O futebol moderno, como conhecemos hoje, foi criado no século X, na Inglaterra. Mas, modalidades parecidas com esse esporte já eram praticadas há muito tempo pelas pessoas. Em 2.500 a.C., por exemplo, uma modalidade esportiva parecida com o futebol era praticada na China.
Há também quem diga que um esporte semelhante ao futebol foi praticado, inicialmente, no Japão. Outros historiadores afirmam ainda que os romanos e gregos foram os primeiros a praticar o esporte. Outros falam que foram os egípcios.
Isso significa que não há uma concordância em comum quanto à origem do futebol. Mas, o que todos concordam é que o futebol é popular, e que tal popularidade se dá pela simplicidade do esporte. É necessário apenas duas coisas para praticá-lo: traves e bola. Ah, claro, também não podemos esquecer dos jogadores.
Futebol se joga no estádio? Futebol se joga na praia, futebol se joga na rua, futebol de joga na alma.
Carlos Drummond de Andrade
Em qualquer lugar, o futebol pode ser praticado - desde um campo de futebol até um terreno baldio. Além disso, o futebol promove cuidados com a saúde e possibilita a socialização entre as pessoas. Interessante, não é mesmo? Para que essa nossa conversa fique ainda mais interessante, acompanhe o texto sobre a origem do futebol, a seguir!
Origem do futebol
Em 2.500 a.C, Huang-ti, um imperador chinês, criou uma modalidade parecida com o futebol para treinar o exército chinês para a guerra. Com tais treinamentos, esse esporte semelhante ao futebol se popularizou entre os soldados chineses.
Essa popularização se deu a ponto dos soldados chineses praticarem esse esporte após os combates na guerra, usando o crânio dos combatentes inimigos. Assim, a prática dessa modalidade se tornou cada vez mais comum dentro do exército da China. Não é à toa que muitos historiadores afirmam que Huang-ti foi quem criou o futebol.
Apesar da história de que o futebol se originou na China ser a mais aceita entre os historiadores, há estudiosos que não concordam com tal fato. Alguns pesquisadores do esporte afirmam que modalidades esportivas parecidas com o futebol já eram praticadas antes de 2.500 a.C., por japoneses, egípcios, romanos e gregos.
Há, inclusive, historiadores que não concordam com nenhum dos fatos citados anteriormente, e indicam que nos primórdios da civilização maia já havia a prática do futebol (ou uma modalidade parecida com o futebol, claro).
Nessa modalidade, havia dois times e o objetivo era atingir um aro fixo. O combate nesse esporte era acirrado a tal ponto, que se decretava a morte do líder do time perdedor. Portanto, não importa qual a época, o futebol sempre teve o mesmo propósito: fazer gol em cima do time adversário.
Como surgiu o futebol moderno?
Independente da origem do futebol, no século X surgiu, na Inglaterra, o futebol moderno, o qual apresentava um formato bem mais parecido com o que conhecemos hoje. No início, o futebol não tinha regras pré-estabelecidas.
Por isso, durante a partida, ocorriam agressões e outros tipos de violência, o que fazia muitos jogadores "saírem" machucados. Vale ressaltar que a maioria dos praticantes de futebol da época eram soldados do exército inglês, o que fez o rei inglês da época, Eduardo II, se preocupar e proibir a sua prática.
Afinal, os soldados ingleses estavam se machucando, e ficando impossibilitados de entrar em combate, devido à prática do futebol, ou melhor às agressividades cometidas dentro de campo. A permissão para praticar futebol voltou apenas em 1681.
Com isso, de 1810 a 1840, ou seja, durante o século XIX, o futebol esporte se popularizou nas escolas da Inglaterra, principalmente nas instituições públicas, pois esse esporte era considerado violento entre as pessoas das classes mais altas, o que não o tornou popular nas escolas privadas.
Primeiras regras do futebol
Uma curiosidade interessante é que as primeiras regras futebol foram criadas em 1830. Tais regras visavam diminuir a violência dentro de campo. Alguns exemplos dessas regras, chamadas de "The Football Rules", foram:
- 11 jogadores dentro de campo (10 na linha e 1 no gol) para cada time;
- Cartões amarelo e vermelho;
- Regra do impedimento;
- Definição da pontuação (com gol na rede do adversário).
Além disso, foram estabelecidos critérios quanto aos contatos físicos permitidos, o que ajudou a diminuir os casos de violência dentro de campo. Tais regras jogo fizeram com que o futebol se tornasse popular não apenas nas classes mais abastadas, mas como também nas classes mais altas.
Popularização do futebol pelo mundo
Em 1863, houve a institucionalização do futebol, que, junto com a criação da FA (Football Association), ajudou a popularizar esse esporte ao redor do mundo. A promoção de torneios também aumentou ainda mais a visibilidade do futebol.
Posteriormente à criação da FA, se deu a criação da FIFA (Fédération Internationale of Football Association), que se tornou a maior federação de futebol do mundo e a responsável pela organização das principais competições, inclusive a copa mundo futebol.
A FIFA, inclusive, foi criada justamente com esse fim: promover a competição entre os países, possibilitando a criação da competição "copa do mundo". O primeiro país que se associou à FIFA foi a Inglaterra. Logo depois, países como a Alemanha, Itália, Hungria e Áustria também se associaram.
Falando nisso, a criação da copa do mundo foi outro evento que ajudou a popularizar esse esporte ao redor do mundo. A primeira copa do mundo ocorreu no Uruguai, no ano de 1930. Ao todo, 13 seleções, ou seja, 13 países dos continentes americano e europeu participaram desse campeonato.
Com sede no próprio país, o Uruguai foi o primeiro campeão da copa do mundo. Até hoje, apenas 8 países conquistaram, pelo menos, uma copa mundo FIFA, sendo eles:
Seleção | Quantidade de títulos | Anos dos títulos |
---|---|---|
Brasil | 5 títulos | 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002 |
Alemanha | 4 títulos | 1954, 1974, 1990 e 2014 |
Itália | 4 títulos | 1934, 1938, 1982 e 2006 |
Argentina | 3 títulos | 1978, 1986 e 2022 |
França | 2 títulos | 1998 e 2018 |
Uruguai | 2 títulos | 1930 e 1950 |
Inglaterra | 1 título | 1966 |
Espanha | 1 título | 2010 |
Como deu para perceber, o Brasil é o país que possui a maior quantidade de títulos. Não é atoa que somos chamados de "o país do futebol". Além de tudo, temos os melhores jogadores do mundo, como Neymar Jr, Vinícius Jr, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Pelé, entre tantos outros.
História do futebol no Brasil
Em 1894, o futebol teve início no Brasil, através de Charles Miller, um estudante paulistano filho de uma brasileira e de um inglês, que passou uma temporada na Europa por alguns anos, voltou para as terras brasileiras e trabalhou para popularizar esse esporte no país.
Para tal feito, Miller - que passou 10 anos na Europa e aprendeu as técnicas de futebol na instituição de ensino Bannister Court School - trouxe alguns objetos essenciais para a prática futebol, que estão descrição, a seguir.
⚽
Duas bolas de futebol (de uma marca conhecida na Europa, chamada Shoot)
Objeto usado pelos jogadores para fazer gol na rede adversária.
🎐
Bomba de ar
Objeto usado para encher as bolas de futebol, quando ficaram "secas".
👕
Vestimentas de futebol
Trajes usados pelos times (geralmente com cores e símbolos diferentes) para diferenciar os jogadores do seu time e do time adversário.
Chegando em São Paulo, logo ele compartilhou as práticas desse esporte com várias pessoas, tornando o futebol conhecido na cidade de São Paulo e, posteriormente, em todo o Brasil. Além disso, ele também compartilhou uma cartilha com as regras do esporte para todos.
Com isso, o futebol começou a ser praticado no São Paulo Athletic Club, que era um clube composto por imigrantes ingleses. Porém, esse clube não tinha o objetivo de promover apenas a prática do futebol, havendo também o treino de outros esportes.
O primeiro clube oficializado especificamente para o treinamento de futebol chamou-se Associação Atlética Mackenzie College. A criação desse clube se deu em 1898, e ele ajudou ainda mais na popularização do futebol Brasil.
Vale ressaltar que, nesse período, o esporte mais popular do Brasil era o remo. Porém, esse foi deixado para trás, quando Miller "trouxe" o futebol para o país. Com tal popularização, em 1902, criou-se o primeiro time de futebol do Rio de Janeiro, o Fluminense Football Clube.
O primeiro duelo foi entre Fluminense Football Clube x Paulistano
Inclusive, o Fluminense Football Clube foi o time responsável por realizar a primeira partida profissional do Brasil, com venda de ingressos e presença da torcida. Nesse dia, 2.500 pessoas presenciaram a partida entre Fluminense Football Clube e Paulistano.
Assim, com o passar do tempo, o futebol foi ganhando mais e mais adeptos no Brasil, sendo um esporte popular tanto nas classes mais baixas quanto nas classes mais altas. A simplicidade e a possibilidade de praticá-lo em qualquer lugar contribuíram com a popularização do futebol no território brasileiro.
Em 1914, foi criada a seleção brasileira de futebol, e o primeiro jogo oficial do Brasil ocorreu em 21 de julho do mesmo ano. Tal jogo foi contra o Exeter City, um clube da Inglaterra. Nesse duelo, a seleção brasileira se saiu melhor, e ganhou por 2 a 0.
Em 1916, com o intuito de expandir a prática de futebol no Brasil, foi criada a Confederação Brasileira de Desportos (CBD). Após essa criação, o futebol no território brasileiro ganhou ainda mais força, fazendo com que todos se interessassem pelo esporte.
Em 1919, o Brasil ganhou o primeiro torneio, sendo esse a Copa América. Já em 1958, a seleção brasileira ganhou a primeira Copa do Mundo, com um jogador, em especial, ganhando grande destaque: Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé, que tinha apenas 17 anos. Depois disso, a seleção brasileira ainda ganhou as copas de 62, 70, 94 e 2002.
Apesar da popularidade do futebol, sabe-se que essa visibilidade é maior em relação às equipes masculinas, ou seja, aos clubes com jogadores homens. Então, ressaltamos aqui a importância de popularizar também o futebol feminino!
E aí, gostou de descobrir a origem do futebol, a história futebol esporte e como esse esporte "chegou" ao Brasil? Se o nosso conteúdo te ajudou nesse sentido, escreva, nos comentários, qual a sua relação com o futebol. Além de escrever nos comentários, também compartilhe este artigo!
Então, está explicado a violência , tão combatida, hoje, no futebol. Não sei porque todo, todo esse mi mi mi no futebol. VAI CORINTHIANS!