Como você deve imaginar, escrever e concluir uma música não é algo rápido e que acontece de uma hora para a outra. Criar uma canção exige saber ligar os ritmos, combinar as notas, encaixar os versos com o refrão, saber um pouco de canto, melodias, mas sobretudo escrever com qualidade.
Você pode começar com uma aula de canto particular para aprender algumas técnicas que vão te ajudar a transformar seus textos em canções. Aqui na SuperProf você pode encontrar ótimos professores de canto e marcar uma aula de canto particular. Foque no seu objetivo para começar a tirar as primeiras notas.
Podemos considerar que a composição musical se aproxima de uma equação matemática. É preciso juntar várias variáveis para se ter um resultado. Você vai precisar de harmonia, trabalhando todos os aspectos da música, desde a letra as notas e acordes que vão resultar na melodia. Alguns letristas não colocam a melodia na sua produção, mas é comum que muitos já escrevam a letra e façam a melodia, pois a composição é uma junção desses dois fatores.
Compor não é simplesmente improvisar. Compor canções contemporâneas requer, antes de mais nada, entender sobre uma geração, fazer conexões com as tendências do passado e colocar um assunto em um papel. Requer equilíbrio, estudo e conhecimento do assunto.
Escrever é baseado em uma boa construção. É necessário entender a eficácia de uma estrutura musical, uma boa melodia e sobretudo uma boa letra. Juntando esses três fatores, o sucesso pode ficar mais próximo. Vamos aprender então algumas técnicas para iniciar uma composição consistente.
Faça anotações para compor uma boa letra
Todos os bons compositores e autores de músicas vão dizer que fazer uma música é, acima de tudo, saber construir uma peça. Mas não há aulas específicas de como escrever uma música na escola. No entanto, há algumas perguntas essenciais que você deve ter em mente antes de começar a compor sua primeira canção.
Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo.
Clarice Lispector
Por exemplo, uma questão essencial é perguntar-se: Devo escrever a letra antes ou depois da melodia? Isso vai lhe permitir definir um modelo de composição, que não serão os mesmos para cada um dos casos. Colocar a letra em uma melodia é diferente de colocar uma melodia em uma letra.
Além disso, para escrever uma boa música é preciso ter em conta alguns elementos básicos, que são os pilares de uma boa escrita:
- O tema
- O título potencial
- A duração prevista
- O número de partes (quantos versos, estrofes e quantas vezes o refrão será repetido)
- A estrutura média das frases
- As rimas ou combinações necessárias para gerar fluidez
A construção de uma canção é sobretudo saber ligar todos esses elementos. É preciso assimilar e organizar, e para isso é preciso fazer anotações, mesmo que sejam apenas na sua cabeça. Depois coloque essas anotações em um papel para então começar a construção concreta da música.
Escreva um "esqueleto" da música
Compor músicas é saber que cada parte tem uma alma própria, seja com rimas ou não, com sinfonia instrumental ou não. As notas são o que te ajudarão a construir um esqueleto real, a verdadeira espinha dorsal para compor a melhor versão.
Assim, é necessário definir quantos versos serão, se haverá ou não um refrão, quantas vezes o refrão será repetido durante a gravação, se há pontes, quanto tempo vai durar a introdução. É um grande número de perguntas, que se assemelham a critérios, e que vão ser seus orientadores no momento de escrever.

A introdução, como o nome mesmo diz, é a parte que introduz a primeira frase da canção. Uma parte instrumental normalmente liderada por um pianista, orquestra ou solista. Na verdade pode ser um violino, uma guitarra, um piano... mas é essa introdução que define o clima da música e também a sua duração.
A ponte é uma parte em que os acordes não são iguais aos acordes principais do restante da música. Há músicas em que encontramos também um pré-refrão, que permite fazer uma transição entre o verso e o refrão. O refrão é sempre opcional. Mas normalmente está presente nas melhores composições.
Essas são as principais partes da construção central de uma música, e talvez defina a forma como a letra e os versos serão implantados. É nesse momento que será interessante definir se as partes são compostas dentro de rimas ou não, e quantos versos.
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E como a sua letra vai se desenvolver? Rima ou não rima? Qual será a estrutura? Vamos listar aqui as estruturas mais comuns:
1 | VERSO | REFRÃO | VERSO | REFRÃO | PONTE | REFRÃO | REFRÃO | |||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2 | INTRODUÇÃO | VERSO | REFRÃO | VERSO | REFRÃO | PONTE | REFRÃO | OUTRO | ||
3 | VERSO | VERSO | PONTE | VERSO | ||||||
4 | VERSO | REFRÃO | VERSO | REFRÃO | ||||||
5 | INTRODUÇÃO | VERSO | REFRÃO | BREAK DOWN | VERSO | REFRÃO | VERSO | REFRÃO | PONTE | REFRÃO |
Compor uma música passa por conhecer algumas regras gramaticais, como a estrutura de versos e poemas. Portanto, conhecer bem o idioma que está escrevendo faz parte de um boa composição.
A questão das rimas para construir uma música
Fazer uma música 'chiclete' como costumamos chamar aquelas letras que ficam na nossa cabeça por dias pode ser uma tarefa complicada. E essa tarefa começa por aprender algumas noções básicas de estrutura e escrita.
Da mesma forma que as composições devem se misturar com os arranjos, a escrita de um texto deve seguir uma estrutura definida, e as rimas fazem parte disso, já que elas normalmente dão o tempero necessário para aquele refrão chiclete e para que a música impressione.

Quem não sabe de cor aquele refrão com rima composto por Paulo Sérgio Valle e eternizado nas vozes de Chitãozinho e Xororó: "E nessa loucura, de dizer que não te quero, vou negando as aparências, disfarçando as evidências..." E são essas rimas que ajudam o público a fixar a letra e se empolgar e cantar junto.
As rimas implicam em alongar um verso, transformar um refrão, modificar uma estrutura cantada. Aprender a compor e construir uma música não pode ser algo improvisado. Existe muito estudo envolvido no processo.
Existem vários tipos de rimas, aquelas que só ocupam o som e a musicalidade, as que ocupam duas sílabas na rima, ou ainda as rimas mais ricas, quando muitas sílabas ressoam uma com a outra. É muito comum ver as rimas nos raps, mas os outros gêneros também usam muito esse artifício.
O refrão, a base para compor uma canção
O refrão é provavelmente, sem dúvida alguma, a parte que mais lembramos de uma determinada canção. Normalmente é ele que cantarolamos no chuveiro, e que torna a letra reconhecível e popular. É essencial a eficiência dessa parte da música.
As vezes triste, as vezes alegre, as vezes nervoso, as vezes mais calmo e as vezes mais agitado, o refrão é aquela parte que será repetida mais vezes em uma peça musical. O refrão contém tanto a mensagem principal da música como o ritmo das melodias.

Quem compõe a música dos sonhos imagina um refrão cativante, que não vai sair da cabeça do público. Ele deve conter uma mistura inteligente, uma letra relevante, ritmos sonoros harmonizados e um conjunto musical coerente com os demais versos da composição. Fazer canções é antes de mais nada equilibrar todas as partes que a compõe.
Como o refrão é a parte que mais se repete em uma música, tende a ser aquele pedaço que mais memorizamos e cantarolamos quando ela não nos sai da cabeça depois da aula de canto.
Os versos, para construir uma boa música
Na construção de uma música, os versos são essenciais. Enquanto o refrão repete uma mesma ideia, os versos variam a sua estrutura e contam a história da canção. Os versos vão construir a história que queremos contar com aquela letra e cada verso responde a uma pergunta especial e um problema que evolui ao longo da melodia.
O verso incorpora as perspectivas e letras musicais. O verso permite liberdade ao autor, e essa é a grande força dessa parte. O primeiro verso pode falar de um assunto totalmente diferente do segundo, mesmo que juntos eles formem uma ideia central e girem em torno da mesma história. Cada verso é como um módulo separado e fechado, em que tudo pode acontecer naquele trecho.
Outra questão que dá essa liberdade aos versos é que cada um deles pode ter uma estrutura e um tamanho diferente. É naturalmente concebível que um verso seja mais longo e outro mais curto, desde que ao final da estrutura haja uma harmonia e um equilíbrio dentro da composição. É por isso que escrever novas produções musicais pode ser um desafio para os cantores e compositores.

Uma música pode não ter um refrão, mas os versos são essenciais. Os versos possibilitam construir uma música que funcione, que fale com um grande número de pessoas e que seja um verdadeiro sucesso.
Agora que você já conhece as principais partes que formam a estrutura de uma música, está nas suas mãos dar o primeiro passo. Que tal começar com uma aula de canto particular para aprender algumas técnicas essenciais para a construção de uma boa canção?
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