Através dos pontos básicos de bordado é possível desenvolver diversas criações, como texturas e desenhos, em variados tecidos. Além disso, o bordador também pode usar somente um ponto ou uma combinação de pontos para criar um trabalho personalizado e único.
O lado bom do mundo dos bordados é que você pode utilizar o seu conhecimento e a sua criatividade ao seu favor. Isso porque é possível usar pontos variados e até mesmo técnicas de bordado diversificados, como bordado livre, ponto de cruz, entre outros.
Além disso, sabendo dos pontos básicos, você pode "ir além". Afinal, nada melhor do que saber fazer os pontos básicos para aprender os mais complexos, não é mesmo? Com esse conhecimento também é possível combinar pontos e criar trabalhos incríveis.
Então, ficou curioso para saber mais informações sobre os pontos de bordado básicos? Acompanhe, a seguir, informações sobre o ponto reto, ponto atrás, ponto cheio e ponto laçada. Veja tudo e aprenda, no passo a passo, como aplicar tais pontos!
Ponto reto: o fundamento do bordado à mão
É preciso primeiro aprender o ponto reto para aprender a fazer os diversos outros pontos de bordado, uma vez que esse é base para os demais. Então, vamos aprender a fazer o ponto reto? É preciso ter os seguintes materiais para fazer tal ponto: agulha, linha, bastidor, tecido e tesoura. Posteriormente, siga este passo a passo:
- Ponha o tecido esticado no bastidor;
- Defina a linha a ser utilizada, a enfie na agulha e dê um nó;
- Aplique a agulha no tecido, de trás para frente;
- Passe a agulha no tecido em formato de linha reta;
- Aplique a agulha no tecido novamente, de trás para frente, passe a agulha em linha reta e siga o mesmo passo a passo continuamente;
- Ao finalizar o bordado, aplique um nó na linha e corte a sua sobra.
A aplicação do ponto reto no bordado é bem simples. Aprendendo-o, você conseguirá desenvolver os outros pontos com mais facilidade. Uma opção é aprender a aplicar os pontos de bordado em um curso de corte e costura.
Inclusive, se ficou ainda alguma dúvida sobre como fazer o ponto reto, o vídeo, a seguir, responderá às suas perguntas. Veja como aplicar, na prática, o famoso ponto reto de bordado:
Ficou mais fácil aprender bordado, não é mesmo? Lendo dicas e técnicas e vendo o passo a passo de como aplicar as técnicas de bordado na prática, o processo de aprendizado se torna muito mais simples. Por isso, o curso de costura online é super indicado!
Ponto atrás, criando contornos e detalhes precisos
Se você nunca ouviu falar do "ponto atrás" é provável que o conheça pelo nome de "ponto de contorno", afinal esse é o seu outro nome. Assim como o ponto simples, o atrás também é considerado um dos mais conhecidos. Sabendo ambos, você terá conhecimento dos pontos básicos de bordado.
Antes de mais nada, é importante que você saiba os objetivos do ponto atrás. Pois bem, esse ponto objetiva aplicar alguns detalhes, desenvolver contornos e preenchimentos e criar linhas delicadas. Portanto, você desenvolve o bordado com o ponto simples, mas deve finalizá-lo com perfeição utilizando o ponto atrás.
É preciso ter alguns materiais para aplicar o ponto atrás, como: bastidor, agulha, linha e tecido. Veja como aplicar o ponto atrás no bordado:
- Ponha o tecido esticado no bastidor;
- Aplique a agulha no tecido, de trás para frente;
- Aplique a agulha de novo no tecido, perto do ponto inicial e em formato de linha reta;
- Ao invés de aplicar a agulha no tecido de trás para frente de novo, a insira perto do ponto inicial e realize o contorno;
- Dê continuidade a esse procedimento até finalizar o contorno;
- Ao final, dê um nó na linha e corte a sobra.
Vale ressaltar que é esse ponto que torna o bordado diferenciado, ou melhor, repleto de detalhes. Para você aprendê-lo com mais facilidade, separamos também um vídeo explicativo. Acompanhe e comece a praticar o famoso "ponto atrás" ou "ponto de contorno":
Veja também sobre o bordado em ponto de cruz.
Se ainda ficou alguma dúvida, saiba que o ponto atrás - e os outros diversos pontos do bordado - pode ser aprendido no curso corte e costura. Na Superprof, você consegue contratar, inclusive, um professor de costura particular.
Ponto cheio: preenchendo áreas com texturas e cores
Outro ponto bastante popular do bordado é o ponto cheio. Esse ponto é usado, principalmente, para o preenchimento dos espaços com uso de fios contínuos. Dessa forma, o acabamento do bordado fica simplesmente perfeito.
Portanto, já deu para perceber que um ponto é complemento do outro, não é mesmo? É necessário que você saiba aplicar todos no tecido para fazer um bom trabalho!
Para fazer o ponto cheio, você deve separar alguns materiais, como: aro de bordar, linha, agulha e tecido. Além disso, o passo a passo da aplicação do ponto cheio é o seguinte:
- Ponha o tecido no aro de bordar;
- Aplique a agulha com a linha no tecido, começando pela parte de trás e no movimento de baixo para cima;
- Aplique a agulha novamente, próximo ao ponto inicial, no movimento de baixo para cima, e depois aplique a agulha no movimento para baixo, com espaço em relação ao ponto feito anteriormente;
- Realize esse mesmo processo continuamente, com pontos sobrepostos em formato de linha reta;
- Após realizar todo o preenchimento, dê um nó na linha e corte a sobra.
Simples, não é mesmo? A aplicação desse ponto é bem fácil, assim como dos outros pontos básicos do bordado. Se ficou alguma dúvida, não se preocupe, pois também separamos um vídeo explicativo sobre como fazer esse ponto de bordado:
Que tal incluir pedras nos seus bordados?
Para aprender dicas e técnicas exclusivas do ponto cheio, você também pode contratar cursos de corte e costura para iniciantes. A Superprof disponibiliza aulas particulares de costura específicas para o público iniciante. O preço médio dessas aulas é R$ 52,00. Procure pelo seu professor particular de bordado!
Ponto laçada: adicionando volume e textura ao bordado feito à mão
A versatilidade é a principal vantagem do ponto laçada. Isso porque é possível desenvolver diversos tipos de criações com tal ponto, como decorações e linhas contínuas. Inclusive, também é possível aplicar o ponto laçada no bordado de renda.
Agora, vamos aprender a aplicar o ponto laçada? O passo a passo na teoria consta a seguir. Depois disponibilizaremos um vídeo para aprender bordado e a aplicar esse ponto na prática:
- Ponha o tecido no aro de bordar;
- Aplique a agulha no tecido no movimento de baixo para cima e de trás para frente. Ao fazer tal aplicação, deixe uma sobra de fio na parte de trás do tecido;
- Com a agulha aplicada no tecido, lace o fio sobre a agulha;
- Aplique a agulha novamente, no movimento de baixo para cima, e passe-a pela laçada criada anteriormente;
- Aplique as laçadas continuamente, conforme a quantidade necessária para atingir os seus objetivos;
- Quando finalizar, aplique a agulha no avesso do tecido, dê um nó na linha e corte a sobra.
A aplicação desse ponto de bordado é um pouco mais complexa do que as demais. Por isso, também separamos um vídeo explicativo de como realizá-la na prática. Acompanhe a explicação de uma especialista no Youtube:
Então, você se interessou em aprender bordado e os pontos básicos de bordado - seja por hobby ou profissionalmente? Além de acompanhar nosso texto e ver os vídeos do Youtube, você também pode realizar um curso de corte e costura. Assim, você também poderá ter inspirações de bordado.
Se você é iniciante ou avançado, uma recomendação é ter aulas particulares. Com o ensino particular, o professor ensinará os procedimentos básicos de bordado, se você for iniciante. Assim, as aulas avançam conforme o seu desenvolvimento de habilidades e melhoria de desempenho.
Por fim, se você gostou deste conteúdo explicativo sobre os pontos básicos do bordado, comente e compartilhe com pessoas que também curtem assuntos sobre corte, costura e bordado e realize o curso de corte e costura online!