A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e eleva acima da sua condição
Aristóteles
O gênero ou estilo musical nos ajuda a entender os diversos tipos de música que existem. Eles são, de fato, uma forma de classificação ampla mas específica, que pode ter várias nuances - imensos estilos musicais têm aspectos comuns.
Existem, portanto, vários gêneros musicais diferentes, e cada um possui as suas próprias características, com diferentes ritmos e melodias. Além disso, alguns estilos de música são mais populares do que os outros. Atualmente, existem
gêneros e subgêneros musicais
De todos esses gêneros e subgêneros, há uns mais populares que outros. Este é o nosso Top 10:
- Dance/eletrônica
- Rock
- Jazz
- Rhythm and Blues (R&B)
- Música country
- Pop
- Hip-hop
- Música clássica
- Reggae
- Bossa Nova
Você deseja conhecer um pouco mais sobre cada um desses estilos musicais, e assim descobrir o seu gênero de musica preferido? Então, continue acompanhando o nosso artigo! Falaremos sobre a história do dance/eletrônica, rock, jazz, R&B e muito mais! Vamos entender os diferentes ritmos e melodias?
Dance/eletrônica
A Eletronic Dance Music (EDM) é um estilo musical comum de festas e raves. A música eletrônica surgiu na França, em 1948, repleta de batidas. Atualmente, ela pode ter formato somente de melodia ou conter letras de música - com palavras simples e marcantes. Independente da sua "forma", esse gênero musical gera uma sensação de euforia e alegria.
Apesar de ter se originado em meados do século XX, o EDM se popularizou em todo o mundo somente no início do século XXI. Com batidas eletrônicas e produções de alto nível, esse gênero musical é frequentemente tocado em festivais de música eletrônica e raves.
Os profissionais, que costumam tocar as músicas do gênero Eletronic Dance Music, são os DJs. Eles proporcionam a melhor experiência sonora para as pessoas que gostam de dance/eletrônica. Para isso, eles utilizam diversos equipamentos, como os sequenciadores eletrônicos e os sintetizadores.
Uma curiosidade interessante é que os precursores do gênero EDM foram os artistas Giorgio Moroder, Jean-Michel Jarre e Kraftwerk. Posteriormente à criação do Eletronic Dance Music, alguns subgêneros foram criados, como:
🎼
Trance
Apresenta uma batida constante e bastante acelerada, com uso de melodias hipnóticas e harmonias emocionais.
🎶
Acid house
Possui um som "ácido", sendo criado com sintetizadores. A sua musicalidade é distorcida, ondulante e repetitiva.
🎵
Techno
Tem um ritmo mecânico e repetitivo, com uso de samples sintéticos, drum machines e sintetizadores, o que dá o "ar" de um "som futurista".
Esse estilo musical é bem popular, principalmente entre os mais jovens. É comum ouvir músicas eletrônicas em festivais, onde as pessoas se divertem ouvindo as batidas no último volume, drops e builds. Afinal, a sua musicalidade é dançante.
Os principais artistas de música eletrônica da história foram - e ainda são - Fatboy Slim, The Chemical Brothers e Daft Punk. Eles se tornaram ainda mais conhecidos com o advento da internet. Além disso, os principais festivais de música eletrônica são:
- Eletronic Daisy Carnival;
- Ultra Music Festival;
- Tomorrowland.
Por fim, vale ressaltar que, atualmente, as músicas eletrônicas costumam ser desenvolvidas com uso de recursos tecnológicos e digitais. Com isso, ela tem crescido cada vez mais no cenário da música mundial, junto ao trap.
Rock
O termo "rock" é resultado da abreviação de "rock and roll". Esse gênero foi criado no início do século XX, nos Estados Unidos. Porém, a sua popularidade deu-se somente nos anos 70, atingindo o auge na década de 80. Atualmente, esse estilo musical é tão conhecido que existe, até mesmo, o dia do Rock.
Ainda falando sobre o surgimento do rock, esse estilo musical foi criado a partir de uma mescla dos gêneros rhythm and blues, country, folk e jazz. Além disso, alguns nomes de artistas populares do mundo do rock and roll são:
- Johnny Cash;
- Aretha Franklin;
- Chuck Berry;
- Little Richard;
- Memphis Minnie;
- Jimmy Preston.
Já ouviu falar de algum deles em seu curso de canto online?
Esse gênero musical tem como principal característica o uso da guitarra elétrica e melodias impactantes. Ele vai muito além do que um "simples gênero musical", uma vez que o rock é considerado até mesmo um estilo de vida, que envolve comportamento e atitude.
Agora, vamos conhecer um pouco mais da evolução do rock com o passar das décadas? Nos anos 50, Elvis Presley fez bastante sucesso com esse estilo musical, utilizando um som bastante provocativo. Veja uma apresentação do ídolo do rock:
Nos anos 60, aparecem grandes bandas aclamadas pelo público, como Pink Floyd, Rolling Stones, The Beatles e The Doors. Já nos anos 70, podemos citar The Runaways, Kiss, Led Zeppelin e Queen. Já nos anos 80, nomes como Roxette e Bon Jovi fizeram (e ainda fazem) bastante sucesso,
Nos anos 90 apareceram Red Hot Chili Peppers, Green Day e Pearl Jam. Por fim, em 2000, bandas como Arctic Monkeys e The Strokes fizeram muito sucesso nas paradas musicais. E aí, você também gosta desse gênero vibrante, que proporciona muita energia para todos?
Esse gênero conta ainda com alguns subgêneros, os quais surgiram, principalmente na década de 70. Tais subgêneros são: heavy metal, rock progressivo, hard rock, glam rock, punk rock, entre outros. Já na década de 90, nasceram ainda o black metal, death, britpop e grunge.
Independente da década, todas essas bandas/cantores possuem uma característica em comum: músicas com uma melodia empolgante e letras autênticas - que muitas vezes soam como um discurso "rebelde". Então, que tal cantar esse estilo de música?
Jazz
O jazz se tornou popular em Nova Orleans, Estados Unidos, entre o século 19 e 20. O seu ritmo é conhecido pelo swing, improvisação, polirritmia e blue notes. Além disso, os principais instrumentos desse gênero são os trompetes, trombones e clarinetes.
Esse gênero musical teve uma forte influência da cultura afro-americana. Foram os negros escravizados e levados para os Estados Unidos que criaram e deram corpo ao jazz. Durante o trabalho escravo, eles usavam a música como forma de amenizar a dor e se "teletransportar" para outro lugar.
Eles cantavam em coletividade enquanto realizavam trabalhos escravos nas plantações de tabaco, açúcar, algodão e arroz
Após a abolição da escravidão, em 1863, os afro-americanos se aprofundaram ainda mais no universo musical ocidental, conhecendo diferentes ritmos, melodias - e até mesmo culturas. Assim, deu-se início ao jazz em Louisiana, Nova Orleans.
Em termos de musicalidade, o jazz se destaca por apresentar um ritmo não linear, combinações sonoras e, como já falamos, bastante improvisação. Mas, você deve estar se perguntando: "como se deu o surgimento do jazz?". Muitos estudiosos afirmam que esse estilo musical é uma mescla de gêneros anglo-saxãos, espanhois, franceses e africanos.
Vale ressaltar que, com o passar do tempo, o jazz incorporou outras características - assim como os demais gêneros musicais. Após a sua criação em Nova Orleans, o jazz também passou a fazer muito sucesso em Chicago. Nessa cidade, o gênero ganhou um novo "estilo", com a inserção do saxofone nas melodias.
Posteriormente, também surgiu o Swing Jazz, que tem como principal característica a constituição de belas orquestras. Além disso, ele faz uso predominante da musicalidade de estilo "pergunta e resposta", conta com bastante criatividade e liberdade, e apresenta um som extremamente dançante!
Em relação às demais "ramificações" do jazz, também podemos citar o Bebop, o Cool, o Free Jazz e o Jazz pós-moderno. Cada um possui as suas particularidades - mas não se distanciam muito do jazz "original". Você vai ouvir falar disso nas aulas de canto.
Rhythm and Blues (R&B)
O Rhythm and Blues é uma grande fusão de outros estilos musicais, como funk, soul, rock, gospel, blues e jazz. Atualmente, podemos considerar que até mesmo algumas características do dance e pop foram adicionadas à musicalidade do R&B.
Ele foi criado na década de 40 pelos afro-americanos, nos Estados Unidos. O seu ritmo e melodia são compostos pelo som de sintetizadores, teclado e bateria (com batidas em loop). Geralmente, as músicas que ficam no topo das paradas musicais são, justamente, de R&B.
Década de 40
Criação do R&B
O gênero musical Rhythm and Blues foi criado na década de 40. O ritmo desse estilo musical era formado pelo som da bateria, piano, contrabaixo e guitarra elétrica.
Década de 50
Forte relação com o rock
O R&B apresentava muitas semelhanças musicais com o rock. Porém, dentro do universo musical, havia uma segregação racial: os brancos que tocavam músicas com tais características eram considerados do "rock", e os negros eram considerados do "R&B".
Década de 60
Surgimento de ídolos do R&B
Deu-se início às carreiras de Sam Cooke e Etta James, cantores que proporcionaram uma maior suavidade ao som do Rhythm and Clubes.
Década de 70
Inserção do ritmo sincopado e musicalidade lírica
Nesse mesmo período, surgiram artistas como o Al Green e Isaac Hayes.
Década de 80 até os os dias atuais
Diminuição do uso da guitarra e foco no "som suave"
A partir da década de 80, vários artistas de R&B começaram a ganhar prêmios, como o Grammy. Alguns exemplos são Mariah Carey, Toni Braxton e Boyz II Men.
Esse estilo musical chama atenção pelas suas melodias sensuais e envolventes e pela bela harmonia. Alguns artistas muito conhecidos do R&B são: Tyrese Gibson, Patti LaBelle, Jill Scott, Jennifer Hudson, Prince e Tevin Campbell.
No Brasil, podemos citar alguns artistas que incorporaram a musicalidade do R&B em suas obras, como Tim Maia, Jorge Ben Jor e Djavan. Portanto, aproveite para ouvi-los um pouco para recordar da boa e velha Rhythm and Blues! Esse estilo pode fazer parte da sua identidade musical!
Vale ressaltar que o R&B clássico considera a guitarra elétrica como seu principal instrumento, junto com contrabaixo e bateria. Esse gênero recebeu forte influência dos ritmos musicais gospel e blues. O R&B contemporâneo, por sua vez, tem foco nas baterias eletrônicas, nos sintetizadores e nos teclados.
Música country
A música country se originou no sul dos Estados Unidos, em 1920, e por isso também é conhecida pelo termo "sertanejo americano". A sua musicalidade conta com instrumentos de corda (guitarra acústica, violino, banjo, etc).
Esse gênero é uma fusão de músicas religiosas, blues e folk. Além disso, ele possui, geralmente, músicas com letras que retratam a vida no campo e decepções amorosas. Por isso, muitos artistas desse estilo musical se caracterizam com botas e chapéu de cowboy.

O country é um ritmo que envolve as pessoas, e as deixam super animadas. Para isso, se utiliza os instrumentos de violão (seja acústico ou elétrico), gaita, violino e banjo. No Brasil, um gênero popular parecido com o country é o sertanejo.
Vale ressaltar que esse gênero musical se popularizou principalmente em três Estados americanos: Kentucky, Virginia e Tennessee. Isso porque o country foi criado quando os nativos desses Estados decidiram transformar as histórias das suas vidas no campo em canções.
O country é muito mais do que um gênero musical, uma vez que se estabeleceu uma "cultura" envolta desse ritmo musical, havendo hábitos, acessórios e roupas específicas (calças com fivela, bota texana e chapéu) dos fãs de country. Além disso, o country é uma retratação da vida simples no campo!
Pop
O pop foi criado na década de 50, nos Estados Unidos. Esse estilo musical logo chamou atenção do público pelos seus fogos de artifícios, brilhos e outras extravagâncias. As principais características da música pop são os ganchos repetidos e os refrões "chicletes", que tocam na nossa cabeça sem parar.
As músicas também não tem um longo tamanho, sendo, geralmente, curta ou média. O ritmo, por sua vez, é completamente dançante. De forma geral, podemos afirmar que o pop é uma música moderna, e amada pelos mais jovens!
Além disso, os principais estilos musicais que influenciaram a criação do pop foram o country e o blues. Porém, podemos afirmar que esse estilo possui "um pouco de tudo", pois a sua musicalidade pode ter características do funk, rock, rap, etc.
As suas letras falam sobre assuntos universais, como o amor. Além disso, os refrões das músicas pop "não saem da nossa cabeça". Já as suas danças não deixam ninguém parado. É só lembrar de canções como MoonWalk, do rei do pop, Michael Jackson, e Celebration da Madonna.
Sobre os artistas mais populares do pop, podemos citar Michael Jackson, Madonna, Britney Spears, Christina Aguilera, Justin Timberlake, Kelly Clarkson, Shakira, ABBA, Dua Lipa, Ariana Grande, Billie Elish, The Weeknd, Harry Styles e Beyoncé.
Em resumo, a música pop, em geral, conta com letras que podem ser memorizadas facilmente, e com sons que são repetidos frequentemente. Além disso, o seu ritmo é super dançante, contando com elementos musicais de vários gêneros, como rap, rock e outros.
No Brasil e no mundo, o gênero pop é um dos mais populares, e isso se dá por dois motivos, principalmente: letras chicletes, que marcam bastante, e ritmo dançante, que deixa todos animados. Os jovens amam - e os mais velhos também! E aí, está gostando de conhecer os tipos música?
Hip-hop
O hip-hop música se popularizou na década de 70, em Nova York. Foram os moradores do Bronx, mais especificamente os afro-americanos, jamaicanos e latino-americanos, que aumentaram a sua popularidade. Vale ressaltar que o pioneiro desse gênero foi o artista Afrika Bambaataa.
Inicialmente, ele foi considerado um movimento cultural. Isso porque as canções do hip-hop se embasam nas seguintes vertentes: diversão, união e paz. A ideia principal desse gênero musical é tirar os jovens do mundo da criminalidade e estimular a sua capacidade criativa.
As músicas de hip hop, geralmente, retratam assuntos como política, amor e vivência dos jovens nas ruas. Assim, enquanto os MCs cantam as suas rimas, os DJs de hip hop adicionam as "batidas" desse gênero musical, utilizando aparelhos de mixagem.
A principal característica do hip hop é a seguinte: músicas com palavras rimadas e seguindo o ritmo desse gênero musical. As canções de hip hop contam com recitações e rimas - e, claro, com várias batidas musicais.
Vale ressaltar que a região do Bronx era repleta de carências, inclusive sofria com faltas de espaços de lazer. Por isso, a maioria dos jovens vivia nas ruas, e foi nesse local que se desenvolveu o hip-hop. Isso significa que a expressão desse estilo musical deu-se nas ruas.
Música clássica
Estima-se que a música clássica foi criada em 1500, na Europa, com o intuito de promover momentos de diversão para a classe nobre. Em 1700, surgiram as primeiras orquestras, as quais tinham como principal artista o Johann Sebastian Bach.
Sobre as características desse estilo musical erudito, a música clássica é composta de equilíbrio, de proporção e de forma. Além disso, ela é elegante e refinada e a sua musicalidade é bastante complexa, sendo apresentada através da ópera e da sinfonia.
O som da música clássica combina diferentes elementos, como intensidade, timbre, duração e altura. Com isso, tem-se um uso complexo dos instrumentos, havendo a sua "propagação" musical de forma simétrica, equilibrada, harmônica e clara.
Além dele, diversos outros artistas fizeram muito sucesso na música clássica, como Ludwig Van Beethoven, Amadeus Mozart, Frederic Chopin e Antonio Vivaldi. Veja as 50 melhores músicas de Chopin, com essa compilação compartilhada no Youtube:
Então, ficou interessado em ouvir, com maior frequência, essas "músicas de concerto"? Esse gênero litúrgico e secular é um dos ritmos musicais mais populares entre as pessoas que gostam de uma música sofisticada - e elaborada com muitos detalhes.
Reggae
Como todos já devem saber, a origem do reggae deu-se na Jamaica e o seu principal precursor foi Bob Marley. A popularidade desse gênero musical ocorreu na década de 60 e a sua principal característica é a sua musicalidade dançante e lenta.
As letras de reggae são repletas de questões sociais importantes, como fome, desigualdade e preconceito. Além disso, esse gênero musical apresenta forte relação com o movimento rastafari. Aproveite para ouvir as 20 melhores músicas do Bob Marley:
As músicas de reggae se caracterizam por ser dançantes, e apresentar um ritmo mais lento. Esse gênero musical teve influência de elementos musicais da Europa, da África e de tribos indígenas. Além disso, os estilos musicais rocksteady e ska também influenciaram a criação do reggae.
Vale ressaltar que o reggae se ramificou na década de 70, havendo a criação de dois subgêneros: o dancehall e o roots reggae. Portanto, atualmente, podemos ouvir diferentes tipos de canções de reggae. Esse também é um dos estilos musicais mais queridinhos!
Bossa Nova
A Bossa Nova foi criada nos anos 50 e teve influência do jazz e do samba. Esse gênero musical se caracteriza por conter a musicalidade melódica do jazz, as belas harmonias do samba e o uso da voz baixa com tons coloquiais. Além disso, as suas letras retratam assuntos do dia a dia.
A relação entre a bossa nova e o samba é tão estreita, que podemos afirmar que esse gênero musical é uma releitura do estilo de samba mais tradicional. Esse estilo de música é mais delicado e "confidencial" e, ao mesmo tempo, mais simples.
Como um dos principais pioneiros desse gênero musical, podemos citar João Gilberto. Já uma das músicas mais conhecidas da Bossa Nova é Garota de Ipanema, de autoria de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Além disso, as seguintes músicas são outros exemplos de canções populares da Bossa Nova:
- Chega de saudade;
- Eu sei que vou te amar;
- Arrastão;
- Águas de março.
Vale ressaltar que a Bossa Nova é um dos gêneros mais populares do Brasil, assim como a famosa MPB, Música Popular Brasileira. Há ainda outros gêneros musicais Brasil que também são muito populares no país, como o forró, o samba, o axé, o funk carioca, a tropicália, o choro, o pop rock nacional e o sertanejo.
Extra: k-pop
Podemos considerar que o k-pop é um grande fenômeno musical que conquistou todo o mundo. Esse gênero musical foi criado na Coreia do Sul, e ele vai muito "além da música", uma vez que também influencia a moda, o audiovisual, a dança, etc.
Esse ritmo musical surgiu na década de 90, com a chegada da banda Seo Taiji and Boys no cenário musical. Posteriormente, diversos grupos de k-pop foram criados, o que tornou esse gênero ainda mais popular. Tais bandas foram: Blackpink, BTS, Twice, Stray Kids, entre outros.
Em termos de musicalidade, o k-pop teve influência dos seguintes estilos musicais: rock, eletrônica, R&B, hip-hop e pop. O ritmo musical desse gênero é dançante, e conta ainda com coreografias sincronizadas - e muito bem elaboradas.
E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os estilos musicais? Então, aproveite para aprofundar o seu conhecimento/estudo com aulas de canto! É possível por exemplo, iniciar um curso de canto particular aqui no Superprof com professores especialistas e ter a melhor performance, descobrindo o seu próprio gênero musical e se aperfeiçoando! As aulas de canto são divertidas e melhorarão a sua performance!
muito obrigado esse conteúdo era pra um trabalho da escola
Me. Ajudou um pouco, estou estudando isso para a prova de artes, mas apenas precisava saber sobre a música clássica, Obrigada ❤️
A mim também me ajudou a saber os tipos de música
Conteúdo top trabalho de Escola tbm
Muito obrigado
Kpop n é pq????
Conteúdo top trabalho de Escola tbm
Muito obrigado
Gostei muito do texto esse texto mim ajudou muito em um trabalho de arte
Que bom que o texto de ajudou, Samuel, feliz em saber!
Que bom, amo K-pop, pop, rock kkk pois é gosto dos rivais rock VS pop
Gosto dos dois também você já ouviu falar de uma cantora japonesa chamada ADO
Faltou o Psy trance
Eu amei o artigo. Bem completo e dinâmico
Obrigada pelo feedback, Zelma
Sertanejo e um genero musical ?
O kpop cadê??? K-pop é muito conhecido mundialmente, tanto que aqui no Brasil é o 5 país que mais ouve.
Você está certo! O K-pop é, de fato, um fenômeno global e muito popular em diversos países, incluindo o Brasil. A música, dança e cultura associadas ao K-pop têm uma base de fãs dedicada em todo o mundo. Existe alguns artigos aqui no blog 100% dedicado ao K-Pop ✨
Que mané kpop
Artigo impecável! Me foi de grande ajuda. Obrigada!
Acho que deveria colocar o K-pop! Porém amei.
Poderia botar kpop né?
Mas ia estragar a losta
Realmente
K-pop na minha opinião é ourivel mais respeito sua opinião
Seu português também é horrível, mas respeito sua burrice ♡
Me. Ajudou um pouco, estou estudando isso para a prova de artes, mas apenas precisava saber sobre a música clássica, Obrigada ❤️
Me. Ajudou um pouco, estou estudando isso para a prova de artes, mas apenas precisava saber sobre a música clássica, Obrigada ❤️
Fico feliz em ter ajudado um pouco com sua preparação para a prova de Artes e suas dúvidas sobre música clássica. Se tiver mais perguntas ou precisar de mais informações no futuro, não hesite em perguntar. Boa sorte em seus estudos e na prova! ❤️
thanks foi muito util adorei
Cade o kpop, Cade o bts, blackpink, twice, stray kids, ive e o lee serafim, but gostei
A mim ajudou- me a saber os tipos de música
Fico contente em saber que você encontrou informações úteis sobre os tipos de música. Se tiver mais perguntas ou quiser aprender mais sobre qualquer tópico relacionado à música, sinta-se à vontade para perguntar. Estou aqui para ajudar!
Obrigada por ajudar na redação!!!
De nada! Fico feliz em poder ajudar na redação. Se precisar de mais assistência ou tiver outras perguntas, estou à disposição.
Acho que também podia ter k-pop, agronejo e sertanejo universitário.
Fico satisfeito por descobrir algumas coisas aqui sobre a música e me tirou também algumas dúvidas que eu tenho sobre a música obrigado .I like estilo “Pop, R&B, Hip-Hop”
Eu prefiro gospel
Conteúdo top trabalho de Escola tbm
adoreeeei
Me ajudou a fazer um trabalho de artes podia ter mais informações como elementos , produção ,etc .