A prática das manobras de skate resulta na melhoria do equilibrio corporal, promoção da socialização, alívio do estresse, e várias outras coisas. As vantagens não são apenas sobre o aprendizado de manobras radicais.
Vamos descobrir 10 boas razões para começar as aulas de skate para iniciantes? Leia, neste artigo, os top dez motivos para aprender a andar de skate pela cidade! Daqui a um tempo, você já estará executando um kickflip mctwist ou um bigspin no seu sk8!
Melhoria da coordenação motora e do equilíbrio
Na prática do skate, você precisa usar os braços para manter o equilíbrio e usar as pernas para controlar o movimento, girar e empurrar o skate. É preciso usar os braços e as pernas de forma coordenada para executar as manobras.
Para fazer as manobras mais difíceis, você ainda precisa usar o seu tato, a sua visão e a sua consciência corporal ao mesmo tempo, o que demanda bastante equilíbrio do seu corpo. Pensando nessa prática constante, já dá para imaginar como o skate ajuda na melhoria da coordenação motora, não é mesmo?
As manobras de exigem a manutenção do equilíbrio para controlar os movimentos do corpo em cima do skate
No mais, a prática desse esporte radical também fortalece os músculos do core, como os quadris, a lombar e o abdômen, fazendo com que você conquiste ainda mais equilíbrio. Ah, e o sistema vestibular (que é a parte neurológica que "cuida" do equilíbrio) também é estimulado com a prática do skate iniciante completo.
Fortalecimento da musculatura
É preciso fazer um grande esforço muscular para fazer as manobras de skate, tá? Por isso, o skateboard fortalece vários músculos do nosso corpo, como:
- Pernas (quadríceps, panturrilhas, glúteos e posteriores);
- Core (abdômen e lombar);
- Braços, ombros e antebraços;
- Músculos estabilizadores do quadril, joelho e tornozelo.
No momento de pegar impulso e manter a postura no skate, os skatistas ativam a região dos glúteos e dos quadríceps. Além disso, os skatistas precisam manter os seus pés sempre estabilizados, fortalecendo as panturrilhas. Os posteriores, por sua vez, são fortalecidos na hora de manter o equilíbrio e absorver impactos de determinadas manobras.
Quando é preciso estabilizar o corpo e mantê-lo equilibrado em áreas instáveis, advinha quais os músculos são fortalecidos? Os músculos do core, o abdômen e a lombar. A região da lombar também é bastante trabalhada - e fortalecida - na execução de algumas manobras e no momento de manter a postura reta.
Já os braços, ombros e antebraços são trabalhados para manter o equilíbrio do corpo em cima do skate, principalmente na realização de algumas manobras, assim como os músculos estabilizadores do quadril, joelho e tornozelo. Então, tudo o que foi listado acima é, de fato, trabalhado na prática do skate completo street iniciante!
Aumento do condicionamento e da resistência física
Engana-se quem pensa que o skate não é um exercício físico intenso. Isso porque a prática do skate exige bastante esforço e o uso de vários músculos, o que aumenta o condicionamento físico e a resistência do skatista. Falando de condicionamento físico, a prática do skate ajuda no seguinte:
- Elevação da frequência cardíaca, fortalecendo o sistema cardiovascular;
- Ativação de vários músculos, principalmente pernas, core e músculos estabilizadores;
- Aprimoramento do equilíbrio, com a prática constante de movimentos que exigem coordenação motora.
Essas vantagens relativas ao condicionamento físico ajudam na prática do skate completo iniciante e na realização de vários outros exercícios físicos. Já o ganho da resistência física é relativo aos movimentos de executar manobras, subir em rampas, andar por longas distâncias, tanto em áreas estáveis quanto em áreas instáveis.
Ajuda na queima de calorias e no emagrecimento
Dá para imaginar que é possível perder uns quilinhos com a prática do skate? Pois é! A execução das manobras do skate faz a gente perder muitas calorias (e não são poucas viu!). A prática desse esporte radical exige muito do nosso físico, o que ajuda na alta queima calórica.
O movimento constante de empurrar o skate, se equilibrar em cima do shape e realizar manobras eleva a frequência cardíaca, ajudando na queima de calorias. Além disso, a prática do skate é bem parecida com aqueles treinos intervalados, que consistem na alternância entre esforço moderado (como o deslizamento em rampas) e picos de intensidade (como a execução de manobras).
calorias em 1 hora de treino de skate
Essa perda calórica depende apenas de algumas especificações, como os tipos de manobras que serão executadas, a intensidade do treino e o seu peso corporal. Se você subir áreas inclinadas e executar várias manobras, o seu gasto calórico será maior. Vamos logo atrás de escolher um skateboard iniciante completo?
Promoção da socialização com outros skatistas
O skate é muito mais do que um esporte radical, uma vez que ele ajuda na socialização das pessoas. A comunidade do skate é muito unida, apresentando um forte vínculo. Além disso, o meio do skate é super inclusivo, fazendo com que pessoas de diferentes idades e classes sociais se sintam pertencentes e integrados à uma comunidade.
A interação social se dá principalmente no ensino de técnicas e manobras de skate, fazendo com que os skatistas se ajudem e façam amizade entre si. Com um ajudando o outro, comemorando as conquistas e ajudando nos momentos de falha, cria-se um laço de amizade. Não é à toa que, quem é skatista, tem vários outros amigos skatistas.
Eu nem preciso de muito para viver em paz. Só do meu skate e dos meus amigos anormais.
Lauro Coelho
As praças, as pistas e os skateparks são ambientes de encontro dos skatistas. Nesses lugares, os skatistas, claro, andando de skate, mas também compartilham ideias, fazem brincadeiras, conversam sobre temas variados... Tudo isso é muito importante e contribui para a socialização. Ao praticar skates para iniciantes, você pode encontrar a sua turma e descobrir a origem do skateboard!
Desenvolvimento da flexibidade
A maioria das manobras de skate exige flexibilidade, o que ajuda o corpo do skatista a ficar mais flexível. Por exemplo, as seguintes manobras necessitam de muita flexibilidade corporal:
- Kickflips;
- Slides;
- Grinds;
- Ollies.
Os movimentos de skate exigem flexibilidade principalmente na região dos tornozelos, quadris e pernas. Isso porque as manobras contam com giros, saltos e outros movimentos. Então, dá para deixar o seu corpo muito mais flexível com a prática de skateboard!
Aumento da concentração
Para fazer qualquer manobra de skate, é preciso se concentrar bem, concorda? Se você realiza manobras recorrentemente, o seu nível de concentração irá melhorar bastante. Afinal, você se acostumará a se concentrar em alguma coisa.
As manobras de skate para iniciantes exigem bastante concentração, pois necessitam de força, coordenação e equilíbrio. A concentração deve ser de 100% para que o skatista não falhe e não "acabe" caindo. Além disso, o foco é necessário para que a manobra seja executada perfeitamente.
Vale ressaltar que essa concentração é exigida por longas horas, o que melhora ainda mais a capacidade de focar em algo por um tempo mais prolongado. Se você tentar fazer uma manobra, tentar mais uma vez, aperfeiçoar a execução e tentar mais uma vez... Até conseguir, a sua concentração irá melhorar.
Alívio da ansiedade e do estresse
A prática de skate consegue aliviar o estresse e ansiedade, pois produz serotonina e endorfina, que são neurotransmissores que geram relaxamento e bem-estar. Esse esporte radical também diminui a produção de cortisol, que é o hormônio do estresse. Inclusive, o alívio do estresse é um ponto muito positivo do skate!
Então, se você está a fim de praticar um esporte para se ver livre do estresse e da ansiedade, dê aquela moral para o skate. Além de participar de uma comunidade super convidativa, você praticará um esporte relaxante!
Diminui o colesterol ruim
Como o skate combina atividades aeróbicas e anaeróbicas, esse esporte radical consegue diminuir o índice de LDL, que é o colesterol ruim. Como o skate ajuda na perda de peso, através do alto gasto calórico, indiretamente esse esporte radical também auxilia na diminuição do LDL.
Acessível para todas as pessoas
Por último, o skate é um esporte radical acessível para todas as pessoas, uma vez que crianças a partir de 4 anos de idade já podem começar a aprender as manobras mais simples. Além disso, adultos de até 60 anos (ou mais), se tiverem condicionamento físico suficiente, também podem andar de skate.
E aí, esses 10 motivos são suficientes para você aprender skate para iniciantes? Então, contrate as aulas de skate particulares e aprenda logo a executar um nollie heelflip ou um 360 flip com um professor da Superprof!
Se você quer participar do mundo do sk8, escolha o melhor skate para iniciante (seja um skate montado ou um skate para montar, com rodas, shape e truck da sua escolha) ou até mesmo um skate semi profissional e aprenda as manobras!
Vale ressaltar que os modelos de skates completos são os melhores da categoria para quem ainda não entende muito do universo do skate (seja skate infantil ou para adultos). Após escolher o seu skate, você também pode definir o seu tênis ideal e super resistente e outros acessórios.