No Brasil, como em outros lugares do mundo, a escola e os estudos são uma base comum para muitas crianças. As aulas pedagógicas são, de fato, ferramentas que permitem, ano após ano, aumentar o seu nível de cultura, como também melhorar suas perspectivas de futuro de forma sustentável.
E se o desenvolvimento das crianças passa por treinamentos, entre outras coisas, a organização de um ano letivo ao redor do mundo nem sempre se dá da mesma forma.
Do Brasil para o exterior, há algumas diferenças, a começar pela gestão das aulas.
No nosso país, a Base Nacional Comum Curricular é o documento de caráter normativo que vai definir o conjunto de aprendizagens essenciais a todos os alunos, ao longo das etapas da Educação Básica. No Ensino Fundamental, por exemplo, temos disciplinas como Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Matemática, Ciências, Geografia, História e Ensino Religioso. O ensino médio engloba Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Mas se você estiver em outros países, as crianças e adolescentes não aprenderão as mesmas coisas durante seu ano de estudo. A grade educacional evolui de acordo com os alunos, as escolas e os valores dos Estados ou a história dos países.
Entretanto, do ensino fundamental ao ensino médio, algumas disciplinas persistem ao longo dos anos de escolaridade e são compartilhadas em grande parte do mundo. Obviamente, seria impossível elaborar uma lista exaustiva, mas aqui estão as 10 disciplinas que as escolas de todo o mundo ensinam, de forma majoritária.
Quer dar aulas particulares?
Junte-se à comunidade Superprof e compartilhe seu conhecimento com centenas de alunos curiosos e motivados
Matemática, um pilar da educação em todo o mundo
No vasto mundo da ciência, a matemática se destaca pelo interesse que representa. De fato, a matemática está em diversos campos da nossa vida, seja para fazer suas compras, saber quanto tempo falta para um compromisso, dividir uma conta no restaurante com os amigos... a matemática está em toda a parte, e o tempo todo presente.
Essa disciplina ministrada em sala de aula permite a gestão de um orçamento doméstico, por exemplo. Gestão, educação, economia, engenharias, qualquer profissão é estreitamente ou indiretamente apoiada pelo estudo da matemática.

Um ponto comum entre tudo isso? Universalidade! A matemática, diferente das linguagens que podem ser diferentes conforme cada país, é uma disciplina totalmente universal, ensinada em todos os estados, todas as turmas, e em todas as línguas do mundo!
Veja quais são os diplomas essenciais para dar aulas ao redor do mundo.
Ciências, a espinha dorsal das escolas em todo o mundo
Da madeira de uma porta à chuva de março, passando pelas luzes e filamentos de nossas lâmpadas, todas essas pequenas coisas da vida têm como eixo comum recorrer ao conhecimento científico básico. Física, química, biologia, ciência da vida e da terra, tantas áreas que podem ser aprendidas na escola!
Na mesma perspectiva da matemática, as disciplinas científicas, se não forem ensinadas em todas as escolas do mundo, ainda assim têm a vantagem de falar para todos .
Por quê? Pela simples e boa razão de que apelam para o que cada criança, cada aluno, cada indivíduo sabe de melhor: a vida!
História e Geografia, duas disciplinas essenciais

Muitas vezes tendemos a juntá-los e, por boas razões, história e geografia muitas vezes ecoam uma à outra. É um fato: cada país tem uma história. Uma história mais ou menos recente, mais ou menos rica, mas fundamental no desenvolvimento e na formação da sua população.
Se os estudantes brasileiros aprendem a história do mundo através do prisma do descobrimento e da nossa recente história, cada país é livre para fazer o mesmo. Além disso, da pré-história à antiguidade, certos períodos do mundo contribuíram para a universalidade de algumas partes da história.
O mesmo vale para a geografia que, por definição, olha o mundo como ele é, e a qual espaço cada país pertence plenamente. Nisso, a história e a geografia fazem parte de uma base essencial nas escolas, e até nas universidades!
Quais são as condições de trabalho dos professores em todo o mundo?
A língua e a literatura do país, uma matéria fundamental
No Brasil, herdamos o idioma português de nossos colonizadores e temos uma literatura muito rica e repleta de obras primas. Seja qual for o país, seja qual for a escola, a verdade é que aprender a língua materna dos alunos é essencial, para poder evoluir em três etapas, ler, escrever e aperfeiçoar o uso do idioma.
Isso passa pela descoberta da literatura na língua original do país, em muitas nações, mas também pelo estudo do funcionamento gramatical, vocabulário, conjugação, entre outros. Em suma, tudo o que faz a riqueza da escola e a imagem educativa que temos dela, passa pelo aprendizado da língua.
Por meio dessa matéria-prima, é possível transformar uma ferramenta educacional em uma ferramenta de desenvolvimento e abertura ao mundo.
Em uma escola no norte de Delhi, as crianças são recompensadas com base no número de páginas de livros que leem. O suficiente para convidar todos a mergulhar na leitura!
Quer dar aulas particulares?
Junte-se à comunidade Superprof e compartilhe seu conhecimento com centenas de alunos curiosos e motivados
Inglês: o idioma universal
A abertura ao mundo não envolve apenas a aprendizagem, a realização de estudos universitários, a obtenção de diplomas, mas também e sobretudo: a descoberta de outras línguas. E entre as línguas estrangeiras particularmente úteis no mundo, encontramos o inglês.
Seja no Brasil, em Paris, Viena ou Lima, a linguagem de Shakespeare continua sendo uma base da comunicação internacional. Esta é a razão pela qual muitos professores não hesitam em incluí-lo no programa.
Aprender e dominar o inglês significa ser capaz de se comunicar além das fronteiras do seu próprio país, e ser capaz de se abrir para outros temas, outras culturas, outras riquezas.

Línguas estrangeiras: abrindo-se para o mundo desde a escola
Se a língua inglesa se distingue por sua universalidade, não podemos negar o fato de que em muitos países, as línguas estrangeiras são colocadas mais globalmente como base da educação.
No ensino médio, no primeiro ano da universidade ou no nível superior, o estudo de francês, espanhol, mandarim ou mesmo alemão constitui uma parte real de um ano de estudo e o símbolo da futura emancipação.
Porque sim, onde quer que estejamos no mundo, o estudo de línguas estrangeiras e línguas vivas não nos dá nada além de uma ferramenta para entender melhor o mundo e florescer nele . E basicamente, talvez seja a missão mais bonita da escola!
Entre as línguas mais aprendidas do mundo, o inglês está logicamente em primeiro lugar, seguido pelo francês, espanhol, italiano e chinês.
Por falar em idioma estrangeiro, veja os salários dos professores em outros países.
Esporte, a escola em movimento
Parece óbvio dizer que qualquer pessoa é composta de um corpo. E a escola não cuida apenas da parte cultural e intelectual, as também nos ensina a cuidar do corpo que habitamos.
E isso passa pela Educação Física, amplamente ensinada em todo o mundo.
O esporte permite que você se conecte com seu corpo, faça uma ligação entre a mente e o esforço e mantenha sua vitalidade e saúde física em dia.
Artes visuais ou música, despertando os estudantes do mundo
Em geral, a prática artística é uma disciplina fundamental para as crianças. Ela permite explorar a criatividade, a coordenação motora, os sentidos, e muito mais. Mas nem todos os países do mundo tem a sorte de poder ensinar artes para suas crianças.
Vale ressaltar que ao redor do mundo, mais de 58 milhões de crianças não tem oportunidade de frequentar uma escola primária. A educação é, mais do que nunca, uma oportunidade.
O fato é que, ano após ano, a introdução à prática das artes plásticas, do teatro, da música ou da dança, pode desencadear vocações e sobretudo: fertilizar a criatividade.
Em algumas escolas, as artes são opcionais, mas o simples fato de estarem presentes no programa já demonstra o quão essenciais elas são na formação da nossas crianças.
Filosofia, pensando o mundo na escola
No Brasil, a filosofia e a sociologia vem no ensino médio, nos últimos anos da educação básica e antes de ingressar em uma universidade. Em alguns países do mundo, a filosofia tornou-se obrigatória para que você possa aprender sobre os grandes conceitos do mundo.
Etimologicamente, "filosofia" vem do grego e significa o amor à sabedoria. Parece, portanto, óbvio dizer que esse material se impõe mais do que nunca como uma base à qual se agarrar.
Amor, liberdade, desejo, dinheiro, morte, tantas palavras que, em "philo", ressoam como conceitos que, semana após semana, prometem aos estudantes de todo o mundo se conhecerem melhor. Eles e o mundo ao seu redor.
É um estudo de questionamentos fundamentais sobre existência, valores, razão, mente, conhecimento e muito mais. Ajuda a desvendar alguns mistérios da nossa existência, sendo o seu estudo essencial.
Educação moral e cívica na escola
Entre o ensino religioso, ética, cidadania e boa conduto, a educação moral está presente de diferentes formas em muitos países do mundo. Tudo, conforme sua história, religião e costumes.
O desafio desse tipo de educação é formar os alunos para serem cidadãos informados. Cidadãos conscientes das questões morais do seu pais, permitindo um melhor integração na sociedade. Respeitando os seus deveres e os direitos do próximo.
Em suma, é uma espécie de assunto universal, que por mais que ganhe formas diferentes ao redor do mundo, são sempre tratados em sala de aula.
E para você, qual matéria deveria ser ensinada em todo o mundo?
Quer dar aulas particulares?
Junte-se à comunidade Superprof e compartilhe seu conhecimento com centenas de alunos curiosos e motivados