanishads e os Vedas. Já os Smriti são os textos lembrados, como o Ramayana e o Bhagavad Gita. Nesses textos é possível ter acesso aos rituais, ensinamentos e filosofias do hinduísmo.
Tudo sobre o judaísmo 🕍
O judaísmo é uma religião que surgiu no Oriente Médio, há mais ou menos 3.000 anos. Essa religião se desenvolveu a partir da crença entre os patriarcas bíblicos, como Abraão, Isaac e Jacó e Deus. Inclusive, Abraão recebeu o propósito de guiar os judeus para Canaã, a Terra Prometida.
O livro sagrado do judaísmo é o Torá, que possui as escrituras das revelações de Moisés em relação às mensagens divinas recebidas por ele. No Torá, os judeus têm acesso aos mandamentos religiosos (mitzvot) e aos princípios éticos e sociais. Os principais rituais judaicos são:
- Brit Milá, que é um ritual sagrado voltado para a circuncisão do bebê do sexo masculino;
- Bar Mitzvá, que consiste na comemoração do alcance à maioridade no judaísmo, que para os meninos é aos 13 anos, e para as meninas é aos 12 anos;
- Micvê, que é um banho espiritual na água natural;
- Shabat, que é o momento de descanso e oração no dia sagrado.
Já os principais símbolos religiosos do judaísmo são a Estrela de Davi, que conta com dois triângulos (um em cima do outro), formando uma estrela de seis pontos, e significa proteção divina. Outro símbolo é o Menorá, que é um candelabro, que faz parte de várias comemorações judaicas.
Uma parte importante - e triste - da história do judaísmo é o holocausto, um genocídio sistemático que matou cerca de 6 milhões de judeus ao longo da 2ª Guerra Mundial. Nesse período, houve a implementação de um plano de exterminação em massa dos judeus.
O regime nazista da Alemanha deportou uma grande quantidade de judeus para campos de extermínio e de concentração, como Auschwitz, e implementou uma ideologia antisemita. Essa é uma parte triste da história da religião judaica, mas que não pode ser esquecida.
Origem e expansão do budismo ☸️
A origem do budismo é datada no século VI a.C., na Índia. Essa religião segue os ensinamentos de Buda, o "iluminado", que tem o nome de Siddartha Gautama. Essa crença é baseada na cura do sofrimento e na busca pela paz de espírito e plenitude espiritual.

Os ensinamentos do budismo consistem no seguimento das "Quatro Nobres Verdades", que são o dukkha, o tanha, nirvana e nobre caminho óctuplo. Esses ensinamentos consistem em reconhecer que a vida é permeada de sofrimento, a qual é decorrente do apego e do desejo.
Para acabar com esse sofrimento, é necessário "deixar de lado" os sentimentos de desejo e apego. Para isso, deve-se seguir o caminho de oito práticas, que indica a necessidade do "pensamento correto", da "compreensão correta", da "ação correta", da "fala correta", entre outros.
Vale ressaltar que existem várias ramificações do budismo, como o Vajrayana, o Mahayana e o Theravada. Ele também enfatiza algumas abordagens, como a prática da não-violência, a compaixão, a bondade entre as pessoas, entre outros. Os rituais do budismo envolvem a meditação e a leitura de textos sagrados para a religião, por exemplo.
A principal religião do Brasil é o cristianismo, em especial a igreja católica, que estuda a bíblia (tanto o antigo testamento quanto o novo testamento). O cristianismo islamismo são as principais religiões mundo, com seguimento de grande parte da população mundial.
Além de ser a principal religião do Brasil, o cristianismo também é a principal religião da parte ocidental. Essa crença é bastante popular, assim como o hinduísmo é tradicional na região oriental. Essas historia religiões religiosidades são muito populares. Ambos são um fenômeno religioso.
E aí, gostou de descobrir a história das religiões do mundo? Se curtiu a explicação sobre cada religião - como islamismo, cristianisno, hinduísmo, judaísmo e budismo - comente e compartilhe. Além disso, leia cada artigo específico sobre religião da nossa branche completa!
Se você está se dedicando ao estudo da teologia e/ou mitologia e aprendendo sobre diferentes religiões, veja cada artigo nosso sobre a história das religiões. Assim, você pode se tornar o próximo Mircea Eliade (um dos maiores estudiosos sobre religião e autor de várias pesquisas).
Além disso, dê continuidade aos seus estudos religiosos com aulas de história sobre religião aqui da Superprof. As aulas religiosas, ou melhor, as aulas sobre a história das religiões do mundo podem agregar bastante no seu conhecimento. Saiba tudo com essas aulas!