É bem possível que você tenha crescido ouvindo as histórias sobre o folclore brasileiro, como da cuca, do saci pererê, da iara e do boto-cor-de-rosa. Tais narrativas são muito conhecidas, e possuem influências diversas, como dos povos europeus, africanos e indígenas. Essas histórias também são uma representação da identidade cultural do Brasil, influenciando na sua arte e literatura.
Se você deseja saber mais sobre o folclore brasileiro, a sua história e a sua origem, leia este artigo. Fizemos um guia completo sobre a história do folclore brasileiro, para que você entenda melhor a sua origem e a sua evolução ao longo do tempo. Assim, você compreenderá melhor como as narrativas folclóricas passaram de geração em geração! Então, descubra a origem do folclore brasileiro!
Origens e influências no folclore brasileiro
O folclore brasileiro possui várias influências, uma vez que a própria cultura do país reflete a sua diversidade. Vários povos influenciaram as lendas do folclore brasileiro, incluindo os indígenas, os africanos, os europeus e os imigrantes.
Isso porque tais povos influenciaram a cultura popular brasileira como um todo, impactando até mesmo na criação de lendas folclóricas. Portanto, ao ler essas lendas, podemos perceber a diversidade do folclore brasileiro, com conexão de culturas africanas, indígenas e europeias, principalmente. Assim, a influência do folclore brasileiro se deu da seguinte forma:
- Cultura africana: muitas lendas do folclore brasileiro foram criadas com base nos rituais e nas crenças africanas. Assim, a mitologia do folclore brasileiro se tornou muito mais rica. Os personagens boi-bumbá e zumbi, por exemplo, possuem forte influência das crenças africanas;
- Cultura indígena: os rituais, crenças e mitos indígenas influenciaram o folclore brasileiro. Além disso, a relação dos povos indígenas com a natureza e suas práticas espirituais também influenciaram as lendas folclóricas do Brasil. Muitas lendas do folclore brasileiro, que possuem uma estreita relação com a natureza e os elementos naturais, tiveram como base a cultura indígena;
- Cultura europeia: quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles impuseram suas crenças e tradições, as quais foram, posteriormente, incorporadas à cultura e ao folclore brasileiro. Alguns personagens bastante conhecidos do folclore brasileiro foram criados com base nas lendas européias, em especial dos portugueses. Por exemplo, o saci-pererê, o curupira e a iara são personagens folclóricos que foram criados a partir da interação da cultura europeia com a indígena;
- Cultura dos imigrantes: ocorreram várias ondas migratórias para o Brasil, principalmente de japoneses e alemães. As lendas e tradições desses povos também foram incorporadas ao folclore nacional.
Na verdade, o folclore brasileiro é grande "mistura" de todas essas culturas, pois incorporou seus mitos, crenças, lendas, rituais e tradições. Isso mostra o quanto o Brasil é diverso e plural em diversos sentidos.
Por isso, as lendas brasileiras são tão interessantes e instigantes... Há um pouco de cada cultura de diversos lugares do mundo, as quais foram responsáveis por criar elementos e personagens do folclore brasileiro!
Assim, o folclore brasileiro foi criado a partir da interação/conexão entre diversos povos os quais, por sua vez, apresentam as suas próprias culturas. É válido ressaltar que a origem do folclore brasileiro deu-se no período da colonização e se estendeu até a chegada de imigrantes no Brasil.
Além disso, ao longo do tempo, houve uma evolução e adaptação das histórias folclóricas brasileiras. Isso ocorreu devido às transformações políticas e sociais que o país passou. Essa evolução foi - e ainda é - importante para manter o folclore expressivo no país, com as pessoas contando e passando as histórias de geração em geração.
Características do folclore brasileiro
O folclore brasileiro representa a identidade cultural de determinada população. Ele é formado por lendas, danças, festas e vários tipos de manifestações culturais. Essas manifestações da cultura de um pouco são costumes, que foram passados dos avós para os seus pais e dos pais para os seus filhos, passando gerações.
O termo "folclore" foi instituído e criado como área de estudo em 22 de agosto (mesmo dia de comemoração do dia do folclore) de 1846. Ele foi estabelecido por William John Thoms, sendo um termo constituído das seguintes palavras em inglês:
👨👱🧔👦
Folk
"Folk" possui o significado de "povo", ou seja, as pessoas de determinada região.
📖🖋️📝
Lore
"Lore" significa "saber" ou "conhecimento", ou seja, relaciona-se com a sabedoria das pessoas.
Assim, a junção do "folk" com o "lore" formou o nome "folclore". Diante disso, podemos perceber que o nome "folclore}" tem o significado de "saber do povo", não é mesmo? Vale ressaltar que cada país - e até mesmo cada região dos países - possui os seus próprios costumes e crenças do folclore.
Também podemos afirmar que o nome "folclore" também é sinônimo cultura popular. Isso porque a tradição, a dança e a lenda folclore brasileiro fazem parte da cultura do Brasil e, consequentemente, do folclore do país.
Por exemplo, o Brasil possui as suas próprias festas, danças e lendas populares. O Festival Folclórico de Parintins, por exemplo, é um evento que faz parte da cultura e, mais precisamente, do folclore brasileiro. Essa festa é uma comemoração ao boi-bumbá, havendo a disputa entre o boi garantido e boi caprichoso.
Quais são os exemplos de folclore?
O folclore pode se apresentar de diferentes formas, seja na narração de lendas e mitos, na realização de costumes passados de pais para filhos, nas crenças antigas ou nos jargões usados pelos nossos antepassados e utilizados até os dias de hoje.
Vale ressaltar que para uma lenda, um mito, um costume, uma crença ou um jargão se tornar um elemento do folclore, é necessário que esse se torne popular de forma coletiva, ou seja, que toda a população tenha conhecimento sobre tal elemento do folclore.
Além disso, esse elemento do folclore precisa ser transmitido entre gerações e de forma oral, ou seja, contada de pais para filhos. Ah, e qualquer elemento do folclore também precisa surgir de forma natural, sabe? Ou seja, a espontaneidade é fundamental para a criação/desenvolvimento do folclore.
O folclore é sinônimo da cultura popular brasileira
Carta do folclore brasileiro
Ademais, o folclore geralmente relaciona-se com elementos do passado, ou seja, histórias antigas que foram transformadas em folclore. Porém, em alguns casos de exceção, também existem criações folclóricas contemporâneas.
Por fim, o folclore também precisa exaltar características culturais de determinada região. Isso porque o folclore retrata os costumes e as crenças de um lugar específico. Sendo assim, o regionalismo é super importante para a configuração de uma manifestação folclórica.
Exemplos de elementos folclóricos brasileiros
O folclore brasileiro é rico e diverso, havendo danças, festas e lendas. Geralmente, as danças do folclore do nosso país são realizadas como forma de exaltação e agradecimento às forças do plano espiritual. Alguns exemplos de dança do folclore brasileiro são:
- Maracatu;
- Carimbó;
- Bumba meu boi;
- Afoxé.
Além disso, também podemos citar diversas festas que fazem referência ao folclore brasileiro. Essas festas, em geral, possuem elementos religiosos. Alguns exemplos são: Círio de Nazaré, Congada, Folia de Reis e Festa do Divino.
Vale ressaltar que essa relação com o religioso e o plano espiritual é decorrente da origem do folclore brasileiro, que possui relação com as culturas africanas, portuguesas e indígenas. Além disso, há também um pouco de influência de alguns imigrantes.
Lendas do folclore brasileiro
As lendas são histórias que relacionam fatos do cotidiano com a fantasia. Elas foram criadas com o objetivo de explicar alguns acontecimentos, que até então não haviam sido explicados. Muitos deles foram explicados posteriormente, com o aprofundamento das pesquisas na área da ciência.
Tais acontecimentos, geralmente, possuíam relação com os fenômenos da natureza. Assim, essas lendas foram criadas pelos nossos antepassados. Portanto, os povos primitivos do nosso país foram os responsáveis por criar as lendas do folclore brasileiro. Assim, formou-se a cultura popular brasileira.
Personagens do folclore brasileiro
O folclore brasileiro possui diversos personagens e lendas interessantes. É possível que você já tenha ouvido falar de tais histórias desde crianças. Vamos conhecer algumas?
- Saci-pererê: é um personagem do folclore conhecido por suas diversas brincadeiras e travessuras. A sua representação é de um menino que possui uma perna só e usa um gorro vermelho. Além de realizar muitas travessuras comas pessoas ao seu redor, o saci também é um verdadeiro protetor da floresta;
- Curupira: esse personagem é representado por um homem que possui um pequeno tamanho e pés virados para trás. Além disso, ele também possui os cabelos bem avermelhados. Assim como o Saci, ele também protege a nossa floresta, e também pune os destruidores da natureza. Uma curiosidade interessante é que a história do Curupira é bastante antiga, sendo uma das primeiras criadas do folclore brasileiro;
- Boitatá: é uma cobra que expele fogo pelo seu corpo. Inclusive, seu nome possui esse exato significado, uma vez que o termo "boi tatá" significa cobra de fogo. Assim como os outros personagens já citados, o boitatá também possui a função de proteger a natureza. Essa lenda foi criada devido a um fenômeno natural que ocorria e era observado por todos, chamado de "fogo fátuo". Para explicar esse fenômeno, a história do boitatá foi criada;
- Boto cor de rosa: conta a história de um boto cor rosa, que se transforma em um homem bonito e charmoso que seduz as mulheres nas festas, e acaba engravidando-as. Essa história foi bastante contada para justificar a gravidez de mulheres antes do casamento. Vale ressaltar que o boto cor de rosa é um animal que, de fato, existe nos rios amazônicos;
- Cuca: é uma mulher que possui características físicas parecidas com um jacaré. A lenda da Cuca conta que ela roubava crianças que não obedeciam os seus pais. Portanto, essa história já provocou muito medo nas criancinhas. Vale ressaltar que, assim como o Saci Pererê, a Cuca também estava presente no desenho "Sítio do Pica Pau Amarelo", que foi escrito por Monteiro Lobato;
- Sereia Iara: essa sereia encanta pelo seu canto hipnotizante, que faz os homens se sentirem atraídos por ela. Porém, esses homens nunca mais são vistos após ficarem hipnotizados pela sereia Iara. Vale ressaltar que essa sereia também é, muitas vezes, chamada de "Mãe-D'água". Essa sereia é uma linda representação, uma vez que retrata a beleza da natureza. Porém, a natureza também pode ser perigosa, não é mesmo?
Esses são alguns dos personagens do folclore brasileiro. É bem provável que você já tenha ouvido falar de alguns deles, seja na escola ou até mesmo em algum livro brasileiro. Há também várias citações dessas lendas personagens folclore em filmes e livros. Outro personagem bastante conhecido é a lenda vitória régia.
Pesquisas, filmes, músicas e livros sobre o folclore brasileiro
As principais obras referentes ao folclore brasileiro foram escritas por Luís da Câmara Cascudo. Ele possui em torno de 150 livros que abordam as diversas lendas e personagens do nosso folclore. Inclusive, as obras de Câmara Cascudo retratam histórias do folclore que foram esquecidas com o passar do tempo.
Esse patrimônio (o folclore) é milenar e contemporâneo. Cresce com os conhecimentos diários desde que se integrem os hábitos grupais, domésticos ou nacionais.
Luís da Câmara Cascudo
Portanto, os livros desse autor são importantes para a preservação do folclore brasileiro. Alguns exemplos de livros do Câmara Cascudo são "Geografia dos mitos brasileiros", de 1947, e "Antologia do folclore brasileiro", de 1943. O livro "O diário do folclore brasileiro" também é bastante conhecido, e foi publicado em 1951.
Também podemos observar o folclore brasileiro através das pinturas, tá? O pintor Alfredo Volpi já criou diversas pinturas referentes ao folclore. Além disso, há músicas sobre o nosso amado folclore, inclusive, escritas por Villa-Lobos.
Em termos de livros, podemos nos estender além das obras de Luís da Câmara Cascudo. Isso porque Mário de Andrade escreveu o reconhecido "Macunaíma" e João Guimarães Rosa escreveu a belíssima obra "Grande Sertão: Veredas". Todas essas obras contêm elementos cultura popular.
Séculos de popularização no boca a boca
O folclore brasileiro se popularizou ao longo do tempo, principalmente pela transmissão das lendas de geração em geração. Portanto, tais histórias se popularizaram no boca a boca, com os avós contando para os pais, os pais contando para os filhos e por aí vai...
É válido ressaltar que o folclore brasileiro passou por alguns marcos que ajudaram a elevar a sua popularidade. Veja como se deu a história do folclore brasileiro ao longo do tempo e os elementos importantes que ajudaram na sua popularização:
- Século XVI a XVIII: nesse período, houve a conexão entre diversas culturas no Brasil, como a europeia, indígena e africana. A partir dessa conexão deu-se a criação das lendas folclóricas do país. As lendas, nessa época, eram contadas boca e boca e de geração em geração, não havendo uma documentação de tais histórias;
- Século XIX: nesse século, houve um maior acesso aos jornais, revistas e livros devido à expansão do setor jornalístico e da imprensa. Alguns historiadores, que pesquisaram o folclore brasileiro a fundo, criaram obras a partir de tais lendas, sejam narrativas ou documentações históricas, de modo a valorizar a cultura popular brasileira. Alguns nomes importantes, que ajudaram na popularização do folclore brasileiro, são Câmara Cascudo e Mário de Andrade;
- Século XX: no século XX, ocorreu uma ampla popularização do folclore brasileiro. Nessa época, surgiu o Movimento Modernista, o qual promoveu o apreço das pessoas às lendas folclóricas do Brasil. Além disso, a Semana da Arte, que ocorreu em 1922, também ajudou na popularização folclórica. Nesse período, Mário de Andrade foi um grande nome para a difusão das lendas folclóricas. Ainda nesse século, a TV também ajudou em tal expansão com criação de programas que contavam as histórias das lendas em forma de entretenimento, como o Sítio do Pica Pau Amarelo;
- Século XXI: as lendas do folclore passaram a ser valorizadas em eventos, festas populares escolares e diversos festivais. Além disso, a conexão das pessoas à internet e a documentação histórica no meio online também ajudaram na popularização do folclore.
É válido ressaltar que houve uma evolução do folclore brasileiro ao longo do tempo, apesar de que as suas raízes se mantiveram. Afinal, a base folclórica brasileira é a cultura popular do Brasil, a qual consiste em uma conexão entre os elementos culturais africanos, indígenas e europeus - além dos imigrantes, como japoneses e alemães, é claro.
Para que o folclore, de fato, se popularizasse no país, foram implementadas diversas estratégias. Em primeiro lugar, o ex-presidente Castello Branco assinou um decreto para a criação do "dia do folclore", em 1965. Assim, ficou instituído que o dia do folclore no Brasil é 22 de agosto.
Na Semana da Arte Moderna de 1922 houve também uma ampla divulgação do folclore, havendo a criação de diversas obras que remetem à cultura popular brasileira. Por fim, também teve-se a criação da Comissão Brasileira do Folclore em 1947.
Influência na literatura, arte e identidade nacional
É significativo o impacto das lendas folclóricas na literatura, arte e identidade nacional brasileira. Isso porque muitos livros foram influenciados por elementos folclóricos, assim como na ilustração, esculturas e pinturas. Além disso, o folclore cultura popular é um elemento cultural importante da identidade brasileira. Vamos discutir um pouco sobre esse assunto?
Impacto do folclore brasileiro na literatura
É bem possível que você já tenha lido algum livro que retrate as lendas do folclore, com até mesmo a presença de personagens folclóricos. Isso comprova como o folclore brasileiro apresenta alta influência sobre a literatura.
Essa inserção de elementos folclóricos à literatura enriquece as histórias e ajuda o leitor a entender as raízes culturais populares do Brasil folclore. Há livros, por exemplo, que contam a conexão entre o homem e a natureza, a identidade cultural brasileira e os valores do país.
Dessa forma, os livros conseguem manter as lendas folclóricas vivas através de tal documentação. Essa é uma forma de preservar o folclore e transmitir as histórias de geração em geração. Alguns exemplos de livros que abordam sobre o folclore brasileiro são:
- O Guarani, de José de Alencar;
- Meu Livro de Folclore, de Monteiro Lobato;
- Lendas Brasileiras, de Flávio de Souza;
- Folclore no Brasil, de Luis Câmara Cascudo.
Portanto, se você quer saber um pouco mais sobre o folclore brasileiro, de forma intrigante e interessante, recomendamos que leia algum - ou alguns - dos livros citados em nossa lista. Vale ressaltar que o autor Luís da Câmara Cascudo possui diversas obras sobre o folclore brasileiro, sendo um dos maiores estudiosos do país sobre o assunto.
A arte e o folclore brasileiro
Os elementos folclóricos são frequentemente inseridos nas obras artísticas. Os cenários, os personagens e diversos outros elementos são representados no meio artístico. Inclusive, muitos artistas utilizam tais elementos para tratar de assuntos sociais a fim de retratá-los e discuti-los a partir de uma percepção cultural, considerando a sua complexidade.
O folclore brasileiro na construção da identidade do Brasil
As lendas folclóricas ajudam na criação, e portanto fazem parte da identidade de uma nação. Isso porque tais lendas possuem profunda relação com as tradições, os costumes, as crenças e os valores de um país. Sendo assim, as lendas dizem muito sobre a história de um povo. Inclusive, narrativas folclóricas como do saci pererê, boto-cor-de-rosa e iara refletem a cultura brasileira.
Portanto, a dica que fica é: se você quer conhecer mais sobre a história de um povo, aproveite para se aprofundar em suas histórias, lendas e mitologias. Essas narrativas representam, profundamente, a identidade cultural de uma nação. Isso porque tais histórias incorporam elementos das raízes culturais do país.
Reconhecimento e preservação do folclore
Diante da importância do folclore para um país e da sua representação histórica e cultural, é fundamental que se tenha o reconhecimento e se mantenha a preservação das narrativas folclóricas. Essa preservação pode ocorrer através das criações artísticas e audiovisuais (filmes e séries), da documentação em filmes, da realização de eventos, entre outros.
A importância da preservação do folclore brasileiro é tamanha, que é fundamental que os professores ensinem sobre tais narrativas em aula de historia diferente. Aprendendo história do folclore, o aluno consegue entender mais sobre a própria história do país. Para aprender com mais facilidade e riqueza de detalhes, uma aula de história particular pode ajudar bastante!
Então, gostou do nosso guia sobre a origem do folclore, a evolução e as lendas folclore brasileiro? Comente a sua opinião sobre o nosso texto e compartilhe com outras pessoas, se esse artigo tiver contribuindo com os seus estudos! Além disso, se você conhece alguma curiosidade sobre o folclore brasileiro, deixe-a nos comentários!









