A internet certamente revolucionou a forma como trabalhamos e a forma como nos comunicamos. Para encontrar uma informação ou para comunicar com aquele parente que mora longe, ou até os que moram perto, diga-se de passagem, a internet virou a principal ferramenta.
Atualmente existem 1,88 bilhões de sites disponíveis na internet. É impressionante pensar a força que a internet ganhou nos últimos 30 anos e como hoje não conseguimos pensar a nossa vida fora da web.
Se você ainda não está dentro desse número bilionário de páginas na web, está na hora de ter a sua. E que tal aprender a programá-lo? Com as diversas linguagens disponíveis para programação web, como HTML, CSS, PHP, Java e muitas outras, você pode construir a sua vitrine online e exponenciar a sua rede de contatos.
Quais linguagens são usadas na criação de sites?
A criação e construção de um site poder ser feita de diferentes maneiras. Você pode, por exemplo, optar por utilizar um editor de sites como é o caso do WordPress ou do Wix, ou ainda pode optar por codificar seu próprio site, totalmente personalizado e único. Mas programar sua própria página requer algum conhecimento informático, especialmente em desenvolvimento e linguagens de programação de computador.
A línguas de programação vêm em forma de códigos. Respeitando as regras de cada um desses idiomas, o desenvolvedor pode controlar a aparência de textos, imagens e outros na página que criou. Para isso, ele deve programar as linhas de código corretamente e respeitar a ordem dos símbolos.

As páginas da web podem ainda ser estática ou dinâmica. Páginas estáticas são aqueles sem nenhuma interação, por exemplo uma página de texto ou imagem. Quando o usuário pode interagir, como por exemplo acessar um menu, fazer ele aparecer ou desaparecer, chamamos essa de uma página dinâmica.
Existem, portanto, várias linguagens de computador disponíveis para codificar um site. Cada idioma desses foi criado por um motivo específico, como design, interatividade ou outro. Entre os códigos mais utilizados, podemos citar:
- HTML
- CSS
- PHP
- Java
- JavaScript
- Python
- MySQL
Use HTML para a base do seu site
A primeira das linguagens a saber para codificar seu site é o HTML, a sigla para Hypertext Markup Language . Esta linguagem é a base de todas as páginas web. O código HTML é usado para criar não só a estrutura do site, como também o conteúdo.
Para alguns, o HTML não é considerado uma linguagem de programação real, pois usa principalmente um sistema de tags . As tags são usadas para indicar que tipo de conteúdo deve ser colocado.
Aprender a dominar HTML é relativamente fácil e acessível para iniciantes em computadores, sendo portanto uma das primeiras linguagens que um aspirante a programador costuma aprender. Ele permitirá que você construa a base do seu site pensando na exibição do mesmo.
Quer aprender mais sobre HTML, que tal conversar com um dos nossos Superprof e agendar uma aula?
CSS para design de site
Podemos dizes que o CSS é complementar a linguagem HTML e uma não vive sem a outra. Isso porque, fazer uma página web simples para exibir testo e imagens muitas vezes não é suficiente para tornar o seu site moderno e acolhedor. Uma vez que o testo é inserido e as imagens colocadas, também é importante projetar o site escolhendo as fontes, a cor de fundo de tela, a posição dos elementos e outras questões visuais importantes. É ai que a linguagem CSS entra. Ela serve para passar uma série de informações sem estilo para algo um pouco mais elaborado e hierárquico.

Esta linguagem de programação, denominada Cascading Style Sheets , é utilizada para modificar a apresentação do site e, como dizemos mais acima, é utilizada em conjunto com a linguagem HTML. Os parâmetros de exibição são acoplados às informações emitidas previamente pelo HTML.
A linguagem CSS não é muito complicada de aprender, no entanto, é necessário reservar um tempo para observar a construção dos sites para entender completamente o papel e a estrutura dessa linguagem.
Usando PHP para criar um site dinâmico
Como mencionamos acima, um site pode ser estático ou dinâmico. No caso de um estático, a codificação HTML simples é suficiente. Juntamente com o CSS, permite exibir informações em uma página, ordená-la e o CSS permite dar forma a ela. No entanto, o site programado apenas com essas duas linguagens não oferece interações com o usuário. Neste caso, portanto, o usuário pede para exibir a página e, em seguida, lê as informações transmitidas.
No entanto, se você deseja um dinâmico, terá que salvar as informações em um banco de dados para que o site não exiba tudo assim que for aberto, mas ofereça as informações quando o usuário solicitar ou clicar. É, portanto, a linguagem PHP a responsável pela gestão deste tipo de website.
O PHP é então usado no lado do servidor e não no lado do usuário.

O PHP será usado em particular para gerenciar os dados quando os visitantes se inscreverem em sua newsletter e, portanto, fornecerem seu endereço de e-mail. O endereço de e-mail não é exibido diretamente no site e fica visível para todos. Ele é processado “nos bastidores” para que o desenvolvedor possa acessá-lo sem que os visitantes do site tenham acesso a ele.
O PHP é então usado para gerenciar toda o back-end do site, aquela parte que é usada para organizar o site para exibir as páginas ordenadas. Isso é chamado de site dinâmico, pois a estrutura do site é programada a montante. Não é uma simples página estática acessível o tempo todo na Internet.
Em geral, a linguagem PHP é usada para processar dados durante a programação que são encontrados em um banco de dados como o MySQL, por exemplo.
Treinamento em JavaScript para criar interação
O JavaScript é muito usado no desenvolvimento web para criar páginas com interações do usuário. Esta é uma linguagem leve, interpretada e baseada em objetos, utilizada principalmente para o desenvolvimento web. Neste caso, não trata-se mais de processar dados, mas de animar a página com, por exemplo, uma mensagem de agradecimento que aparece quando o visitante se inscreve na newsletter, ou uma janela pop-up que chega quando o visitante move o cursor e sai do campo do site, etc.
Trata-se, então, simplesmente de criar uma interatividade entre os visitantes do site e o próprio site. Esta linguagem, portanto, se desenvolve não no lado do servidor como o PHP, mas no lado do usuário. A vantagem é que você pode exibir novas informações em sua página web sem que o visitante precise recarregar a página em que está.
Para que o Python é usado?
Python é uma linguagem de programação de alto nível amplamente utilizada no mundo da web. É uma linguagem muito completa que oferece inúmeras possibilidades. Em particular, permite vincular seu site ao software e desenvolver muitos recursos. É utilizado por gigantes como o YouTube e possui a vantagem de ter um código aberto e uma comunidade muito grande.

Python é uma linguagem bastante simples de aprender à primeira vista. Mas a linguagem é tão completa que você pode se perder rapidamente em todos esses recursos. Comece devagar para domar a língua e vá progredindo pouco a pouco.
Essa é uma linguagem bem interessante e que te trará inúmeras oportunidades de trabalho, pela grande procura de profissionais no mercado.
Como funciona o MySQL?
Por fim, para que seu site fique completo, você pode usar uma linguagem de programação de gerenciamento de banco de dados relacional . A linguagem MySQL permite, em particular, gerenciar todas as informações armazenadas na Internet. Por exemplo, ele permitirá que você gerencie os e-mails de seus assinantes para que você possa recuperá-los facilmente sem que todos tenham acesso a eles.
Dominar a linguagem MySQL não é tão simples e serão necessárias algumas lições de programação antes de poder tomar entender um pouco mais sobre essa linguagem. Não hesite em pedir ajuda a um professor de ciência da computação ou a um amigo que entenda de desenvolvimento web.
Fazer um curso de programação pode estar a seu alcance aqui na SuperProf.
Qual é o melhor idioma para criar um site?
Como você já deve ter percebido no decorrer deste artigo, não existe linguagem melhor ou pior para criar um site. Tudo depende do site que você deseja entregar. Uma página puramente informativa e sem nenhuma interação pode ser facilmente codificada com HTML e CSS. Um site mais básico também terá melhores qualidades ecológicas, pois consumirá menos energia. Por outro lado, um site um pouco mais avançado exigirá o básico de PHP e JavaScript, por exemplo.
A linguagem PHP ainda é muito utilizada. É usado especialmente para sites WordPress. Portanto, você pode desenvolver seu site com bastante facilidade se usar o WordPress e dominar essa linguagem.
Se você quiser aprimorar seu conhecimento um pouco mais, você pode recorrer ao Python ou ao MySQL. Quando atingir esse nível, você pode até começar a considerar uma carreira como desenvolvedor web. Como dissemos, essa é uma carreira em constante ascensão e com muitas oportunidades de emprego.
As linguagens de programação podem ser aprendidas por conta própria, em sites, ou fazendo cursos de programação em escolas especializadas. Não hesite em dar uma olhada nos códigos dos sites que você gosta para entender como eles são construídos. Se estiver usando o Chrome, tudo o que você precisa fazer é procurar ferramentas de desenvolvedor no menu no canto superior direito do site. O código do site aparecerá e você poderá passar o mouse sobre cada área para entender sua codificação.
E ai, está pronto para codificar seu primeiro site? Ou está pronto para aprender mais sobre o universo da programação?









