O voleibol é um esporte muito popular no Brasil e também no mundo. Quem nunca jogou uma partida nas escolas em uma aula de educação física, não é mesmo? Quando assistimos as grandes estrelas brasileiras na televisão as vezes ficamos com algumas dúvidas sobre o que é legal ou não em um campeonato.
Dois toques, invasão, toque na rede, largadinha, e muitas outras expressões do esporte podem gerar alguma dúvida nos "atletas amadores" ou nos expectadores. Por isso, vamos explicar um tudo sobre o voleibol e as principais regras para que você possa jogar com os amigos ou assistir uma partida profissional compreendendo tudo o que está acontecendo dentro da quadra.
O vôlei de quadra: principais regras
As regras são essenciais para se garantir o bom andamento dos jogos. Elas são aprovadas pela Federação Internacional de Voleibol1. O último manual de regras oficiais foi aprovado em 2021 no 37º Congresso da FIVB. Existem algumas diferenças entre o vôlei de quadra e o vôlei de praia. Vamos explicar direitinho como funciona cada uma das modalidades para não restar nenhuma dúvida.

O vôlei é um esporte coletivo que consiste entra a disputa de duas equipes em uma quadra de jogo dividida ao meio por uma rede. O objetivo é enviar a bola por cima da rede com um máximo de três toques na bola pela equipe (normalmente uma recepção, um levantamento e um ataque).
Isso deve ser feito observando algumas questões e regras básicas...
Área do Jogo
Uma quadra de vôlei é um retângulo de 18 metros por 9 metros, circundado por uma área livre de 3 metros por todos os lados. Nas competições mundiais a área livre deve ser de pelo menos 5 metros nas laterais e 6,5 metros nas linhas de fundo.
A superfície de jogo deve ser plana e uniforme, de forma que não apresente perigo e risco ao jogadores. Todas as linhas têm 5 centímetros de largura e deve ser de cor clara e diferente da cor do chão. A Área de Jogo é delimitada pelas linhas laterais e linhas de fundo, além de uma linha central que delimita os dois campos e uma linha de ataque, traçada a três metros da linha central.
Zona de ataque
Delimitada entre a linha central e a linha de ataque.
Zona de serviço
Situada atrás da linha de fundo e tem 9 metro de largura.
Zona de substituição
A zona de substituição é delimitada pelo prolongamento de ambas as linhas de ataque até a mesa do marcador.
Zona de troca de líbero
Parte da zona livre junto dos bancos das equipes, delimitada pelo prolongamento da linha de ataque e pela linha de fundo.
Redes e Postes
A rede encontra-se colocada verticalmente sobre o eixo central. A altura da rede é de 2,43m para os homens e 2,24m para as mulheres. A altura é medida ao centro e as duas extremidades devem estar na mesma altura.
A rede mede 1 metro de largura e entre 9,5 e 10 metros de comprimento. Os postes que suportam a rede deve ser colocado a uma distância de 1 metro para o exterior de cada linha lateral e deve ter uma altura de 2,55m.
Conheça um pouco mais sobre a história do voleibol brasileiro.
Bolas
A bola deve ser feita em um couro flexível, natural ou sintético e com uma câmara de borracha no seu interior. Deve ter uma cor clara e uniforme ou uma combinação de cores. Sua circunferência é de 65 a 67 cm e o peso entre 260 e 280 gramas.
Em partidas oficiais devem ser usadas cinco bolas, todas com as mesmas características de pressão, peso, modelo, cor e circunferência.
Composição das equipes
Um time de voleibol é composto por seis jogadores em quadra, e além dos titulares, há também seis reservas no vôlei de quadra. É também permitido a presença da equipe técnica (um treinador e dois adjuntos) e a equipe médica (um médico e um terapeuta).

Um dos jogadores é escolhido como capitão da equipe e deve ficar registrado no boletim de jogo. Apenas os jogadores inscritos no boletim podem entrar em campo. Em competições mundiais podem ser inscritos até 14 jogadores.
Os jogadores que não estão em campo devem permanecer no banco ou na área de aquecimento. Os jogadores jogam uniformizados, com camisa, calção, meias e sapatos próprios para esporte. As camisas devem ser numeradas.
O treinador e o capitão são os responsáveis pela conduta dos demais elementos do time. Quando o capitão não estiver em quadra, deve designar um substituto. Só o capitão pode falar com os árbitros.
Uma equipe é normalmente formada por um levantador, um oposto, um ponteiro, um central, um líbero. O líbero é uma posição especial, exclusivo para ações de defesa, não podendo sacar, atacar ou bloquear.
Formato do Jogo
Uma equipe marca um ponto quando faz a bola tocar no chão do campo adversário, quando a equipe adversária comete uma falta ou quando a equipe adversária é penalizada.
A equipe que faz o ponto tem o direito de saque. Uma jogada completa termina quando as ações de jogo resultam na atribuição de um ponto.
Uma partida de vôlei não tem tempo definido, é composta por um máximo de 5 sets. Um ser é ganho quando a primeira equipe faz 25 pontos, com uma diferença mínima de dois pontos. Em caso de igualdade em 24-24, as jogadas continuam até haver uma diferença de dois pontos (como por exemplo, 26-24 ou 27-25...).
O jogo é ganho pela equipe que vencer primeiro três sets. Em caso de empate 2 sets a 2, a decisão é feita no 5º set até os 15 pontos, também com dois pontos de diferença.
No momento em que a bola entra em campo, os seis jogadores em quadra devem estar posicionados no seu próprio campo, de acordo com a sua ordem de rotação.
Os três jogadores ao longo da rede são os atacantes e ocupam as posições 4 (esquerda), 3 (centro) e 2 (direita). Os três jogadores da defesa ocupam as posições 5 (esquerda), 6 (centro) e 1 (direita).
Quando um equipe ganha um ponto e o direito de saque, eles fazem uma rotação no sentido horário.
Ações de Jogo
A bola está em jogo a partir do batimento do saque e autorização do árbitro. A bola está fora de jogo no momento em que é cometida uma falta. Uma bola dentro é quando toca o chão dentro do campo de jogo e uma bola fora é quando a bola toca no chão fora das linhas que delimitam o campo, ou conta toca um objeto fora da área.
Um toque é qualquer contato com a bola por um jogador em campo. Um jogador não pode tocar duas vezes consecutivas. Se dois jogadores tocam em simultâneo na bola, é considerado dois toques. Quando dois adversários tocam simultaneamente a bola acima da rede e a bola continua em jogo, a equipe que recebe a bola tem direito a três toques de novo.
A bola pode tocar qualquer parte do corpo. São consideradas faltas ao jogar a bola:
- Quatro toques: quando a equipe toca na bola quatro vezes antes de enviar
- Toque assistido: quando um jogador apoia-se em um colega ou objeto para atingir a bola
- Bola retida ou condução: quando a bola é agarrada e ou lançada.
- Dois toques: quando um único jogador toca na bola duas vezes consecutivas.
A bola precisa passar por cima da rede e pelo espaço de passagem. É permitido passar as mãos por cima da rede desde que não interfira na jogada do adversário. É permitido entrar no espaço adversário por baixo da rede, desde que não interfira na jogada do adversário.
O contato do jogador com a rede é considerado falta. São também faltas os erros de rotação, a invasão, sacar fora dos limites ou pisar na linha de fundo durante o saque e a bola fora.
Arbitragem
Um bom árbitro esportivo têm como valores a equidade, justiça e consistência, sendo um facilitador e permitindo um espetáculo pelos jogadores.
Um jogo de vôlei é composto por uma equipe de arbitragem: o primeiro árbitro, o segundo árbitro, os anotadores e os juízes de linha.
Os fundamentos do vôlei de praia
Apesar do vôlei de praia ser uma modalidade derivada do vôlei tradicional de quadra, há algumas diferenças essenciais. O vôlei de praia é jogado em uma quadra de areia e em duplas. Não há jogadores reservas e é um esporte mais dinâmico e exigente por esse motivo.
O objetivo também é fazer pontos quando a bola toca o campo adversário.
O jogo têm apenas três sets, sendo que os dois primeiros podem ter até 21 pontos e o set desempate até 15 pontos. Ganha a partida quem vence dois sets. A quadra é um pouco menor, de 8 metros de largura por 16 metros de comprimento.

No volley de praia a pontuação é por rally. O jogador do time não pode sacar duas vezes seguidas, é preciso revezar. Conheça um pouco mais sobre a história do vôlei de praia.
Semelhanças e diferenças entre as duas modalidades de vôlei
Os fundamentos das duas modalidades são basicamente os mesmos: saque, passe, defesa, levantamento, ataque e bloqueio. Entretanto há algumas diferenças essenciais:
Vôlei de quadra
- Time de 6 atletas + 6 reservas.
- Até 5 sets.
- Quadra medindo 18 x 9 metros.
- Linha central, linha de ataque, linhas pontilhadas e linhas da zona de saque.
- Divisão em zonas (de frente, de substituição, de aquecimento e de penalidade.
- Jogado em ambiente fechado e com temperatura controlada.
- Só o capitão do time pode falar com o árbitro.
- Pode pingar a bola com uma mão aberta.
Vôlei de praia
- Jogado em duplas e sem reservas.
- Até três sets.
- Quadra medindo 16 x 8 metros.
- Apenas as linhas de delimitação da quadra.
- Apenas zona de saque.
- Jogado em ambiente aberto podendo ter influência das condições climáticas.
- Ambos os jogadores podem falar com o árbitro.
- Não pode pingar a bola.
Feminino versus Masculino: o que muda?
No caso entre os vôlei feminino e o vôlei masculino, as semelhanças são muito maiores que as diferenças.
A principal diferença é a altura da rede. A rede do masculino tem uma altura de 2,43m enquanto a rede do feminino tem uma altura de 2,24m. As outras diferenças são mais relacionadas ao porte físico, uma vez que os homens geralmente possuem mais força, tende a ser um jogo mais rápido, com ataques mais potentes e bloqueios mais altos. Por outro lado, o vôlei feminino exige mais técnica e agilidade.
O que sabemos é que os jogos de vôlei são dinâmicos e atraem um público bastante empolgado. Exige bastante preparo físico dos jogadores, já que em um campeonato é exigido bastante esforço físico em um curto período de tempo e com um intervalo pequeno entre uma partida e outra.
Referências
- Confederação Brasileira de Voleibol - Regras Oficiais de Voleibol (2021 - 2024)









