A história do cavaquinho no nosso país se entrelaça com a chegada dos colonizadores portugueses, já que esse instrumento com origens em Portugal chegou no Brasil trazido pelas caravelas.
Foi principalmente no final do século XIX que o cavaquinho ganhou notoriedade no nosso ritmo, o choro. O pequeno instrumento de quatro cordas conquistou um lugar de destaque no cenário musical brasileiro. Músicos extremamente talentosos como Waldir Azevedo, Pixinguinha e Jacob do Bandolim elevaram o cavaquinho a outro patamar, descobrindo toda a sua versatilidade e capacidade musical.
Mas não foi só no choro que esse instrumento se popularizou em nosso país. O samba também adotou o cavaquinho como uma das suas principais estrelas. Hoje em dia, não há uma roda de samba que não tenha um cavaquinho tocando entre os instrumentos.
Com o passar dos anos o cavaquinho começou a compor outros gêneros musicais brasileiros, graças a sua versatilidade, podemos ver esse instrumento na Bossa Nova, no pagode, na MPB e por que não no rock?
Atualmente o cavaquinho é considerado um patrimônio imaterial e um símbolo da cultura popular brasileira. Saiba mais sobre como o cavaquinho aqui chegou e porque se tornou tão popular no nosso país.
Como o cavaquinho chegou ao Brasil?
O cavaquinho tem origem na região do Minho, muito popular nas cidades de Braga e Guimarães em Portugal, e, portanto, chegou nas terras brasileiras trazido pelos colonizadores portugueses. Apesar de ser um instrumento português, foram principalmente os escravos e seus descendentes que começaram a incorporar o instrumento nas suas manifestações musicais, adaptando o cavaquinho ao contexto social e cultural da periferia.
O choro e o samba foram os primeiros ritmos que adotaram o cavaquinho como uma de suas estrelas. Foram nesses ritmos que grandes mestres da música exploraram toda a versatilidade do instrumento.

Nas rodas de samba ele começou a imprimir um ritmo marcante e contagiante.
Com o passar dos anos, a versatilidade do cavaquinho o levou a diversos gêneros musicais, como a Bossa Nova, a Música Popular Brasileira e o Pagode.
Atualmente podemos dizer que o cavaquinho já é mais brasileiro que português, já que se integrou tão bem nos nossos ritmos mais alegres e populares e é tocado no Brasil desde o período colonial. Em conjunto com o pandeiro, o cavaquinho forma a base dos principais ritmos do nosso país.
E foram nas mãos de alguns ilustres cariocas que esse instrumento se popularizou ainda mais. Não podia ser diferente, já que o Rio está para o Samba assim como o Samba está para o cavaquinho. No choro ele é tocado junto com a flauta e o violão e no samba é um dos únicos instrumentos de harmonia, que em conjunto do pandeiro formam uma dupla perfeita.
Conheça mais sobre a origem do cavaquinho e como ele saiu de Portugal para conquistar o mundo e principalmente o Brasil.
Qual a importância do cavaquinho para a cultura brasileira?
O cavaquinho é tão importante na cultura brasileira, que em outubro de 2022 foi reconhecido pela Direção-Geral do Patrimônio Cultura como um Patrimônio Cultural Imaterial no Inventário Nacional Brasileiro.
No Brasil, esse instrumento está presente nas congadas e também nos nossos principais ritmos como o choro, o samba, o pagode, o frevo, o baião e a bossa nova.
O choro é um dos ritmos brasileiros mais antigos e foi fundamental para a popularização do cavaquinho, até chegar ao samba, no início do século XX. A sua essência alegre encaixou perfeitamente no samba, fazendo a união perfeita entre instrumento e ritmo. O pagode, que nasceu a partir do samba, também adotou o instrumento na sua composição harmônica.
Os principais fatores que contribuíram para a popularização do cavaquinho no Brasil são a acessibilidade, sendo um instrumento disponível para as mais diferentes classes sociais. A versatilidade e capacidade de se adaptar a diversos gêneros musicais. A maestria de talentosos músicos, que abordaremos com mais detalhes no decorrer do texto e por fim, a sua influência nas manifestações culturais populares, que contribuíram para a sua disseminação pelo território nacional.

Como podemos ver, a popularização do cavaquinho no Brasil se deve a um processo longo, rico e muito dinâmico. Essa popularização acabou por consolidar o instrumento como um símbolo da nossa cultura. A canção "Brasileirinho" de Waldir Azevedo é uma canção amplamente conhecida e tocada por todos os estudantes do instrumento.
A música composta para ser tocada com cavaquinho encanta várias gerações com sua melodia expressiva e vibrante. As pessoas se juntam em uma roda de samba, com um cavaquista ao centro, para celebrar a nossa riqueza cultural e musical.
O forró, que é um ritmo muito brasileiro e alegre, também encaixa perfeitamente na sonoridade do cavaquinho, já que esse instrumento traz muita animação.
Atualmente, não é mais Portugal que importa o cavaquinho, e sim o Brasil. É a sonoridade brasileira do cavaquinho que ganhou relevância no mercado da música internacionalmente.
Principais tocadores de cavaquinho do Brasil
Um dos principais fatores para a popularização do cavaquinho no Brasil foram os talentosos músicos e compositores, instrumentistas tocadores de cavaco que levaram a música tocada nesse instrumento para outro patamar. Seja no choro ou no samba, temos uma lista de nomes brilhantes que enriqueceram o cenário musical brasileiro e contribuíram para a popularização do instrumento no país.
Principais cavaquistas do Choro:
Augusto Sardinha (Garoto): Aníbal Augusto Sardinha, conhecido popularmente como Garoto era filho de imigrantes portugueses e foi um multi-instrumentista que contribuiu para a popularização do cavaquinho no Brasil.
Waldir Azevedo: possivelmente é o músico brasileiro mais conhecido, o verdadeiro mestre do cavaquinho. Ele dominou o cenário musical do choro nas décadas de 60 a 80 com composições brilhantes em que o cavaquinho figura como solista. São exemplos das suas composições músicas como Brasileirinho, Chiquita, Pedacinhos do céu e Delicado. Infelizmente nos deixou muito jovem, aos 57 anos, em setembro de 1980.
Pixinguinha: ainda dentro do choro, temos outro músico importante do gênero. Pixinguinha aprendeu a tocar cavaquinho com os irmãos e compôs uma das músicas mais emblemáticas do ritmo: Carinhoso.
Roberto Barbosa (Canhotinho): considerado pelo Waldir Azevedo como o seu sucessor, Canhotinho integra o consagrado grupo musical Demônios da Garoa.
Principais cavaquistas do Samba:
Paulinho da Viola: Paulo César Batista de Faria, o Paulinho da Viola é conhecido principalmente por sua maestria com a viola, mas é também um exímio cavaquinista. Ele é compositor tanto de choro como de samba.
Arlindo Cruz: cantor, compositor e instrumentista, o sambista e pagodeiro Arlindo Cruz é um cavaquinista de primeira. Criou mais de 500 músicas ao longo da sua carreira. Ganhou o seu primeiro cavaquinho com apensa sete anos. Aos doze já tirava várias músicas de ouvido.
Dudu Nobre: João Eduardo de Salles Nobre, conhecido como Dudu Nobre ganhou seu primeiro cavaquinho aos nove anos e nunca mais se separou desse instrumento. É muito reconhecido no cenário nacional do samba.
Jorge Aragão: antigo integrante do grupo Fundo de Quintal, Jorge Aragão além de um grande cantor e compositor, também toca cavaquinho com maestria. suas canções são interpretadas pelos maiores nomes do samba como Alcione, Beth Carvalho e Zeca Pagodinho.
Esses são só alguns dos principais cavaquistas, cavaquinistas ou tocadores de cavaquinho que temos no Brasil. Todos eles fizeram composições em que o instrumento atua como um solista e é ele quem dita o ritmo e a harmonia.
Tipos de música que utilizam o cavaquinho
O cavaquinho é um instrumento muito versátil, como já dissemos, e por isso pode ser utilizado em diversos gêneros musicais, não se limitando ao choro, samba e pagode.
Claro que o primeiro ritmo brasileiro que incorporou o cavaquinho foi o choro, e posteriormente o samba, como já foi dito. Mas além de criar acordes para o samba, o cavaquinho pode passear muito bem por outros ritmos.
- Choro: nesse ritmo o cavaquinho é utilizado em improvisações melódicas e solos instrumentais.
- Samba: nesse gênero o cavaquinho é o principal responsável pelo arranjo rítmico e nos acordes.
- Frevo: apesar de ter uma batida muito rápida, também é possível fazer a levada do frevo no cavaquinho. Os cavaquinistas mais experientes conseguem tocar a batida do frevo a partir do cavaquinho.
- Samba enredo: o cavaquinho tocado em uma batida mais rápida.
- Músicas populares e canções regionais: o cavaquinho também é usado em congadas e seu timbre agudo e brilhante de encaixa bem em estilos musicais tradicionais.
- Forró: sim, é possível tocar forró no cavaquinho, nem só de sanfona, triângulo e zabumba vive o forró.
Veja algumas músicas de forró tocadas em solo de cavaquinho.
- Bossa Nova: apesar de não ser um instrumento comum na bossa nova, que é mais comum ser tocado no violão e ser considerado uma simplificação da batida do samba, também é possível tocar músicas de bossa nova como Chega de Saudade e Wave no cavaquinho.
Agora que você já sabe da importância do cavaquinho para o Brasil e como ele é versátil e acessível, que tal começar a tocar cavaquinho? Agende uma aula de cavaquinho online ou presencial com um dos nossos super professores do instrumento. A Superprof conecta você aos melhores professores de cavaquinho do Brasil.
E então, pronto para começar a aprender a tocar cavaquinho?