Futebol é muito simples: quem tem a bola ataca; quem não tem defende.
Com bilhões de torcedores e milhares de clubes, o futebol é um esporte conhecido no mundo todo. Em 1894, Charles Miller trouxe esse esporte para o Brasil, país que abraçou a modalidade e, com o tempo, passou a ser chamado de "país do futebol".
O futebol é um esporte "cheio" de regras, e o primeiro regulamento desse esporte foi publicado em 1848, sendo chamado de "Código Unificado da Inglaterra". Com tal regulamento, houve a liberação da prática do futebol para qualquer país. Até hoje, muitas dessas regras ainda fazem parte do regulamento atual do esporte. Vamos descobrir quais são as regras do futebol conforme a FIFA?
Áreas e medidas do campo
O campo precisa ter um formato e um tamanho específico, conforme o regulamento do futebol. As especificações, que um campo de futebol precisa ter, são:
- Formato retangular;
- Linha lateral com comprimento de 90 a 120 metros;
- Linha de fundo com largura de 64 a 75 metros;
- Linha no meio de campo, que tem o objetivo de dividir o campo ao meio;
- Círculo no meio do campo, com raio de 9,15 metros.
Além disso, a trave precisa ter uma largura de 7,32 metros e altura de 2,44 metros. Vale ressaltar que, então, esse é o tamanho "disponível" para que o jogador faça o gol em cima do time adversário.
Tamanho da bola
Assim como o campo, a bola também tem as suas especificações, conforme o regulamento do futebol. Veja, quais as características que uma bola de futebol precisa, obrigatoriamente, ter:
⚽
Formato
A bola de futebol precisa ser esférica, pois esse formato diminui a resistência do ar, possibilitando que ela se movimente de forma mais suave.
↕️
Tamanho
A bola de futebol precisa ter uma circunferência entre 68 e 70 cm para se movimentar com maior uniformidade.
↔️
Peso
A bola de futebol precisa ter um peso de 410 a 450 gramas (considerando o peso inicial, ou seja, o peso do início do jogo).
Além do formato, do tamanho e do peso, também é fundamental considerar a pressão da bola de futebol. Essa deve ser igual a 600 - 1100 g/cm². Dessa forma, a bola promove uma partida de futebol mais equilibrada e justa.
Tempo da partida
A partida de futebol também apresenta um tempo específico, sendo esse de 90 minutos. Esses 90 minutos são divididos em dois tempos iguais, totalizando 45 minutos, cada um. Portanto, o primeiro tempo conta com 45 minutos (mais acréscimos) e o segundo tempo conta com mais 45 minutos (mais acréscimos).
Os acréscimos podem ser decorrentes de substituições, paradas médicas, advertências, comemorações, checagem do árbitro assistente vídeo (VAR), etc. Vale ressaltar que entre o primeiro e o segundo tempo, o intervalo é de 15 minutos.
Quantidade de jogadores
Cada equipe de futebol precisa ter 11 jogadores (10 na linha + 1 goleiro) em campo. Um desses jogadores é considerado o capitão, que exerce uma função de liderança dentro da equipe. Durante a partida, o técnico pode realizar até 5 substituições.
Vale ressaltar que, se algum jogador, durante o jogo, sofrer alguma pancada na cabeça (também chamada de concussão), o técnico pode realizar uma 6ª substituição, totalizando 6. Portanto, existe essa exceção dentro do regulamento do futebol.
Vestimenta dos jogadores
Os jogadores de futebol também precisam usar a vestimenta adequada, seja para a sua segurança ou para identificação (se o jogador está no mesmo time ou no time adversário, por exemplo). As peças obrigatórias para os jogadores de futebol são as seguintes:
- Camisa com manga (incluindo o escudo do time que defende, o número e nome do jogador e as cores do time);
- Calção para os jogadores e calça para o goleiro (com o escudo do time que defende, o número do jogador e as cores do time);
- Meião;
- Caneleira (que fica embaixo das meias);
- Chuteira com "cravos".
Portanto, essa é a vestimenta completa dos jogadores: camisa, calção, meião, caneleira e chuteira. Se necessário, o jogador pode usar algum item de proteção a mais para promover a sua segurança, principalmente se já estiver lesionado.
Supervisão do jogo
O jogo é supervisionado pelo árbitro e pelos membros equipe arbitragem, que podem punir o jogador de três formas, principalmente. Tais formas estão descritas, a seguir:
🗣️
Advertência verbal
A advertência verbal é dada quando o jogador comete alguma infração considerada "não grave", mas que necessita de correção.
🟨
Cartão amarelo
O cartão amarelo também é uma advertência, porém mais severa do que uma simples advertência verbal.
🟥
Cartão vermelho
O cartão vermelho gera a expulsão do jogador da partida de futebol, com impossibilidade de substituição, o que indica que haverá um jogador a menos no time até o final da partida.
Geralmente, o cartão amarelo é dado em situações como: ação imprudente, conduta desportiva, falta (segurar ou empurrar o jogador do time oponente), comportamento provocativo (seja com o jogador ou torcida do time adversário), entre outros.
Já o cartão vermelho é dado nas seguintes situações, por exemplo: ação violenta ou agressiva (dar uma cotovelada no jogador oponente ou agredi-lo fisicamente, por exemplo), cometer uma falta com grandes chances de gol, entre outros.
Além das advertências e dos cartões, os árbitros também podem marcar faltas e pênaltis, os quais falaremos melhor, a seguir. Vale ressaltar que as faltas e pênaltis são outros tipos de punições. Assim, o árbitro consegue manter a partida mais segura para os jogadores e mais justa para ambos os times.
Início e reinício da partida
Após o apito do árbitro, no meio do campo, um dos jogadores dá um chute inicial na bola para começar a partida. Se algum gol for marcado, se reinicia a partida, com um chute inicial do meio do campo, que pode ser realizado somente depois do apito do árbitro.
Proibição do uso de mãos
No futebol, o uso das mãos é proibido, com algumas exceções. Em geral, apenas o uso da cabeça, do tronco, das pernas e dos pés são permitidos. As exceções são: uso do goleiro (para defesa, lançamento e reposição) e lançamento lateral (com as duas mãos, segurando a bola, posicionadas atrás da cabeça).
Arremesso lateral
O arremesso lateral é realizado quando a bola sai pelas linhas laterais. A equipe, que faz o arremesso lateral, é a que não tocou a bola por último. O arremesso deve ser realizado no mesmo "ponto" que a bola saiu e o jogador precisa arremessar a bola com as mãos. Gostou de saber a regra arremesso lateral?
Tiro de meta
O tiro de meta é realizado quando a bola sai pela linha de fundo. Assim, o goleiro (ou um jogador) bate o tiro de meta quando um jogador em ação de ataque toca a bola por último e essa sai pela linha fundo. Vale ressaltar que o tiro de meta deve ser cobrado pelo goleiro (ou um jogador) dentro da pequena área. Essa é a regra tiro meta!
Escanteio
O escanteio é realizado quando a bola sai pela linha de fundo. O jogador bate o escanteio quando um jogador em ação defensiva toca a bola por último e essa sai pela linha de fundo. O escanteio deve ser batido na área específica de escanteio, que fica em uma das extremidades da linha de fundo (se a bola sair do lado esquerdo da linha, o escanteio deve ser batido na extremidade esquerda, e vice-versa).
Falta
A falta é cometida quando um jogador age de forma antidesportiva e com imprudência, seja empurrando ou puxando a camisa do jogador da equipe oponente ou tocando a bola com as mãos, por exemplo. A falta pode ser cometida em qualquer lugar do campo, com exceção da grande área (pois, nesse caso, é considerado pênalti).
Quando o árbitro aponta o acometimento de falta, o time, que sofreu a falta, faz a cobrança de um tiro livre do ponto em que a falta foi cometida. Além disso, o jogador, que cometeu a falta, pode sofrer uma advertência ou expulsão, recebendo um cartão amarelo ou vermelho. Já descobriu quais são as regras do futebol? Vamos descobrir também mais sobre o grandioso futebol feminino?
Pênalti
O pênalti é decretado quando um jogador comete uma falta grave dentro da grande área. O time, que sofre o pênalti, cobra um tiro direto a 11 metros de distância do gol. Como não há barreira e a distância é curta, há uma grande possibilidade de conversão do pênalti em gol. Essa é uma das principais regras do futebol.
Impedimento
Um jogador fica em posição de impedimento quando está mais perto do gol adversário do que a bola e o penúltimo jogador em ação defensiva, considerando o instante em que a bola é passada para ele. Mas, o impedimento é marcado apenas, se, nessa situação, o jogador:
- Tocar na bola;
- Disputar a bola com o jogador adversário ou empata a sua visão;
- Ganhar vantagem na posição após rebote do goleiro, do jogador oponente ou da trave.
Vale ressaltar que, se o jogador receber a bola de um escanteio, lateral ou tiro de meta, não há marcação de impedimento. Muitas pessoas têm dúvidas sobre a regra impedimento, porém, a sua explicação é mais simples do que se imagina, não é mesmo?
Prorrogação
Em partidas de mata-mata ou de finais, e o jogo normal termina em empate, se adiciona um tempo na partida de 30 minutos, chamado de "prorrogação". A progorração é divida em dois tempos de 15 minutos, com intervalo de 5 minutos.
Se não houver gols na prorrogação, a partida permanece empatada, e o jogo é finalizado com os pênaltis a fim de determinar um ganhador. Vale ressaltar que a prorrogação costuma ser um momento bastante tenso durante as partidas, e é uma das regras futebol mais importantes.
Quem vence a partida?
O time, que fizer mais gols, vence a partida. Se ambos os times fizerem a mesma quantidade de gols, a partida resulta em empate. Se o campeonato for em pontos corridos, o time que vencer ganha 3 pontos e o time que perder não ganha nenhum ponto (se empatar, ambos ganham 1 ponto).
Mas, se o campeonato for mata-mata ou for uma final, o time que vencer segue no campeonato, enquanto o outro sai da competição. Portanto, o time que fizer mais gols, sai ganhando a melhor. Por isso, a torcida comemora tanto quando o time faz gols!
E aí, aprendeu quais são as regras do futebol? Se você conseguiu entender o conceito de escanteio, falta, pênalti e até mesmo impedimento, deixe o seu comentário de aprovação! Ah, e compartilhe o texto sobre regras jogo futebolísticas com quem gosta de conhecer toda a origem do futebol e sua trajetória!









