"Começar já é metade de toda a ação."
Provérbio grego
Se você quer ir para a Coreia do Sul, seja para viajar ou morar, aprender o alfabeto coreano é praticamente uma missão obrigatória. Você precisa conhecer as palavras básicas do coreano para conseguir se comunicar no país. E por que não saber também alguns nomes de ruas, avenidas e locais famosos de Seul? Se você já fez aulas do idioma, é provável que já tenha percebido a importância de mergulhar também na cultura de outro país. Mas por mais que você prefira estudar essa parte mais história, é inevitável a necessidade de desenvolver também aspectos relacionados à língua.
Se você encontrar um bom professor, que utilize uma metodologia que combina com você, verá que a língua coreana não é assim tão difícil de aprender. Aliás, em poucas horas, você poderá aprender as letras e começar a pronunciar algumas palavras. Mas a dedicação também é necessária! Lembre-se: professores não fazem milagres! Eles apenas indicam o caminho para você trilhar o seu próprio aprendizado.

O alfabeto coreano tem 24 letras - apenas vinte-e-quatro!!! E aprendê-las vai mudar a sua vida. Gostou de saber disso? Então acompanhe nosso artigo abaixo e comece agora mesmo.
A história do alfabeto da Coreia
Você sabia que o alfabeto da Coreia tem um nome? Estamos falando do Hangeul, que surgiu no século XV pelas mãos de um grupo de estudiosos coordenados pelo rei Sejong, o Grande. Percebe como essa história do alfabeto da Coreia trata-se de algo relativamente recente? Antes disso, o que existia era o Hanja, que continha termos emprestados do chinês e do japonês. Pertencia, portanto, a uma outra cultura, o que contribuía para as dificuldades de assimilação e um índice mais elevado de analfabetismo. E foi o próprio rei que, em 1443, decretou a criação de um conjunto de letras único para os coreanos. Mas a sua fundação só foi concluída 3 anos mais tarde. No entanto, o seu sucessor, Yeonsangun foi o responsável por baní-lo, em 1504.
e trouxe consigo grandes transformações: a Coréia experimentaria uma taxa de alfabetização muito maior.
A composição do Hangeul
O hangeul consiste, portanto, em 24 caracteres básicos, representados por traços. São 14 consoantes e 10 vogais que também servem como base para a formação das vogais e consoantes compostas. Estamos falando da primeira lição de todo curso de coreano, e algo que você pode ter acesso facilmente por vídeos online. Uma vez aprendidos esses caracteres, você poderá escrever qualquer palavra em coreano. Vale lembrar ainda que os caracteres do coreano são silábicos, ou seja, formado por sílabas e não somente por letras avultas como acontece com o português, o espanhol e outros idiomas. A grande vantagem é que línguas silábicas são mais fáceis de escrever e aprender.
Veja esse vídeo sobre a formação de sílabas em coreano.
Vamos começar a nossa aula de coreano hoje aprendendo a identificar esses caracteres dos quais falamos?
Vogais coreanas
São 10 as vogais coreanas:
ㅏ- [a], como o pronunciado em árvore;
ㅑ- [ya], como em iate;
ㅓ- [eo], como em óculos;
ㅕ- [yo], como ió;
ㅗ - [ô], como em ofurô;
ㅛ - [yô], como em ioiô;
ㅜ - [ou], como em único;
ㅠ - [you], igual "você" em inglês;
ㅡ - [eu], ou uê;
ㅣ- [i], como em igreja.
Após memorizar, é só começar a escrever, lembrando sempre que o sentido da escrita é de cima para baixo, da direita para a esquerda. Por falar em memorizar, confira a melhores dicas para memorizar as letras coreanas. Nos cursos de coreano, os alunos aprendem também a traçar as linhas, que serão respeitadas na hora da escrita. Para você se inspirar, aí vão alguns exemplos:
오이 - oi, como em boi;
아이- ai, como em pai;
여우 - iou
Antes de passar para as consoantes, que tal aprender melhor e memorizar as vogais? Você pode até mesmo criar flashcards ou lembretes para seus estudos.
Você sabia?
Hangeul significa "letras certas para instruir o povo".
Consoantes coreanas
Aprender coreano também demanda saber as consoantes da língua coreana. Elas são 14. Olha!
ㅇ- [ng] - esse som vale somente quando ela aparece no final da sílaba. Estamos falando da consoante muda do coreano, quando aparece em início de sílaba;
ㄱ - [gu] - quando aparece no início da sílaba e [k] quando no final;
ㄴ - [n] - tem o mesmo som, independentemente de onde aparece na sílaba;
ㄷ - [d] - quando aparece no início da sílaba e [t] quando no final;
ㄹ - [l] - tem o mesmo som em qualquer posição na sílaba;
ㅁ - [m] - também é igual em todas as circunstâncias;
ㅂ - [b]/[p] - tem um som intermediário entre [b] e [p] no início da sílaba e [p] no final;
ㅅ - [s], no entanto, antes de vogais com o som [i], pronuncia-se [sh];
ㅎ - [h] - o som do nosso [h], como no inglês "hat";
ㅈ - [dj] [tch] - fica entre esses dois sons no início da sílaba e [t] no final;
ㅍ - [p] - tem sempre a mesma pronúncia;
ㅋ - [k] - também não muda;
ㅌ - [t] - outro exemplo de consoante, cuja pronúncia não muda;
ㅊ - [tch] - como em "tchan".
Como fizemos anteriormente com as vogais, vamos entender melhor e praticar a pronúncia dessas consoantes. Um agravante nesse caso é que as consoantes são pronunciadas de maneiras diferentes, dependendo da posição que ocupam na sílaba, como percebemos acima.

Durante suas aulas coreano, pode ser que encontre dificuldade para reproduzir algum som, mas o importante é não desistir. Procure por vídeos em coreano online, converse com o seu professor coreano ou até mesmo utilize aplicativos que confirmam a sua pronúncia por inteligência artificial.
Um professor particular também pode ajudá-lo nessa prática, uma vez que as aulas particulares são personalizadas, focadas em você, o que significa que elas podem ser inteiras só dessa prática, caso você e seu professor alinhem dessa forma. Elas também são escritas de cima para baixo e da direita para a esquerda. Vamos praticar algumas palavras?
도시 - diz-se "dosii"
바다 - diz-se "vadá"
나라 - algo parecido com "dará"
Parabéns! Agora você já conhece os 24 caracteres do idioma coreano, sem sequer fazer uma aula coreano. No entanto, tenha em mente que aprender idioma da Coréia Sul demanda muita prática. Você pode fazer um curso online com carga horária reduzida e praticar nas suas horas livres, por exemplo. A dedicação fará toda a diferença para falar coreano!
Bônus: os ditongos coreanos
Vamos falar dos ditongos? Ainda que esse assunto lhe cause calafrios só de lembrar das aulas de português, entenda que eles acontecem de maneira diferente na aula coreano online ou presencial. E que você jamais chegará a uma gramática coreana avançada se não compreender primeiro esses pontos básicos.
Segundo a wikipedia, ditongo é o nome que se dá à combinação de um som vocálico com um som semivocálico emitidos num só esforço de voz. Você vai ouvir isso nos cursos coreano por aí. Para você entender melhor, separamos dois exemplos do inglês: em [ei] day, [ou] nose. Uma vez conhecidas as vogais do coreano, fica mais fácil compreender suas junções.
Há 13 ditongos no idioma, mas eles ajudam você a aprender falar coreano.
ㅑ- [ya] - como se pronuncia em iate;
ㅕ- [yo] - como se fala em quiosque;
ㅛ - [yô] - como em yoga;
ㅠ - [you] - igual se diz "você" em inglês;
ㅖ- [yé] - como "yeah", sim em inglês;
ㅒ- [yè] - parecido com o anterior, mas com som mais fechado;
ㅘ - [wa]/[oi] - como o cumprimento "oi";
ㅚ - [wé]/[oé] - como a interjeição "ué";
ㅙ - [wè]/[oè] - igual ao anterior, mas com som mais fechado;
ㅝ - [wo] - uó;
ㅞ - [wé]/[oué]
ㅟ - [wi]/[oui] - como nós em inglês "we";
ㅢ - [eui] - similar ao anterior.
Nota: os 4 primeiros ditongos são considerados vogais, como vimos no início desse artigo. Em suas aulas online, ou mesmo com o seu professor particular coreano, você provavelmente já teve acesso a essa informação. Aliás, os professores coreano podem ajudá-lo a encontrar as técnicas necessárias para potencializar o seu aprendizado. Dessa forma, a sua evolução vai além do curso coreano, e você não fica preso somente às datas dia semana do curso.
Estudando com flashcards
Você já utilizou flashcards para estudar? Uma versão digital pode até aparecer em um curso coreano online. Ou talvez algum professor já tenha lhe mostrado algum. E eles podem ajudar a aprender tanto o alfabeto coreano hangul quanto os pronomes pessoais estrutura. A boa notícia é que você pode fazer o seu próprio. Você pode até mesmo procurar por uma aula gratuita com dicas para essa criação. Mas trata-se de algo muito simples: basta cortar pequenos cartões, e escrever neles os caracteres com um exemplo. Para quem já está estudando a um tempo, pode até usar a estrutura básica frase.

Depois, você pode embaralhar os cartões e ir praticando a pronúncia à medida que os retira. Se tiver com quem praticar, pode até transformar essa atividade em um jogo. Os cursos coreano online, ainda que sem certificado, trazem o conhecimento necessário para você seguir praticando sozinho. Mas há também a possibilidade de evoluir ainda mais em conhecimento estudando com um dos profes particulares aqui da Superprof.
Se você sente que precisa de um feedback personalizado e da correção da pronúncia desses 24 caracteres, nada melhor do que contar com um acompanhamento individual por profissional. A evolução se tornará muito mais perceptível.