Nos dias atuais, a presença nas redes sociais deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade estratégica de qualquer negócio, do pequeno ao grande. Mas não basta simplesmente estar presente e não ser presente. O sucesso exige um trabalho constante, estruturado e inteligente, que é conhecido como gestão de redes sociais.
O conceito de gerenciamento de redes sociais vai muito além de postar fotos e vídeos no seu perfil. Envolve um conjunto de ações estratégicas que vão desde o planejamento do conteúdo até o monitoramento das redes sociais, interação com o seu público e análise constante dos resultados alcançados. Uma boa gestão de mídias sociais é hoje a chave para construir uma marca forte e conectar-se com o seu público.
Se você quer transformar seus perfis em poderosas redes de comunicação e conexão, gerando crescimento para o seu negócio, esse guia é para você. Vamos descrever aqui os princípios chave, as ferramentas essenciais e todo o processo de planejamento, além, claro, das melhores práticas para que o sua gestão de redes seja um verdadeiro sucesso. Prepare-se para elevar o nível da sua estratégia de comunicação nas redes e evitar os erros mais comuns que podem comprometer o seu resultado.
Os princípios básicos e o plano estratégico da Gestão de Redes Sociais
Seus clientes não esperam que você seja perfeito. Eles esperam que você conserte as coisas quando algo der errado.
Donald Porter
A estrutura base de uma gestão de redes social de sucesso começa por um bom planejamento e na compreensão dos princípios básicos que vão guiar a atuação da empresa nas redes. Ignorar essa etapa inicial de planejamento pode ser um erro comum e custar caro para a imagem da marca, gerando publicações aleatórias, sem sentido e sem nenhum impacto. Para traçar o seu plano inicial existe uma ferramenta do "Design Thinking" que pode te ajudar, que é a definição da Persona (ou público-alvo).
Definição dos objetivos e do público-alvo
O primeiro passo é portanto responder a pergunta chave: Qual é o meu objetivo?
É importante que o seu objetivo seja baseado na metodologia SMART1:
- S - Specific (específico)
- M - Measurable (mensurável)
- A - Achievable (alcançável)
- R - Relevant (relevante)
- T - Time-bound (com prazo definido)
Alguns bons exemplos de objetivos SMART são: (1) aumentar o engajamento nas redes em 20% nos próximos 3 meses; (2) gerar 100 leads qualificados através do Instagram nos próximos 30 dias; (3) melhorar o reconhecimento da marca no público X.
Termo utilizado para definir contatos de pessoas que têm um grande potencial de se tornar um futuro cliente.
Em seguida, é importante entender com quem e para quem você está falando. Descobrir a Persona do seu negócio é crucial. É importante reforçar que a persona aqui não é um público genérico como homens entre 40 e 50 anos, é uma representação semifictícia do seu cliente ideal, com nome, idade, profissão, hábitos, dores e aspirações.

🧔♂️Exemplo de uma persona: João, 42 anos, desenvolvedor de software, que trabalha em casa e quer melhorar seus hábitos alimentares e de saúde, uma vez que está com sobrepeso e problemas com colesterol e pressão alta. Ele quer uma rotina mais saudável e uma alimentação mais equilibrada.
A Persona mapeada vai te ajudar a definir:
Quais redes sociais priorizar: Intagram? LinkedIn? TikTok?
Que tipo de conteúdo criar: o que vai agradar o João?
Qual o tom de voz usar: formal, informal, divertido, inspirador?
Escolha das plataformas e do tom de voz
Você não vai conseguir estar em todas as redes sociais, e tentar estar em todas também pode ser um grande erro. A eficácia e a eficiência de uma boa gestão de mídias sociais está em focar onde a sua Persona está e onde o seu conteúdo se encaixa melhor para chegar nela.
O LinkedIn vai exigir um conteúdo mais profissional e formal, focado mais em carreira e negócios. Já o TikTok e os Reels do Instagram prosperam com vídeos mais curtos, dinâmicos e descontraídos. Definir o Tom de Voz da sua marca é importante para que sua imagem seja consistente em todas as plataformas. Ele será a personalidade da sua marca e deve estar alinhado com os seus valores e claro, com a expectativa da Persona mapeada.
Se seu tom de voz será sério ou descontraído, engraçado ou formal, didático ou inspirador, o importante é que você mantenha a coerência em todo o seu conteúdo.
Nem toda marca pode ser uma corujinha do Duolingo🦉. Cuidado com a estratégia escolhida. A ironia pode não ser bem aceita em qualquer mercado.
Ciclo de conteúdo: calendário editorial e automação de postagens
Agora que você já tem o planejamento estratégico definido, o público alvo mapeado, o próximo passo para uma boa gestão de redes sociais é a criação do seu ciclo de conteúdo. Essa etapa envolve organização, criação e distribuição. É nessa etapa que o profissional de social media transforma a estratégia traçada em ações concretas.
Conteúdo relevante e curadoria
Conteúdo relevante é aquele que é informativo, útil, autêntico e confiável. Uma das regras de ouro das redes sociais profissionais é não usar ela apenas para vender. Siga a regra dos 80/202:
80% do conteúdo deve ser de dicas, tutoriais, entretenimento e informação.
20% do seu conteúdo deve ser promocional e de vendas.
Uma estratégia inteligente de conteúdo deve incluir um conteúdo próprio e original, criado pela sua marca, com fotos e vídeos do seu produto. Curadoria de conteúdo, compartilhamento de conteúdo de terceiros que seja relevante para o seu público. Compartilhar conteúdo de qualidade pode ajudar a posicionar a sua marca como uma fonte de informação confiável.
Definir um calendário editorial para suas redes
O calendário editorial para as mídias sociais é o pilar de qualquer gerenciamento de redes sociais organizado e estruturado. Ele garante a frequência, a variedade, a relevância do conteúdo e das postagens. Em uma planilha ou até mesmo em uma ferramenta própria de gestão de redes sociais ou marketing, o seu calendário deve conter:
- Data e hora da postagem: definida com base nos melhores horários de interação com a sua persona e seus seguidores.
- Plataforma: Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn, entre outros.
- Tema/Assunto: que deve ser relacionado com os seus objetivos e pilares de conteúdo.
- Formato: vídeo, foto, reel, storie, carrossel...
- Status do post: rascunho, em criação, aprovado, agendado e postado.
A consistência na frequência dos seus posts são cruciais, mas isso deve ser feito de forma sustentável e consciente. É melhor postar com uma regularidade menor, mas com qualidade, do que fazer publicações sem propósito apenas para estar presente todos os dias.
Automação de postagens e Ferramentas essenciais
Com um calendário cheio, a automação de postagens é fundamental para o seu negócio. Ferramentas de gestão de mídias sociais permitem agendar a postagem do conteúdo com antecedência, liberando tempo para a realização de outras atividades, incluindo o monitoramento das suas redes sociais, a interação com o seu público e seguidores e até o planejamento das novas postagens.

Existem algumas ferramentas de gestão de redes sociais que podem te ajudar na rotina de criação de conteúdo e de postagem. Dividimos em três categorias:
- Agendamento de publicações: Hootsuite, Buffer, mLabs e as próprias redes sociais.
- Criação de conteúdo: Canva para design e CapCut para edição de vídeos.
- Monitoramento e análise do conteúdo: Google Analytics, Brandwatch e as próprias plataformas de redes sociais podem gerar relatórios para te ajudar com as análises.
Conheça as diferenças de marketing de conteúdo e influência.
Monitoramento, Análise e Métricas de Sucesso
Não pense que a gestão das redes sociais termina no momento em que a publicação é realizada. Muito pelo contrário, uma parte essencial do processo de gerenciamento de redes sociais é a análise contínua dos resultados e a interação com os usuários. Essa etapa transforma os seus dados em insights para aprimorar ainda mais a sua estratégia de conteúdo.
O monitoramento das redes sociais é a prática de acompanhar ativamente menções à sua marca, produtos, concorrentes e termos-chave do seu setor de atuação. Suas principais funções são gerenciar crises e atendimento e identificar oportunidades.
Ao responder rapidamente os comentários, as mensagens e as reclamações, os clientes sentirão maior confiança no seu negócio. Gaste tempo nas respostas e fidelize os seus clientes. Lembre-se que a indicação é uma das melhores propagandas.
No vídeo acima, você viu um pouco sobre métricas ou KPIs (Key Performance Indicator) ou traduzindo para o português Indicadores-chave de Desempenho. Para saber se a sua gestão de redes sociais está funcionando, é importante acompanhar as métricas, e essas métricas devem estar alinhadas com o seu objetivo.
| Objetivo | Métrica Principal (KPI) | Descrição |
|---|---|---|
| Reconhecimento da marca | Alcance e impressões | Número total de usuários únicos que viram seu conteúdo e quantas vezes ele foi visto. |
| Engajamento | Taxa de Engajamento | Soma de curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos, dividido pelo alcance ou seguidores. |
| Geração de Leads e Tráfego | Taxa de Cliques | Número de cliques em um link, dividido pelo número de impressões. |
| Vendas / Conversão | Taxa de Conversão | Ações de valor completadas (compras, cadastros) originadas das suas redes sociais. |
O gerenciamento de redes sociais do seu negócio deve também incluir um calendário para a análise das métricas, seja semanal, quinzenal ou mensal, geração de relatórios. Só assim você vai conseguir identificar os tipos de conteúdo e também os horários que trazem os melhores resultados.
Além de monitorar, aprenda estratégias de Social Listening.
Erros comuns na gestão de mídias sociais e como evitá-los
Mesmo com um bom plano estratégico, alguns erros são comuns e podem sabotar todo o esforço dedicado para a gestão das suas redes sociais. Conhecer esses erros é um primeiro passo para tentar evitá-los.
Falta de coerência e falta de humanização
Erro: postagem de temas aleatórios, tons de voz diferentes e falta de identidade visual.
Como evitar: definir os pilares do seu conteúdo e garantir que suas publicações sejam coerentes com esses pilares. Manter uma consistência visual.
Dica extra: humanize a sua marca, mostre os bastidores, as pessoas por trás da empresa, as interações pessoais. Isso cria conexão com o seu público.
Ignorar o público
Erro: postar e esquecer, não responder comentários ou mensagens ou ainda demorar muito para responder.
Como evitar: dedique tempo diário para a interação e a resposta. Use os comentários, seja eles positivos ou negativos, como oportunidade de mostrar seu comprometimento com o cliente.
Dica extra: uma crítica não respondida ou ainda mal respondida pode escalar para uma crise de imagem da sua empresa.
Focar apenas nas vendas
Erro: usar todas as suas postagens para divulgar seus produtos ou promoções.
Como evitar: intercale com posts de conteúdo, educativos ou informativos. Crie um relacionamento.
Não analisar e não adaptar
Erro: publicar todos os dias mas nunca verificar os dados.
Como evitar: implementar um ciclo de melhoria contínua. Use ferramentas de análise e entenda o que dá mais resultado.
Dica extra: se o público engaja mais com vídeos, produza mais vídeos, se o público gosta mais de fotos, poste mais fotos. Se aquele horário não deu muito retorno, tente postar em outro horário. Gerar conteúdo otimizado é a chave para o sucesso das suas redes.
Veja sobre estratégias de SEO para posicionar melhor sua empresa nas ferramentas de busca da internet
Como você pôde ver no decorrer desse artigo, a gestão das redes sociais é uma parte complexa da gestão da sua marca, mas quando bem sucedida, pode ser bastante recompensadora. Mas para fazer esse trabalho é preciso dedicação, criatividade e também organização. Todas as etapas listadas no texto são cruciais para o sucesso da sua marca no ambiente digital e online.
Focar em conteúdos de valor, utilizar boas ferramentas, postar de forma responsável e manter um monitoramento de redes sociais ativos é a base para que a sua empresa trilhe um bom caminho nas redes e crie uma comunidade engajada. Não se esqueça que nas redes sociais, o relacionamento é o ativo mais importante e valioso.
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Referências
- Sebrae. (24 de janeiro de 2023). SEBRAE - Finanças | GESTÃO FINANCEIRA. Fonte: Site do Sebrae: O que é meta SMART e como definir em sua empresa
- Sullivan, M. (8 de novembro de 2024). Blog Ansira. Fonte: Ansira: Embrace the 80/20 Rule to Unlock Social Media Success









