A química ambiental é uma área que estuda os processos químicos que ocorrem no meio ambiente. Como tais estudos têm se tornado cada vez mais importantes para a conservação e preservação da natureza, essa linha de pesquisa encontra-se em ascensão no meio científico.
Então, vamos descobrir mais sobre essa área com um texto de introdução a química ambiental? Acompanhe o nosso artigo e descubra o que é química ambiental de forma simples e fácil e veja como a natureza está presente nos objetos que usamos!
Melhores livros de química ambiental!
Existem várias obras de química ambiental que você pode conferir para aprofundar os seus estudos nesse segmento da química. Afinal, há vários livros em português - tanto de autores brasileiros quanto de autores estrangeiros - que são verdadeiras obras primas da química ambiental. Acompanhe uma lista:
- Química ambiental (de Colin Baird, Michael Cann, Marco Tadeu Grassi e Márcia Matiko): ideal para quem quer aprender sobre ecologia e energia renovável;
- Princípios da química ambiental (de Rafael Jorg): perfeito para quem busca estudar estratégias de proteção ao meio ambiente;
- Química ambiental (de Carolina de Cristo e Morgana Batista): indicado para quem busca estudar sobre transformações químicas;
- Química bioinorgânica e ambiental (de Henrique Toma): ideal para quem deseja pesquisar sobre a biosfera;
- Química ambiental: em benefício da natureza (de Mariza Magalhães): indicado para estudos sobre ar, água e solo e os problemas gerados pelos seres humanos;
- Princípios da química ambiental (de Girard): perfeito para os estudantes que querem saber mais sobre litosfera, hidrosfera e atmosfera.
O primeiro livro citado, o "Química Ambiental" de Colin Baird, Michael Cann, Marco Tadeu Grassi e Márcia Matiko, é uma excelente obra para estudar sobre ecologia, energia renovável e aquecimento global. Isso porque os seus capítulos abordam sobre camada de ozônio, poluição atmosférica, entre outros.
Inclusive, esse livro aborda de forma detalhada os processos químicos e as propriedades químicas que ocorrem no meio ambiente. Vale ressaltar que esse livro foi publicado em 2011 e está na sua 4ª edição, sendo publicado pela editora Bookman.
Já o segundo livro citado, o "Princípios da química ambiental", de Rafael Jorg, é super indicado para quem deseja estudar ou trabalhar na área de criação e desenvolvimento de estratégias voltadas para a preservação e conservação do meio ambiente.
Esse livro é o queridinho de quem pesquisa por esse assunto por conta da sua linguagem simples. Isso possibilita que até mesmo as pessoas, que não são tão entendidas no assunto, consigam compreendê-lo. Essa obra foi publicada em 2021 pela editora InterSaberes e ainda está na sua primeira edição.
Além disso, o terceiro livro da nossa lista é o "Química ambiental" de Carolina de Cristo e Morgana Batista. Essa obra retrata sobre os processos químicos que ocorrem na natureza, sendo recomendado para quem busca aprender sobre as transformações químicas do meio ambiente.
Esse livro também retrata, de forma brilhante, as consequências dessas transformações, apresentando as mudanças que ocorrem no solo, ar e água. Essa obra foi publicada em 2016 pela editora Érica e está na sua 1ª edição.
Já o quarto livro da lista é o "Química bioinorgânica e ambiental". Essa obra faz parte de uma coleção de livros chamada de "Química Conceitual" e aborda, de forma ampla, sobre a biosfera, retratando sobre recursos minerais e fósseis e transformações climáticas. Vale ressaltar que essa obra ainda está na 1ª edição, com publicação em 2015 pela Editora Blucher.
A influência da humanidade no planeta Terra nos últimos séculos tornou-se tão significativa a ponto de constituir-se numa nova época geológica.
Paul Crutzen
O quinto livro é o "Quimica ambiental: em benefício da natureza", que aborda sobre os processos químicos decorrentes das ações do homem que ocorrem na natureza. Além disso, a obra aborda sobre estratégias voltadas para conservação e manutenção do meio ambiente. Esse livro foi publicado em 2013 pela editora Livraria da Física e está na 1ª edição.
Por fim, o quinto livro é o "Princípios da química ambiental" de Girard, que fala tudo sobre litosfera, hidrosfera e atmosfera. Esse livro é perfeito para compreender os processos ambientais da química na natureza. Ele foi publicado em 2013 pela editora LTC e está na 2ª edição.
Instituições de ensino para estudar química ambiental no Brasil
Há muitas instituições de ensino para você estudar e aprender mais sobre quimica ambiental no Brasil. Isso porque, há, à sua disposição, cursos de bacharelado, mestrado e doutorado. Além disso, há cursos complementares, que podem ser concluídos em pouco tempo.
Então, vamos conhecer as principais instituições de ensino do país que disponibilizam cursos de química ambiental? Acompanhe:
🍃
Bacharelado em química com ênfase em química ambiental (USP)
Esse curso da Universidade de São Paulo possui duração de 10 semestres e apresenta conteúdos de química geral, físico-química, toxicologia ambiental e química analítica.
🌿
Especialização em química ambiental (UERJ)
Esse curso de pós-graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro possui duração de 1 ano e é oferecido pelo seu programa de pós-graduação em química (PPGQ).
👩🔬
Mestrado em química e tecnologia ambiental (FURG)
Esse mestrado da Universidade Federal do Rio Grande possui 37 horas/aula em casa período e aborda diversas matérias, como química orgânica, química inorgânica, nanotecnologia e química analítica.
🧪
Doutorado em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos (UFMG)
O doutorado em saneamento, meio ambiente e recursos hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais possui uma linha de pesquisa voltada à "química ambiental". Ele possui conceito 7 na Capes.
♻️
Curso complementar de química ambiental e tratamento de resíduos (UNIPAMPA)
Esse curso complementar da Universidade Federal do Pampa possui carga horária de 60 horas e é voltado para análises dos processos químicos do meio ambiente e gestão de resíduos sólidos.
🧫
Curso complementar de química ambiental (UNISA)
Esse curso complementar da Universidade Santo Amarelo possui carga horária de 100 horas e ocorre 100% online. Ele aborda sobre temas como funções e compostos orgânicos.
Percebeu como diversas instituições de ensino do Brasil disponibilizam cursos de química ambiental? Além da possibilidade de fazer cursos de bacharelado, mestrado e doutorado, você também pode fazer cursos complementares, que possuem uma menor carga horária e possibilitam a sua especialização em menor tempo.
Portanto, escolha alguma das opções de curso de química ambiental, conforme o seu nível de qualificação, seja graduação ou pós-graduação. Se preferir, você também pode fazer um curso complementar de curto período de tempo.
Quais aplicações da química ambiental?
A química ambiental pode ser aplicada em diversas áreas. Afinal, estamos falando de meio ambiente, não é mesmo? Algumas das opções de aplicações da química ambiental são:
- Gestão de resíduos sólidos;
- Química verde;
- Desenvolvimento de novas tecnologias ambientais.
A gestão dos resíduos sólidos é uma área da quimica ambiental que estuda o impacto provocado pela presença de resíduos no meio ambiente e as soluções viáveis para a diminuir a geração de resíduos e para promover a sua destinação correta.
Por exemplo, quando se tem a formação de lixões, ou seja, o descarte de grande quantidade de lixo em local incorreto, ocorre a poluição do solo e do ar. Além disso, tem-se a poluição visual e as pessoas sofrem com odor gerado pelos resíduos.
Com base na lei 12.305/10, ou seja, a Lei da Política Nacional de Resíduos (PNRS), o Brasil conta com projetos voltados para a gestão de resíduos sólidos. Sendo assim, essa é uma área de estudo de química ambiental bastante importante.
Mas, o que é química verde? Já a química verde é um ramo que também está em alta. Ela estuda sobre os métodos de prevenção da poluição gerada pelo desempenho de atividades relacionadas à química, ou seja, atividades que contêm compostos químicos. Assim, pode-se ter baixa - ou nenhuma - geração de elementos tóxicos.
Geralmente, os profissionais da área da química verde desempenham esse trabalho em indústrias que produzem elementos químicos. Com o apoio desse profissional, as empresas diminuem a emissão de compostos tóxicos, reduzindo também a poluição do solo, de rios e do ar, por exemplo.
Por fim, o desenvolvimento de novas tecnologias ambientais é outra área bastante interessante da quimica ambiental. Isso porque existe uma grande preocupação em criar materiais e produtos tecnológicos que promovam a conservação do meio ambiente. Alguns exemplos são:


Essas são três boas áreas da química ambiental que você pode seguir para construir a sua carreira nesse segmento. Além dessas, você pode escolher diversas outras, pois, cada vez mais, a química ambiental está crescendo e abrangendo outras subáreas.
E aí, gostou de descobrir qual a importância de estudar química? Esperamos que o nosso artigo o tenha ajudado a descobrir tudo sobre a famosa quimica ambiental e a entender mais sobre essa área que está em crescimento, tanto no Brasil quanto no resto do mundo!
Vale ressaltar que a química ambiental estuda processos químicos ocorrem ambiente, mas também sobre efeito estufa, buraco camada ozônio, chuva ácida, gases poluentes e gás carbônico, aquecimento global, substâncias contaminantes, compostos orgânicos, concentração das substâncias químicas, entre outros.
Então, que tal fazer pesquisa química ambiental e entrar para a Sociedade Brasileira Química Ambiental Brasil? Aproveite para realizar vários estudos e trabalhos nessa área com foco na preservação do meio ambiente e na promoção da saúde de todos!