As cores são o sorriso da natureza
Leigh Hunt
Você sabia que, se pegar o amarelo e misturá-lo com o azul, o resultado é o verde? Ou se misturar um pouco de vermelho com um pouco de amarelo dá para chegar ao laranja? A possibilidade de mistura de cores é extensa, e você pode fazer as combinações conforme a sua criatividade - e, claro, às suas preferências.
tipos de combinações "clássicas" do círculo cromático
Vale destacar que essa combinação pode ser entre cores primárias e secundárias, entre cores secundárias e terciárias... É possível fazer diferentes tipos de "uniões". Dito isso, vamos entender como é possível misturar cores e obter os melhores resultados?
Por que misturar cores?
É necessário misturar cores porque, quando as combinamos, mais cores são geradas. Por isso, existe a simples fórmula de cor A + cor B = cor C. Um exemplo disso é a mistura entre o amarelo e o azul, que resulta na cor verde. Isso ocorre porque essas duas cores refletem a luz verde.
Esse processo de absorção e reflexão de luz dos pigmentos ocorre na mistura de diversas outras cores. Por exemplo, no magenta + amarelo, o resultado é a cor vermelha, pois ocorre a absorção do verde e a reflexão do vermelho. Veja quais são os resultados de diferentes misturas de cores:
Uma das teorias mais importantes em volta da mistura de cores é o do Sistema Subtrativo. Nesse caso, as cores são formadas a partir da absorção e reflexão de determinadas faixas de luz. Isso porque cada pigmento absorve parte da luz e reflete uma outra parte. O resultado da reflexão é a cor que enxergamos.
Vale destacar que cada pigmento possui a sua própria capacidade de absorver luz. Por exemplo, o amarelo absorve o azul e reflete o vermelho e o verde, enquanto o azul absorve o vermelho e reflete o verde e o azul. A partir da combinação da capacidade de absorção e reflexão de duas cores, se tem uma cor resultante.
Uma informação importante é que existem combinações específicas entre as cores que permitem o resultado mais harmônico e "bonito aos olhos", que são as complementares, análogas, tríades, entre outras.
A combinação de cores complementares corresponde à combinação entre as cores opostas do círculo cromático (por exemplo, vermelho e verde). Já a combinação de cores análogas é a mistura de cores que ficam vizinhas no círculo cromático. Essa combinação pode ser de até 5 cores vizinhas (por exemplo, azul, azul-esverdeado e verde).
A combinação de cores tríades é realizada com cores que apresentam a mesma distância entre uma e a outra no círculo cromático (por exemplo, verde, laranja e roxo). A combinação monocromática, por sua vez, consiste em combinar apenas uma cor com seus diversos tons, luminosidades e saturações.
Considerando as diversas possibilidades de combinações de cores, escolha o tipo ideal!
Ainda que menos conhecidas, também existem as combinações split complementar, que consistem em escolher uma cor principal e combiná-la com as duas cores vizinhas ao seu complemento no círculo cromático; e a as combinações duplo complementar, que combinam duas cores complementares com outras duas cores complementares entre si. Além disso, você também pode combinar cores neutras.
Exemplos clássicos de mistura de cores
Dá para fazer diferentes misturas de cores e, a partir disso, obter outras cores. Alguns exemplos clássicos são a mistura de cores entre o amarelo e o azul, entre o vermelho e o amarelo, entre o vermelho e o azul... Vamos saber mais para misturar cores?
🟡🔵Amarelo + azul = verde
A mistura do amarelo (cor primária) com o azul (cor primária) resulta no verde (cor secundária). Isso ocorre porque a cor amarela reflete vermelho e verde e absorve o azul. Já o azul reflete azul e verde e absorve o vermelho. Assim, a mistura de ambos absorve o o vermelho e o azul e reflete o verde.
Se a mistura for de 70% amarelo + 30% azul, o resultado é de um verde claro e quente de tom vibrante e subtom amarelado. Isso ocorre porque a maior quantidade de amarelo gera maior reflexão de luz.
Mas, se a mistura for 50% amarelo + 50% azul, o resultado é de verde puro, ou seja o verde clássico do círculo cromático, não sendo quente e nem frio, uma vez que a absorção é equilibrada. Por fim, se a mistura for de 30% amarelo + 70% azul, o resultado é de verde escuro e frio, apresentando uma coloração "profunda" de subtom azulado e pouco luminoso.
🔴🟡Vermelho + amarelo = laranja
A mistura do vermelho (cor primária) com o amarelo (cor primária) resulta no laranja (cor secundária). A cor vermelha absorve o azul e o verde e reflete o vermelho, enquanto o amarelo absorve o azul e reflete o vermelho e o verde.
A reflexão de ambos resulta majoritariamente no vermelho, e em um pouco de verde. Assim, o vermelho torna-se dominante na cor, mas o verde clareia o tom. O resultado dessa mistura de cores primárias é a cor laranja.
Na pintura de 70% amarelo e 30% vermelho, o resultado é de laranja claro (que também pode ser chamado de laranja suave ou pêssego). Essa cor tem um tom leve e luminoso, que puxa mais para o amarelo, tornando-a quente.
Já na pintura de 50% amarelo e 50% vermelho, o resultado é de laranja puro. Isso significa que essa mistura resulta no próprio laranja clássico, havendo equilíbrio entre intensidade e calor. Na pintura de 30% amarelo e 70% vermelho, o resultado é de laranja escuro (ou também chamado de laranja avermelhado). Nesse caso, o vermelho domina, o que torna o tom mais profundo e menos luminoso.
🔴🔵Vermelho + azul = violeta
A mistura do vermelho (cor primária) com o azul (cor primária) resulta no violeta ou roxo (cor secundária). O pigmento vermelho absorve as faixas de luz azul e verde e reflete o vermelho. Já o pigmento azul absorve a faixa de luz vermelha e reflete o verde e o azul.
A partir da junção do vermelho com o azul, tem-se a absorção do vermelho, do verde e do azul, mas não por completo, havendo ainda a presença de parte do vermelho e de parte do azul. Isso significa que parte dos reflexos do vermelho e do azul permanecem, e a combinação de ambos resulta no violeta.
A partir dos diferentes percentuais, os resultados são os seguintes: 70% azul + 30% vermelho resulta em roxo frio, que também pode ser chamado de roxo azulado. Essa cor é profunda e parecida com o violeta. Nesse caso, como o azul é predominante, a cor fica mais escura devido à maior absorção da luz.
Já no percentual de 50% azul + 50% vermelho, o resultado é roxo puro, ou melhor, aquele violeta clássico. A característica é de uma coloração limpa e uniforme. O percentual 70% vermelho e 30% azul, por sua vez, resulta em roxo quente ou magenta profundo, sendo bastante puxado para o magenta. Essa cor resultante é bastante clara e viva.
🔵🟣Ciano + magenta = azul
A partir do sistema subtrativo CMY, temos o ciano e o magenta, que são cores primárias. Quando essas cores são misturadas, o resultado é o azul. No caso, o pigmento ciano absorve o vermelho e reflete o verde e o azul, e o pigmento magenta absorve o verde e reflete o azul e o vermelho.
Assim, a mistura de ciano e magenta gera a retenção do vermelho pelo ciano e a retenção do verde pelo magenta. Isso significa que essas cores juntas absorvem o vermelho e o verde, refletindo apenas a luz azul.
Se pegarmos 70% de ciano e juntarmos com 30% de magenta, a cor resultante é azul ciano (que também é chamado de azul turquesado). Essa cor é mais fria e bastante luminosa, puxando levemente para o esverdeado.
Mas, se juntarmos 50% de ciano e 50% de magenta, a cor resultante é azul puro, que nada mais é do que é o azul clássico da escala CMYK. Essa cor é equilibrada, não puxando para o verde e nem para o roxo, sendo o azul padrão.
Além disso, se misturarmos 30% de ciano e 70% de magenta, o resultado é azul arroxeado. Esse azul é mais profundo, apresentando um tom frio e escuro. Esse resultado é decorrente da dominação do magenta sobre o ciano. E aí, vamos misturar cores?
🟣🟡Magenta + amarelo = vermelho
O magenta e o amarelo, que são duas cores primárias, quando misturadas, resultam no vermelho, podendo também puxar para tons de rosa e laranja. Isso ocorre porque o amarelo absorve o azul e reflete a luz do verde e do vermelho. Já o magenta absorve o verde e reflete a luz do azul e do vermelho. O resultado disso é a reflexão em comum de ambos: o vermelho.
Vamos ver como essa mistura pode variar? 70% de magenta com 30% de amarelo dá em vermelho rosado, que é uma cor mais quente e viva. Além disso, 50% de magenta com 50% de amarelo dá em vermelho puro (ou seja, aquele vermelho clássico que já conhecemos). 30% de magenta com 70% de amarelo dá em laranja avermelhado, o qual é quente e bastante luminoso.
🔴🟢Vermelho + verde = marrom
Quando as cores vermelho e verde se misturam, ocorre uma neutralização. Assim, a cor resultante é o marrom. Isso acontece porque o verde e o vermelho são cores complementares no círculo cromático; e quando as cores complementares se misturam, o resultado é tons amarronzados, acinzentados ou olivados.
O vermelho mais verde produz uma tonalidade marrom porque o vermelho absorve o azul e o verde e reflete a luz vermelha, enquanto o verde absorve o azul e o vermelho e reflete a luz verde. Diante disso, a combinação fica a seguinte: o vermelho absorve o verde e o verde absorve o vermelho. Isso significa que, juntas, essas cores absorvem as faixas de luz visíveis, resultando em uma cor escura de pouca luminosidade.
Em casos de percentuais, se colocarmos 70% vermelho e 30% verde, o resultado da cor é de marrom quente, ou seja, um marrom mais avermelhado de baixa saturação. Mas, se colocarmos 50% vermelho e 50% verde, o resultado é de um marrom oliváceo, sendo uma cor bastante neutra, com pouca reflexão de luz. Nesse exemplo, a neutralização é máxima.
Já nos percentuais de 30% vermelho e 70% verde, o resultado é de verde oliva escuro com tons terrosos bastante visíveis. Essa cor resultante apresenta baixa luminosidade e uma tonalidade fria, havendo uma dominação do verde. O processo de misturar cores parece bem divertido, não é mesmo? Para fazer a melhor mistura, recomendamos que estude a teoria das cores nas aulas particulares de pintura!
🔴⚪Vermelho + branco = rosa
A adição do branco a uma cor provoca o seu clareamento, havendo a criação de tons pastéis. No caso do vermelho e do branco, o pigmento vermelho reflete o vermelho e absorve o azul e o verde, e o pigmento branco reflete todas as cores, não absorvendo quase nada. Dessa forma, o vermelho consegue dominar, mas com menos saturação. Essa mistura resulta no rosa (ou também podemos chamar de vermelho claro).
Caso a mistura seja de 70% vermelho e 30% branco, o resultado é de um rosa intenso vibrante e quente. Porém, se fizermos uma mistura de 50% branco e 50% vermelho, o resultado é de rosa médio, que é um tom suave e equilibrado. No mais, se misturarmos 30% vermelho e 70% branco, a cor "gerada" é de rosa claro (ou também chamado de rosa bebê), que é clara, delicada e suave.
Como misturar cores com pintura acrílica?
O primeiro passo é separar os materiais necessários, certo? Esses materiais devem ser tintas acrílicas (principalmente as primárias, como azul, amarelo e vermelho) paleta cores, pincel para misturar (ou espátula) e pincel para pintar.
Para misturar cores, não esqueça dos princípios básicos da pintura: a mistura de cores primárias resulta em cores secundárias; a mistura de uma cor com o branco resulta em tons pastéis; a mistura de uma cor com o preto resulta em tons escuros; e a mistura de cores complementares resulta em marrom (ou tons terrosos).
Faça a mistura de cores na paleta, ou seja, antes de aplicá-la no papel ou na tela. Assim, você terá uma noção "antecipada" em relação à uniformidade e à saturação da cor resultante. No processo de mistura, é necessário adicionar os pigmentos aos poucos para que não ocorram erros.
Além disso, a combinação deve ser feita com as tintas ainda úmidas, uma vez que o processo de mistura é gradativo. No mais, lembre-se: a tinta acrílica seca rapidamente, o que significa que a mistura também precisa ser feita rapidamente.

E aí, aprendeu as técnicas de misturar cores? Se você já começou a fazer diversas combinações, deixe a sua experiência nos comentários! Aprenda ainda mais técnicas de pintura com aulas particulares pelo site da Superprof!
Ah, e se você é do universo do design, arquitetura ou moda, por exemplo, escolha uma cor base e comece a criar a representação visual do seu projeto, com cores terciárias, primárias ou secundárias e outras informações.
Além disso, utilize diferentes modelos de cores para criar um projeto com harmonia, como RGB (red, green e blue), HSL (hue, saturation e lightness), CMYK (modelos de cores subtrativo) ou HEX (código de cores para a web e design digital).









