Nos dias atuais, a presença nas redes sociais deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade estratégica de qualquer negócio, do pequeno ao grande. Mas não basta simplesmente estar presente e não ser presente. O sucesso exige um trabalho constante, estruturado e inteligente, que é conhecido como gestão de redes sociais.

O conceito de gerenciamento de redes sociais vai muito além de postar fotos e vídeos no seu perfil. Envolve um conjunto de ações estratégicas que vão desde o planejamento do conteúdo até o monitoramento das redes sociais, interação com o seu público e análise constante dos resultados alcançados. Uma boa gestão de mídias sociais é hoje a chave para construir uma marca forte e conectar-se com o seu público.

Se você quer transformar seus perfis em poderosas redes de comunicação e conexão, gerando crescimento para o seu negócio, esse guia é para você. Vamos descrever aqui os princípios chave, as ferramentas essenciais e todo o processo de planejamento, além, claro, das melhores práticas para que o sua gestão de redes seja um verdadeiro sucesso. Prepare-se para elevar o nível da sua estratégia de comunicação nas redes e evitar os erros mais comuns que podem comprometer o seu resultado.

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Os princípios básicos e o plano estratégico da Gestão de Redes Sociais

Seus clientes não esperam que você seja perfeito. Eles esperam que você conserte as coisas quando algo der errado.

Donald Porter

A estrutura base de uma gestão de redes social de sucesso começa por um bom planejamento e na compreensão dos princípios básicos que vão guiar a atuação da empresa nas redes. Ignorar essa etapa inicial de planejamento pode ser um erro comum e custar caro para a imagem da marca, gerando publicações aleatórias, sem sentido e sem nenhum impacto. Para traçar o seu plano inicial existe uma ferramenta do "Design Thinking" que pode te ajudar, que é a definição da Persona (ou público-alvo).

Definição dos objetivos e do público-alvo

O primeiro passo é portanto responder a pergunta chave: Qual é o meu objetivo?

É importante que o seu objetivo seja baseado na metodologia SMART1:

  • S - Specific (específico)
  • M - Measurable (mensurável)
  • A - Achievable (alcançável)
  • R - Relevant (relevante)
  • T - Time-bound (com prazo definido)

Alguns bons exemplos de objetivos SMART são: (1) aumentar o engajamento nas redes em 20% nos próximos 3 meses; (2) gerar 100 leads qualificados através do Instagram nos próximos 30 dias; (3) melhorar o reconhecimento da marca no público X.

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Leads

Termo utilizado para definir contatos de pessoas que têm um grande potencial de se tornar um futuro cliente.

Em seguida, é importante entender com quem e para quem você está falando. Descobrir a Persona do seu negócio é crucial. É importante reforçar que a persona aqui não é um público genérico como homens entre 40 e 50 anos, é uma representação semifictícia do seu cliente ideal, com nome, idade, profissão, hábitos, dores e aspirações.

Homem deitado em um sofá com um computador no colo.
Imagem: Annie Spratt

🧔‍♂️Exemplo de uma persona: João, 42 anos, desenvolvedor de software, que trabalha em casa e quer melhorar seus hábitos alimentares e de saúde, uma vez que está com sobrepeso e problemas com colesterol e pressão alta. Ele quer uma rotina mais saudável e uma alimentação mais equilibrada.

A Persona mapeada vai te ajudar a definir:

Quais redes sociais priorizar: Intagram? LinkedIn? TikTok?

Que tipo de conteúdo criar: o que vai agradar o João?

Qual o tom de voz usar: formal, informal, divertido, inspirador?

Escolha das plataformas e do tom de voz

Você não vai conseguir estar em todas as redes sociais, e tentar estar em todas também pode ser um grande erro. A eficácia e a eficiência de uma boa gestão de mídias sociais está em focar onde a sua Persona está e onde o seu conteúdo se encaixa melhor para chegar nela.

O LinkedIn vai exigir um conteúdo mais profissional e formal, focado mais em carreira e negócios. Já o TikTok e os Reels do Instagram prosperam com vídeos mais curtos, dinâmicos e descontraídos. Definir o Tom de Voz da sua marca é importante para que sua imagem seja consistente em todas as plataformas. Ele será a personalidade da sua marca e deve estar alinhado com os seus valores e claro, com a expectativa da Persona mapeada.

Se seu tom de voz será sério ou descontraído, engraçado ou formal, didático ou inspirador, o importante é que você mantenha a coerência em todo o seu conteúdo.

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ATENÇÃO:

Nem toda marca pode ser uma corujinha do Duolingo🦉. Cuidado com a estratégia escolhida. A ironia pode não ser bem aceita em qualquer mercado.

Ciclo de conteúdo: calendário editorial e automação de postagens

Agora que você já tem o planejamento estratégico definido, o público alvo mapeado, o próximo passo para uma boa gestão de redes sociais é a criação do seu ciclo de conteúdo. Essa etapa envolve organização, criação e distribuição. É nessa etapa que o profissional de social media transforma a estratégia traçada em ações concretas.

Conteúdo relevante e curadoria

Conteúdo relevante é aquele que é informativo, útil, autêntico e confiável. Uma das regras de ouro das redes sociais profissionais é não usar ela apenas para vender. Siga a regra dos 80/202:

80% do conteúdo deve ser de dicas, tutoriais, entretenimento e informação.

20% do seu conteúdo deve ser promocional e de vendas.

Uma estratégia inteligente de conteúdo deve incluir um conteúdo próprio e original, criado pela sua marca, com fotos e vídeos do seu produto. Curadoria de conteúdo, compartilhamento de conteúdo de terceiros que seja relevante para o seu público. Compartilhar conteúdo de qualidade pode ajudar a posicionar a sua marca como uma fonte de informação confiável.

Definir um calendário editorial para suas redes

O calendário editorial para as mídias sociais é o pilar de qualquer gerenciamento de redes sociais organizado e estruturado. Ele garante a frequência, a variedade, a relevância do conteúdo e das postagens. Em uma planilha ou até mesmo em uma ferramenta própria de gestão de redes sociais ou marketing, o seu calendário deve conter:

  • Data e hora da postagem: definida com base nos melhores horários de interação com a sua persona e seus seguidores.
  • Plataforma: Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn, entre outros.
  • Tema/Assunto: que deve ser relacionado com os seus objetivos e pilares de conteúdo.
  • Formato: vídeo, foto, reel, storie, carrossel...
  • Status do post: rascunho, em criação, aprovado, agendado e postado.

A consistência na frequência dos seus posts são cruciais, mas isso deve ser feito de forma sustentável e consciente. É melhor postar com uma regularidade menor, mas com qualidade, do que fazer publicações sem propósito apenas para estar presente todos os dias.

Automação de postagens e Ferramentas essenciais

Com um calendário cheio, a automação de postagens é fundamental para o seu negócio. Ferramentas de gestão de mídias sociais permitem agendar a postagem do conteúdo com antecedência, liberando tempo para a realização de outras atividades, incluindo o monitoramento das suas redes sociais, a interação com o seu público e seguidores e até o planejamento das novas postagens.

Imagem de um quadro com os dias da semana e as redes sociais, com post-its nos dias de postagem em cada uma das redes.
Programe as suas publicações em um calendário e crie uma constância de conteúdo. | Imagem: Walls io

Existem algumas ferramentas de gestão de redes sociais que podem te ajudar na rotina de criação de conteúdo e de postagem. Dividimos em três categorias:

  1. Agendamento de publicações: Hootsuite, Buffer, mLabs e as próprias redes sociais.
  2. Criação de conteúdo: Canva para design e CapCut para edição de vídeos.
  3. Monitoramento e análise do conteúdo: Google Analytics, Brandwatch e as próprias plataformas de redes sociais podem gerar relatórios para te ajudar com as análises.

Conheça as diferenças de marketing de conteúdo e influência.

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Monitoramento, Análise e Métricas de Sucesso

Não pense que a gestão das redes sociais termina no momento em que a publicação é realizada. Muito pelo contrário, uma parte essencial do processo de gerenciamento de redes sociais é a análise contínua dos resultados e a interação com os usuários. Essa etapa transforma os seus dados em insights para aprimorar ainda mais a sua estratégia de conteúdo.

O monitoramento das redes sociais é a prática de acompanhar ativamente menções à sua marca, produtos, concorrentes e termos-chave do seu setor de atuação. Suas principais funções são gerenciar crises e atendimento e identificar oportunidades.

Ao responder rapidamente os comentários, as mensagens e as reclamações, os clientes sentirão maior confiança no seu negócio. Gaste tempo nas respostas e fidelize os seus clientes. Lembre-se que a indicação é uma das melhores propagandas.

No vídeo acima, você viu um pouco sobre métricas ou KPIs (Key Performance Indicator) ou traduzindo para o português Indicadores-chave de Desempenho. Para saber se a sua gestão de redes sociais está funcionando, é importante acompanhar as métricas, e essas métricas devem estar alinhadas com o seu objetivo.

ObjetivoMétrica Principal (KPI)Descrição
Reconhecimento da marcaAlcance e impressõesNúmero total de usuários únicos que viram seu conteúdo e quantas vezes ele foi visto.
EngajamentoTaxa de EngajamentoSoma de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos, dividido pelo alcance ou seguidores.
Geração de Leads e TráfegoTaxa de CliquesNúmero de cliques em um link, dividido pelo número de impressões.
Vendas / ConversãoTaxa de ConversãoAções de valor completadas (compras, cadastros) originadas das suas redes sociais.

O gerenciamento de redes sociais do seu negócio deve também incluir um calendário para a análise das métricas, seja semanal, quinzenal ou mensal, geração de relatórios. Só assim você vai conseguir identificar os tipos de conteúdo e também os horários que trazem os melhores resultados.

Além de monitorar, aprenda estratégias de Social Listening.

Erros comuns na gestão de mídias sociais e como evitá-los

Mesmo com um bom plano estratégico, alguns erros são comuns e podem sabotar todo o esforço dedicado para a gestão das suas redes sociais. Conhecer esses erros é um primeiro passo para tentar evitá-los.

Falta de coerência e falta de humanização

Erro: postagem de temas aleatórios, tons de voz diferentes e falta de identidade visual.

Como evitar: definir os pilares do seu conteúdo e garantir que suas publicações sejam coerentes com esses pilares. Manter uma consistência visual.

Dica extra: humanize a sua marca, mostre os bastidores, as pessoas por trás da empresa, as interações pessoais. Isso cria conexão com o seu público.

Ignorar o público

Erro: postar e esquecer, não responder comentários ou mensagens ou ainda demorar muito para responder.

Como evitar: dedique tempo diário para a interação e a resposta. Use os comentários, seja eles positivos ou negativos, como oportunidade de mostrar seu comprometimento com o cliente.

Dica extra: uma crítica não respondida ou ainda mal respondida pode escalar para uma crise de imagem da sua empresa.

Focar apenas nas vendas

Erro: usar todas as suas postagens para divulgar seus produtos ou promoções.

Como evitar: intercale com posts de conteúdo, educativos ou informativos. Crie um relacionamento.

Não analisar e não adaptar

Erro: publicar todos os dias mas nunca verificar os dados.

Como evitar: implementar um ciclo de melhoria contínua. Use ferramentas de análise e entenda o que dá mais resultado.

Dica extra: se o público engaja mais com vídeos, produza mais vídeos, se o público gosta mais de fotos, poste mais fotos. Se aquele horário não deu muito retorno, tente postar em outro horário. Gerar conteúdo otimizado é a chave para o sucesso das suas redes.

Veja sobre estratégias de SEO para posicionar melhor sua empresa nas ferramentas de busca da internet

Veja em vídeo um pouco do que falamos no decorrer do artigo.

Como você pôde ver no decorrer desse artigo, a gestão das redes sociais é uma parte complexa da gestão da sua marca, mas quando bem sucedida, pode ser bastante recompensadora. Mas para fazer esse trabalho é preciso dedicação, criatividade e também organização. Todas as etapas listadas no texto são cruciais para o sucesso da sua marca no ambiente digital e online.

Focar em conteúdos de valor, utilizar boas ferramentas, postar de forma responsável e manter um monitoramento de redes sociais ativos é a base para que a sua empresa trilhe um bom caminho nas redes e crie uma comunidade engajada. Não se esqueça que nas redes sociais, o relacionamento é o ativo mais importante e valioso.

Se você tem interesse em um curso de redes sociais ou aulas particulares de estratégias de mídias, a Superprof pode te ajudar a encontrar um especialista de gestão de redes sociais para alavancar o seu conteúdo online.

Referências

  1. Sebrae. (24 de janeiro de 2023). SEBRAE - Finanças | GESTÃO FINANCEIRA. Fonte: Site do Sebrae: O que é meta SMART e como definir em sua empresa
  2. Sullivan, M. (8 de novembro de 2024). Blog Ansira. Fonte: Ansira: Embrace the 80/20 Rule to Unlock Social Media Success

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Foto Camila

Camila Reis

Administradora, Mestre em Economia e Gestão da Inovação, mineira, mãe. Apaixonada por viagens e pela vida, me arrisco na cozinha, amo ler, conhecer pessoas e passear em dias frios com sol.