A persistência é o caminho do êxito.
Charles Chaplin
É comum que pessoas com dislexia tenham dificuldade em acompanhar/compreender os conteúdos no período escolar. Em casos como esse, é necessário definir estratégias de ensino-aprendizagem para que o aluno consiga tirar boas notas na escola.
Essas estratégias precisam estar ligadas às principais dificuldades do estudante, como falta de concentração, confusão com letras/números e lentidão na identificação de palavras e na decodificação de sons, de modo a "tratá-las".
Se você deseja conhecer estratégias de como melhorar o processo de aprendizagem do aluno com dislexia no período escolar, continue acompanhando este artigo. Falaremos sobre como realizar atividades lúdicas, escrever mapas mentais, ter aula particular, entre outros!
Use estratégias lúdicas e multissensoriais
Ao se utilizar o movimento, o toque, a audição e a visão, as pessoas conseguem aprender mais. Afinal, as atividades multissensoriais e lúdicas auxiliam no processamento das informações. Dessa forma, o estudante disléxico pode identificar e reconhecer as palavras mais facilmente.
Então, que tal utilizar o seu sistema sensorial ao seu favor durante os estudos? Veja uma lista de opções de atividades lúdicas e multissensoriais que ajudam no aprendizado:
- Soletre palavras com amarelinha. As crianças pulam nas letras para fazer a soletração correta da palavra indicada;
- Busque pelo tesouro. Para isso, é preciso escrever letras em pequenos papéis e distribuí-los pelo ambiente - pode ser na sala, no quarto ou até mesmo no ambiente escolar, como sala aula - e pedir para as crianças encontrá-los a fim de formar determinada palavra. Depois, peça para os pequenos colarem as letrinhas em um grande cartaz;
- Utilize diversos materiais para formar palavras e frases, como cola, papel (offset, couché, kraft, A4 ou qualquer outro), tesoura, tintas, canetas, entre outros;
- Pratique palavras-cruzadas, jogo da forca e caça-palavras. Essas brincadeirinhas ajudam na identificação das letras, sílabas e palavras, além de estimular a capacidade de memorização;
- Utilize recursos audiovisuais para estimular a capacidade de compreensão de determinados assuntos. Histórias com imagens acompanhadas de áudio são sempre uma boa opção. Isso porque as atividades lúdicas auxiliam no entendimento do indivíduo com dislexia;
- Faça leituras juntamente com a criança - e considere o seu tempo de aprendizado/entendimento. Ao longo da leitura, se houver dúvidas ou dificuldade na compreensão, você pode ajudá-la. Além disso, estimule a sua capacidade de interpretação e memorização, pedindo-a para escrever o nome dos personagens da história ou desenhar cenas que representem o texto lido;
- Utilize diagramas, gráficos, dominós e diversos outros recursos educativos para realizar atividades de cálculo. Dessa forma, a criança pode compreender melhor os conceitos de matemática, e assim calcular com mais facilidade.
Vale ressaltar que o uso dessas estratégias diminui a chance de que o aluno "se perca" durante a leitura ou ao ouvir uma explicação, por exemplo. Na verdade, essas metodologias elevam a atenção do estudante ao estimular os seus sentidos durante o processo de aprendizado.
Isso tudo ajuda a melhorar a compreensão das informações, de modo que os alunos com dislexia consigam decodificar as palavras e assim ler e escrever com mais facilidade. Portanto, essa abordagem é bastante efetiva, principalmente para os estudantes que estão em processo de alfabetização.
Em relação ao dia a dia, também recomenda-se utilizar recursos que facilitem a rotina, como relógio digital e calendário. Isso porque, geralmente, as pessoas com dislexia apresentam dificuldade em verificar as horas em um relógio analógico e em se organizar.
Além disso, lembre-se sempre de fazer elogios a alguém que possui dislexia e evoluiu em algum âmbito da sua vida - seja na realização de algum cálculo matemático ou na compreensão de determinada história. Afinal, todo mundo se sente mais motivado ao receber elogios, não é mesmo?
Existem também alguns recursos que são vendidos para auxiliar os alunos com dislexia. Um exemplo disso é um livro chamado "101 atividades para dislexia", que inclusive pode ser encontrado em PDF facilmente ao pesquisar no Google. Portanto, invista em livros, aplicativos e todos os recursos que se encontram à sua disposição para facilitar a aprendizagem.
Utilize representações gráficas visuais e recursos auditivos
Uma das principais dificuldades encontradas pelos disléxicos é a decodificação das palavras. Sendo assim, a leitura de um texto longo pode ser um processo desgastante e bastante lento. Para isso, uma boa opção é utilizar os mapas mentais ao seu favor, visto que eles são uma representação gráfica que tem o objetivo de apresentar/organizar informações.
Isso significa que os mapas mentais ilustram os conteúdos e sintetizam informações a fim de compartilhar conhecimento em âmbito visual. Dessa forma, utiliza-se desenhos, cores... E diversos outros recursos. Essa é uma excelente forma dos disléxicos adquirem mais conhecimento sobre determinado assunto.
Além dos mapas mentais, você pode utilizar outro recurso para estudar: o audiobook. Já que muitas pessoas com dislexia possuem dificuldade em decodificar as palavras lidas, o áudio pode ajudar bastante na sua compreensão sobre determinado assunto, assim como na memorização. Então, aposte nos livros narrados que podem ser encontrados facilmente nos serviços de streaming, como Spotify e Deezer!
Se você gosta de utilizar esses recursos diferentes, foque nesses modelos de aprendizado para facilitar mais os seus estudos. Sendo assim, leia infográficos, flash cards, entre outros. Obs: se quiser, você pode criar os seus próprios mapas mentais, do jeito que preferir. Então, vale a pena investir nesse método!
Faça aulas particulares com professores especialistas
A busca por aulas particulares é uma das primeiras coisas que os pais fazem ao descobrir que o filho apresenta dislexia, ou seja, após o diagnóstico desse transtorno de aprendizagem que afeta, principalmente, a capacidade de decodificar/reconhecer palavras, o que dificulta a leitura e a escrita.

Os professores particulares ajudam no desenvolvimento do aluno com dislexia, visto que utilizam diferentes técnicas, como as que citamos acima, para facilitar o aprendizado do estudante e motivá-lo a estudar mais e mais.
Portanto, o tutor utiliza técnicas que trabalham a audição, a visão e o tato, o que facilita o processamento das informações. Além dessas estratégias auxiliarem no aprendizado do estudante, essas também motivam mais os estudantes a aprenderem. Afinal, nada melhor do que aprender com vários recursos diferentes, não é mesmo?
Além disso, os professores particulares também consideram o tempo de aprendizado de um aluno disléxico, visto que alguns demoram mais para aprender/assimilar as informações do que outros devido à dificuldade na identificação e formação de palavras. Isso é possível porque as aulas particulares são realizadas sob medida.
Vale ressaltar que, infelizmente, a maioria das escolas não possuem uma metodologia de ensino que facilita o aprendizado de uma pessoa com dislexia. Pelo contrário: o método de funcionamento dificulta a vida dos disléxicos, o que pode provocar desmotivação e distanciamento escolar.
Nesse caso, a presença e o apoio de um professor particular é fundamental. Isso porque o tutor considera as características de aprendizado de cada estudante, de modo a concentrar-se nos seus pontos fracos e desenvolver os seus pontos fortes, o que desperta a motivação do aluno em aprender.
Além disso, o professor particular é um profissional formado para lidar com as diferenças de cada estudante e para definir a metodologia mais indicada para cada perfil de aluno. Inclusive, o principal objetivo de um tutor é justamente utilizar métodos que promovam o desenvolvimento intelectual do estudante e compartilhar conteúdo, conhecimento e informação.
O tutor também utiliza texto para trabalhar dislexia e sabe aluno com dislexia como alfabetizar e como deve ser a avaliação de um aluno com dislexia. Ao utilizar as estratégias pedagógicas para alunos com dislexia, os resultados podem ser surpreendentes.
Por fim, se você possui dislexia, busque dar o seu melhor durante o processo de aprendizado! Afinal, todo mundo é capaz de aprender e adquirir conhecimento. Uma prova disso são as inúmeras personalidades com dislexia de sucesso - em âmbito artístico, científico e político - que conseguiram alcançar grandes feitos.
Então, lembre-se de que você é capaz, e de que é necessário apenas seguir as estratégias corretas para melhorar o seu desempenho nos estudos. Com o apoio dos profissionais indicados e com a sua motivação e perseverança é possível chegar longe!
E aí, gostou do nosso conteúdo? Para saber mais sobre dislexia e sua relação com o processo de aprendizado, veja a nossa branche completa sobre o assunto. Assim é possível compreender melhor esse "mundo" e utilizar boas técnicas de estudos para promover o seu desenvolvimento em âmbito intelectual.
Além disso, encontre o seu professor ou professora particular no Superprof. Com o reforço escolar dos profissionais da nossa plataforma, o estudante com dislexia tem o apoio necessário para se desenvolver no âmbito dos estudos, melhorando a sua capacidade de interpretação, memorização e organização e aumentando a sua motivação para aprender mais e mais!





