
Skate para iniciantes: 10 boas razões para começar
Top 10 motivos para aprender a andar de skate A prática das manobras de skate resulta na melhoria do equilibrio corporal, promoção da socialização, alívio do estresse, e várias outras coisas. As vantagens não são apenas sobre o aprendizado de manobras radicais. Vamos descobrir 10 boas razões para começar as aulas de skate para iniciantes?[…]
11/12/2024∙6 minutos de leitura
Saiba tudo sobre o skateboard!
Shape, trucks, ramp, footplant, ollie, downhill… Os nomes técnicos no mundo do skateboard podem assustar, mas com nossos artigos vamos desmistificar tudo isso e muito mais! Nosso conteúdo vai ajudar curiosos e iniciantes a conhecerem mais sobre os princípios do skate, e vamos aprofundar os conceitos mais importantes para quem quer mesmo aprofundar seus conhecimentos. Além dos nossos artigos do blog, em nosso site você pode encontrar aulas de skate no Rio de Janeiro, aulas em Belo Horizonte, curso em Porto Alegre, aulas em Curitiba e aulas em São Paulo com os melhores professores da região, além, claro, de poder fazer aulas de skate em todo o Brasil com os melhores professores e skatistas do país.
De um hobby “underground” a um esporte reconhecido globalmente
O skate surgiu na Califórnia nos anos 1950 como uma extensão do surfe, inspirado pelos surfistas que queriam uma forma prática de “surfar” na rua, quando o mar estava calmo e as ondas não eram favoráveis. Por isso, o skate foi inicialmente chamado de “sidewalk surfing”. Tanto nessa época com nos dias de hoje, era sem dúvida um símbolo de rebeldia, liberdade e criatividade, muitas vezes ligado a outros movimentos como o hip-hop, punk e grafite.
Nos anos 1980, o skate começou a ganhar força como uma subcultura urbana. Foi também nessa época que surgiram muitos das manobras modernas, graças a skatistas como Rodney Mullen, considerado o “pai do street skate” (manobras feitas em ambientes urbanos, como escadas e corrimões). Na década de 1990, o skate se consolidou como uma manifestação de criatividade, liberdade e, acima de tudo, como um esporte.
Desde então, o skate passou de um hobby underground para um esporte reconhecido globalmente, culminando em sua estreia nas Olímpiadas de Tóquio 2020. Essa inclusão simbolizou o alcance e a importância cultural do skate no mundo todo.
Algumas figuras importantes no skate são Tony Hawk, Rodney Mullen, e Bob Burnquist (este último, brasileiro, ícone do esporte).
Diga adeus ao seu medo do skateboard!
Uma das vantagens de praticar skate, quando comparado com outros esportes, é que não precisa de muito equipamento para praticar em total segurança. Basta um capacete, joelheiras, cotoveleiras e claro: a prancha de skate! Embora seja um esporte onde o físico é importante, muitas das manobras podem ser aprendidas por todos. O importante é começar devagar: concentre-se primeiro em aprender a equilibrar e controlar o skate, antes de tentar manobras.
Há outra dica fundamental: aprender a cair de forma segura. Use os equipamentos de proteção a seu favor e tente cair rolando, para minimizar o impacto. Quanto mais você praticar, melhor será seu desempenho!
Onde e como praticar o Skate no Brasil?
Existem várias formas diferentes de aprender skate no Brasil, mas a mais rápida e eficaz é sem dúvida através de um professor. Por muitos tutoriais que possa ver ou tardes passadas a praticar suas manobras sozinho, a orientação de um skatista experiente vai ajudar a levar o seu aprendizado para outro nível.
Enquanto não encontra um professor, poderá sempre consultar nossos artigos sobre skateboard. Será uma ótima de alimentar seu interesse e motivação e aprender mais sobre este esporte fascinante!