A invenção de Rubik evoluiu ao longo dos anos, e os entusiastas de quebra-cabeças começaram a criar diferentes variações do cubo original.
O Cubo de Rubik é um quebra-cabeça 3D com seis lados, sendo cada um de uma cor diferente. Originalmente, cada lado tinha nove adesivos, e as cores mais comuns eram amarelo, branco, azul, vermelho, laranja e verde.
Com o tempo, fabricantes como Qiyi e LanLan Toys passaram a fabricar as peças do cubo com cores sólidas, ao invés de usar adesivos, desta maneira evitava –se ter cubos com cores desbotadas ou adesivos descascados.
Nos primeiros cubos, as posições das cores não eram padronizadas. Contudo, em 1988, foi criado um modelo padrão para os cubos.
Nesse modelo, o branco é oposto ao amarelo, o azul é oposto ao verde e o laranja é oposto ao vermelho e o vermelho, branco e azul são organizados em sentido horário.

Como muitos de nós sabemos, para resolver o cubo de Rubik, cada lado deve ser de uma única cor. Após a invenção do cubo mágico, foram desenvolvidos outros quebra-cabeças com diferentes números de lados, dimensões e adesivos, nem todos criados por Rubik.
Continue lendo para descobrir os diferentes tipos de cubos existentes, como resolver o cubo mágico e outros, suas principais diferenças, curiosidades sobre o cubo mágico e muito mais.
Uma das curiosidades sobre o cubo mágico é que além de ser considerado um brinquedo, também é um quebra-cabeça complexo. Se você está tentando resolver o cubo há algum tempo e ainda não conseguiu, pode sempre procurar ajuda.
Há muitos tutores especializados no Cubo de Rubik disponíveis no Superprof, onde você pode ter aulas rápidas algumas vezes por semana e aprender mais de um método para resolver o quebra-cabeça.
Quantos tipos de cubos de Rubik existem?
O Cubo de Rubik foi originalmente projetado como um quebra-cabeça com seis lados de cores diferentes, mas, ao longo dos anos, muitos fabricantes, como a Qiyi, criaram diferentes designs.
Se você pesquisar no Google sobre "tipos de cubos de Rubik", encontrará uma grande variedade de respostas. Alguns modelos cresceram em popularidade devido ao seu mecanismo interessante, design criativo, tamanho e métodos de resolução.
Embora o Google possa oferecer algumas informações sobre como solucionar as variações do cubo de Rubik, aprender a resolvê-las exige conhecimento, paciência e prática.
Se você quiser se tornar popular pela rapidez na resolução de qualquer tipo de cubo, é preciso um treinamento eficaz sobre as fórmulas do cubo mágico. Você pode contar com tutores no Superprof para aprender soluções para o cubo mágico e dominar essas variações.
Aqui estão alguns dos tipos de cubos mágicos existentes no mercado:
Cubo Mirroir 🪩
O cubo mirroir ou cubo espelhado ganhou popularidade devido ao seu design exclusivo.

Ao contrário do cubo mágico que conhecemos onde as cores são diferentes, o cubo de espelho tem todos os lados da mesma cor, porém tamanhos e formas diferentes.
Inventado em 2006, o cubo de espelho é uma variação do Cubo de Rubik 3x3x3 padrão, é um tipo de quebra cabeça sinuoso, com um mecanismo interno similar, mas com a complexidade do formato irregular das peças.
Mirror Cube, desafio onde a forma importa mais que as cores! Será que você consegue resolver em tempo recorde?
Megaminx 🧩
O cubo megaminx é um cubo com 50 peças móveis (enquanto o Cubo de Rubik tradicional tem 20) e tem a forma de um dodecaedro (um poliedro de 12 faces) também já foi conhecido por dodecaedro mágico devido ao seu design.

Por ter sido desenvolvido por vários designers o megaminx possui diversas variações, dessa forma alguns quebra-cabeças podem ser resolvidos apenas reorganizando os cantos.
Piraminx 🔼
O Piraminx é uma variação tetaedro regular do Cubo de Rubik, introduzida no Japão em 1981 pela Tomy Toys (na época a 3ª maior empresa de brinquedos do mundo).

Desafie sua mente com o Pyraminx! Rápido, divertido e cheio de giros inesperados. Você consegue resolver?
O Piraminx é composto por 4 peças axiais, 6 peças de borda e 4 pontas triviais. Essas pontas podem ser movidas de forma independente, tornando a resolução mais simples em comparação com as outras partes do cubo.
Cubo de Bolso 🧠
O Cubo de Bolso, ou 2x2x2 também inventado por Ernő Rubik, é considerado uma versão simples do Cubo de Rubik.
Para resolvê-lo, é necessário entender a dinâmica do cubo 3x3, pois o cubo de bolso é basicamente uma versão do cubo 3x3 sem as peças de borda e as peças centrais.
Resolvendo todos os tipos de cubos de Rubik
Muitas pessoas colecionam diferentes tipos de cubos e aprendem a resolver como forma de se desafiar ou para se divertir. Se você quer aprender a resolver cada tipo de cubo, pode ser necessário buscar ajuda.
Cada cubo possui uma abordagem de resolução específica, então você pode contratar um professor particular e obter a ajuda necessária para aprender a solução para cada um deles, estabelecer um novo recorde para si mesmo e até treinar o suficiente para estabelecer um recorde no tempo mais rápido que um cubo é resolvido.
Para se tornar um talentoso solucionador de cubos de Rubik, você precisará dedicar algum tempo para aprender a resolver cada forma inventada, apenas pesquisa do google não são garantias de que você dominará a resolução do cubo.
Se você for na Superprof, encontrará diversos tutores prontos para ensiná-lo a resolver em poucos segundos o cubo mágico 3x3 caso você queira se destacar pela rapidez e se tornar o melhor!
Lembre-se de que um tutor pode ensinar ótimos atalhos das diferentes aplicações de cada cubo e colocá-lo no topo.
O que torna cada tipo único?
Você poderia pensar que existe uma única diferença nos diversos cubos de Rubik porém existem diversas diferenças entre os modelos.
Embora os tipos de cubos de Rubik compartilhem o mesmo conceito básico de movimentação de peças, cada modelo terá seu mecanismo e aplicação. Alguns designs terão uma camada de movimentos, outros terão mais de uma camada.
Por exemplo, o cubo mágico 3x3 é um pouco maior do que o 2x2, mas ambos podem ser resolvidos usando técnicas semelhantes, Se você descobrir como resolver o cubo mágico, poderá resolver o outro.
Compreender as variações e como resolvê-las é a chave para resolver o cubo em segundos, mas se você quiser aprender mais, também deve saber sobre todos os benefícios de aprender o cubo de Rubik.
Se você quer se destacar na resolução do cubo sugerimos contratar professores específicos, como os do Superprof, onde tutores podem lhe ensinar atalhos e técnicas que o ajudarão a melhorar ainda mais suas habilidades e conhecimentos para solucionar o cubo mágico.
Uma breve história do Cubo de Rubik
Como já mencionamos, o cubo de Rubik é um quebra-cabeça 3D e sua moldura original foi inventada por um escultor e professor de arquitetura húngaro chamado Ernő Rubik em 1974. A história do cubo de Rubik começa com a criação original do Cubo Mágico.
Em 1980, o cubo de Rubik ganhou o prêmio Alemão de melhor jogo do ano na categoria quebra-cabeça. O brinquedo ganhou popularidade rapidamente devido à grande busca por soluções para o cubo mágico e por disputas de recorde de tempo, muitas empresas e designers começaram a criar variações com base na estrutura original, o que se popularizou rapidamente pelo mundo.
Em janeiro de 2009, 350 milhões de cubos haviam sido vendidos pelo mundo, fazendo deste o quebra-cabeça, e também o brinquedo, mais vendido.
Há rumores de que Rubik criou o cubo para ensinar seus alunos sobre objetos 3D e resolver um problema estrutural de mover as peças de forma independente, sem que toda a invenção se desfizesse.
Segundo relatos, ele não percebeu que havia criado um quebra-cabeça até a primeira vez que embaralhou seu novo cubo e tentou refazê-lo.
Continue aprendendo sobre a história do cubo de Rubik e vá em frente, retire o seu da gaveta, experimente e depois conta pra gente se conseguiu realizar o cubo!