O Dia dos Povos Indígenas, que é celebrado no dia 19 de abril, é uma data de grande relevância para o Brasil e para a preservação da cultura e celebração dos povos originários. Muito mais do que uma simples comemoração, esse dia também serve como um momento de reflexão sobre a história, a celebração de uma parte da nossa população e o reconhecimento da importância do comportamento e os direitos dos povos indígenas que habitam o nosso território há milhares de anos.
Vamos explorar um pouco mais sobre a origem dessa data, a diversidade cultural indígenas, os desafios enfrentados pelas comunidades que ainda restam no nosso território e a relevância dessa celebração para a nossa sociedade.
A origem do Dia dos Povos Indígenas no Brasil
Você conhece a história por trás da data de 19 de abril? Como ela foi estabelecida e qual a sua relação com o reconhecimento das culturas indígenas brasileiras? Muitos de nós já comemoramos o Dia do Índio na escola quando éramos pequenos, pintando o rosto e colocando um cocar de penas. Alguns indígenas afirmam que a data reproduzia estereótipos de um conjunto complexo de tradições e muito maior e mais importante para a nossa sociedade.
Com o passar dos anos, a nomenclatura do termo usado para denominar da data sofreu uma mudança e a relevância do dia ganhou uma maior proporção. Hoje já não dizemos Dia do Índio e sim Dia dos Povos Indígenas. E isso tem grande importância para a preservação de uma identidade nacional dos povos originários.

A escolha da data como o Dia dos Povos Indígenas remonta o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano que ocorreu em 1940 no México. Esse Congresso reuniu diversas lideranças indígenas dos diversos países das Américas para discutir questões relacionadas aos direitos e às condições de vida dos povos originários. A data foi então oficializada no Brasil pelo então presidente Getúlio Vargas no ano de 1943.
Em 2022, a Lei Federal 14.402/22 passa a chamar o tradicional Dia do Índio como Dia dos Povos Indígenas.
A mudança do nome da celebração tem como principal objetivo deixar claro a diversidade das culturas dos povos originários e ressaltar de forma simbólica o valor dos povos indígenas para a sociedade brasileira.
O propósito é reconhecer o direito desses povos de, mantendo e fortalecendo suas identidades, línguas e religiões, assumir tanto o controle de suas próprias instituições e formas de vida quanto de seu desenvolvimento econômico.
Joenia Wapichana
Mas a história de luta dos povos indígenas brasileiros é muito mais antiga do que isso. Antes da chegada dos colonizadores europeus no território brasileiro, estima-se que haviam mais de 1000 povos indígenas no nosso território e que a população deveria chegar a mais de 5 milhões de pessoas. O último Censo do IBGE realizado em 2022 diz que a população indígena hoje é de 1,7 milhão e que temos cerca de 300 etnias. Ao longo dos séculos de colonização esses povos enfrentaram violências, escravidão, doenças e perda do seu território, o que resultou nessa drástica redução populacional e consequentemente cultural, já que tribos inteiras foram extintas.
Conheça os principais mitos e lendas indígenas.

A criação do Dia dos Povos Indígenas foi um primeiro passo para se reconhecer a contribuição desses povos para a formação da nossa identidade nacional e também para promover uma maior conscientização sobre os direitos dos indígenas e reconhecer as suas lutas. Mas ainda há muito a ser feito para garantir que essas vozes sejam ouvidas, o seu território seja respeitado e a seus costumes sejam preservados.
A demarcação do território indígena tem também um papel fundamental para a preservação das nossas matas, florestas e o nosso bioma.
Veja os instrumentos musicais indígenas que marcam o ritmo das danças e celebrações.
Diversidade cultural dos Povos Indígenas Brasileiros
O Brasil ainda é um dos países com uma maior diversidade cultural indígena no mundo. Existem no nosso território cerca de 300 povos indígenas que falam aproximadamente 274 línguas diferentes. Cada um desses povos possui suas tradições, crenças, rituais, modos de sobrevivência e costumes que são transmitidos de geração para geração.
A cultura dos povos indígenas está profundamente ligada à natureza, e por isso preservar o território deles é tão importante para a preservação das nossas matas e florestas. A relação deles com a natureza e seu conhecimento sobre as plantas, os animais e o ecossistema como um todo vem de um conhecimento ancestral. Eles possuem técnicas agrícolas de manejo sustentável que são exemplos para a sustentabilidade do nosso planeta. O respeito a terra é uma prioridade para os indígenas.
Além disso, a arte indígena é uma expressão única. Pinturas corporais, músicas, danças, artesanato, culinária, tudo isso são alguns exemplos da forma de se manter viva a memória e a identidade desses povos.
A ameaça constante do desenvolvimento econômico e a pressão dos grandes pecuaristas e agricultores em aumentar seu território de plantio ou pasto, a mineração desenfreada, o garimpo ilegal, tudo isso coloca em risco o território protegido e demarcado. Muitas vezes, essas pessoas ignoram os direitos e sobretudo a importância das comunidades indígenas.
Conheça mais sobre os segredos da medicina indígena e o poder das plantas.
Desafios contemporâneos dos Povos Indígenas
Apesar dos diversos avanços legais que tivemos com o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas às suas terras pela Constituição Federal de 1988, esse grupo ainda enfrentam muitos desafios. Um dos principais desafios é a invasão do seu território para a exploração ilegal, que na maioria das vezes é incentivada pelo garimpo, a extração ilegal de madeira e o agronegócio irresponsável.
O desmatamento desenfreado e as queimadas na Amazônia tem impacto direto na vida de muitas comunidades indígenas, já que eles dependem da floresta para sua subsistência e sobrevivência. Quanto menor o território florestal, maior dificuldade de acesso aos itens que garantem a sua sobrevivência e sustento. Além disso, a falta de acesso a serviços básicos, como saúde e educação, também agrava as condições de vida dessa população. Claro que muitas vezes elas preferem o isolamento total do mundo externo, e isso também deve ser respeitado.
Eles ainda enfrentam muitos preconceitos, a discriminação. A invisibilidade social, a figura estigmatizada, a falta de representação na política são alguns dos obstáculos que eles precisam enfrentar diariamente para garantir seus direitos. Muitos indígenas têm se mobilizado para defender seus direitos e a causa indígena em fóruns internacionais e também no Brasil.
É importante que a sociedade civil como um todo entenda e perceba a importância da preservação da cultura indígena para um desenvolvimento sustentável e a preservação da natureza e da nossa identidade nacional.
A criação de um Ministério dos Povos Indígenas, liderada por uma indígena, é um marco importante para essa parte da população.
Veja como o nosso vocabulário foi influenciado por termos dos dialetos indígenas.
Importância do 19 de abril para conscientização
O dia dos povos indígenas é uma data importante para que tenhamos a oportunidade de refletir sobre a importância dessas comunidades para a história e para a cultura brasileira. É muito mais que uma simples data simbólica, é também um chamado para a luta pelos direitos, a conscientização da sociedade e a ação de preservação. É necessário que reconheçamos a preservação das práticas indígenas não apenas como uma responsabilidade dos nossos governantes, como também para toda a sociedade.

E como eu posso contribuir para essa causa? Uma das formas é apoiar as organizações como a FUNAI e os movimentos que lutam pelos direitos indígenas. Estar atentos aos políticos que apoiam e também para os que não apoiam essa causa para votar bem nas eleições. É preciso conhecer e aprender sobre a história e a realidade desses povos para combater o preconceito e o estereótipo. Valorizar a arte indígena, o conhecimento tradicional, os hábitos e as crenças, também é uma das formas de promover e preservar a continuidade da cultura indígena.
Também precisamos pressionar a criação de políticas públicas que tenham como principal objetivo garantir a proteção do território indígena, a acesso aos serviços básicos e o respeito aos direitos constitucionais das comunidades. São essas ações coletivas e concretas que podem garantir o futuro dessa parte da nossa população.
Qual a influência da culinária indígena na nossa alimentação?
Essa data nos convida a refletir sobre a importância dessas comunidades para a formação da nossa sociedade, da nossa cultura e para a preservação ambiental do Brasil. Como já destacamos, a relação respeitosa dos indígenas com a natureza ajuda a preservar as nossas florestas. Explicar essa importância
Mas não devemos lembrar dessa luta apenas uma vez por ano, no dia 19 de abril. A luta pelos direitos indígenas deve ser diária, devemos estar atentos, respeitar e reconhecer o papel fundamentar dessa parcela da população para a nossa identidade cultural. Que possamos entender que essa data é muito mais do que um dia de celebração, é um chamado para a ação e a solidariedade para com os povos indígenas.