Você já ouviu falar na linguagem de programação Python? Provavelmente sim, se você tem algum interesse em programar e está lendo e estudando sobres as linguagens de programação, ou até se já fez algum curso de programação básica. Python tornou-se uma das linguagens de programação essenciais no mundo do desenvolvimento.
Devido a sua simplicidade, aparência multifuncional e popularidade, essa é uma linguagem que agrada muito quem entende do assunto. Gigantes da tecnologia como o Google, Dropbox, Spotify, Meta, Netflix, NASA e IBM desenvolveram seus serviços web a partir de programação Python.
Desta forma, para aqueles desenvolvedores com alguma experiência e que querem expandir suas habilidades, ou até mesmo para quem está entrando agora no mundo da programação, aprender Python pode mudar a sua vida como desenvolvedor.
Quer entender um pouco mais sobre essa linguagem tão famosa e falada? Fique aqui que a SuperProf vai explicar um pouco mais sobre o que é preciso saber para aprender a programar com Python.
O que é Programação Python?
Para começar, vamos explicar um pouco sobre o que é Python para aqueles que nunca ouviram falar nessa língua de programação.
Lançada por Guido van Rossum em 1991, Python é uma linguagem de alto nível, interpretada de script, orientada a objetos, funcional, imperativa, de tipagem dinâmica e forte. Tá, mas o que quer dizer tudo isso? Calma, vamos explicar...
- Linguagem de programação de alto nível: nível de abstração elevado, longe dos códigos da maquina e mais próximo a linguagem humana, ou seja, não estão diretamente ligada à arquitetura do computador. O programador não precisa conhecer características do processador, já que essas características são abstraídas nesse tipo de linguagem.

- Interpretada de script: interpretada por um programa chamado interpretador, que em seguida é executado pelo sistema operacional ou processador. Scripts são programas escritos para um sistema de tempo de execução especial que automatiza a execução de tarefas.
- Orientada a objetos: um dos quatro principais paradigmas da programação, baseado na composição e interação entre diversas unidades chamadas de objetos.
- Funcional: outro paradigma da programação, que trata a computação como uma avaliação de funções matemáticas e que evita estados ou dados mutáveis.
- Imperativa: mais um paradigma, que descreve a computação como ações, enunciados ou comandos que mudam as variáveis de um programa. São uma sequência de comandos para o computador experimentar.
- Tipagem dinâmica e forte: a verificação do dado é feita de forma dinâmica em tempo de execução e a linguagem é fortemente tipificada.
Python é ainda uma linguagem generalista, que pode ser utilizada para programação web, automação, criação de script, programação de jogos, criação de aplicativos tanto para Android como para iOS, ciência de dados ou análise de dados, aprendizagem de máquina e muitas outras coisas.
Portanto, o seu campo de ação é amplo, mesmo que na maior parte do tempo seja utilizada para analise de dados, inteligência artificial, desenvolvimento back-end e programação científica de computadores, Python também encontra lugar no desenvolvimento de aplicações, jogos e ferramentas de produtividade.
Projetado para ser uma linguagem fácil de ler, sem perder energia, tornando-se assim uma das línguas mais fáceis para iniciantes aprenderem.
Python: uma linguagem orientada a objetos
Você provavelmente deve estar se perguntando o que um objeto representa na linguagem de computador. Falamos rapidamente que Python é orientada a objetos, mas o que isso quer realmente dizer?
Conhecida pela sigla POO, a Programação Orientada a Objetos, é um paradigma da programação. Surgiu como uma alternativa a programação estruturada. Objeto neste contexto, significa qualquer coisa tangível e o intuito é aproximar o manuseio das estruturas de um programa ao manuseio dos objetos do mundo real.

Esse paradigma baseia-se em dois conceitos base:
- Classes: conjunto de características e comportamentos que definem o conjunto de objetos pertencentes a essa classe.
- Objetos: é um conjunto de atributos que forma um item único e que em conjunto forma uma classe.
Na POO, quando um atributo ou método não é visível no objeto é chamado de privado, e quando este é visível chamamos de público.
Como falamos acima, cada um dos objetos tem um conjunto de atributos e métodos. No Python, começamos, no processo de programação, com uma análise antes de começar a codificar. Esta análise orientada a objetos é usada para determinar todos os objetos que queremos encenar e ver como eles interagem juntos. Uma vez estabelecido este esquema de programação, podemos passar para a fase de codificação.
Aqui, o desenvolvedor define os atributos e métodos a serem fornecidos a cada objeto fazendo um diagrama de classe.
A programação orientada a objetos é, portanto, um ativo real para melhorar a qualidade, legibilidade e modularidade do código do computador. O primeiro passo fundamental antes de iniciar suas aulas e o treinamento em Python é entender esses fundamentos.
Ao entender os fundamentos de uma linguagem orientada a objetos, você poderá abrir as portas para novas linguagens de programação como Java, C++, Swift e muito mais!
Desta forma, Python pode ser uma boa ideia para começar no universo da programação. Que tal aprender programar usando Python com um dos nossos SuperProfs?
Uma linguagem de programação fácil de aprender
Em comparação com as principais linguagens de programação, Python é considerada a mais fácil de aprender. De fato, aprender PHP ou aprender JavaScript é muito mais complexo, especialmente para um iniciante.
É verdade que aprender uma nova língua nunca é uma tarefa fácil. É preciso dedicação, estudo e principalmente contato diário com a linguagem para aprender e principalmente memorizar. Mas então, por que estamos falando que Python é mais fácil e acessível para os alunos de desenvolvimento e aspirantes a desenvolvedores?

Python é considerado mais simples pois seus objetivos são precisos e permitem:
- Facilitar a criação de scripts claros,
- Obter um código fonte bem estruturado e modular,
- Manter e facilitar a depuração,
- Seu código é aberto,
- Linguagem de fácil leitura, usa mais palavras e não pontuação,
- Sintaxe baseada em C.
Além disso, é muitas vezes considerado intuitivo, o que facilita a vida de quem está iniciando em programação. Ao contrário das outras linguagens, requer menos linhas de códigos. Foi projetado com o objetivo de aumentar a produtividade do programador.
Comece sua caminhada no universo da programação usando Python que certamente você não vai se arrepender.
Linguagem Python: multiplataforma e multifuncional
Python é multifuncional, como dissemos antes, pois pode ser utilizado em muitas áreas. Quase todas elas, à propósito!
Além disso, funciona em todos os ambientes ou sistemas operacionais (Windows, iOS, Linux...). É encontrado principalmente em três áreas chave: desenvolvimento web, ciência de dados e scripting.
É uma linguagem bastante adequada para o desenvolvimento web e os desenvolvedores usam muito para o desenvolvimento de aplicativos web do lado do servidor.
Não é usado diretamente no navegador, pois como dissemos, ele precisa de um software interpretador, por ser uma linguagem interpretada. É esse interpretador que vai transformar seu código em uma linguagem de máquina.
Python também tem bibliotecas que ajudam o desenvolvedor a trabalhar em projetos específicos para a web.
Também é adaptado a ciência de dados, sendo a mais popular nesse tipo de ação. Com Python, você será capaz de fazer estatísticas, analisar dados e até mesmo entrar em inteligência artificial.
Uma linguagem funcional e de código aberto
Python é atualmente administrado pela Python Software Foundation, uma fundação sem fins lucrativos.
Milhões de desenvolvedores contribuem diariamente para enriquecer e contribuir com a construção do banco de dados Python,
Conferências e reuniões ajudam a orientar os recém-chegados, bem como ajudam os desenvolvedores mais experientes a evoluir.

Por ser uma comunidade de código aberto, muitas pessoas estão trabalhando em conjunto para torná-lo mais seguro, o que é reconfortante para quem quer começar em uma nova linguagem.
É também animador saber que você terá com quem contar, profissionais que vão te ajudar nos seus primeiros projetos, ajudando a identificar os seus erros e mostrando como corrigi-los.
Uma enorme comunidade
Devido a sua idade e também a sua popularidade, Python desfruta hoje de uma grande comunidade. A propósito, sabia que Python reúne uma das maiores comunidades no StackOverflow, um site de perguntas e respostas para programadores profissionais e entusiastas.
Além disso, a comunidade Python Brasil, reúne usuários de todo o Brasil interessados em difundir e divulgar a linguagem.
Uma comunidade forte é muito bom na programação, pois essa comunidade se ajuda, esclarece dúvidas de forma orgânica e servirão como um suporte nesse início. Se você tem uma dúvida, basta colocar em um desses fóruns e aguardar que um companheiro de profissão te ajude com uma resposta.
Além disso, os iniciantes poderão usufruir dos códigos-fonte abertos e beneficiar-se com os módulos disponibilizados por desenvolvedores mais experientes.
Python: linguagem para o desenvolvimento do futuro
Embora Python já tenha mais de 30 anos, uma vez que foi criada por Guido van Rossum em 1991, ela teve um ressurgimento no interesse nos últimos anos.
E a sua popularidade, deve-se, em particular, à sua versatilidade e seu lado intuitivo e fácil de aprender. O Python recentemente destronou o Java.
Veja um vídeo rapidinho em complemento ao conteúdo que apresentamos:
Por ser a linguagem mais adequada para campos em rápido crescimento como Big Data, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Python ganhou bastante relevância.
Atualmente, muitas empresas procuram profissionais especialistas em explorar e analisar os dados. Função conhecida como BI - Business Intelligence.
Python é uma das linguagens de desenvolvimento mais solicitadas. Aprender essa linguagem pode te proporcionar boas perspectivas de carreira.
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a compreender um pouco mais sobre essa linguagem e te ajude no início do seu aprendizado, e esperamos também que esteja convencido de que seus benefícios são numerosos e de que essa é uma linguagem poderosa e rápida, que interage muito bem com outras linguagens de programação e com diversas plataformas.
Se ficou motivado e confiante de que Python é a melhor escolha para começar, procure um dos nossos SuperProf para te auxiliar.









