As cores exercem uma influência sobre a alma: podem provocar emoções, despertar sentimentos e inspirar pensamentos

Goethe (1810)

A teoria das cores realiza estudos sobre as cores, buscando entender as suas combinações e formações e as suas influências nas emoções e percepções. Hoje em dia, a teoria das cores é aplicada em vários setores, como no de design, moda, arquitetura, etc.

Essa teoria é amplamente utilizada na criação de combinações harmoniosas e na produção de contrastes e destaques visuais, por exemplo. Ela também é aplicada para que produções artísticas - seja do setor da moda, design ou arquitetura, por exemplo - consigam transmitir determinadas sensações e significados. Dito isso, vamos saber mais sobre a teoria das cores?

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O que é teoria das cores?

A teoria das cores é a área que estuda a formação, a combinação e a percepção pelos olhos humanos das cores. Ela investiga as relações entre as cores e as suas influências nas composições visuais, nas percepções e nas emoções sentidas. Essa teoria é estudada e aplicada em diversos contextos, como na arquitetura, na moda, no design e na comunicação visual.

palette
A teoria das cores realiza estudos e experimentos voltados às cores

Essa teoria também relaciona as cores com outras áreas, como a psicologia e a estética

Vale destacar que a teoria das cores foi estudada por vários pesquisadores, como Isaac Newton, Goethe, Chevreul e Itten. Newton iniciou as pesquisas sobre o tema de forma mais aprofundada, enquanto o restante contribuiu com expansão das pesquisas, relacionando as cores com outras áreas, como a estética e a psicologia.

Estudo da teoria da cor

Leonardo da Vinci, através do livro "Tratado da pintura e da paisagem - Sombra e luz" indicou que as cores dos objetos são resultantes da luz que incide sobre eles. Isso significa que os objetos não são detentores da cor, uma vez que eles apenas refletem parte da luz. Assim, a reflexão da luz "transmite" uma cor para o objeto.

Por exemplo, um objeto parece vermelho porque ele reflete a luz vermelha e absorve as outras cores do espectro. Por isso, no escuro, os objetos não têm cores visíveis; eles precisam da luz para refletir a cor. Resumindo: a cor não é uma característica própria do objeto, e sim um fenômeno óptico (é preciso ter luz para haver cor).

Séculos depois, Isaac Newton aprofundou as suas pesquisas no fenômeno da dispersão, que falaremos mais adiante. A partir das pesquisas desses dois estudiosos, se expandiu o estudo da teoria da cor e suas diversas simbologias.

Fenômeno da dispersão da luz

Isaac Newton, em um de seus estudos, se dedicou ao fenômeno da dispersão da luz. Em seus experimentos, Newton o posicionou um prisma de vidro de forma que um raio de luz branca passasse por ele.

Quando o raio atravessou o prisma, a luz "se dividiu" em várias cores. Essas cores foram amarelo, laranja, vermelho, azul, verde, violeta e anil, que é o espectro visível aos olhos humanos. Veja como ocorre o fenômeno da dispersão da luz:

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Desde o século XVII, Newton já investigava a luz branca ☀️ com prismas 🔺. Um experimento simples, mas que revelou um dos fenômenos mais belos e profundos da física: o espectro da luz visív...
♬ som original - Professor Augusto Ricci

Nesse experimento, Newton concluiu duas "coisas": a luz branca é a mistura de várias cores, e as cores não são características físicas dos objetos, e sim propriedades da luz. Vale destacar que as cores citadas acima são as mesmas do arco-íris.

Círculo cromático

Após a realização desses estudos, criou-se o círculo cromático, o qual conta com 12 cores. Ele é uma representação visual em formato circular que organiza as cores, facilitando a sua observação. A partir desse círculo, pode-se entender mais facilmente a relação entre as cores.

Papéis de paleta de cores e círculos cromáticos em cima da mesa.
Descubra o universo da teoria das cores!

O círculo cromático é uma das principais ferramentas da teoria da cor. Os arquitetos, artistas, designers, decoradores e profissionais de moda costumam usar essa ferramenta para crias as melhores combinações entre as cores.

Usando o círculo cromático - ou roda cores - é possível ter resultados mais equilibrados e harmônicos. Por isso, muitos profissionais utilizam essa ferramenta para definir as combinações perfeitas de cores. Essa ferramenta também facilita a identificação das cores primárias, secundárias e terciárias.

Cores primárias

As cores primárias são azul, vermelho e amarelo. Elas são as básicas, ou seja, são as "cores-mães", pois não derivam de outras cores. A partir dessas cores, se forma o círculo cromático. Além disso, as suas misturas resultam nas cores secundárias.

Cores secundárias

As cores secundárias são laranja, verde e violeta. O laranja é a composição do vermelho com o amarelo; o verde é a mistura do amarelo com o azul; e o violeta é a união do azul com o vermelho. Elas existem a partir da mistura de duas cores primárias.

Cores terciárias

As cores terciárias são vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado, azul-arroxeado e vermelho-arroxeado. Elas existem a partir da mistura de uma cor primária com uma cor secundária.

Matiz

A matiz é a cor em si, ou seja, a cor em seu estado puro. Isso significa que todas as cores são uma matiz, como o vermelho, azul, verde, laranja e violeta. Vale destacar que a matiz se refere ao tom, nem à sombra e nem à saturação. De forma resumida, matiz é o nome da cor, sendo definida conforme a posição no círculo cromático.

Saturação

A saturação é o grau de intensidade da cor, referindo-se à sua vivacidade. De forma mais simples, a saturação indica se uma cor encontra-se "forte" e "viva" ou "apagada", apontando o quanto ela é intensa ou desbotada. Quanto mais saturada a cor, mais vibrante ela é, e vice-versa.

Brilho

O brilho é a intensidade luminosa da cor, apontando o quanto um tom é claro ou escuro. Quanto mais brilhante a cor, mais clara ela é e vice-versa. Alguns exemplos de cores com alto brilho são amarelo claro ou azul pastel; e exemplos de cores com baixo brilho são azul marinho e bordô. E aí, está conseguindo entender a teoria da cor?

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Combinação de cores

Existem algumas combinações de cores já existentes que podem ajudá-lo na sua escolha. Essas combinações contam com cores que apresentam harmonia entre si, facilitando o seu trabalho. As principais combinações são a monocromática, análoga, complementar e triádica.

Porém, aqui fica uma dica: não deixe de ter a sua própria opinião sobre as cores e permita-se também criar a sua própria combinação conforme a paleta! Afinal, essas combinações são apenas guias de inspiração, e você pode fazer tudo do seu jeitinho!

Combinação monocromática

A combinação monocromática consiste no uso de apenas uma cor, ou seja, de apenas uma matiz, havendo variações apenas quanto à luminosidade e à saturação da cor, por exemplo. Assim, nesse tipo de combinação, se define uma cor base, e as combinações são feitas a partir das suas próprias variações. Um exemplo de combinação monocromática seria "azul escuro, azul médio e azul claro".

Combinação análoga

A combinação análoga consiste no uso de cores que ficam uma do lado da outra no círculo cromático. A combinação pode ser de 3 a 5 cores que ficam vizinhas. Vale destacar que essas cores apresentam características parecidas, o que facilita a sua combinação. Um exemplo de uma combinação análoga seria "azul, azul-arroxeado e violeta".

Combinação complementar

A combinação complementar consiste no uso de uma cor-base com a sua cor oposta, gerando contraste máximo. Essa combinação objetiva atrair a atenção das pessoas, podendo ser bastante ousadas. Geralmente, a regra de uso da combinação complementar é 70% da cor dominante, 30% da cor complementar e 10% de detalhes. Um exemplo de cores complementares são "vermelho e verde".

Combinação triádica

A combinação triádica consiste no uso de três cores que, dentro do círculo cromático, formam um triângulo. Um exemplo clássico desse tipo de combinação é "vermelho, amarelo e azul". Essa combinação conta com contraste equilibrado, além de ser vibrante e dinâmica.

Fundamentos da percepção e organização das cores

A teoria da cor é repleta de fundamentos e princípios. Ela tem relação com o espectro visível enxergado pelo ser humano, a percepção de cores do olho humano, o sistema de cores... E várias outras teorias e princípios. Vamos entender melhor?

Espectro visível

O espectro visível é a faixa de luz que pode ser enxergada pelo olho humano, ou seja, que os nossos olhos detectam naturalmente. Essa faixa conta com todas as cores perceptíveis, do vermelho ao violeta (de 380 a 705 nanômetros de comprimento de onda, aproximadamente).

Ao todo, o espectro visível conta com
7

cores

Essas cores são violeta, azul, ciano, verde, amarelo, laranja e vermelho (as cores do arco íris). O violeta e o azul possuem comprimentos de onda curtos; o verde, o ciano e o amarelo possuem comprimentos de onda médios; e o laranja e o vermelho possuem comprimento de onda longos. Veja o comprimento de onda de cada uma dessas cores:

Cores Comprimentos de onda
Violeta 380 a 450 nm
Azul 450 a 475 nm
Ciano 476 a 495 nm
Verde 495 a 570 nm
Amarelo 570 a 590 nm
Laranja 590 a 620 nm
Vermelho 620 a 750 nm

Percebeu como cada uma dessas cores possui um comprimentos específico? Além disso, essas cores também têm frequências diferentes. As cores com maiores ondas têm menores frequências e vice-versa. Essas características são o que tornam essas cores únicas!

Olho humano e percepção das cores

O olho humano apresenta células sensíveis à luz, ou seja, células fotossensíveis, as quais são denominadas de cones, e ficam presentes na retina. Existem três tipos de cones e esses respondem a diferentes comprimentos de onda. Os cones "R" (red) são sensíveis ao laranja e ao vermelho, os cones "G" (green) são sensíveis ao amarelo e verde e os cones "B" (blue) que são sensíveis ao violeta e ao azul.

Esses três cones, quando interagem entre si, fazem a gente enxergar os diferentes tipos de cores que existem no espectro. Isso significa que vemos uma ampla variedade de cores porque o nosso cérebro combina as informações de cada cone, "construindo" a cor que está sendo enxergada.

Sistema de cores

Os sistemas de cores são modelos usados para organizar e reproduzir as cores. Existem alguns tipos de sistemas, e cada um possui as suas "próprias regras". Veja quais são:

  • Sistema aditivo (RGB): funciona a partir da mistura de luz do vermelho, do verde e do azul, sendo usado em telas, televisões, computadores e celulares;
  • Sistema subtrativo (CMYK): funciona a partir da mistura de tintas, utilizando os pigmentos de ciano, magenta, amarelo e preto. Ele é usado em pinturas com pigmentos, fotografias analógicas e impressoras;
  • Sistema HSV/HSL: O HSV se baseia na matiz, na saturação e no brilho, enquanto o HSL se baseia na matiz, saturação e luminosidade. Ambos são usados em design gráfico e pintura digital;
  • Sistema pantone: sistema que padroniza as cores, havendo identificação através de códigos;
  • Sistema Lab: sistema que contém eixos, como o de luminosidade, eixo verde-vermelho e eixo azul-amarelo e se baseia na percepção da cor pelo ser humano, não dependendo de equipamentos. Ele é usado na consultoria de imagem, fotografia e pinturas;
  • Sistema clássico (RYB): considera o amarelo, azul e vermelho como cores cores primárias, sendo o usado nas belas artes.

Esses sistemas de cores se dividiem em dois. O RYB, CMYK e pantone fazem parte do grupo de sistemas pictóricos. Já o RGB, HSV/HSL e LAB fazem parte dos sistemas de luz. Uma curiosidade interessante é que o sistema aditivo (RGB) funciona de forma parecida com a visão humana, uma vez que a sua criação foi, de fato, inspirada nos nossos olhos. Legal, não é mesmo?

Existem também as rodas de cores que podem servir para fazer a organização das cores e representar determinados sistemas de cores. A roda de Oswald é a que mais costuma ser usada, pois se baseia no sistema das belas artes.

Simbologia das cores

A simbologia das cores estuda os aspectos psicológicos, culturais e emocionais que existem por trás das cores. Ela tenta compreender as diferentes interpretações que as pessoas podem ter de uma combinação de cores, a partir da sua cultura, história e contexto social. Isso porque as cores despertam emoções, transmitem significados e influenciam os comportamentos.

Psicologia das cores

As cores influenciam os comportamentos, as emoções, as percepções... Não é à toa que as cores conseguem diminuir ou aumentar o nível de atenção, deixar a pessoa mais calma ou agitada, aumentar ou diminuir a fome, gerar sensação de paz ou de atenção, entre outros.

🔴
Vermelho
- Paixão
- Amor intenso
- Energia
- Motivação
- Poder
- Alerta

🟠
Laranja
- Movimento
- Entusiasmo
- Inovação
- Vitalidade
- Criatividade

🟡
Amarelo
- Luz
- Alegria
- Felicidade
- Otimismo
- Riqueza
- Atenção

🟢
Verde
- Natureza
- Vida
- Renovação
- Harmonia
- Calma
- Esperança
- Bem-estar

🔵
Azul
- Estabilidade
- Confiança
- Tranquilidade
- Paz
- Serenidade
- Inteligência


Branco
- Pureza
- Limpeza
- Paz
- Renovação
- Neutralidade

🟣
Violeta
- Intuição
- Mistério
- Espiritualidade
- Luxo
- Sofisticação
- Criatividade


Preto
- Introspecção
- Silêncio
- Sofisticação
- Poder
- Elegância
- Profundidade

🟤
Marrom
- Conforto
- Terra
- Rusticidade
- Maturidade
- Simplicidade
- Natureza

Vale destacar que essa interpretação de cores não é universal, uma vez que cada parte da população pode ter um entendimento próprio e específico a partir do contexto social em que está inserida. Essa simbologia das cores (ou psicologia cores) é aplicada no design, na moda, na arquitetura e em outras áreas.

Teoria das cores de Goethe

Ao contrário de Newton, Goethe não teve uma percepção da cor como um fenômeno físico, e sim como um fenômeno perceptivo. Isso significa que o indivíduo possui uma participação ativa na formação da cor. Os seus estudos voltam-se ao significados das cores e a suas influências psicológicas e de percepções.

Gothe ainda afirma que o surgimento das cores se dá a partir do encontro da luz com a treva e da modificação mútua. Para ele, as cores possuem características afetivas, influenciando as sensações humanas quando observadas.

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A rosa dos temperamentos de Goethe...
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No círculo cromático de Goethe, o vermelho representa amor, o amarelo representa razão, o violeta representa fantasia e o azul representa serenidade. De forma geral, esse estudioso introduziu a ideia da emoção e da simbologia dentro do universo das cores.

E aí, você é designer, arquiteto ou profissional de moda? Ou apenas um entusiasta do universo da teoria das cores? Se você curte esse mundo da arte, e está estudando sobre a simbologia das cores, deixe a sua percepção sobre este texto nos comentários!

Além disso, se este texto sobre teoria cores o ajudou a entender sobre harmonia cores e círculo cromático cores, estude mais profundamente esse assunto no curso de pintura e artes particular para compreender tudo sobre cores neutras, cores frias e cores quentes.

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Isabella Herculano

Graduada em administração de empresas e especialista em marketing de conteúdo. Apaixonada por educação, redação e mundo digital. Atua como redatora e conteudista.