A beleza da matemática só se mostra aos seguidores mais pacientes.
Maryam Mirzakhani
Você ama a aula de matemática e é bom em geometria, cálculo, álgebra, funções, equações e afins? Você pretende ingressar em um curso de ciências exatas e está se preparando para as provas de seleção das universidades? Uma das primeiras dúvidas que surge na hora da preparação para as provas de seleção para entrar no Ensino Superior está relacionada com o conteúdo das provas. Acesse também nossa excelente aula de matemática.
- O que cai no vestibular?
- O que pode cair na prova de exatas do Enem?
- É preciso ser um gênio para conseguir ser aprovado em um curso de exatas?
- Como se preparar para as provas de exatas do Enem?
- Quais os temas ou matérias mais cobrados nas provas de exatas do Enem ou dos vestibulares?
Independente do tempo restante para se preparar para a próxima aplicação de provas (1 mês, 6 meses, 1 ano...), é muito importante criar um planejamento de estudos para o Enem. Abaixo mostraremos algumas dicas e conselhos e tentaremos responder algumas dessas perguntas para quem quer tirar uma nota máxima na prova do Enem ou em algum outro vestibular, mas não sabe muito bem por onde começar.
O que mais cai no Enem em geral?
Antes de falar especificamente das provas de exatas, vamos fazer primeiro um apanhado geral sobre os assuntos mais cobrados na avaliação de seleção para o ingresso em universidades do Brasil: o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem.
Comece já sua aula de matematica!
A lista abaixo foi baseada em um levantamento que várias redes escolares fizeram, levando em consideração várias edições passadas do Enem, desde a sua reformulação em 2010. Essa lista pode auxiliar os estudantes, principalmente na reta final, quando estiverem em fase de revisão das partes mais importantes.
Lembre-se que os enunciados possuem um grande volume de texto, por isso é preciso organizar bem o seu tempo de prova para conseguir dar resposta a todas as perguntas e preencher os gabaritos.
Ciências Humanas
As provas ligadas a essa área compreende exercícios das seguintes disciplinas: história, geografia, filosofia e sociologia. Geralmente elas são aplicadas no primeiro dia de Enem.
História
Os temas mais abordados nas provas de história são:
- Brasil Colônia;
- Primeira República;
- Brasil Império;
- Escravidão e Cultura Negra;
- Ditadura Militar;
- Era Vargas;
- As Revoluções Industriais;
- Questões sobre Democracia.
Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la.
Edmund Burke
Geografia
Os temas ligados à disciplina de geografia que mais aparecem no Enem são:
- Espaço Rural e Impactos Ambientais;
- Globalização;
- Geologia e Geomorfologia;
- Geopolíticas e Atualidades;
- Migrações;
- Urbanização;
- Recursos Hídricos;
- Regionalização Brasileira.
Filosofia e Sociologia
Os temas relativos à filosofia e sociologia mais abordados são:
- Etnocentrismo;
- Cultura (popular, erudita e patrimônio);
- Filosofia Moral e Questão Ética;
- Consequências da Globalização;
- Legislação Brasileira e seu Impacto;
- Meios de Comunicação e a Questão Social;
- Filósofos e seus pensamentos. Os mais cobrados dentre eles são:
- Platão;
- Aristóteles;
- Maquiavel;
- Descartes.
Acompanhe as redes sociais oficiais e os canais de comunicação para saber as novidades do Enem. Siga o Twitter - X, Facebook e Instagram oficial do INEP e do Ministério da Educação.
Língua Portuguesa e Literatura
As provas de língua portuguesa e literatura são muito importantes para a pontuação final do Enem. As questões mais recorrentes, desde 2010, do exame trataram sobre:
- Estratégias Argumentativas e Discursivas;
- Escolas Literárias;
- Variedades Linguísticas;
- Arte e Cultura;
- Estrutura e Interpretação de Texto Jornalístico e Publicitário;
- Linguagem Digital;
- Figuras de Linguagem;
- Gêneros Literários.
Leia estude os temas políticos, econômicos e sociais da atualidade. Isso será importante para toda a prova e principalmente para se sair bem na redação.
Ciências da Natureza e Ciências Exatas
Caso não goste da aula matematica ou tenha dificuldade em exatas, a ponto de precisar recorrer a um tutor a domicílio para conseguir se sair bem nas provas, esta provavelmente é a parte que te interessa mais: os temas mais cobrados no Enem.
Biologia
Os temas de biologia, que mais caem no Enem, são:
- Lixos e Problemas Ambientais;
- Imunização;
- Questão da Água;
- Ciclos do Carbono, Nitrogênio e Água;
- Genética e Mutações;
- Fontes de Energia (principalmente as renováveis e, dentre elas, a hidrelétrica);
- Respiração Aeróbica e Anaeróbica;
- Relações Ecológicas;
- Teorias Evolucionistas (principalmente as de Darwin e Lamarck);
- Núcleo Celular.
Química
Veja quais são os temas de química que, geralmente, são cobrados no Enem:
- Cadeias Carbônicas e Funções Orgânicas;
- Estequiometria;
- Unidades de Conservação;
- Eletroquímica;
- POH e PH;
- Termoquímica;
- Separação de Misturas;
- Acidez e Basicidade;
- Equilíbrio Químico;
- Reações Orgânicas.
Física
Veja os temas de física que costumam ser cobrados na prova do Enem:
- Usinas e Energia;
- Ondas;
- Calorimetria;
- Hidrostática;
- Óptica;
- Circuitos Elétricos;
- Magnetismo;
- Dinâmica;
- Cinemática;
- Termodinâmica.
Matemática
Paraíso para uns e calvário para outros - mas matéria super essencial para quem quer ingressar em um curso superior de exatas. Goste ou não desse tópico, aqui vão os temas mais cobrados na prova do Enem:
- Operações com Frações;
- Porcentagem;
- Análise de Gráficos e Tabelas;
- Estatística e Probabilidade;
- Relações entre Grandezas;
- Geometria;
- Conversão de Unidades;
- Combinatória Básica;
- Escala.
Os cadernos de provas do Enem possuem 4 versões: caderno azul, caderno amarelo, caderno branco e caderno rosa. As provas são exatamente iguais, mas a ordem das questões são alteradas para evitar fraude.
O que é exatas no Enem?
A parte de exatas Enem corresponde a 41% desse vestibular, ou seja, praticamente a metade. Sendo assim, é fundamental que o estudante foque nos assuntos de cálculos para atingir uma boa nota, gostando ou não de calcular. Caso contrário, ela poderá cair bastante sua nota na correção.
Diante da importância dessas disciplinas para o Enem, decidimos abordar um pouco mais sobre esse assunto, a seguir. Continue a acompanhar o nosso texto!
Faça aulas de matemática online.
Quais são as disciplinas de exatas?
Essas matérias no Enem são: matemática, química e física. Elas contam com várias questões nesse vestibular, e por isso é fundamental estudá-las com profundidade - e muito foco. Dessa forma, a sua nota nesse vestibular pode aumentar bastante se conseguir dar a resposta certa. Veja a quantidade de questões de cada uma:
- Química: 15 questões;
- Física: 15 questões;
- Matemática: 45 questões.
No vestibular de exatas, em torno de 75 questões são cobradas no Enem. Vale ressaltar que a matéria de matemática é uma das mais importantes. Portanto, foque bastante nessa cadeira, considerando os assuntos que mais caem e que já listamos acima.
Sabemos que muitos estudantes temem não compreender essas matérias devido à quantidade de cálculos e por conta das suas teorias mais "abstratas". Mas, com foco e utilizando algumas técnicas de aprendizagem, é possível compreendê-las facilmente.
Porém, se ainda houver dúvidas, recomendamos que contrate um professor particular pela Superprof!
Qual a diferença entre exatas e humanas?
Muitas pessoas classificam os cursos de graduação (bacharelado ou licenciatura) em "exatas" e "humanas" para diferenciá-los. Alguns cursos de exatas são: ciências da computação, engenharia elétrica, engenharia civil, economia e engenharia aeronáutica. Além disso, alguns exemplos de humanas são: publicidade e propaganda, jornalismo, direito e ciências sociais.
Ao conhecer a lista de cursos de exatas e humanas, já deu para perceber a diferença entre ambos, não é mesmo? Enquanto a área de humanas têm os elementos sociais como objeto de estudo, a área de exatas é repleta de números e cálculos, sendo a matemática e a estatística as suas principais matérias.

Vale ressaltar que, além das ciências exatas e humanas, também existem as ciências biológicas, que é da área de saúde. Sabendo disso, é necessário que você defina qual a área que mais gosta para determinar a profissão do seu futuro! Sabemos que tomar essa decisão com apenas 17 anos não é uma tarefa fácil, mas quando você compreende melhor suas habilidades e facilidades isso pode te ajudar a escolher melhor.
O que mais cai em exatas no Enem?
Na primeira parte do nosso artigo, você pode verificar quais são os assuntos de exatas mais cobrados no Enem. Para estudá-las com profundidade, recomendamos que defina um cronograma, considerando o período disponível até o dia da prova e o seu nível de dificuldade e conhecimento em relação aos conteúdos.
Por exemplo, se você sabe que, em física, as matérias que você mais sente dificuldade são termodinâmica e hidrostática, separe uma maior quantidade de tempo para compreender esses assuntos. O importante é que você os aprenda até o dia da prova e estude todos os temas cobrados no Enem.
Por que estudar exatas?
Compreender o "mundo das exatas" é necessário para aprender a fazer cálculos no dia a dia, conhecer os processos químicos que ocorrem em nosso corpo, entender o funcionamento mecânico de um carro... Ou seja, há muitos motivos para aprender esse universo do cálculo! Afinal, todas essas atividades fazem parte do nosso dia a dia.
Além disso, esses conteúdos são cobrados no Enem, o que os torna ainda mais importantes, se você deseja entrar em uma universidade. É preciso estudá-los com foco para conseguir uma alta pontuação, e consequentemente, uma vaga em uma boa instituição de ensino superior.
Qual a melhor forma de estudar exatas?
Para quem curte a aula matematica do ensino médio, se preparar para as provas dessa disciplina é bem tranquilo. Já para quem tem dificuldades, a situação muda, pois o processo acaba ficando mais complexo.
Sendo assim, resolvemos mostrar para aqueles alunos, que não se dão tão bem em exatas nos vestibulares, como se preparar sem estresse para as provas do Enem.
Procure aulas de exatas diferenciadas
Com a internet temos acesso a uma variedade muito grande de material de estudo (basicamente sobre tudo). Um ponto positivo desse bombardeamento de informações é que conseguimos encontrar várias aulas de diferentes professores sobre os mesmos assuntos.
Sendo assim, quem está estudando um tema, no qual tem muita dificuldade, tem a oportunidade de consultar vários pontos de vista diferentes, além de ter contato com diferentes metodologias de explicação.
Esta é uma excelente oportunidade para encontrar um tutor, com o qual você se identifique, em relação ao estilo de explicação e metodologia. Desta maneira, fica mais fácil absorver as informações que são transmitidas. Além de reforçar o conteúdo, claro.
Quer um exemplo? Tem professores que criam músicas, como funk, para ajudar os alunos a memorizarem fórmulas! Muito mais legal do que ficar apenas repetindo, não é mesmo?! Além disso, há outras metodologias que também facilitam bastante o entendimento do aluno.
Aulas particulares de exatas para o Enem
Uma das opções para aprender de forma mais personalizada é ter aulas particulares. Esse modelo de ensino-aprendizagem é excelente para quem possui um pouco mais de dificuldade em cálculos, pois o tutor dá toda a atenção para o estudante.
Sobre as aulas particulares, você pode encontrar um tutor de matemática, física ou química na Superprof. O site possui tutores que focam o aprendizado naquilo que é mais cobrado no Enem, o que pode ajudar o estudante a alcançar uma alta pontuação.
Videoaulas de exatas disponíveis no YouTube
Se você não quer gastar tanto, as videoaulas do YouTube também podem ajudar. Alguns professores excelentes são:
- Kennedy Ramos;
- Marcelão da Química;
- Gabriel Cabral;
- Davi Oliveira;
- Boaro;
- Umberto Mannarino;
- Ferretto;
- Marcos Aba Matemática;
- Sandro Curió;
- Gil do Vigor;
- Thyago Araújo.
Portanto, acompanhe a aula matematica desses professores, pois eles podem te ajudar bastante para a prova de cálculo do Enem. Veja qual deles produzem vídeos mais explicativos e atrativos de acordo com o seu gosto.
Relacione as matérias de exatas com o dia a dia
Esta é uma excelente maneira de realmente fixar um conteúdo com o qual se tem dificuldade. Estudos científicos mostraram o comportamento da memória das pessoas em relação às coisas que estão presentes em suas vidas cotidianas.
É mais fácil aprender quando se tem conexão com o conteúdo
Estudos mostraram que, quando as pessoas têm uma maior conexão com o assunto que precisa ser memorizado, o cérebro delas funciona melhor ao seu favor.
Um exemplo? É preciso sacudir bastante as sacolinhas de supermercado para que elas se desgrudem e abram por causa da ligação de Linus Pauling. Ou seja, é muito mais simples se lembrar que o hidrogênio faz uma ligação do tipo "s" quando associamos essa teoria à vida real.
Foque em exercícios de exatas
Já falamos isso em outros artigos sobre como se preparar para o Enem, mas vamos continuar repetindo esse clichê: uma das melhores maneiras de se preparar para a prova é resolvendo questões.
Isso porque compreendemos melhor o que é estudado, quando precisamos aplicar o conteúdo para resolver algo. Quanto mais exercício sobre um tema fizermos, mais à vontade ficaremos com ele, resultando em uma maior facilidade na hora de resolver as próximas questões. Sem contar que uma hora ou outra, a lógica desta resolução entra na cabeça!
Calcule o tempo gasto na hora de fazer as questões de exatas
Como os enunciados das questões de exatas Enem tendem a ser mais concisos que os demais, muitos alunos têm a tendência de estudar tópicos ligados à matemática, física e química por menos tempo. Obviamente, isso prejudica no avanço da compreensão das matérias, quando comparadas com português ou história, por exemplo.
O contrário também pode acontecer com os alunos que possuem muita dificuldade no assunto.
Muitos acabam gastando uma quantidade enorme de tempo fazendo cálculos desnecessários, sendo que poderiam resolver a questão de maneira muito mais simples.

Tudo isso, muitas vezes, por insegurança e falta de confiança no que eles realmente sabem. Como o tempo é um elemento super importante na hora de se fazer a prova do Enem (ele é super cronometrado), vale a pena levá-lo em consideração, nos momentos dedicados ao estudos dessas disciplinas.
Dicas para aprender exatas
Nada impede que você almeje seguir uma faculdade de engenharia, mesmo que seja ruim em matemática. Ou ainda que seu sonho seja estudar física pura, mas que tenha muita dificuldades com os cálculos e as fórmulas a serem aplicadas nas teorias.
Se este for o seu caso, não se desespere, pois existem várias maneiras de estudar para conseguir passar no Enem com ótima pontuação na prova, mesmo não sendo super dotado na matéria!
Domine o básico
O ideal para quem está dando os primeiros passos rumo à preparação para a prova do Enem é começar estudando o básico. Como o próprio nome diz, ele é a base de tudo e ele sempre cai bastante nas provas.
O grande "truque" do Enem é que ele sempre pega o básico de matemática e o cobra de uma maneira diferente. Sendo assim, se o aluno dominar bem esta base, ele conseguirá fazer 50% da prova.
Se dedique às matérias que mais caem no Enem
Existe uma constatação que pode deixar, quem tem dificuldade em calcular, um pouco mais tranquilo quanto à prova do Enem: o Exame Nacional do Ensino Médio não tem muita criatividade quando o assunto é a criação das questões desta disciplina.
Sendo assim, confie na nossa lista sobre as matérias que mais são cobradas nas provas e dedique parte do seu tempo de estudos a elas. Se você dominar todos os pontos, grande parte da sua prova estará garantida, assim como a sua nota alta na hora do resultado final!
Como fazer as questões de exatas do Enem?
As questões do Enem são conhecidas por relacionar os temas de física, química e matemática com os acontecimentos do dia a dia. Por isso, é recomendado que, ao adquirir novos conhecimentos, você sempre os relacione com "coisas" do seu cotidiano.
Além disso, é recomendado que você relacione os conhecimentos dessas disciplinas entre si. Afinal, muitas questões do Enem são interrelacionadas. Vale ressaltar que a relação dá-se principalmente entre química e física, pois as duas fazem parte de "ciências da natureza e suas tecnologias".

Uma opção de questão, combinando duas matérias, que pode cair, é relacionando o conteúdo de "óptica" de física com a saúde do olho, que é um assunto de biologia, por exemplo. Por isso, é necessário sempre ficar atento, observando as relações entre os conteúdos.
Alguns temas que tem tudo a ver com química e física e com o nosso dia a dia, e costumam ser cobrados no Enem, são: aquecimento global e chuva ácida. Portanto, recomendamos que leia materiais sobre esses assuntos para "ficar por dentro" e estar atualizado.
Para fazer as questões, é necessário também que você saiba interpretar gráficos. Isso porque a maioria das questões de matemática do Enem exigem um bom nível de interpretação do candidato, tanto interpretação de texto como interpretação de gráficos. Há questões com tabelas, gráficos e imagens, exigindo esse conhecimento prévio do estudante.
Mas, não só as questões de matemática exigem esse tipo de conhecimento. Isso porque algumas questões de física, principalmente de mecânica, contam com gráficos. Portanto, é importante focar nesses pontos!
E então, gostou do conteúdo deste artigo? Dê a sua opinião nos comentários e compartilhe o artigo com outros amigos que estejam se preparando para o Enem. Além disso, se você quer saber mais sobre exatas Enem, ou iniciar um curso superior de engenharia, encontre um professor particular na plataforma Superprof!