Profissionais que estão começando a se especializar em softwares do mundo corporativo e negócios podem se confundir sobre Power BI e Excel, qual é o melhor para ser utilizado e as principais diferenças e comparativos.
O Power BI foi lançado pela Microsoft em 2015 visando trazer insights importantes para análises de dados utilizando a inteligência artificial a favor das empresas.
Por meio dele, é possível compartilhar diversos tipos de informações de bancos de dados ou do próprio Excel! Já o Excel, é bastante utilizado por contadores e empresas para cálculos e planilhas mais simples. O compartilhamento de dados por meio dele não é tão eficaz quando há muitas referências.
E então, quer saber mais sobre meu comparativo Power Bi X Excel e como cada um pode te ajudar no meio empresarial? Portanto, continue a leitura aqui comigo que vamos nos aprofundar nisso agora!
Power BI vai substituir o Excel?
Não! Apesar de o Power BI (desktop, premium, etc) ser bastante utilizado por empresas de grande porte, que desejam tornar as suas ações controladas e geridas a fim de obter o melhor desempenho, o Excel continua sendo o preferido de pequenos empreendedores, que não precisam de elevadas interpretações de dados por intermédio de bancos como SQL.
Ou seja: cada ferramenta é utilizada para um fim diferente, para quem faz sentido! Por exemplo: não faz sentido um MEI (microempreendedor individual) contar com uma assinatura premium na ferramenta de business intelligence.
Contudo, essa plataforma seria interessante para instituições com faturamento milionário mensal, muitos funcionários… Entende!? Outro público que também utiliza o Excel com bastante frequência são os jovens, principalmente para desenvolver planilha de finanças.
Profissionais de química também usam esta ferramenta para o desenvolvimento de testes e análises de dados de laboratório, pois o Excel disponibiliza fórmulas que não estão disponíveis em calculadoras comuns (ou que demorariam muito para ser realizadas à mão).
O que isso quer dizer? Que o uso de Excel ou de Power Bi é atrelado às necessidades de seu público. Portanto, entenda o que a sua área exige antes de determinar qual deles estudar e se profissionalizar - apesar de, na minha opinião, ser muito importante saber o básico de ambos!
O que indico? Se deseja gerir grandes empresas ou fontes de dados extensas, use o Power Bi e aprenda a administrá-lo a seu favor para interpretações profundas e complexas. No entanto, pequenos empreendedores, contadores freelancers e MEIs, podem continuar com o Excel, que é mais simples de ser configurado e "dá conta do recado".
Principais diferenças entre Power BI X Excel
Como você já notou, ambos os softwares são destinados para funções diferentes e um não exclui a necessidade do outro. Eles possuem diferenças, e são essas diferenças que devem ser consideradas e analisadas no momento de determinar qual dos dois proporcionará mais vantagens para suprir suas necessidades.
Duplicatas
Um dos pontos que fazem com que muitas empresas prefiram o Power Bi em relação ao Excel, é que impede criar colunas e tabelas duplicadas,, diminuindo, assim, as chances de erros ou problemas relacionados à interpretação dos dados.
Modelos mais atualizados
Quando se fala de modelos mais atualizados, com mais chances de compartilhamento com outras plataformas, o Power Bi vence. Afinal, a ferramenta de análise de dados passa por constantes atualizações para melhorar a experiência de seus usuários. Enquanto isso, o Excel possui modelos mais antigos e engessados, que particularmente não gosto muito. Mas, vai de cada um!
O Excel não possibilita a conexão e relação de diversos banco de dados para o desenvolvimento de dashboards com interpretações de IA para compreensão do cenário da empresa, quais são as suas necessidades e investimentos que trarão retorno maior.
Enquanto a maioria das informações do Power Bi são adicionadas automaticamente após compartilhamentos de bancos, no Excel não é assim, a inserção e atualização de dados deve ser realizada manualmente ou com configurações complexas.
Tabelas e relatórios
O Excel ganha quando analisamos o estilo de tabelas. É essencial para desenvolver tabelas com layouts diversos, o que não acontece com o software da Microsoft, voltado para dashboards e gráficos conforme a sua configuração. Tabelas não são o seu forte.

Se o objetivo é organizar os dados tabelados, o Power Bi não é uma das melhores opções para suprir essa necessidade.
Relatórios semelhantes
No quesito de relatórios e design, o Power Bi ganha. No entanto, o estilo dos relatórios são parecidos e ambos se saem super bem. A diferença é que a plataforma da Microsoft possibilita exportar os dados de forma mais fácil e descomplicada para o Power Point, caso precisem ser usados para apresentações.
Os dados apresentam muitas interpretações relacionadas ao contexto corporativo, auxiliam a compreender a situação de uma empresa, questões tributárias, quantidade de vendas, quantidade de prejuízo, salários pagos aos funcionários e muito mais!
Dados limitados
O Excel funciona em um sistema de linhas e colunas. No entanto, esses dois fatores são limitados a uma certa quantidade. Portanto, dependendo do porte da empresa, utilizá-lo pode ser problemático e trará transtornos, como o carregamento lento devido ao excesso de linhas para leitura. Limita-se a 1.048.576 linhas enquanto o Power BI usa espaço de armazenamento disponível.
O que não ocorre como Power BI, que permite interpretar milhões de linhas de bancos para análises mais complexas com auxílio de inteligência artificial e compartilhamentos. Inclusive, quando analisamos a velocidade de carregamento, o Power Bi é mais rápido e superior justamente pela organização dos dados.
Popularidade
A popularidade depende especialmente do nicho e o tipo de profissional que utilizará a plataforma. Empresas de todo o Brasil usam Excel para gestão, e é um dos queridinhos. Apesar disso, o Power Bi vem crescendo no mercado. Entretanto, alguns profissionais enfrentam dificuldades para se adequar a ele porque não sabem como criar o dashboard.

Apesar de uma parte do Power Bi ser gratuita, para remover suas imitações, é preciso pagar. Como toda versão paga e gratuita, a grátis contém algumas limitações para incentivar o usuário a migrar o plano.
Felizmente, para quem está sentindo dificuldade em acessar a plataforma e desenvolver os relatórios, há vários professores particulares de Power BI espalhados em todo o Brasil que poderão auxiliar no processo de aprendizagem.
O valor cobrado por hora de um professor varia muito, em torno de R$ 80, para um pouco mais ou um pouco menos. A contratação pode ocorrer aqui, pela Superprof mesmo!
Necessidade e urgência da análise
Justamente por ser muito mais fácil de ser administrado, o Excel é perfeito para análises com mais urgência de entrega, geralmente para trabalhos de última hora, bem aquele… que surgiu para entregar até o fim do dia!
Já o Power Bi, é recomendado para análises profundas de históricos e tendências, que demoram para ser realizadas. Por isso, não é indicado para algo a ser entregue hoje, e nem mesmo de amanhã! Analise quais são as suas urgências e necessidades para determinar qual dos dois mais se encaixam na sua realidade.
Um não depende do outro, não precisa saber os dois
Muitas pessoas acreditam que, para aprender Power Bi e gerenciar a ferramenta de interpretação de dados empresariais por inteligência artificial, é necessário ter conhecimento sobre o Excel. No entanto, não é bem assim!
Ou seja, alguém que trabalha com Excel pode ter dificuldade em aprender o Power Bi. Além disso, é possível aprender Power Bi sem saber o básico do Excel! Tudo dependerá do que precisa ser feito, histórico do profissional, exigências e suas experiências.
Está tudo bem dominar apenas um dos dois e ter dificuldade em aprender o outro. Justamente por isso existem vários cursos grátis e pagos na internet: para auxiliar a tornar este processo mais descomplicado!
Cruzamento de dados
Uma das desvantagens do Excel é que não possibilita a filtragem de alguns tipos de dados. É mais limitado quando falamos sobre compartilhar informações de vários bancos em uma mesma página. O que não acontece com o Power BI, desenvolvido justamente para este fim, para possibilitar análises mais complexas do mundo corporativo e de negócios.
Se a sua marca utiliza o SQL Server ou bancos de dados relacionais, use-os a seu favor para conectar e cruzar informações complexas.
Dashboard mais completo
Por fim, mas não menos importante, devo falar sobre o Dashboard, limitado quanto aos usuários do Excel (destinado para planilhas ou gráficos mais simples, sem incrementos constantes de informações), mas disponibiliza diversas personalizações para quem migrou ao Power BI.
É possível usar o Excel com o Power BI?
Sim! Como disse anteriormente, o Power Bi possibilita integração com diversas ferramentas e banco de dados, inclusive o Excel. Por isso, é possível exportar informações do Excel para o software da Microsoft para obter acesso a relatórios mais personalizados de dados como vendas, lucro, ticket médio, funcionários, tendências de mercado, e tudo o que imaginar!
O vídeo acima pertence ao canal do Youtube Hashtag Treinamentos e apresenta as principais diferenças entre Power Bi X Excel. Vale a pena assistir!
E então, qual das duas ferramentas você prefere?