Quando o tempo avisar; que eu não posso mais cantar; sei que vou sentir saudade...
Nelsol Cavaquinho
O cavaquinho tem uma rica história, tanto em Portugal como no Brasil. O seu presente é vibrante já que ocupa um lugar de destaque em ritmos atualmente como o samba e o pagode. Além disso, o instrumento tem um futuro promissor, já que é muito versátil e se adapta bem a diversos ritmos.
Sua melodia e seu ritmo conquistam vários adeptos e apaixonados pelo instrumento. E esses apaixonados acabaram se tornando grandes nomes da composição. Suas músicas acabam por inspirar outros músicos ao redor do mundo e influenciar gerações.
O cavaquinho é um instrumento que une e celebra as tradições, que cultiva a criatividade e convida para uma jornada de novas descobertas e conhecimentos musicais.
A maneira de tocar cavaquinho no Brasil acabou por tornar esse instrumento muito importante na nossa música e na nossa cultura. É um instrumento que tem grande importância na construção da nossa identidade cultural e na formação da música popular do Brasil.
Aspectos históricos: consolidação da maneira de tocar cavaquinho
A história do cavaquinho na sua forma pequena e melodia cativante remonta a cidade de Braga em Portugal, por isso as vezes é denominado Braguinha ou Minhoto. Foi na região do Minho que o cavaquinho teve sua origem. O instrumento feito de madeira, pertence a família dos instrumentos de corda como o violão e a viola, mas tem um formato reduzido e apenas 4 cordas. Sua origem provavelmente é inspirada em instrumentos de corda egípcios como o alaúde e árabes como o gittern.
Em Portugal são encontrados dois tipos principais e mais populares de cavaquinho, o cavaquinho minhoto e o cavaquinho de Lisboa. O minhoto tem 10 trastes e a escala rasa, sua boca tem um formato diferente. Já o cavaquinho de Lisboa é um pouco maior, tem 17 trastes e a boca redonda.
Rapidamente o cavaquinho saiu da Região do Minho e se espalhou por todo território português e com as grandes navegações acabou chegando ao Brasil e em outros países, principalmente as colônias portuguesas. Chegou também no Havaí onde colocaram-lhe o nome de ukulele.

Em Portugal, é um instrumento essencialmente da música folclórica e popular, e originou-se da tradição musical portuguesa. No século XIX o cavaquinho chegou ao Brasil e aqui criou raízes nos ritmos como o choro e o samba. Mas o cavaquinho também é usado e explorado por outros ritmos e muito usado também em festas pupulares e folclóricas por todo o território nacional.
O modo de tocar cavaquinho no Brasil é uma junção da tradição portuguesa com o rufar dos tambores africanos, já que por aqui o instrumento foi muito utilizado pelos descendentes de escravos.
Além disso, o instrumento encontrou no Brasil grandes gênios da arte de tocar cavaquinho, como Canhoto, Garoto e o Rei do Cavaquinho, Waldir Azevedo. Foi Waldir que começou a usar o instrumento como um solista. Antes dele, era comum o uso do cavaquinho apenas como acompanhante. Atualmente, temos uma infinidade de cavaquinistas (ou cavaquistas) de alto nível em nosso país, que contribuem com o presente e certamente farão parte do futuro desse instrumento.
O fato é que o Brasil, com sua mistura de raças e nacionalidades que geraram uma miscigenação maravilhosa, criou novas formas de arte e cultura. Na música, tivemos diversas influências que em conjunto formaram estilos só nossos e muito próprios.
Cavaquinho e sua participação na cultura brasileira
Pode até ser que o cavaquinho tenha sua gênese em Portugal, mas foi em terras brasileiras que ele ganhou prestígio e reconhecimento mundial. O cavaquinho tem grande importância na cultura do nosso país. Mas como o cavaquinho chegou no Brasil e como ele se tornou tão importante na nossa cultura e na nossa música?

Pois bem, como fomos colonizados pelos portugueses, foram eles que trouxeram o instrumento para cá. E não à toa ele é muito popular também em outros países de língua portuguesa e antigas colônias de Portugal como Moçambique e Cabo Verde.
Mas foi sem dúvida músicos virtuosos como Waldir de Azevedo e Canhotinho que elevaram o cavaquinho a um outro patamar na cena musical.
Em relação a cultura brasileira, o cavaquinho tem grande participação em ritmos nacionais como o choro, o samba e o pagode, fazendo parte da nossa música popular de maneira muito ativa.
O cavaquinho pode ser afinado de muitas maneiras diferentes. No Brasil, a afinação mais comum é a ré-sol-si-ré. Por aqui o instrumento é tocado usando uma palheta. Seu tamanho é um pouco diferente do cavaquinho português, ele é um pouco maior. Além dos seus ritmos principais, também encontramos o cavaquinho no frevo, no forró, no baião, em músicas folclóricas como Bumba-meu-boi e Folias de Reis.
O instrumento encontrou no Brasil uma nova forma de ser tocado, com muita maestria e uma riqueza de ritmo, atingindo seu maior grau de desenvolvimento. Tornou-se uma estrela, sendo tocado sozinho. Sua versatilidade e acessibilidade influenciaram na sua rápida adoção pelas mais diversas classes socioeconômicas do nosso país.
Inovação: grandes nomes que mudaram a forma de tocar cavaquinho
Como já falamos, o cavaquinho encontrou no Brasil um terreno muito fértil e evoluiu de um instrumento de acompanhamento para um solista, ou um instrumento que dita o ritmo e a harmonia de uma música. E um dos fatores que contribuíram para a sua popularização no nosso território foram os grandes talentos que mudaram para sempre a forma de tocar cavaquinho.
Parte desses nomes fizeram escola e são hoje referência para os cavaquinistas. Há uma lista grande de nomes que podemos citar, mas alguns deles fizeram história e ainda hoje são referência para alunos e professores de cavaquinho.
O Waldiro Tramontano ou simplesmente Canhoto (1908-1987) foi o primeiro músico a brilhar como o cavaquinho como um acompanhamento da música. Atuou em grandes grupos da sua época e teve uma importância fundamental na consolidação do instrumento aliado ao violão e a percussão.
Outro mestre do cavaquinho, chamado como Rei do Cavaquinho por muitos, e certamente o nome mais conhecido quando se fala em cavaquinista é o Waldir Azevedo (1923-1980). Waldir foi responsável por transformar o cavaquinho de um instrumento de acompanhamento como um instrumento solista. Composições como Brasileirinho e Delicado ganharam notoriedade no cenário musical brasileiro e internacional. Ele explorou formas inéditas de tocar o instrumento e fez escola para muitos músicos que vieram depois dele.
Reconhecido como o sucessor de Waldir Azevedo, temos Roberto Barbosa, o Canhotinho. Integra o grupo vocal-instrumental mais antigo e atuante do Brasil, o Demônios da Garoa. É considerado o melhor cavaquinho do Brasil. Conheça um pouco mais da sua história nesse vídeo.
Atualmente temos muitos músicos talentosos que tocam brilhantemente o cavaquinho e certamente farão com que o futuro desse instrumento na nossa música e na nossa cultura seja ainda mais produtivo e fértil.
Aprenda a tocar cavaquinho
Agora que você já conhece toda a história do cavaquinho e como ele se apresenta no presente, que tal fazer parte daqueles que ditarão o futuro desse instrumento?
Para fazer parte do seleto grupo de cavaquinistas do futuro, você precisa aprender a tocar cavaquinho, e para isso, existe algumas maneiras principais para de aprender a tocar um novo instrumento:
- Aprenda sozinho e de maneira autodidata: muitos musicistas famosos aprenderam a tocar cavaquinho de maneira autodidata, tirando músicas de ouvido ou apenas observando outros músicos. Claro que para aprender sem o auxílio de um professor você vai precisar de ainda mais empenho e dedicação.
- Aprenda a tocar cavaquinho com vídeos do YouTube: temos hoje uma infinidade de canais no YouTube que oferecem vídeos que podem te ensinar o básico do cavaquinho.
- Faça aulas em uma escola de música ou conservatório: a maneira mais tradicional de se aprender a tocar um instrumento é com aulas em uma escola de música tradicional ou conservatório. Essa é uma boa opção para quem não tem o instrumento, pois algumas escolas fornecem o cavaquinho para a prática.
- Participe de grupos de cavaquinistas ou rodas de samba: uma das formas de se aprender um novo instrumento é se juntando a outros músicos da área. Encontre-se com outros cavaquinistas, participe em rodas de samba e se enturme com outros músicos da área para absorver o máximo possível de conhecimento.
- Faça aulas particulares de cavaquinho: outra forma de aprender, e certamente uma das melhores e mais eficazes formas são as aulas particulares. Um professor particular vai montar um plano de estudos personalizado e à medida do aluno, conforme o que ele precisa desenvolver mais. Dessa forma é possível desenvolver e aprender ainda mais rápido.
Se você optar pelas aulas particulares, a Superprof pode te ajudar com a missão de localizar um professor particular de cavaquinho. Com aulas online ou presenciais, nossa plataforma conecta professores e alunos por todo o Brasil. Selecione o professor pela localidade, pela avaliação dos seus alunos e muitos outros critérios.
Tem alguma outra curiosidade sobre o cavaquinho que gostaria de compartilhar conosco? Deixe o seu comentário.