"Cookie: outrora bolinho doce, que apreciamos com prazer. Hoje: um pequeno arquivo de computador estranhamente salgado, que deve ser recusado com veemência." - Luc Fayard.
Ciente de que TI envolve renovação de know-how, você por acaso tem curiosidade em aprender a programar? Você quer se tornar um desenvolvedor ou programador web? Fazer um curso de programação?
Para muitos profissionais, aprender a desenvolver aplicativos da web e aplicativos móveis não é complicado, contanto que você esteja motivado.
Conhecer programação é, portanto, cada vez mais necessário: mas você sabe de onde vem o código de computador?
Aqui está nosso artigo com foco na história das linguagens de programação!
Os eventos precursores da programação: antes dos anos 1940
A codificação, sejam quais forem as diferentes linguagens de programação (HTML, CSS, linguagem C, PHP, Java, JavaScript ou Python, etc.), consiste em programar e escrever uma linguagem que permita a comunicação com um computador e algoritmos.

Saber programar significa ser capaz de criar aplicações web e móveis, páginas web, interfaces de usuário, tal e tal software de programação, ou mesmo pilotar e programar robôs de computador.
Portanto, pode-se acreditar que a história da programação é recente.
E, no entanto, o início das linguagens de programação remonta ao século XIX, muito antes da invenção do computador!
O primeiro modelo de programação do mundo remonta ao ano de 1842.
Em 1840, Ada Lovelace (1814-1852) conseguiu definir o princípio das iterações sucessivas na execução de uma única operação. Ela provavelmente criou a palavra algoritmo em homenagem a Al Khawarizmi (780-850), para denotar o processo lógico de execução de um programa.
Al Khawarizmi foi um matemático do califado abássida (usbeque), famoso por ter introduzido a álgebra na Europa e, em particular, por ter classificado os algoritmos conhecidos de sua época de acordo com sua terminação.
Ada Lovelace (seu nome verdadeiro é Augusta Ada Byron) traduziu em 1842-1843 as memórias de um matemático italiano sobre a máquina analítica do inglês Charles Babbage (1791-1871).
Os cálculos da máquina são baseados em cartões perfurados, nos quais as informações são codificadas.
Ela detalha um método para calcular os números de Bernoulli nesses cartões perfurados, que mais tarde seriam considerados como o primeiro programa de computador do mundo.
Ada Lovelace está na origem do princípio das máquinas de calcular, que inclui os seguintes elementos:
- Um dispositivo para codificação de dados digitais (cartões perfurados, rodas dentadas),
- Uma memória para armazenar os valores numéricos,
- Uma unidade de controle através da qual o usuário indica à máquina as tarefas a serem realizadas,
- Uma "usina" responsável pela realização dos cálculos,
- Um dispositivo que permite tomar conhecimento dos resultados.
Os primeiros computadores elétricos surgiram cem anos depois, no início dos anos 1940.
A baixa capacidade de memória e velocidade de execução ainda implicava cálculos longos e tediosos: os cientistas tinham que escrever programas e linguagem de máquina à mão!
Entre 1943 e 1945, o alemão Konrad Zuse criou a linguagem Plankalkül: um protótipo da primeira linguagem de alto nível, mas que nunca seria usada.
Está à procura de um curso de programação? Ou de um curso de programação de jogos?
Programação na era dos primeiros computadores
Foi somente no final da Segunda Guerra Mundial que o primeiro computador foi inventado: o ENIAC, sigla de electronic numerical integrator and computer.
Este computador eletrônico foi programado para resolver, teoricamente, todos os problemas de cálculo.

Foi realmente a década de 1950 que fez a tecnologia de programação de computadores decolar.
É uma mulher, novamente, quem desenvolve o primeiro compilador, batizado de A0: é Grace Murray Hopper (1906-1992), uma americana mobilizada na marinha americana. Sua invenção tornou possível gerar um programa binário a partir de um código-fonte.
A linguagem Fortran (Formula Translator) surge por iniciativa de John Backus, engenheiro da IBM. É a primeira linguagem de programação funcional de alto nível usada para computação científica.
As linguagens de computador da década de 1950 serão seguidas por LISP (para processamento de listas) e COBOL, inventado para programação de aplicativos de gerenciamento.
A outra fase dedica-se à lógica de programação com novas linguagens, em particular o ALGOL (Algorithmic Oriented Language), a primeira linguagem que permite descrever os problemas de computação de forma algorítmica.
Fortran e Cobol apoiarão avanços em TI, particularmente o desenvolvimento de computadores transistores.
Cobol é a linguagem mais usada no mundo há mais de 20 anos, é também a que contém mais linhas de código de programação no mundo.
A década de 1960 viu o refinamento da tecnologia existente, com o desenvolvimento das linguagens e do pensamento computacional.
Como encontrar cursos de programação?
Dos anos 1960 aos 1980: a "adolescência" do código de informática?
Este período, também correspondendo aos Trinta Anos Gloriosos e à Guerra Fria, é aquele que viu uma expansão exponencial da capacidade e da pesquisa para melhorar a programação.

A primeira linguagem de programação orientada a objetos e simulação de eventos discretos é o Simula 67.
A linguagem C foi criada entre 1969 e 1973: uma linguagem de baixo nível criada para reescrever o UNIX, ela ainda figura hoje, 50 anos depois, entre as linguagens mais utilizadas por desenvolvedores e programadores.
A linguagem Pascal foi desenvolvida em 1970 como herdeira de Algol.
Ela será usado para desenvolver o sistema operacional para computadores Apollo e Macintosh, bem como para a primeira versão do Adobe Photoshop (exatamente isso!).
SQL (Structured Query Language) foi criado em 1974.
Ainda hoje, ele é usado para explorar bancos de dados relacionais.
Em 1983, a linguagem C ++ apareceu nas máquinas: essa linguagem compilada foi escrita por Bjarne Stroustrup.
Então, Objective-C merece ser mencionado: inventado por Brad Cox, você não conhece?
É a primeira linguagem de programação orientada a objetos reflexiva e foi usada pela NeXTSTEP, pela empresa NeXT (fundada por Steve Jobs), depois pela Apple OS!
A década de 1980 marcou uma aceleração no uso de códigos de computador, com a criação das linguagens Dbase, C ++, Eiffel, Mathematica, Perl, Tcl / Tk.
Você está procurando cursos de programação online? Ou programação curso convencional?
Linguagens de programação com servidores web
À medida que a linguagem de programação se desenvolve, ela está apenas em sua fase embrionária.
A década de 1990 marcou o início da programação web com o início da Internet.

Diante do surgimento das linguagens de computador e das dúvidas suscitadas pelo desenvolvimento das máquinas na vida social, muitos pensadores compartilham conosco seu ceticismo a esse respeito.
É particularmente o caso do economista neoclássico Robert Solow, com seu homônimo paradoxo de 1987, segundo o qual "vemos computadores em toda parte, exceto nas estatísticas de produtividade".
Foi por conservadorismo e julgamento apressado de curto prazo e ignorar o potencial revolucionário dos algoritmos e da programação que os anos 1990 seriam conhecidos.
As décadas de 1990 e 2000 marcaram o início dos servidores da web e da era da internet.
A web vê o surgimento de linguagens de script, linguagens interpretadas, herdeiras das linguagens de comando integradas aos sistemas operacionais.
Inovadoras (são integrados em páginas da web e codificados para facilitar a sequência de comandos simples), funcionam em programas simples e pequenos.
Algumas dessas linguagens ainda são essenciais hoje:
- Python, criado em 1991,
- PHP, JavaScript e Java, criado em 1995,
- Ruby, inventado em 1993,
- C #, escrito em 2000.
Python foi escrito com o objetivo de criar uma linguagem orientada a objetos e multiplataforma, para otimizar a produtividade dos programadores, com uma linguagem de alto nível e uma sintaxe fácil de usar.
Trinta anos depois, muitos alunos continuam a aprender a programar com Python, especialmente em pesquisas científicas!
Python permite que você aprenda conceitos simples e noções básicas de programação.
Como curiosidade: Guido van Rossum chamou essa linguagem assim porque ele era um fã da série "Monty Python"!
A linguagem PHP (Hypertext Preprocessor) foi escrita em 1994 por Rasmus Lerdorf, aos 26 anos, para desenvolver seu próprio site.
Alguns anos depois, a maioria dos sites seria codificada em PHP, principalmente Wikipedia, Facebook e YouTube (exatamente isso!).
Aprender a programar também deve envolver a memorização de linhas de código de computador em JavaScript.
Isso permite o desenvolvimento de páginas da web dinâmicas, em particular para aumentar a experiência do usuário.
Aviso: nunca confunda Java e JavaScript, eles não são as mesmas linguagens!
Que tal fazer curso online de programação?
Técnicas de programação no século 21
A maioria das linguagens para aprender a programação foi inventada em meados da década de 1990.
No entanto, o desenvolvimento web passou por uma verdadeira revolução digital, cujos efeitos (positivos ou prejudiciais) ainda não são totalmente perceptíveis em 2020.

A informática e a tecnologia digital invadem todos os campos da produção de bens e serviços: hoje, tudo o que consumimos emana de pelo menos um algoritmo.
Tal desenvolvimento também levanta legitimamente dúvidas sobre as condições de vida na Terra no futuro, sobre o clima e a biodiversidade, sobre a estabilidade das instituições públicas.
Conquistas que seriam destruídas em nome do progresso e do crescimento econômico (4G e 5G, robótica e automação residencial, economia da vigilância e controle digital, proteção de dados, soberania, direitos e liberdades ameaçados, etc.).
Paradoxalmente, a Internet e os computadores sempre foram desenvolvidos para tornar as informações livremente acessíveis a todos, independentemente da classe social.
E as mulheres, então sob o jugo da dominação masculina, sempre desempenharam um papel crucial no campo.
Ciência da computação e programação são, portanto, herdeiros de homens e mulheres progressistas, e podem ser considerados como uma invenção anarquista.
Isso é evidenciado pela possibilidade de aprender a codificar online gratuitamente e de poder consultar o código-fonte sem pagar, em todos os sites.
As tendências desde 2010 consistem em melhorar o conhecimento da programação existente: não se trata de novas linguagens criadas, mas estão em constante adaptação para suportar as evoluções meteóricas de novas tecnologias.
Quer fazer aulas de programação?
Existem muitas bibliotecas disponíveis online para ajudá-lo a aprender a linguagem do computador e começar a programar, mesmo se você for um iniciante!
Se programe! É codificando que você se tornará um programador!










ESTOU A ESCREVER UM MANUAL SOBRE PRINCÍPIOS DE PROGRAMAÇÃO , ESTA INFORMAÇÃO AJUDOU BASTANTE.