O pagode é um desdobramento do samba brasileiro e um ritmo 100% nacional. O termo que antes era usado para determinar as festas, virou o nome do ritmo que conquistou o Brasil. O ritmo, que nasceu no Rio de Janeiro na década de 70, emergiu do samba tradicional, mas também encontrou influências em outros ritmos como o partido alto.
Alguns grupos e cantores foram expoentes máximo do pagode e ajudaram na popularização do ritmo que saiu do Rio de Janeiro para dominar as rádios de todo o país. Vamos te apresentar um pouco mais sobre o pagode e listar os maiores nomes de todos os tempos e os novos talentos que estão surgindo.
Origens e a história do pagode brasileiro
O nosso lema é ousadia e alegria.
Thiaguinho
O pagode é considerado um dos "filhos do samba" e nasceu nos quintais do subúrbio do Rio de Janeiro. O nome pagode era dado aos bailes e festas onde se tocavam ritmos populares, e posteriormente passou a designar também o ritmo musical que conforme significado do dicionário Michaelis é "uma variedade do samba carioca, no qual se utiliza o banjo, o requipe de mão e o tam-tam".
O pagode, que antes era considerado a festa dos escravos nas senzalas e quilombos, ganhou um novo significado no final do século XX. Já na década de 70, o termo era associado as festas realizadas no fundo dos quintais cariocas e nos calçadões de bares, regadas com bebida e onde se tocava samba.
Mas foi no final da década de 70, mas especificamente no ano de 1978 que os cantores Beth Carvalho e Tim Maia visitaram o grupo que veio a ser conhecido como Fundo de Quintal, que fazia uma espécie de samba diferente.
Por falar em ritmo brasileiro, que tal saber mais da história de outro som nascido no Rio de Janeiro, o funk carioca?
Fundo de Quintal: a origem do pagode no Cacique de Ramos
O samba feito por Almir Guineto, que era ex-diretor da bateria da Escola de Samba Unidos do Salgueiro, no grupo Fundo de Quintal tinha uma nova sonoridade e incluía instrumentos novos como o banjo com o braço de cavaquinho, o repique de mão e o tantã.

A nossa rainha do samba, Beth Carvalho, se apaixonou pelo "samba" do Cacique de Ramos e começou então a gravar diversas composições desses novos sambistas. Beth ajudou com isso na revelação de grandes nomes do pagode, como o próprio Fundo de Quintal, Jorge Aragão e Zeca Pagodinho.
Com a aceitação do grande público das músicas gravadas por Beth Carvalho, o pagode começa a ganhar corpo e fama e a conquistar o Brasil todo. Daí em diante, o ritmo cresceu, conquistou uma legião de fãs, se modernizou e lançou grandes nomes no cenário musical brasileiro.
Para conhecer os maiores nome do pagode, continue a leitura do nosso artigo.
Os grandes nomes dos anos 80
Fazer uma lista de maiores ou melhores nomes é sempre um grande desafio. Corremos sempre o risco de deixar de fora alguém que deveria estar. Mas separamos com muito carinho alguns nomes de cantores de pagode, cantoras de pagode ou até grupos de pagode que marcaram época, e que ainda hoje são sinônimos de sucesso no ritmo.
Beth Carvalho (1946 - 2019)
Cantora, compositora e instrumentista, Beth foi uma das maiores intérpretes brasileiras do samba de todos os tempos. Ela trouxe o pagode para os meios de comunicação, como já falamos, e não poderia ficar de fora da nossa lista.
Ao ganhar um violão ainda com oito anos, decidiu seguir na vida artística. Ganhou o título de "Madrinha do Samba", pois ajudou a revelar diversos nomes da futura geração do samba e do pagode.
Jovelina Pérola Negra (1944 - 1998)
Jovelina Farias Belfort, nome de batismo de Joselina Pérola Negra, foi uma sambista de primeira. Sua voz forte e rouca marcou uma época. Sua primeira aparição para o público geral foi no disco Raça Brasileira, uma coletânea de cantores de pagode. Essa mulher forte e talentosa ajudou a consolidar o pagode.
Zeca Pagodinho (1959)
Nas rodas de samba do Irajá, subúrbio carioca onde nasceu e foi criado, Zeca Pagodinho começou a sua carreira como cantor. Integrou também o álbum colaborativo de pagode Raça Brasileira, que lançou outros grandes nomes como o de Arlindo Cruz e Jovelina Pérola Negra. Atualmente seus shows lotam as maiores casas de espetáculo do país.
Art Popular (1984)
Um sinal de que o pagode ganhou o Brasil é que os grupos começaram a se formar também em outros estados. Um exemplo é o grupo Art Popular, que foi formado em São Paulo por uma turma de amigos. O nome foi inspirado na música "Coisa de pele" de Jorge Aragão. A banda ainda permanece ativo e teve o seu último álbum "Batuque de Magia" lançado em 2021.
Veja também a história do sertanejo e os grandes nomes do ritmo.
Raça Negra (1983)
Outro grupo paulista de grande sucesso é o Raça Negra. Quem é que nunca cantou um verso de "Cheia de Manias" que atire a primeira pedra. É um dos grupos que mais vendeu disco em todo o Brasil e tem uma história de mais de 30 anos de sucesso com a liderança do vocalista Luiz Carlos.
Exaltassamba (1985)
O grupo formado em São Bernardo do Campo passou por diversas trocas de integrantes ao longo dos anos, mas continua ativo até hoje. A banda chegou a tocar para Jovelina Pérola Negra nos seus shows.
Um dos maiores sucessos do grupo é a canção "Eu me apaixonei pela pessoa errada". O grupo foi vencedor de Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba/Pagode.
Em 2011, com a saída de Péricles e Thiaguinho, eles tiveram um período de recesso, retornando em 2015 após uma batalha na justiça para utilizar o nome do grupo movidos por Thell e Brilhantina.
Negritude Jr. (1986)
Grupo formado em Carapicuíba em que teve maior sucesso nos anos 90, com várias músicas tocando em todas as rádios. Sua formação inicial contava com o vocalista Netinho de Paula. Um dos grandes sucessos do grupo foi a música Cohab City, que inclusive inspirou o nome do novo grupo formado por Netinho de Paula que leva o nome Família Cohab City.
Sensação (1986)
Outro grupo paulista, formado na zona norte de São Paulo na escola de samba Camisa Verde e Branco, é considerado um dos maiores grupos de samba e pagode da história. O grupo ainda está em atividade, apesar de já não ter a formação original, e seu último álbum foi lançado em 2019.
Katinguelê (1983)
É verdade que o pagode nasceu no rio, mas não é a toa que ganhou fama como o "samba dos paulistas". Grande parte dos grupos de pagode são do Estado de São Paulo, como é também o caso do grupo Katinguelê, que tinha na sua formação original o vocalista Salgadinho. A banda teve um período de pausa entre 2001 e 2005, mas segue ainda hoje em atividade.
Os maiores sucessos dos anos 90
Os grupos nascidos nos anos 80 permanecem fazendo muito sucesso também nos anos 90, e certamente a década de 90 foi a década de ouro para o pagode. O ritmo ganhou popularidade, os grupos passam a se apresentar nos programas de televisão e começam a ocupar espaço nas rádios brasileiras de todos o país. Deixa de ser um ritmo exclusivo de Rio e São Paulo e começa a ser popular em diversos outros estados brasileiros.
SPC e Alexandre Pires (1989)
No final dos anos 80, um grupo de mineiros de Uberlândia resolvem iniciar um grupo de pagode. Nos anos 90 o grupo deslanchou sob o comando de Alexandre Pires. Em 2002, Alexandre deixou o grupo para seguir carreira solo e o seu irmão, Fernando, assumiu os vocais do SPC.
Em 2024, Alexandre se uniu novamente ao grupo para uma turnê em comemoração aos 35 anos do grupo.
Revelação (1992)
O grupo Revelação nasceu em Engenho Novo com um pagode tipicamente carioca. Em 2003, o sucesso do grupo deixou de ser apenas no Rio de Janeiro e passou a ser sucesso em todo o país.
Molejo (1988)
O grupo Molejo, ou Molejão, começou inicialmente no bairro Méier em 1988, mas foi na década de 90 que o grupo ganhou fama. O vocalista Anderson Leonardo fez muito sucesso, e faleceu em 2024, aos 51 anos, em decorrência de um câncer.
As músicas de maiores sucesso do grupo são "Brincadeira de Criança", "Dança da Vassoura", "Cilada", "Samba Diferente" e muitas outras.
Pixote (1993)
Liderado pelo vocalista Dodô, o Pixote também fez muito sucesso dos anos 90, e que permanece até hoje em atividade. Na época da formação, o grupo foi inicialmente chamado de Revelação do Pagode.
Outros Sucessos dos anos 90
Além desses grupos já citados, poderíamos incluir na lista de grandes sucessos dos anos noventa os grupos:
- Soweto (1993)
- Os Travessos (1996)
- Sorriso Maroto (1997)
- Jeito Moleque (1998)
- Karametade (1993)
- Turma do Pagode (1994)
Os destaques do pagode atual
O pagode veio para ficar, ganha novos adeptos todos os dias e já é um dos ritmos nacionais mais queridos e populares. Novos talentos estão sempre aparecendo. Alguns vocalistas de grupo acabam por seguir a carreira solo e continuam a fazer grande sucesso.
Menos é Mais (2017)
Formado no Distrito Federal no ano de 2017, o grupo ganhou fama ao regravar sucessos antigos de outros cantores. O álbum "Churrasquinho Menos é Mais" de 2020 rendeu um disco de Platina para o grupo.
Thiaguinho
Thiaguinho se tornou conhecido em 2002 ao participar do programa Fama na rede Globo. Apesar de não ter vencido o programa, passou a integrar o grupo Exaltasamba como vocalista, onde ganhou fama. Em 2012 lançou seu primeiro álbum. Seu show "Tardezinha" é um grande sucesso, atraindo um público enorme.
Dilsinho
O jovem carioca Dilson Scher Neto começou a sua carreira em 2006, quando tinha apenas 13 anos. Em 2009 formou o grupo Para de Kaô, em 2012 gravou seu primeiro disco solo. Em 2019, a sua música "Péssimo Negócio" foi indicada como música do ano no Prêmio Multishow de Música Brasileira, mesmo ano em que Dilsinho ganhou como Melhor Cantor.
Ferrugem
Jheison Failde de Souza, ou simplesmente Ferrugem, ganhou destaque na mídia com a sua canção "Climatizar". Seu álbum de 2018 intitulado "Prazer, eu sou Ferrugem" ganhou uma indicação ao Grammy Latino.
Seu feet com Felipe Araújo, "Atrasadinha", ganhou o Prêmio Multishow de Música Brasileira, o Prêmio Melhores do Ano e o Prêmio Área Vip como Música do Ano.
Poderíamos ainda incluir nessa lista os cantores Belo, Mumuzinho, Martinho da Vila, Arlindo Cruz. Alguns estão mais para o Samba que para o Pagode, mas todos foram ou ainda são importantes para o fortalecimento e sucesso do ritmo.
E você? Quais são seus grupos ou pagodeiros preferidos? Deixe-nos saber nos comentários.
Referências:
- da Rocha, Guilherme e da BS Yuri - Lista completa: os 25 melhores grupos de pagode da história - 2025
- Arruda, Renata - Cantores de pagode: 13 artistas que definiram o gênero - 2023
- Artistas de Pagode - Last FM - 2025