Infelizmente, ainda existe muita desinformação sobre a dislexia. Isso porque muitas pessoas vinculam o termo "disléxico" à "incapacidade de aprender". Porém, as pessoas com dislexia conseguem se desenvolver, e com o tratamento adequado, disléxicos podem ter um bom desempenho na escola e realizar grandes conquistas em âmbito profissional e pessoal.
A prova disso é a extensa lista de celebridades que sofrem com dislexia e conseguiram publicar vários livros, administrar um país, atuar brilhantemente, compor clássicos que transformaram o mundo da música, se tornar campeões desportistas... Afinal, a nossa listagem conta com grandes personalidades, desde físicos até atores que ganharam o Oscar. Confira!
Albert Einstein, o acadêmico e físico alemão
Mesmo com dislexia, Albert Einstein foi um grande gênio da física e da matemática. Pelas suas grandes descobertas, ele conquistou o prêmio nobel na área de física quântica. Além disso, ele "desenvolveu" a teoria da relatividade geral, a qual trata do tempo, espaço, propagação da luz e movimentação dos corpos.
Há pesquisadores da vida de Einstein que afirmam que ele não falava até os 3 anos de idade. Além disso, ele apresentava dificuldade em aprender novos idiomas, expressar-se através da escrita e falar com clareza. Uma curiosidade é que ele se desenvolveu somente ao mudar de escola, a qual utilizava uma metodologia de ensino baseada na criatividade - e não na memorização.

Vale ressaltar que Einstein não é o único gênio que tinha dislexia, já que diversas outras personalidades intelectuais também apresentavam esse transtorno, como Picasso, da Vinci, Van Gogh e Darwin (que falaremos mais adiante).
Whoopi Goldberg, a atriz norte-americana
Dubladora, atriz, comediante, ativista... Podemos citar uma lista extensa do que faz Whoopi Goldberg. Essa grandiosa atriz se destacou por seus inúmeros papéis em filmes e séries - como Ghost, The Color Purple e Sister Act -, o que a fez conquistar os quatro maiores prêmios do mundo do entretenimento: Tony, Oscar, Grammy e Emmy. Isso significa que em termos de teatro, filme, música e televisão, ela já conquistou os principais!
Whoopi conseguiu realizar todos esses grandes feitos mesmo apresentando dislexia. Ela afirma que, muitas vezes, sofreu piadas dos colegas na escola, pois eles a chamavam de "retardada" e "estúpida". Além disso, ela descobriu o transtorno somente no final do período escolar, após ter percebido alguns "sintomas" da dislexia.
Agatha Christie, a escritora de livros policiais
Agatha Christie foi uma poetisa, dramaturga e romancista. Devido a maioria dos seus livros serem vinculados ao tema policial, ela ganhou o título de Dama do Crime. Porém, ela publicou romances de assuntos bem variados... Inclusive, com o pseudônimo de "Mary Westmacott". Ao todo, foram mais de 80 livros publicados.

Pela grande quantidade de obras vendidas, o seu nome foi parar no Guiness Book. Afinal, foram em torno de 4 bilhões de cópias vendidas (ou seja, a quantidade de vendas perde somente para obras de Shakespeare e para a bíblia).
Em seu período escolar, Agatha teve acompanhamento de professores particulares e tutores, inicialmente, o que a ajudou a ampliar o seu conhecimento. Afinal, a famosa escritora sofria com dislexia.
Winston Churchill, o ex-primeiro ministro do Reino Unido
Churchill foi um célebre político do Reino Unido, sendo um dos mais conhecidos do século XX. Ele se destacou por administrar o país durante a Segunda Guerra Mundial e por "entrar em combate" contra a Alemanha nazista, conquistando a vitória nesse conflito.
Além disso, ele ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, em 1953. Portanto, Churchill conseguiu realizar feitos grandiosos, apesar da sua dislexia.
Charles Darwin, o biólogo britânico
Darwin foi um grande pesquisador da evolução, e compartilhou todas as suas percepções e descobertas científicas em uma bela obra: A origem das espécies. Até hoje esse livro é considerado de grande influência. Afinal, estamos falando de Darwin, ciência e suas teorias naturalistas!
Charles Darwin chama atenção por iniciar os seus estudos de nível superior muito cedo. Com apenas 16 anos, ele começou a estudar medicina - assim como a maioria dos membros da sua família. Porém, ele desistiu dessa carreira no meio do curso.
Para realizar todas as suas pesquisas e fazer descobertas, Darwin passou cinco anos embarcado. Durante esse tempo, o pesquisador fez várias observações e coletas a fim de compreender como se dá a evolução das espécies. Assim, ele "desenvolveu" a teoria da seleção natural. Portanto, ele é um dos gênios com dislexia!
Charles III, o rei do Reino Unido
Charles Philip Arthur George, também conhecido como Charles III, é o atual rei do Reino Unido. Ele é conhecido por ser a pessoa que mais tempo esperou para assumir o trono britânico, visto que Elizabeth atuou como rainha até o fim da sua vida, falecendo aos 96 anos. Assim, ele tornou-se rei somente aos 63 anos.
O rei do Reino Unido estudou em Gordonstoun e Cheam, e portanto não seguiu um método de estudo privado como os seus antecessores. Além disso, se formou em História, Antropologia e Arqueologia no Trinity College de Cambridge.
Charles III também possui conhecimento de diferentes línguas, incluindo o gales, idioma o qual ele estudou por um semestre no University College em Gales.
Steven Spielberg, o diretor norte-americano
Steven Spielberg é um cineasta bastante conhecido no mundo hollywoodiano. Ele já ganhou três Oscars: Saving Private Ryan e Schindler's List (melhor diretor) e Schindler's List (melhor filme). Além disso, ele foi autor de diversos outros filmes de sucesso, como:
- Jurassic Park;
- Amor, sublime amor;
- O terminal;
- A.I. - Inteligência Artificial;
- Prenda-me se for capaz;
- A lista de Schindler;
- 1941;
- Contatos imediatos do terceiro grau;
- Encurralado;
- E.T. - O Extraterrestre;
- Indiana Jones.
Cineasta de todos esses grandes filmes, Spielberg possui dislexia. Ele conta que teve dificuldade em aprender a ler - conseguindo se alfabetizar somente dois após os seus colegas. Além disso, o cineasta não gostava nenhum pouco de ir para a escola.
Ele ainda cita que nunca se sentiu uma vítima e que o trabalho com filmes foi uma forma de fugir dessa "realidade", o qual o salvou da culpa e da vergonha. Sendo assim, ele conseguiu ter bons resultados mesmo com dislexia.
Mozart, o compositor austríaco

Não se pode resumir Mozart somente ao termo "compositor austríaco", visto que ele foi um gênio musical. Na verdade, ele foi um prodígio, pois começou a estudar piano aos 3 anos, e pouco tempo depois, já tocava Leopold.
Além disso, aos 5 anos, ele realizou o seu primeiro concerto. Seu pai logo percebeu o dom de Mozart, e por isso dedicou-se a educá-lo musicalmente, o que foi de grande valia para o seu desenvolvimento.
Mesmo diante da sua genialidade, o compositor sofria com a dislexia, além do autismo, epilepsia e TDAH. Porém, Mozart deixou essas questões "de lado" e conseguiu produzir mais de 600 obras, tornando-o um compositor célebre do classicismo.
Lewis Hamilton, o heptacampeão de fórmula 1
Com um sistema educacional pouco preparado, Lewis Hamilton conta que o seu período escolar não foi nada fácil. Por conta da sua dificuldade de aprendizado, o campeão de Fórmula 1 sofreu bullying das outras crianças. Elas falavam que Lewis "não seria nada".
Ele descobriu que possui dislexia aos 17 anos, o que o fez compreender melhor a sua situação e como realizar o tratamento adequado. Além disso, ele tinha em mente o objetivo de "nunca desistir". Essa perseverança de Lewis - e sua genialidade para pilotar carros de fórmula 1 - o tornou heptacampeão do mundo.
Robin Williams, o ator norte-americano
Quem nunca se divertiu assistindo a um filme de Robin Williams, não é mesmo? Ele se tornou mais popular ao atuar como o alienígena Mork em Mork and Mindy. Mas, podemos citar uma lista imensa de obras-primas encenadas pelo ator, como:
- Uma babá quase perfeita;
- Jumanji;
- O homem bicentenário;
- Férias no trailer;
- Gênio indomável;
- Sociedade dos poetas mortos;
- Licença para casar;
- O mundo segundo Garp.
Além desses, há diversos outros filmes maravilhosos que tiveram a atuação genial de Robin Williams - sejam eles de comédia ou dramáticos. O ator e comediante nos deixou em 2014 e sofria de dislexia.
Muhammad Ali, o boxeador norte-americano
Muhammad Ali foi considerado, pela Sports Illustrated, o "desportista do século". Com esse título já é possível perceber a sua importância para o mundo do boxe, não é mesmo? O que muita gente não sabe é que o campeão do "peso-pesado" tinha dislexia.
Entre os títulos conquistados por Muhammad Ali, pode-se destacar o Golden Gloves (6x) e o Amateur Athletic Union. Além disso, ele foi campeão mundial. Portanto, podemos afirmar que a dislexia não atrapalhou em nada as conquistas grandiosas de Muhammad, não é mesmo? É possível sim ser um boxeador campeão e ter dislexia!
Tom Cruise, o ator norte-americano
Devido à sua dislexia, Tom Cruise tinha bastante dificuldade em ler e escrever durante o período escolar. Por isso, na escola, ele era considerado uma criança "atrasada", enfrentando diversas adversidades devido à dislexia no dia a dia. Como cura, Tom voltou a sua atenção para as artes cênicas e descobriu a sua verdadeira paixão: atuar.
Tom Cruise já recebeu diversos prêmios pela suas belas atuações, incluindo três Globos de Ouro. Além disso, ele coleciona três indicações ao Oscar. Ele também é a estrela de Top Gun e Missão Impossível. Portanto, o nosso querido agente secreto conseguiu conquistar seus objetivos profissionais, apesar da sua condição de disléxico.
Vale ressaltar que também há uma lista de disléxicos famosos brasileiros, como Felipe Titto e Pedro Cardoso. Há também jogadores de futebol com dislexia.
Para ajudar no desenvolvimento de aprendizado do disléxico, pode-se contratar o auxílio de um professor particular. É possível, por exemplo, ter aula particular em casa, que serve como um reforço escolar.
O professor que dá aulas particulares pode ser contratado no Superprof. Portanto, veja os profissionais que oferecem esse serviço e contrate algum que atenda às suas necessidades, dando aula particular em casa ou à distância.
Resumir com IA:





