A inteligência artificial está em toda parte, é difícil negar ou proibir seu uso, principalmente no ambiente escolar. Então, em vez de fingir que a IA não existe, vamos ver como usar o ChatGPT para aproveitá-lo ao máximo, economizar tempo no aprendizado e usar a ferramenta como um recurso adicional para fazer sua lição de casa?
A tecnologia e a inteligência artificial está aí disponível para facilitar o processo de aprendizagem. Seja você aluno ou professor, chatgpt e educação é uma realidade que não se consegue mais evitar. Para entender mais sobre o uso da inteligência artificial nos seus estudos e como usar essa ferramenta ao seu favor, para fazer a tarefa para casa, continue a leitura desse artigo.
Usando bem o ChatGPT: como humanizar um texto de IA para sua lição de casa?
A inteligência artificial é muito prática em vários aspectos. Mas tem uma grande falha: o seu estilo robótico que é sempre o mesmo e facilmente identificável! Por mais que essa ferramenta vai aprendendo e aperfeiçoando a sua liguagem com o uso, o aprendizado de máquina ainda tem algumas limitações.

Se você decidir usar o ChatGPT ou qualquer outra ferramenta de IA para ajudá-lo a fazer o seu dever de casa ou preparar uma apresentação, terá que tornar o conteúdo produzido (muito) mais humano do que ele é apresentado pela ferramenta.
Mas como fazer isso? Seguindo várias etapas:
- Defina claramente seu objetivo
- Seja conciso
- Não pule etapas
- Definir duração da resposta
- Peça esclarecimentos
- Detalhe o resultado esperado
- Verifique as informações fornecidas pela IA
- Fortaleça o ponto de partida
- Use outras ferramentas para ajudá-lo
Acima de tudo, fique atento aos limites da ferramenta e utilize-a como um recurso complementar e não como um software infalível que poderá substituir você! Ainda é importante o papel do aluno e a sua revisão pessoal do texto.
Defina claramente o seu objetivo e seja conciso e específico
Em primeiro lugar, é fundamental que o objetivo do seu pedido seja perfeitamente claro e formulado de forma concisa e específica. Quanto mais informações o Chat GPT ou outra ferramenta tiver, melhor será a resposta que ela vai devolver. Veja mais sobre como usar corretamente o Chat GPT.
Aqui estão alguns exemplos de acordo com as disciplinas para as quais você pode usar inteligência artificial.
Para uma tarefa de português:
❌ “O que é próclise, mesóclise e ênclise?”
✅ “Me dê alguns exemplos da colocação do pronome em relação ao verbo e como usar próclise, mesóclise e ênclise?”
Para uma apresentação de história:
❌ “Conte-me sobre Rui Barbosa”
✅ “Qual o papel de Rui Barbosa na proclamação da República?”
Para aprender melhor os conceitos de filosofia e cruzá-los:
❌ “Fale-me sobre felicidade e razão na filosofia”
✅ “A felicidade é uma questão de razão de acordo com os princípios filosóficos de Kant”
Para praticar uma disciplina da licenciatura em Ciências Políticas:
❌ “Conte-me sobre os posicionamentos políticos direita e esquerda”
✅ “Como surgiu os termos direita e esquerda para determinar posicionamentos políticos?”
O objetivo de cada vez é:
- Restrinja o assunto: apenas dizer "fale-me sobre X ou Y" é muito vago e o ChatGPT provavelmente não lhe dará a resposta que você esperava. Ele fará suas próprias escolhas e omitirá elementos importantes dependendo do contexto da sua tarefa.
- Fornecer contexto (histórico, cultural, etc.)
- Aprenda mais sobre o pensamento de uma personalidade, particularmente em filosofia
- Dar uma temporalidade (particularmente na história ou na economia)
Se e até que você obtenha a resposta desejada, não hesite em refinar a pergunta restringindo ainda mais o tópico!
Que tal ter aulas de reforço escolar ensino fundamental sem sair de casa?
Dê um passo a passo para fazer a lição de casa com IA e humanizá-la
É melhor começar com um ângulo bastante amplo, tendo o cuidado de especificar o objetivo e de formular bem o seu pedido e aperfeiçoá-lo aos poucos.
Por exemplo, se você deseja que o Chat GPT o ajude a escrever um trabalho inteiro, peça primeiro um esboço antes de desenvolver as ideias se, e somente se, o esboço for adequado para você e fizer sentido para você.
Ajuste o comprimento da resposta
O Chat GPT 3.5, a versão gratuita pode produzir até 3.000 palavras. Mas é melhor agir devagar para ter certeza de que a IA responde bem ao assunto que você submete a ela.
Cabe a você ajustar o comprimento solicitado de acordo com sua preferência, adicionando ao prompt "[seu pedido] em 100 palavras / 200 palavras / 300 palavras".
Qualquer ferramenta de IA terá vantagens e desvantagens, é importante conhecer bem para não cair em nenhuma cilada.
Peça esclarecimentos sobre pontos
Você é o humano! Para humanizar o conteúdo produzido pelo Chat GPT, você pode solicitar que ele se expanda em certas partes que lhe pareçam mais importantes dependendo do tema que você precisa responder.
Tudo o que você precisa fazer é adicionar um prompt como "você pode alongar o parágrafo [título da seção] adicionando detalhes mais específicos sobre [seu tópico]" .
Renove sua solicitação quantas vezes forem necessárias!

Detalhe as respostas dadas pelo Chat GPT
Uma vez gerado o seu texto ou antes, você pode especificar elementos no prompt para obter um texto o mais próximo possível daquele escrito por um humano e acima de tudo correspondente ao que você está solicitando.
Aqui estão alguns exemplos de tipos de prompt que você pode adicionar:
- “Use frases curtas” ou pelo contrário “escreva frases longas”
- “Adote um tom de especialista no assunto [especifique o assunto]”
- “Adicione aspas” (cuidado, às vezes ele as inventa sem escrúpulos!)
- “Fale na primeira pessoa do plural”
Cada detalhe conta para tornar o conteúdo mais humano!
Use outras fontes para verificar as informações fornecidas pelo ChatGPT da OpenAI
Não aceite o que o Chat GPT diz como certo logo de cara! Pense como um jornalista ao usar uma ferramenta de inteligência artificial: verifique suas fontes.
O principal problema do Chat GPT é justamente que ele não cita suas fontes. Ele utiliza muitos dados encontrados no Google e os cruza para criar um conteúdo que visa dar uma resposta à sua pergunta (mas não necessariamente a melhor resposta).
No entanto, ele não tem ideia de quais são as fontes melhores ou mais confiáveis. Colocará em pé de igualdade a informação recolhida num fórum e publicada pelo Sr. Fulano de Tal e os dados apresentados numa revista científica, por exemplo.
A informação que ele decide apresentar é bastante aleatória... e nem sempre vem de uma fonte confiável.
Por isso, lembre-se sempre de verificar os dados pesquisando diretamente no Google ou em artigos científicos.
Quem teria acreditado nisso? Ninguém no começo! No entanto, hoje, as informações escritas na Wikipédia são em sua maioria confiáveis e são rapidamente corrigidas quando não o são. E acima de tudo, você pode encontrar diretamente a fonte da informação no final da página.
Claro que você não vai usar a Wikipédia para escrever a dissertação do seu mestrado ou sua tese de doutorado, mas para um trabalho acadêmico do nível médio ela pode te ajudar muito.
Fortaleça o aviso de partida
Se o Chat GPT não lhe der o que você tinha em mente, reformule, refine, fortaleça o prompt inicial adicionando informações e solicitações para direcioná-lo da melhor maneira possível.
Por exemplo, você pode perguntar: “Para cada um desses 6 parágrafos, dê-me uma citação famosa que se relacione com o parágrafo”.
E se isso ainda não lhe agradar, você pode orientá-lo ainda mais, pedindo-lhe que faça uma citação de uma pessoa específica neste ou naquele parágrafo.
Use outras ferramentas para humanizar o texto gerado por IA
Duas outras ferramentas podem ajudá-lo a gerar um conteúdo mais humano.
Tente usar a ferramenta Undetectable.AI. Você pode testar a ferramenta com 250 palavras, mas depois disso infelizmente terá que pagar!
Permite alterar a voz do texto e dar-lhe um estilo de escrita específico e mais humano.
Outra ferramenta que recomendamos fortemente para enriquecer seu vocabulário e usar palavras mais adequadas é o Grammarly. A ferramenta o ajuda a encontrar as palavras que você precisa, seja para escrever um e-mail mais complicado ou para transmitir seu ponto de vista.
O outro problema da IA , como você verá, é que os termos usados costumam ser os mesmos. Além de pouco variados, não refletem todas as nuances possíveis do português e toda a riqueza do nosso vocabulário.
Os seus conhecimentos aindda continuam a ser a melhor forma de humanizar o seu trabalho de casa feito com a ajuda da IA!
Você pode perguntar diretamente ao Chat GPT “dê-me 15 maneiras de tornar seu conteúdo menos robótico e mais humano”. Uma vez obtida a resposta, você pode pedir-lhe que “reescreva o texto integrando os seguintes 15 elementos de estilo de forma parcimoniosa e equilibrada” e você só terá que copiar e colar o que ele sugeriu!
Esteja ciente das limitações da ferramenta
ChatGPT permanece limitado e não fará a lição de casa para você! E isso também não seria ético e correto.
- Não lhe dará informações depois de janeiro de 2022 na versão gratuita, nem depois de abril de 2023 na versão paga. Seu banco de dados é limitado a elementos anteriores a essas datas: uma pena para assuntos de história recente e geopolítica!
- Ele tem uma compreensão limitada do significado: normal, ele é um robô! Ele apenas resume as informações que encontra no Google!
- Frequentemente, falta contexto e informações para tornar um texto utilizável como está.
- Ele não tem inteligência emocional, nem sensibilidade para arte ou filosofia (e isso não vai mudar). Ele apenas “copia” o humano.

Cabe a você usar sua inteligência e julgamento crítico para produzir textos humanos a partir das informações coletadas pela ferramenta!
Como fazer um bom prompt do ChatGPT?
Veja como personalizar um prompt tanto quanto possível:
- Dê um papel ao ChatGPT: “Imagine que você é o melhor professor do mundo de [matéria] para um nível [sua turma]”
- Dê-lhe um objetivo específico: “Você vai ter que me ajudar [a fazer uma apresentação sobre Getúlio Vargas]”
- Considere acrescentar: "Você terá que responder a todas as minhas perguntas de uma forma única. Seja criativo. Quero que pareça que o melhor aluno do Brasil escreveu as respostas."
- Proceda passo a passo: “Escreva-me um plano detalhado para uma apresentação sobre Getúlio Vargas”
- Depois de ter o plano detalhado: “Agora que o plano está pronto, preciso que você me dê parágrafos para cada parte, você precisa me dar toda a minha apresentação!”
Problema: se outros estudantes da sua turma fizerem o mesmo, isso vai aparecer! Você encontrará a mesma estrutura e as mesmas informações no trabalho dos seus colegas. E o seu professor certamente vai detectar isso.
Recomendamos que você use as respostas do ChatGPT como base e reescreva a tarefa com suas próprias palavras, acrescente informações, reorganize, dê mais importância a uma parte e menos a outra.
Então, você vai usar o ChatGPT para te ajudar a fazer a lição de casa? De qualquer forma, o robô não substituirá o professor particular que ajuda com a lição de casa e que você encontra na Superprof.