A ginástica artística tem ganhado cada dia mais destaque no cenário esportivo mundial. A mudança na forma de praticar esse esporte, a superação dos atletas, as piruetas e exercícios de força e precisão tem ganhado destaque nas competições olímpicas ao longo dos anos.
E alguns atletas contribuíram ou ainda contribuem para que o esporte ganhe cada vez mais destaque. Tanto na modalidade masculina, como na modalidade feminina, os atletas da ginástica tem uma desenvoltura e flexibilidade que nos deixam de queixo caído.
Vamos conhecer um pouco mais dos atletas que são destaque na história da ginástica?
Maiores nomes da ginástica masculina mundial
Certamente Estados Unidos, China, Rússia e Japão são as maiores potências mundiais da ginástica artística. E os atletas desses países normalmente estão figurando o topo da lista de melhores atletas.
Os grandes atletas influenciam a evolução do esporte e são referências para as futuras gerações. Vamos listar aqui alguns nomes dos maiores ginastas de todos os tempos:
Nikolai Andrianov
Atleta da antiga União Soviética, possui 15 medalhas olímpicas e dominou o esporte na década de 70. Durante algum tempo foi o maior medalhista olímpico masculino, até ser superado pelo nadador americano Michael Phelps. Na ginástica, ele mantém seu posto de mais medalhas olímpicas. Nikolai passou a integrar o International Gymnastics Hall of Fame em 2001.

Sawao Kato
O japonês possui 12 medalhas olímpicas, sendo 8 delas de ouro. É ainda hoje considerado um dos maiores ginastas de todos os tempos. Era um atleta completo, que executava com maestria todos os seis aparelhos da modalidade masculina de ginástica. Aposentou da carreira de ginasta aos 31 anos como um dos ginastas mais precisos a competir. Atualmente, Kato é professor universitário.
Alexei Nemov
O ginasta russo também possui 12 medalhas olímpicas. Brilhou muito na década de 90 e conquistou o público com o seu charme. Além das medalhas olímpicas, Alexei conquistou cinco campeonatos mundiais e três campeonatos europeus.
Vitaly Scherbo
Também atleta da União Soviética e Bielorússia, Vitaly conquistou 10 medalhas olímpicas, conquistas que o coloca na lista dos melhores ginastas do mundo e um dos mais bem sucedidos de todos os tempos. Além disso, Scherbo têm ainda 23 medalhas em Campeonatos Mundiais.
Köhei Uchimura
O ginasta japonês consegui o feito de conquistar 7 medalhas olímpicas e 21 medalhas em Campeonatos Mundiais, tornando-se um grande nome do esporte. Começou a praticar ginástica com apenas três anos de idade. Nos Jogos Olímpicos de 2012 e de 2016, conquistou o ouro no individual geral, sendo considerado um dos maiores de todos os tempos por manter-se no topo das principais competições.
Max Whitlock
Foi o primeiro atleta britânico a conquistar um ouro olímpico em ginástica. Tem um total de seis medalhas olímpicas, sendo 3 delas de ouro. Com dois ouros olímpicos no cavalo com alças e três títulos mundiais no mesmo aparelho, Max se tornou o melhor atleta de todos os tempos nesse aparelho.
Daiki Hashimoto
O japonês da nova geração de ginasta é uma das atuais estrelas do país e campeão olímpico por equipes em 2024 e campeão mundial no individual geral de 2022. Para a surpresa de todos, ficou fora do pódio no individual geral após uma queda no cavalo com alças. É conhecido por executar com perfeição manobras muito complexas em todos os aparelhos. Sucesso esse, resultado de uma rotina de treinamento intensa e muito refinamento.
Koji Gushiken
Outro grande ginasta japonês, com 5 medalhas olímpicas, 6 medalhas em Copas do Mundo e 3 medalhas em Campeonatos Mundiais. Foi um dos grandes nomes da ginástica nos anos 80.
Oka Shinnosuke
Faz parte da equipe japonesa que conquistou o ouro e ainda levou o ouro no individual geral das Olimpíadas de Paris. Tem apenas 20 anos e deixou para trás os chineses Zhang Boheng e Xiao Ruoteng que conquistaram a prata e o bronze, respectivamente.
Veja todos os benefícios que a prática da ginástica pode proporcionar no seu corpo e mente.
As melhores ginastas do mundo no feminino
Algumas mulheres mudaram para sempre os rumos da ginástica feminina. Separamos aqui, alguns dos nomes mais vencedores nesta modalidade e que integram a lista das melhores ginastas de todos os tempos. Vamos começar?

Larisa Latynina
A ginasta soviética participou de três edições de Jogos Olímpicos e conquistou a marca de dezoito medalhas, sendo nove delas de ouro. Durante muitos anos deteve o recorde de maior medalhista olímpica. Na ginástica, o feito que só foi superado 60 anos depois por Simone Biles.
Nadia Comaneci
A ex-ginasta romena, Nadia Comaneci, é ainda hoje muito conhecida no mundo da ginástica e considerada uma das maiores de todos os tempos. Nadia conseguiu nove medalhas olímpicas, sendo dessas, cinco medalhas de ouro. Figura o Hall da Fama da Ginástica desde 1993. É considerada uma das maiores atletas da história da Romênia. Foi um divisor de águas na história da ginástica artística nas Olimpíadas.
Vera Cáslavská
Junto de Larisa Latynina, apenas a tcheca Vera conquistou um bicampeonato olímpico no individual geral feninino. Vera também é a ginasta tcheca com mais vitórias na história. Cáslavská também tem o feito de ter conquistado o ouro em todos os equipamentos individuais (solo, trave, barras assimétricas, salto, além do individual geral).
Ágnes Keleti
A húngara Ágnes nasceu em 1921 e tem hoje 103 anos. É a campeã olímpica viva mais velha. Possui a marca de 10 medalhas olímpicas, sendo 5 de ouro. É a atleta judia mais bem sucedida da história, fato ainda mais surpreendente quando sabemos do fato dela ter sua carreira durante a segunda guerra mundial. Foi preciso esconder as suas origens para que pudesse sobreviver e competir. Após encerrar sua carreira como ginasta, deu aulas e treinou a equipe israelense de ginástica artística.
Veja um comparativo entre a ginástica no solo de Ágnes e Rebeca e a evolução do esporte nos últimos anos:
@jogosolimpicos Solos da Ágnes Keleti 🇭🇺 em Helsinque 1952 e Rebeca Andrade 🇧🇷 em Tokyo 2020! #JogosOlimpicos #ginasticaartistica #ginastica #gymnastics ♬ som original - Jogos Olímpicos
Polina Astakhova
Polina competiu pela equipe da extinta União Soviética e conseguiu a marca de cinco medalhas olímpicas durante a sua carreira. Seu principal aparelho eram as barras assimétricas, que lhe renderam dois ouros olímpicos. Um feito de Polina é que ela começou na ginástica apenas aos 13 anos, o que é considerado tarde se compararmos com as outras atletas. Mesmo assim, Polina conseguiu fazer história na modalidade e figura o quadro das dez maiores campeãs olímpicas da história.
Nellie Kim
Outra atleta da antiga União Soviética que fez história no esporte. A União Soviética foi uma grande potência da ginástica por muitos anos. Era considerada a grande rival de Nadia Comaneci, já que as duas competiram na mesma época. Conquistou ao todo seis medalhas olímpicas. Após encerrar sua carreira, trabalhou como técnica.
Ludmilla Tourischeva
Ludmilla foi medalhista olímpica por nove vezes, possui onze medalhas em mundiais de ginástica e ainda quatorze medalhas em campeonatos europeus de ginástica. A ex-ginasta disputou pela antiga União Soviética. Após encerrar sua carreira como atleta, atuou como técnica.
Olga Korbut
Olga revolucionou bastante a história da ginástica. Ela introduziu movimentos acrobáticos de grande complexidade no esporte. Uma de suas acrobacias foi até proibida pelo Comitê de Ginástica por seu muito arriscado. Conquistou a marca de 4 medalhas olímpicas de outo, mesmo tendo parado de competir com apenas 22 anos.
Simone Biles
Sem a menor sombra de dúvidas, Simone é o maior nome da ginástica mundial nos dias atuais. Detentora de recordes e muitas medalhas, ela é uma estrela do esporte. Trouxe para discussão a questão dos cuidados psicológicos e a pressão sofrida pelos atletas de alta performance, optando por não competir as finais dos Jogos Olímpicos de Tóqui para cuidar do seu bem-estar emocional.
Biles possui 10 medalhas Olímpicas, sendo 7 ouros. Teve a marca histórica de seis títulos mundiais no individual geral. Possui 30 medalhas em campeonatos mundiais, sendo 23 delas medalhas de ouro.
Brasil: os grande nomes da ginástica masculina
Alguns brasileiros marcaram história na ginástica artística masculina. Com um total de quatro medalhas olímpicas, sendo uma de ouro, temos atletas que se destacaram também nos Campeonatos Mundiais. Os maiores nomes da nossa seleção de ginástica e os mais condecorados são:
Diego Hypólito
Podemos dizer que a ginástica está no sangue dos Hypólitos. Tanto Daiane, como Diego, são grandes nomes do esporte no Brasil. Diego conquistou um total de 10 medalhas em competições mundiais ao longo da sua carreira, sendo 1 medalha olímpica, 5 medalhas em Mundiais e 4 medalhas em Copas do Mundo.
Diego mostrou a importância da resiliência no esporte. Após duas grandes quedas no solo, muitas cirurgias e lesões, Diego continuou lutando pelo seu sonho e competindo.
Conquistou a medalha de prata no solo no Rio, após sua queda em Pequim, quando era favorito ao ouro.
Arthur Zanetti
Arthur Zanetti é outro grande nome da ginástica masculina brasileira. Possui duas medalhas olímpicas e quatro medalhas em mundiais.
Foi o primeiro atleta brasileiro a conquistar uma medalha olímpica de ouro na modalidade.
Seu principal aparelho são as Argolas, equipamento onde garantiu suas duas medalhas olímpicas, um ouro em 2012 e uma prata em 2016.
Arthur Nory
Arthur Nory participou das três últimas edições de Jogos Olímpicos. Conquistou uma medalha olímpica de bronze no Rio em 2016 e duas medalhas em mundiais de ginástica.
Filho de dois atletas, a mãe nadadora e o pai judoca, Nory sempre foi uma pessoa apaixonada pelo esporte. Suas grandes inspirações para a ginástica foram os irmãos Hypólito.
As pequenas grandes ginastas brasileiras
As nossas atletas da seleção olímpica de ginástica já conseguiram 6 medalhas olímpicas. Vamos trazer aqui apenas os três principais nomes da ginástica feminina dos últimos tempos, mas você pode conferir outras ginastas brasileiras brilhantes no nosso artigo completo sobre o tema.
Rebeca Andrade
A maior campeã olímpica de todos os tempos do esporte, Rebeca conquistou ao todo seis medalhas. Pasmem, é o mesmo número que tem toda a seleção brasileira.
Rebeca faz parte da história da ginástica no Brasil. A única medalha que ela não conquistou sozinha foi o bronze por equipes, que conquistou junto de Jade Barbosa, Flávia Saraiva, Júlia Soares e Lorrane Oliveira.
Daiane dos Santos
Apesar de Daiane não ter nenhuma medalha olímpica, ela se destacou em muitos Mundiais de Ginástica e teve um papel primordial na popularização do esporte no Brasil.
Musa inspiradora de Rebeca Andrade, Daiane foi a responsável pelo primeiro ouro do Brasil em um Mundial, no solo.
Daiane também tem saltos que levam o seu nome, por ter sido a primeira atleta a realizá-los em uma competição internacional.
Daniele Hypólito
Daniele foi a nossa primeira medalhista em um mundial de ginástica, conquistou a prata no solo. Ela e seu irmão foram fundamentais para que o esporte ganhasse notoriedade no nosso país.
Em meio as adversidades, vindos de uma família humilde, eles não desistiram do esporte e conquistaram muito na sua longa carreira.
Daniele esteve presente em cinco edições dos Jogos Olímpicos, e apesar de não ter conquistado uma medalha olímpica ela é uma atleta campeã.
Se você se inspirou com a história desses grandes nomes do esporte e quer começar suas aulas de ginástica, que tal conversar com um dos nossos Superprofs e marcar uma aula?
Lembra de algum outro nome importante que acabamos não citando? Deixe nos comentários aquele atleta que inspira.









